Um Guia Passo a Passo para Criar um GIF do Seu Logo no Photoshop

  1. Por Que Você Precisa de um Logo em GIF
  2. Onde Usar um Logotipo Animado
  3. Como Criar um Logo em GIF no Photoshop
  4. Questões a Considerar ao Criar um GIF

Lembra daquelas animações em GIF que são memes ou dos anúncios que chamam a atenção nas redes sociais e sites? Você sabia que elas podem ser usadas não apenas para entretenimento, mas também para a promoção da marca? Este artigo explica como fazer isso. Você aprenderá como transformar o seu logo em um GIF usando o Photoshop e como usar esta a animação de forma eficaz.

Por Que Você Precisa de um Logo em GIF

A identidade animada atrai a atenção do público mais rapidamente e permite transmitir mais informações do que um logo em formato tradicional. Vamos falar mais sobre as tarefas que ele desempenha.

Ele chama a atenção das pessoas. Uma imagem dinâmica atrai mais a atenção do que uma imagem estática. Além disso, os GIFs têm a duração de apenas alguns segundos, então geralmente são assistidos até o fim.

Ele transmite informações. Ele transmite informações. O logotipo animado pode incluir não apenas o nome e a imagem da empresa, mas também pode contar uma história. Você pode usar um slogan ou uma história inteira para esse propósito, por exemplo, para contar sobre as mudanças pelas quais a marca passou.

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Ele demonstra a sua personalidade. Uma imagem “viva” tem mais chances de mostrar a singularidade da empresa e de transmitir seu espírito: séria, amigável, criativa ou qualquer outra. Defina a mensagem que deseja transmitir e escolha as ferramentas adequadas à sua tarefa.

Spotify gif logo

●     Evoca emoções. Como consequência do ponto anterior, um logotipo dinâmico evoca uma resposta mais forte do que um estático. Isso ajuda as pessoas a lembrarem de você.

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Para atingir esses objetivos, você não precisa criar um GIF a partir de imagens brilhantes. Sugerimos que você tire um tempo para se inspirar na criatividade de outras marcas antes de começar. Aqui estão algumas técnicas básicas:

Experimentando letras. A inscrição pode aparecer gradualmente como se tivesse sido digitada no teclado, emergir de alguma das laterais da imagem ou ser composta em uma ordem caótica.

Google gif logo

Uma Imagem que Ganha Vida O seu logo possui um símbolo além do texto? Considere dar vida a ele. A técnica funciona especialmente bem com personagens e mascotes.

Giphy gif logo

●     Elementos adicionais. Adicione um slogan ou uma mensagem promocional que pode ser transformada no logo.

PS5 gif logo

Onde Usar um Logotipo Animado

Observe que você deve ter duas versões do logotipo: uma estática e outra dinâmica. A primeira versão é obrigatória para qualquer negócio. Esta é uma versão de uso geral que pode ser usada em qualquer tipo de mídia, impressa ou online. A versão dinâmica é adequada apenas para canais digitais, incluindo:

Propaganda. Um logo animado enriquecerá a publicidade nas mídias sociais, mídias online e muitas outras plataformas. Esse formato é especialmente adequado se você deseja chamar a atenção para descontos, eventos ou ofertas por tempo limitado.

Redes Sociais As oportunidades aqui são quase infinitas. Fique de olho nas tendências que mudam diariamente para criar conteúdo relevante com um logo animado. Por exemplo, o utilize para as histórias do Instagram e para incentivar os seguidores a compartilhar o conteúdo. No Facebook e no Twitter, poste como foto de perfil ou de capa e no YouTube, use como abertura e fechamento de seus vídeos. Você também pode usar seu logo em formato GIF como efeito visual de um anúncio, para criar adesivos ou até mesmo usá-lo em chatbots.

Assinaturas de e-mail. Use um GIF em vez de um emblema tradicional. Isso fará com que o leitor dê mais atenção ao texto e aumentará o reconhecimento da marca.

●     Site. Um logotipo estático no cabeçalho do seu site não está mais chamando a atenção? Então, o substitua por uma animação.

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Como Criar um Logo em GIF no Photoshop

O Photoshop possui todas as ferramentas para criar um GIF de forma fácil e rápida. Para fazer isso, você primeiro deve saber que os arquivos GIF consistem em várias imagens. Estas imagens serão exibidas sequencialmente, criando a ilusão de movimento. Para criar uma animação, você precisará ter em mãos:

●     O logotipo em formato raster. Ele servirá de base para o arquivo GIF. Você poderá criar e fazer o download do seu logo usando o serviço online do Logaster.

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●     Outras imagens. A quantidade de imagens e o conteúdo dependem do tipo de história que a sua animação terá. Por exemplo, para “dar vida ao seu personagem”, você precisará preparar algumas imagens dele se movendo. Você também poderá fazer isso no Photoshop. Quanto mais imagens de qualidade você usar, melhor será o resultado.

Agora tudo o que você precisa fazer é criar um logo em GIF em algumas etapas simples.

Passo 1. Envie as imagens. No Photoshop, selecione “Arquivo” – “Scripts” – “Carregar arquivos na pilha…”. Clique em “Navegar”, encontre as imagens necessárias na pasta do seu computador e clique em “Abrir” e depois em “OK”. As camadas que aparecem à direita no painel “Camadas” serão as imagens que formarão o GIF.

Passo 1

Fonte: adobe

Passo 2. Altere para o modo desejado. Clique em “Janela”, depois em “Linha do tempo” para abrir o “Painel da linha do tempo” e selecione “Criar Quadro de Animação”.

Passo 2

Fonte: adobe

Passo 3. Transforme as fotos em animação. Vá para o menu “Linha do Tempo” e clique em “Fazer Quadros das Camadas”. Especifique o tempo de cada foto (pode ser 0,2 ou 0,5 segundos: você pode editar o tempo depois).

Passo 3

Fonte: adobe

Clique em “Reproduzir” na parte inferior do painel da “Linha do Tempo” para ver o resultado. Se as fotos forem reproduzidas na ordem inversa, vá para o menu e selecione “Reverter Quadros”.

Passo 4. Defina o ciclo. Você pode definir que animação seja reproduzida constantemente em looping, apenas uma vez ou então um número determinado de vezes. Para fazer isso, clique no menu de repetição na parte inferior do painel da “Linha do Tempo”.

Passo 4

Fonte: adobe

Passo 5. Personalize e salve no formato GIF. Selecione “Arquivo” – “Exportar” – “Salvar para a Web (Legado)”. Na lista suspensa “Predefinição”, escolha como as cores no formato GIF serão exibidas: Com ou Sem Pontilhamento. Os números que acompanham esta definição representam a precisão de cores do GIF em relação às imagens originais. Quanto maior a porcentagem de desfoque, mais cores e padrões estarão presentes no GIF, contudo, o tamanho do arquivo também aumentará.

Passo 5

Fonte: adobe

Se você quiser alterar o tamanho, vá para a seção “Tamanho da Imagem” e especifique a largura e a altura necessárias.

Antes de salvar, confira o arquivo novamente: clique em “Visualizar” para visualizar o GIF em seu navegador. Se tudo estiver certinho, basta clicar em “Salvar” e especificar a pasta onde o arquivo será salvo.

Questões a Considerar ao Criar um GIF

Com certeza você vai querer que o seu logo animado funcione de forma eficaz na promoção do seu negócio. Então, observe algumas destas nuances importantes então:

Preste atenção ao tamanho do arquivo. Como cada cena da animação é uma imagem separada, o tamanho do GIF pode ficar muito grande. Isso fará com que o carregamento da página web leve mais tempo e poderá incomodar os usuários. Para evitar isso, não se esqueça de compactar o arquivo antes de salvá-lo: certifique-se de que ele não exceda 1 megabyte.

Faça com que cada imagem corresponda. Ao escolher e carregar as fotos para a animação, lembre-se de que a primeira e a última foto devem ser iguais. Isso garantirá uma transição suave e, portanto, um resultado melhor.

●     Trabalhe na primeira imagem. Às vezes, o GIF pode ser exibido incorretamente, por exemplo, em alguns serviços de e-mail. Nesse caso, os usuários verão apenas a primeira imagem estática em vez da animação. Portanto, certifique-se que a mensagem que deseja transmitir esteja presente nela e, se possível, confira com antecedência como o GIF está se apresentando nos diversos tipos de mídias.

Resumindo

Um logo em GIF é uma ferramenta adicional para influenciar o público-alvo. O utilize em diversos canais de promoção, não tenha medo de experimentar e criar algo novo.

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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