1. Instrução passo a passo para um belo design de capa
  2. Exemplos inspirados de capa de livro

Você planeja publicar um livro para promover seus negócios? Então não esqueça de dar a devida atenção para a capa, pois ela é uma poderosa ferramenta de marketing que chamará a atenção para o seu trabalho. As imagens visuais são percebidas 60 mil vezes mais rápido que as palavras, por isso é importante usar uma solução criativa. Criamos um guia passo a passo para o design de uma capa de livro e reunimos alguns exemplos para lhe inspirar a criar um design original.

Instrução passo a passo para um belo design de capa

1. Comece com uma ideia

Qualquer design começa com a definição de uma mensagem principal. Para formular a sua mensagem, responda às seguintes perguntas:

  • Qual é a principal ideia que você deseja transmitir?
  • Como ela reflete em relação ao gênero e ao conteúdo do livro?
  • Quem é seu público alvo?
  • Que história você pode contar antes que os leitores abram a primeira página?
  • O que torna a sua ideia única?

2. Pense na distribuição

Você já decidiu em qual formato seu livro será vendido: físico em papel ou eletrônico? Ao escolher a segunda opção, considere os recursos do design digital. Cores, fontes e imagens devem ser expressivas para atrair a atenção dos usuários da Internet e permitir a visualização da imagem mesmo em pequenas resoluções.

A versão impressa envolve não apenas contato visual, mas também tátil, com os leitores. Dois fatores são importantes aqui: o material de que a capa será feita (papel, papelão, couro, linho, estampagem, brilho) e seu tipo (capa dura ou macia). Pense em onde as pessoas vão ler seu livro, por exemplo, livros de viagens são mais convenientes se forem feitos de papel.

3. Inspire-se

Para começar a ter ideias, explore e examine as capas de outros livros. Veja como você pode fazer:

  • Vá à livraria e observe os livros que chamam a sua atenção. Pense a respeito daquilo que fez você os escolher e quais elementos tornam eles especiais.
à livraria
  • Preste atenção especial às obras do seu gênero. Pense em quais ideias os designers usaram e como você pode se diferenciar delas.
  • Procure belas capas de livros na Internet. Crie um quadro no Pinterest, salve as suas imagens favoritas em uma pasta no seu computador e leia a segunda parte deste artigo, onde reunimos diversos exemplos de diferentes gêneros.

4. Escolhendo a tipografia e ilustrações

Fontes e gráficos definem o clima para o texto. Tanto o estilo quanto o tamanho são importantes:

  • Pense em qual estilo é mais adequado para o seu livro: serifas estão associadas a clássicos e respeitabilidade, a tipografia lacônica cria leveza e as fontes manuscritas são consideradas criativas.
Pense em qual estilo é mais adequado para o seu livro

Fonte: Mr.Mockup™
  • Uma combinação de duas fontes pode adicionar contraste à capa. No entanto, tenha cuidado, pois nem todos eles conseguem trabalhar em harmonia.
Uma combinação de duas fontes pode adicionar contraste à capa

Fonte: Fonts
  • Decida quais elementos tipográficos serão os maiores. Normalmente, o nome do livro, mas se o autor for amplamente conhecido, seu sobrenome poderá ser o texto principal da capa.
Decida quais elementos tipográficos serão os maiores

Fonte: Mr.Mockup™
  • Decida se você precisa de ilustrações. Se sim, escolha o tipo certo de fotografias ou desenhos.
  • Escolha elementos gráficos: padrões abstratos, formas geométricas ou um logotipo. Um logo funciona especialmente bem para fins de marketing, sendo associado ao seu negócio e criando reconhecimento da marca.
  • Decida qual será o ênfase. Decida o que desempenhará o papel central no design. Será a fonte, ilustração ou gráfico?

Você precisa de um logo para uma capa de livro?

Use o serviço online do Logaster. Em apenas alguns minutos, você terá dezenas de opções de logo que podem ser editadas como desejar.

5. Escolha como será feito o design

Se você possui habilidades de design, comece a projetar por conta própria. Isso pode ser feito em qualquer editor gráfico, como InDesign, Photoshop ou Illustrator.

Uma opção mais simples é usar programas com modelos de capa prontos, por exemplo, 100 Covers. Você só precisa baixar o modelo que você gosta e fazer upload de seu texto e ilustrações para ele.

A terceira opção é contratar um designer e fornecer informações detalhadas sobre a sua ideia e expectativas principais.

6. Obtenha feedback

Depois de projetar a capa, não se apresse em colocá-la em funcionamento. Antes, peça uma opinião para amigos e colegas. Pergunte a eles o que passa pela cabeça deles quando veem o design. Verifique se o que eles perceberam é a ideia que você deseja transmitir.

Exemplos inspirados de capa de livro

Ficção

Dramas

«I Wish Someone Were Waiting for Me Somewhere» (Anna Gavalda)

O design desta coleção de histórias líricas de uma escritora francesa popular é um exemplo de estilo simples e limpo. Os barcos de papel que navegam pelas ondas de papel-jornal são tão tocantes e indefesos quanto os personagens do livro de Anna Gavalda. Suas cores pastel estão associadas à ternura e à feminilidade, e o fundo azul contrastante lembra o mar.

A fonte em letra minúscula do nome da autora e o título parece democrática e amigável. O maior elemento de texto é o nome da escritora, conhecido em todo o mundo.


Fonte: Gramho

«Como Eu Era Antes de Você» (Jojo Moyes)

A trama e o design da capa mostram que uma história romântica nos espera. Uma ilustração é a principal ferramenta para iniciar um diálogo com os leitores.

Cores contrastantes em preto, branco e rosa atraem a atenção para a silhueta desenhada de uma garota frágil em frente a um castelo de conto de fadas e a dispersão de estrelas. Uma combinação de duas fontes contrastantes, a serifa clássica e uma script manuscrita, sugere os altos e baixos difíceis do romance.

«Como Eu Era Antes de Você» (Jojo Moyes)

Fonte: Pinterest

Fantasia

“Sob a Pele” (Michel Faber)

Alienígenas em forma humana percorrem aldeias escocesas e sequestram homens para levá-los ao seu planeta. Uma capa em preto e branco com gráficos minimalistas rigorosos configura esse enredo misterioso. Parte do texto está oculta sob uma imagem grande de uma impressão digital que se refere ao título do romance.

“O Marciano” (Andy Weir)

A capa do romance de ficção científica sobre um homem em Marte lembra um quadro de filme. Vemos um herói indo embora com uma roupa de astronauta, uma cratera vulcânica e o sol se pondo no horizonte. Tons de amarelo e laranja estão associados à paisagem marciana. A tipografia é mantida o mais simples possível, a fim de não o distrair da imagem.

"O Marciano" (Andy Weir)

Fonte: Pinterest

Livros para crianças e adolescentes

“The Rich Hours of Jacominus Gainsborough” (Rebecca Dautremer)

Um livro filosófico sobre verdades cotidianas simples que começa a inspirar a partir da capa – uma imagem realista de um coelho, um jogo de luz e sombra e gráficos suaves com forma de arabesco. A fonte com serifas complementa a atmosfera fabulosa. O interessante é que Rebecca Dautremer não é apenas uma escritora, mas também uma artista, por isso ela mesma fez todas as ilustrações para o livro.

“Charles Darwin. A Revolução”(Annabelle Kremer, François Olislaeger)

Como chamar a atenção das crianças para a história e a pesquisa da vida de Darwin? Com a ajuda de ilustrações que ocupam toda a área da capa onde dificilmente se percebe o nome do livro e os nomes dos autores. Existem diferentes plantas e animais em torno do retrato de Darwin. A tipografia com letras rosa impressas parece muito simples, sugerindo o estilo do livro para crianças.

“Charles Darwin. A Revolução”(Annabelle Kremer, François Olislaeger)

Fonte: Pinterest

Não-ficção

Design

“Roube como um artista” (Austin Kleon)

O escritor e artista Austin Cleon desenhou a capa do livro por conta própria e enviou uma mensagem para pessoas criativas. Design simples e criativo que diz “relaxe e deixe a sua imaginação voar”. Esta é a ideia principal deste guia prático.

A maior parte da capa é ocupada pelo nome do livro. Letras grandes e manuscritas se referem à ideia de liberdade criativa e sugerem o conteúdo do livro, onde os leitores podem desenhar e escrever suas ideias criativas.

“Roube como um artista” (Austin Kleon)

Fonte: Medium

Estilo de vida

“The Year of Living Danishly” (Helen Russell)

A capa imediatamente imerge você em uma atmosfera de calor e conforto. A chaleira fervente e as velas acesas parecem indicar como é fácil desfrutar da “felicidade dinamarquesa”. Essa impressão complementa a fonte sans-serif elegante e limpa.

A simplicidade deliberada e as cores pastel refletem com sucesso a ideia do livro que se tornou um dos mais fotogênicos. Pessoas de todo o mundo, dominando os princípios de “hygge”, tiraram fotos do livro em seus interiores aconchegantes e o publicaram nas redes sociais, o que contribuiu para sua promoção.

“The Year of Living Danishly” (Helen Russell)

Fonte: Storyofalily

Empresa

“Ideias Que Colam” (Chip Heath, Dan Heath)

Esta capa é um ótimo exemplo de design lacônico e inteligente. A fonte sans-serif branca contrasta com o fundo laranja. O tema do best-seller sobre como tornar uma ideia viral é claramente mostrado por uma ilustração com um pedaço de fita “preso” ao nome.

“Ideias Que Colam” (Chip Heath, Dan Heath)

Fonte: Litres.ru

Conclusão

A capa do livro se tornará parte da identidade corporativa da sua empresa, portanto escolha-a com cuidado. Crie um design original que desperte o interesse dos leitores e esteja em harmonia com a imagem da sua marca. Pense na publicidade e distribuição do livro com antecedência, para que a capa possa ser vista pelo maior número de pessoas possível. Pode ser um site, redes sociais, livrarias online e offline, cafés ou espaços de coworking.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.