1. Sua conta do Instagram: perfil, nome de usuário, biografia
  2. Como fazer fotos profissionais para o Instagram com seu smartphone
  3. As melhores ferramentas de edição e agendamento de fotos

O Instagram é uma rede social muito popular que apresenta fotos e vídeos como seus principais tipos de conteúdo. 

Cafés, restaurantes, lojas de roupas e floriculturas estão aproveitando ativamente todas as possibilidade do Instagram para promover seus negócios. Se você vende produtos ou oferece serviços que podem ser visualizados de maneira bonita em uma foto ou outra imagem gráfica, o Instagram é a escolha ideal para você!

O Instagram é muito mais que uma plataforma social para compartilhar fotos e vídeos com os amigos. É também uma ferramenta poderosa para promover produtos e serviços, criar lealdade à marca e conhecer seu público-alvo. 

Para administrar um negócio, você não precisa necessariamente alugar um escritório, comprar equipamentos caros para uma loja ou desenvolver um site. Com uma abordagem inteligente e um pouco de criatividade, você pode monetizar a sua página do Instagram e ampliar as suas vendas.

Antes de promover a sua página da Internet, você precisa fazer alguns trabalhos de preparação. A sua conta do Instagram deve ser visualmente atraente e possuir conteúdo útil. Esta é uma maneira de chamar a atenção dos clientes e conquistar a confiança deles.  

Vamos começar com a criação de uma “estrutura” para a sua loja do Instagram. 

1. Sua conta do Instagram: perfil, nome de usuário, biografia

As três primeiras coisas que um usuário verá em sua página do Instagram são uma foto redonda do perfil (avatar), o nome de usuário e a biografia que contém uma breve descrição da sua empresa e de seus contatos.  

Como criar o nome certo para a sua conta profissional do Instagram

O caminho mais fácil é usar o nome da empresa como seu nome de usuário no Instagram. (Lembre-se de que seu nome de usuário deve ser escrito com letras latinas.) Como alternativa, o seu nome de usuário pode conter uma descrição sucinta do que a sua empresa faz. Será a palavra que seus clientes em potencial digitarão na caixa de pesquisa ao buscarem pela sua marca no Instagram. 

Nome do perfil do Instagram

Precisa de ideias para um nome de empresa atraente? Confira este artigo: Como encontrar o nome certo para a sua empresa.

Evite incorporar palavras de “venda” em seu nome de usuário, por exemplo, “oficial”, “o melhor”, “loja”, etc. Além disso, tente manter o mesmo nome de usuário em todas as suas plataformas sociais. Dessa forma, será mais fácil para seus seguidores/assinantes lembrarem e pesquisarem a sua marca:

Lamoda

Veja como todos os nomes de usuário incorporam o nome da marca (Lamoda).

Foto de perfil

A imagem do perfil é o que causa a primeira impressão no seu público. Metaforicamente falando, é o rosto que representará o seu negócio. Sua foto de perfil deve ser minimalista e fácil de perceber:

zozuliia

Por exemplo, esta manicure usa um logo simples aplicado em um fundo branco. Conciso e elegante, ele imediatamente chama a sua atenção.  

A sua imagem do Instagram é uma imagem pequena. Se você o encher com pequenos elementos gráficos, ela ficará confuso e complicada:

Exemplo de avatar ruim do Instagram

Agora veja esta logomarca. O design contém muitos detalhes minúsculos e a fonte é extremamente difícil de ler. Evite usar fotos como a sua imagem de perfil. 

Então, qual é a melhor imagem para usar como foto de perfil? A imagem ideal deve ser atraente e legível. Além disso, ela deve ser única e transmitir a ideia por trás da sua marca.  

Nosso conselho é usar o logo da sua empresa. No entanto, você precisará editar um pouco o emblema para que ele se encaixe adequadamente dentro do círculo. Como fazer isso? 

Quando se trata de criar um logo para o seu negócio, qualquer programa gráfico serve. Como forma alternativa, você pode usar o Logaster, que oferece um logo para Instagram pronto para uso. O tamanho ideal da foto do perfil do Instagram é 110px x 110px.

Criar um logo com o Logaster é muito fácil. Escolha entre dezenas de opções de logos específicos para o seu setor: 

Logaster

Fique à vontade para editar a fonte, as cores, a forma, etc. do modelo escolhido para criar um logotipo exclusivo e adaptável do Instagram:

Insta logo no logaster

Depois de terminar a edição, você pode fazer o download do seu emblema no seu dispositivo.

Uma imagem de perfil elegante deve vir com informações organizadas de maneira inteligente sobre sua empresa. A descrição em sua biografia é uma maneira de apresentar o seu negócio ao seu público. 

Como adicionar as informações da sua empresa à sua página do Instagram:

Para adicionar ou editar as suas informações, clique em “Editar perfil” na parte superior da página. Como proprietário de uma empresa, você deve ter uma compreensão clara do que um cliente em potencial deseja ver na sua página do Instagram. Na maioria das vezes, as empresas listam seus produtos e serviços, fornecem seu endereço físico, slogan, etc.  

Informações do perfil do Instagram
  1. Foto de perfil;
  2. Bio;
  3. Número de telefone;
  4. E-mail;
  5. Dados geográficos.

Tipos de informações na sua página do Instagram

Segundo pesquisas, uma pessoa lembra 20% do que leu e 80% do que viu. Quando sobrecarregados com informações, os usuários tendem a escanear páginas muito rapidamente. Encontre uma maneira inteligente de exibir as suas informações, para que os usuários não as ignorem. Você tem apenas 5 segundos para chamar a atenção de um cliente em potencial que está visitando sua página pela primeira vez. 

Verifique se a sua biografia contém as seguintes informações:

  • nome da empresa;
  • breve descrição do que você faz;
  • contatos;
  • geolocalização;
  • URL do site.
Verifique se a sua biografia contém as seguintes informações

O bom é que você precisará reunir as informações da sua empresa apenas uma vez. Se seus dados de contato permanecerem inalterados, não será necessário revisar a seção de biografia. Infelizmente, o mesmo não pode ser dito sobre o conteúdo. Você precisa trabalhar no seu conteúdo gráfico dia e noite. Suas fotos devem ser esteticamente atraentes para o seu público-alvo e incentivá-lo a comprar seus produtos e / ou serviços.

2. Como fazer fotos profissionais para o Instagram com seu smartphone

Para criar conteúdo visual atraente para sua página do Instagram você não precisa ter habilidades fotográficas ou gastar uma fortuna com uma câmera de alta qualidade. Além disso, você nem precisa contratar um fotógrafo profissional. Você mesmo pode fazer fotos incríveis. Não, não estamos brincando!

Siga estas 3 regras:

  1. Use um celular com uma boa câmera.
  2. Conte com a iluminação natural.
  3. Sempre use os mesmos filtros para aprimorar as suas fotos. Dessa forma, você criará um estilo visual coerente para a sua conta. (Falaremos sobre os apps de edição de fotos para celular logo abaixo.)

Determine qual mensagem você deseja transmitir através do seu perfil do Instagram. Se você busca serenidade e conforto, use cores pastel e gráficos minimalistas. É uma ótima opção para empresas que vendem tecidos, roupas de cama, roupas infantis e similares. Se, no entanto, sua empresa for enérgica e expressiva, use tons saturados. Para dar uma aparência equilibrada à sua página, alterne entre fotos com tons escuros e tons claros (ou preto e branco e coloridas).

fotos em perfis harmonizados entre si

Embora essas técnicas comprovadas sejam um bom começo para os iniciantes, fique à vontade para inventar seus próprios truques e criar uma conta única que se destaque das outras páginas do Instagram. 

Lembre-se de que novos usuários sempre percebem seu perfil como um todo, em vez das fotos individuais. Ao mesmo tempo, seus seguidores existentes prestam atenção a cada nova imagem que aparece em seu feed. Sua tarefa é chamar a atenção de ambos os tipos de usuários.   

3. As melhores ferramentas de edição e agendamento de fotos:

O VSCO é uma fonte poderosa de filtros espetaculares para suas fotos. Escolha o que melhor transmite a essência do seu produto. Sinta-se à vontade para misturar filtros diferentes, garantindo que eles se combinem.  

Baixe o VSCO para iOS

Baixe o VSCO para Android

O Lightroom ajudará você a criar um equilíbrio puro e efeitos impressionantes.

Baixe o Lightroom para iOS

Baixe o Lightroom para Android

Esta não é a única coisa que este app incrível é capaz. Certifique-se de explorar suas possibilidades para criar uma página visualmente impactante. 

O Snapseed ajudará você a obter uma boa exposição e destacar a sua imagem. 

Baixar o Snapseed para iOS

Baixar o Snapseed para Android

O UNUM é uma ferramenta completa para gerenciar suas postagens no Instagram e criar um cronograma inteligente para contar histórias:

UNUM

Baixar o UNUM para Android

Baixar o UNUM para iOS

Beleza, agora você tem todo o seu conteúdo visual pronto. No próximo passo, você precisará incrementar as suas postagens do Instagram com um texto.  

Texto

Primeiro, você precisa identificar o objetivo que está buscando. Você vai usar a sua página do Instagram principalmente para promover produtos e serviços ou para estimular um vínculo com seu público? (O último serve para negócios com uma base de clientes estabelecida.) À medida que a sua empresa cresce, sua página do Instagram se transforma em um canal de marketing e começa a gerar vendas.  

Se você tiver um orçamento para isso, poderá contratar um redator ou especialista em SMM para gerenciar suas postagens no Instagram. Contudo, você pode lidar perfeitamente com essa tarefa. De fato, você deve considerar a última opção, porque ninguém conhece seu produto melhor do que você.  

Escrever textos de venda não é nada complicado. Ao escrever um texto em sua postagem no Instagram, pense no que você quer que um cliente em potencial sinta ao lê-lo e, mais importante, no que você quer que ele faça depois. 

Em seu texto, enfatize como seu produto ou serviço pode ser útil para um cliente em potencial. Evite usar termos e características que possam confundir seu público. Digamos, você vende baterias e carregadores para celular. Em vez de escrever apenas “1000mA/hora” – que pode causar confusão – escreva “1000 mA/hora – até 5 cargas”. Dessa forma, um cliente poderá descobrir se o seu produto atende às necessidades dele. 

Além disso, seu texto deve conter uma chamada para ação, por exemplo, “compre agora”, “ligue para nós”, “faça seu pedido agora”, etc.  

Evite clichês e declarações abstratas, por exemplo, “melhor qualidade”, “preços baixos”, “produto exclusiva”, “confiável”, etc. 

Seja específico e descreva as reais qualidades do seu produto ou serviço:

  • “Melhor qualidade” vs. “80% de aço”;
  • “Preços baixos” vs. preço específico;
  • “Produção exclusiva” vs. “aceitamos pedidos personalizados”;
  • “confiável” vs. “garantia de 5 anos”

Além disso, dê exemplos de usos reais do seu produto.  

Tente manter um equilíbrio entre os posts de venda e os de conteúdo útil e/ou divertido. Isso adicionará peso à sua empresa aos olhos do seu público e o ajudará a criar um vínculo emocional com seus seguidores.

Hashtags

Use hashtags para ajudar seus seguidores a pesquisar em sua página o conteúdo de que precisam. 

É uma boa ideia adicionar hashtags (ou um link para uma postagem que contenha todas as suas hashtags) em sua biografia, para que todos possam vê-las:

Hashtags

Crie suas hashtags exclusivas:

Crie suas hashtags exclusivas

Por exemplo, usando a hashtag #cupcake_Instabakery, um cliente poderá encontrar facilmente todos os tipos de cupcakes que você está oferecendo. 

Localização geográfica

Se você tem uma loja física, adicione a geolocalização dela. 

Localização geográfica

Se, no entanto, seus seguidores do Instagram vierem de diferentes cidades e regiões, você deve ignorar a geolocalização, pois isso pode afastar alguns deles. Se um usuário perceber que sua loja offline é difícil de ser alcançada, isso pode desencorajá-lo a comprar o produto.    

Com as ferramentas avançadas, você pode esquecer de configurar post por post manualmente.

Tire proveito da postagem pré-agendada e use ferramentas inteligentes para publicar suas postagens automaticamente nos horários predefinidos. Todas as ferramentas de agendamento possuem painéis interativos, permitindo que você gerencie facilmente as suas histórias no Instagram.

planejador de postagem

Palavras finais

Neste artigo, apresentamos os fundamentos da criação e gerenciamento de sua página comercial no Instagram. Agora você sabe como editar fotos, adicionar hashtags e programar as suas postagens. A prática leva à perfeição, portanto, siga o plano e dê tempo ao tempo. Não deixe de testar e experimentar, além disso, se inspire nas suas contas favoritas do Instagram. Tente usar efeitos visuais ousados, brincar com filtros e misturar diferentes tipos de conteúdo. Com o tempo, você certamente encontrará seu estilo único que fará seus clientes suspirarem de prazer! 

Se você tiver alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo. Nós estamos aqui para ajudar!   

Aproveite o Instagram!

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