Help Our Team & All Ukrainians to Protect Own Home Donate

Como Criar Uma Etiqueta ou Tag Incrível para Presentes: Faça Você Mesmo

As pessoas distribuem presentes pessoais e corporativos o tempo todo. Dê um toque pessoal ao seu presente com uma etiqueta personalizada! Você pode criar por conta própria uma bela etiqueta, também conhecida como tag, para colocar no seu pacote de presente em minutos! Neste nosso guia rápido, você encontrará dicas de como fazer uma etiqueta personalizada exclusiva, como determinar o melhor formato, qual material usar e quais programas de design recorrer para dar vida às suas ideias criativas! 

  1. Por que as empresas usam etiquetas para presentes?
  2. Como fazer uma linda etiqueta para presente
  3. Principais programas para criar uma etiqueta para presente
  4. Como imprimir as suas etiquetas de presente
  5. Considerações finais

Por que as empresas usam etiquetas para presentes?

Uma etiqueta para presente é uma pequena etiqueta onde você pode fazer uma composição atraente de elementos visuais como um pequeno texto, imagem ou logo. No mundo empresarial, essas etiquetas geralmente são anexadas ao pacote do presente ou ao próprio presente que a empresa dá aos seus parceiros ou clientes. Ao fazer isso, a empresa busca uma série de propósitos importantes.

  • As etiquetas personalizam a experiência do cliente. Gostaria de construir um vínculo emocional com seus clientes de uma forma sutil e discreta? Adicione o nome deles à etiqueta ou crie algo personalizado. Se, por exemplo, você for dono de uma pizzaria, poderá querer colocar uma tag em cada caixa de pizza. A etiqueta pode ter uma previsão divertida (como nos biscoitos da sorte), uma piada ou até mesmo um meme. Um gesto tão simpático é uma maneira infalível de fazer a sua empresa se destacar da multidão e conquistar novos clientes. 
  • Etiquetas personalizadas diferenciam a sua marca. Etiquetas com o nome da sua empresa, logo, cores e fontes dão um ar mais profissional a sua marca e a tornam fácil de lembrar.. Adicionar algo tão pequeno como uma etiqueta customizada com sua identidade de marca pode transformar um presente normal em algo espetacular. 
  • Etiquetas personalizadas mostram que você tem bom gosto. Para serem atraentes e facilmente identificáveis, suas etiquetas devem contar com algo que prenda a atenção de quem será presenteado e daqueles ao seu redor. Pode ser um material incomum, forma única ou desenho personalizado. Se você está se preocupando em como fazer seus convites de casamento se destacarem, recomendamos aprimorá-los com uma etiqueta. Nela, você deve incluir um monograma. Crie um belo logotipo em forma de monograma com apenas alguns cliques usando o serviço online do Logaster!
gift-tag-1
Fonte: by Rachit

Adicione um incrível monograma à sua etiqueta!

Use o site do Logaster para criar um monograma personalizado em 2 minutos!

Como fazer uma linda etiqueta para presente

Ao trabalhar no design de sua etiqueta, tenha em mente o porquê de você estar fazendo isso.

Tema e estilo

Dependendo do tema, as etiquetas personalizadas para presentes podem se enquadrar em várias categorias. 

  • Etiquetas projetadas para uma época específica do ano (primavera, outono, etc.) ou feriado nacional (Dia das Mães, Halloween, Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, Ano Novo, etc.);
  • Etiquetas dedicadas a festas familiares e eventos de negócios, como aniversários, casamentos, tours de imprensa, lançamento de produtos, etc. 
  • Etiquetas neutras que podem ser usadas em qualquer ocasião durante o ano todo.  

Ao falar sobre o estilo de sua etiqueta, é importante levar em consideração seu objetivo e seu público-alvo. 

  • Objetivo. Determine aquilo que você deseja alcançar com a sua etiqueta. Se você deseja causar uma impressão duradoura em seus clientes em potencial, use as imagens, cores, padrões de sua marca, etc. Se sua ambição é fortalecer um vínculo com seus clientes existentes, você precisa apresentar uma mensagem pessoal que ressoe com eles. 
  • Público-alvo. Guie-se pelas preferências, interesses e necessidades pessoais de seus clientes. Se o seu público-alvo é apaixonado pelo artesanato e coisas feitas à mão, eles certamente apreciarão as etiquetas feitas desta forma. Para conquistar viajantes fervorosos, crie uma série de etiquetas personalizadas com os pontos turísticos mais populares do mundo. 
gift-tag-2
Fonte: by Trevor Nielsen

Elementos de design

Sua etiqueta pode conter um texto, um padrão de formas, foto, ilustração ou qualquer outro conteúdo visual. Como a etiqueta geralmente tem um formato pequeno, evite cometer o erro comum de sobrecarregá-la com muitas informações. Garanta que a sua etiqueta seja simples e limpa. Adicione de 1 a 3 elementos. Dê destaque a apenas um deles. 

  • Seu texto deve ser conciso e perfeitamente legível. Preencha os espaços em branco “De” e “Para”. Adicione uma pequena citação ou o slogan da sua empresa.
  • Imagem ou foto. Evite usar imagens sofisticadas com muitos detalhes pequenos, a menos que você queira que sua etiqueta pareça uma mancha borrada. 
  • Se você estiver usando outro conteúdo gráfico (padrões, molduras, adesivos, etc.), certifique-se de que ele seja minimalista e fácil de perceber. 

Formato

A forma mais comum de uma etiqueta de presente é um retângulo com ângulos chanfrados. Opte por usar a forma tradicional ou use algumas das ideias criativas e dicas abaixo!

  • Projete sua etiqueta no formato de um determinado objeto relacionado a um evento (por exemplo, uma árvore de Natal para o Natal) ou a seu negócio (dê uma olhada nesta etiqueta deslumbrante em formato de caneca de cerveja feita por uma cervejaria artesanal);
  • Faça uma etiqueta dobrada se você deseja dar a ela um ar de cartão de felicitações em miniatura. Dessa forma, você terá mais espaço para seus empreendimentos criativos.
gift-tag-3
Fonte: by Kezia Valen

Material

Papel, papelão, couro, madeira, tecido, metal… Escolha o material que mais se adapte ao seu objetivo e agrade ao seu público-alvo.

Dimensões

Não há tamanho padrão para uma etiqueta de presente. Se baseie nas dimensões do item ao qual sua etiqueta será fixada. Se o seu presente for pequeno, o tamanho ideal para a etiqueta será de 2,5 x 5 cm. Para um presente de tamanho médio, uma etiqueta de 6 х 8 cm é o suficiente. Se o seu presente for muito grande, escolha uma etiqueta de 10 х 22 cm.

Principais programas para criar uma etiqueta para presente

Não se intimide com a ideia de criar você mesmo uma etiqueta para presente. Esta tarefa pode levar menos de 10 minutos. Um serviço online inteligente de design pode cuidar desta tarefa para você! 

Canva

Canva-gift-tag

Use o Canva grátis para criar uma etiqueta para presente a partir do zero ou tire proveito de um catálogo de modelos alucinante. Os modelos podem ser pesquisados por tema, cor e estilo. Escolha o melhor modelo e edite seus gráficos, texto, paleta de cores, etc. até ficar satisfeito com o resultado. 

Adobe Spark

Adobe-Spark-gift-tag

O Adobe Spark também oferece modelos profissionais grátis que podem ser classificados por finalidade, cor e até mesmo humor. O serviço permite que você personalize qualquer modelo, alterando seu texto, fontes, imagens e dimensões. Quanto às imagens, você pode carregar a sua própria ou escolher uma da biblioteca da Adobe.

TemplateLAB

Template-Lab-gift-tag

Este site oferece 44 modelos de tags e etiquetas que podem ser personalizadas para você anexar ao seu pacote de presente. Aqui você tem etiquetas incríveis para aniversários, ano novo, formatura, casamento e outros eventos. Para personalizar o modelo selecionado, primeiro você precisa baixá-lo para o seu dispositivo. 

Illustrator

O Illustrator oferece uma grande variedade de ferramentas para criar etiquetas de boa aparência a partir do zero. Clique em Arquivo > Novo. Escolha a forma e defina o tamanho da sua etiqueta. Pinte a forma com a cor desejada. Adicione texto e gráficos. Feito!

Microsoft Word

Inicie o Microsoft Word e crie um novo arquivo. Para escolher a melhor forma para sua etiqueta, clique em Inserir > Formas. Na próxima etapa, adicione a imagem e o texto desejados. 

Como imprimir as suas etiquetas de presente

Se você deseja que suas etiquetas personalizadas tenham uma boa aparência tanto na impressão, quanto na tela, é necessário considerar alguns pontos. 

  • Dimensões e formato. Se o arquivo da sua etiqueta tiver uma resolução pequena, a imagem que você vai imprimir ficará borrada e pixelada. Use sempre arquivos em formato vetorial (EPS, SVG). Uma imagem vetorial pode ser esticada e redimensionada sem que a qualidade seja perdida.
  • Esquema de cores. O RGB é o padrão de cor usado em monitores digitais (TV, imagens na web, etc.). Já o padrão CMYK é usado para impressão. Antes de enviar o arquivo com a sua tag para a gráfica, não esqueça de convertê-lo para CMYK. 
  • Sangria. Lembre-se de deixar um espaço em branco ao redor das bordas da sua etiqueta. Dessa forma, quando a imagem impressa for cortada, seu design permanecerá intacto. 
  • Equipamento de gráfica. Antes de fazer um pedido para a gráfica, garanta que ela possa atender a todas as suas necessidades em termos de material, formato e cores. Se você estiver em dúvida, peça a eles que imprimam uma amostra de teste. 

Considerações finais

Uma etiqueta personalizada é uma maneira simples e econômica de adicionar um toque agradável ao seu presente, chamar a atenção para a sua marca e deixar uma boa impressão no destinatário do presente. Use um dos diversos programas de design para dar vida às suas ideias criativas! Não ignore uma tag personalizada, pois você poderá estar deixando de lado uma grande oportunidade de aumentar o reconhecimento de sua marca e fomentar a lealdade do cliente.

Atualizado Posted inComo
author_image

Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.