Help Our Team & All Ukrainians to Protect Own Home Donate

Guia Completo para Montar um Mood Board

O que a sua marca está tentando dizer? Qual tipo de logo é o mais adequado para a sua empresa? Quais fotos podem refletir a personalidade da sua marca da maneira mais precisa? Se você tem dificuldade em responder a essas perguntas, você precisa muito de um moodboard. Um mood board é um painel onde você faz uma colagem de imagens, palavras, citações e outros conteúdos que podem ajudá-lo a visualizar e articular suas ideias. Continue lendo para descobrir como usar um moodboard em benefício do seu negócio. 

  1. O que é um mood board?
  2. Do que é feito um mood board?
  3. Como escolher o conteúdo certo para seu mood board
  4. Como criar um moodboard on-line e off-line
  5. Conclusão

O que é um mood board?

Ao trabalhar em algo criativo, você pode achar difícil expressar certas ideias, especialmente se estiver diante de um novo tema ou tarefa. Quando você está apenas começando, as ideias iniciais podem parecer muito vagas, por exemplo:

  • “Precisamos de ilustrações retrô.”
  • “Nosso logo deve dizer que somos melhores do que nossos concorrentes.”
  • “Precisamos de um design de site que pareça moderno e ousado.” 

O problema é que essas ideias são indistintas e podem significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Para especificar e ajudar a esclarecer seus pensamentos, você pode usar imagens, cores, formas geométricas, fontes e outros elementos gráficos que transmitem um determinado estado de espírito. Um moodboard é um mural que consiste em uma colagem de elementos visuais que evocam as associações e sentimentos. Um painel deste tipo, pode ser tanto físico, quanto digital. 

O moodboard é amplamente utilizado por designers gráficos, pintores, designers de moda, maquiadores, fotógrafos de casamento, etc. Ele tem vários propósitos.

  • Ponto de referência. Você quer criar uma identidade de marca inteligente, mas não sabe como transcender a sua mensagem? Um moodboard pode ajudar você a transmitir suas ideias graças ao conteúdo visual. Reúna uma variedade de fotos, imagens, fontes, texturas, etc. que se relacionam com a sua marca e pense sobre o que esses elementos têm em comum. Esse será um excelente ponto de partida para seu trabalho futuro. 
  • Comunicação. Mesmo que você tenha uma compreensão clara da personalidade, dos valores e da vibração de sua marca, ainda poderá ter dificuldade em comunicá-los à sua equipe ou a profissionais terceirizados, como fotógrafos ou designers. Nessa situação complicada, um mood board pode ajudá-lo a transmitir suas ideias. 
  • Um guia de conceito. Um mood board de alta qualidade não apenas poupa seu tempo, mas também pode guiá-lo em seus esforços criativos. Mesmo que tenha iniciado seu projeto com uma visão clara de onde você quer chegar, pode ser que, com o tempo, você perca o foco. Para evitar isso, certifique-se de consultar a sua colagem a cada avanço no seu caminho. 
moodboard1
Fonte: by Pixelbuddha

Do que é feito um mood board?

Esteja desenvolvendo um site ou organizando um fluxo de trabalho, seu painel deve conter uma certa combinação de elementos artísticos. Não se preocupe em usá-los todos de uma vez só. Escolha os elementos que refletem a essência do seu projeto da melhor maneira. 

Imagens

Escolha fotos e imagens que criem certas associações e deixem os espectadores de bom humor. Pense fora da caixa! Se, por exemplo, você possui um serviço de aluguel de automóveis, não se apresse em encher seu mood board com imagens de carros. Em vez disso, procure metáforas visuais para liberdade, segurança e emoções vibrantes. 

Onde encontrar as melhores imagens:

moodboard2
Fonte: by Pixelbuddha

Cores

Para que o seu moodboard, use os tons que transmitem as mesmas emoções que as imagens. A propósito, temos um artigo dedicado à psicologia das cores. Não deixe de ler!

Onde encontrar as melhores cores:

  • sites com paletas de cores (Colorhunt, Coolors, Colrd e outros);
  • cores dos itens com os quais você está trabalhando (decoração de interiores, app para celular,  roupas, etc.).

Fontes

Assim como com as cores, cada fonte envia uma determinada mensagem e traz certas associações. Curioso para desvendar os segredos da tipografia? Leia nossa entrevista esclarecedora com um designer de fontes profissional! 

Onde encontrar as melhores fontes:

  • nas bibliotecas de fontes (MyFonts, Google Fonts e outros);
  • pesquisando em sites, anúncios, revistas e outras fontes por soluções de tipografia incomuns.

Palavras e frases

Palavras poderosas e citações inspiradoras também podem ajudá-lo a expressar suas ideias.

Onde encontrar:

  • faça uma lista de palavras e frases que se associam ao seu projeto ou marca;
  • acesse o Google ou o app do Pinterest e pesquise pela “palavra-chave + citação” para obter imagens com citações inspiradoras.

Texturas

Tecido, papel, couro, madeira ou metal? Macio ou duro? Liso ou áspero? Pense em quais texturas caracterizam a sua marca ou projeto. Encontre imagens das texturas que você tem em mente. Se o seu moodboard for físico, você pode fixar pedaços de tecido, pedaços de madeira e outros materiais à ele. 

Onde encontrar:

  • preste atenção aos objetos, superfícies e materiais ao seu redor. 
moodboard4
Fonte: by Artboard Studio

Geometria e padrões 

Cada forma geométrica tem um significado único. Enquanto algumas formas geométricas estão associadas à energia e movimento constante, outras representam equilíbrio e harmonia. Para se aprofundar no assunto, confira nosso artigo sobre a psicologia das formas geométricas.

Onde encontrar:

  • acesse sites grátis de designers (Dribbble, Behance, etc.) para se inspirar em geometria, cores, fontes e outros elementos de design. 

Áudio & vídeo

Se você associa seu projeto ou marca a certas músicas, memes, vídeos, etc., não hesite em adicioná-los ao seu painel de humor. 

Onde encontrar:

moodboard5
Fonte: by Artboard Studio

Como escolher o conteúdo certo para seu mood board

Criar um mood board não é apenas reunir imagens, fontes e texturas que você gosta em um só lugar. É muito mais complicado do que isso. Vamos dar uma olhada mais de perto em como montar um painel de humor. Vamos imaginar que estamos criando um mood board que visa nos ajudar a desenvolver uma identidade de marca. 

  • Identifique a personalidade da sua marca. Descreva sua empresa como se fosse uma pessoa. Fale sobre sua aparência, traços pessoais, valores, hábitos, talentos e características únicas. 
  • Estude seu público-alvo. Quem é o seu público-alvo? Quais são as suas necessidades, interesses e medos? Crie um perfil para o seu cliente padrão. Qual é o nome dele? Onde é que ele vive? O que ele faz para viver? Qual é o ponto fraco dele? 
  • Seja consistente. Os dois primeiros pontos desta lista são cruciais para a criação de um mood board eficaz que reflita a essência de sua marca. Ao adicionar um novo elemento ao seu painel, certifique-se de que ele ressoe com a sua marca e os interesses do seu público. 
  • Continue procurando. Busque inspiração em todos os lugares, on-line e off-line. Preste atenção ao mundo ao seu redor ao dar um passeio, encontrar-se com amigos, fazer compras, ir a um museu, etc. Concentre-se em cores, formas, texturas, sons e aromas. Com uma abordagem tão completa como essa, você com certeza encontrará a direção visual certa para sua marca. 
  • Sistematizar. Depois de reunir conteúdo suficiente, você precisa sistematizá-lo. Remova os elementos que não se enquadram no conceito geral ou que sejam duplicados. Se seus elementos forem muito aleatórios, você deve dividi-los em dois ou três painéis diferentes e escolher o melhor. 
  • Use seu mood board. Agora você tem todos os materiais de base necessários para imaginar a identidade da sua marca. Com o Logaster, desenvolver uma identidade de marca inteligente é questão de minutos. Insira o nome da sua marca e o Logaster oferecerá dezenas de logos, cores e fontes para o seu negócio. O resto é simples! Use a sua colagem para escolher o esquema de cores, as soluções de tipografia e a geometria que melhor se adequa a você.

Obtenha uma identidade de marca elegante em apenas alguns cliques!

Digite o nome da sua empresa e monte a melhor identidade da marca com base no seu moodboard.

Como criar um moodboard on-line e off-line

Um moodboard online ou um físico pendurado na parede? Qual funciona melhor para você? Seja qual for a opção que você escolher, temos as ferramentas ideias para ajudar a criar o mural do seu moodboard!

Online

  • Pinterest. O Pinterest é uma plataforma social popular que vive apenas de conteúdo visual. Pesquise imagens por palavras-chave e fixe as suas preferidas em painéis organizados por temas. Os usuários do Pinterest criam mood boards para qualquer assunto, desde “Animais” e “Férias” até “Frases motivacionais”. 
pinterest-boards
  • GoMoodboard. Faça uma colagem em um painel a partir do zero ou use belos modelos já prontos e os preencha com o conteúdo que você gosta. Cada quadro tem uma seção de comentários onde você pode falar sobre as ideias e a inspiração por trás de seu trabalho criativo. 
gomoodboard
  • Canva. O Canva tem uma enorme biblioteca grátis de moodboards prontos para serem usados que podem ser classificados por tema e estética. Escolha o painel que chamou sua atenção e o aprimore com seu conteúdo! your content!    
Canva-moodboards
  • Moodzer. O Moodzer é uma ferramenta simples para criar belas colagens. Se você quer fazer um mural digital como fotografia, imagem ou gráfico que inspira você, ele é essencial. Adicione suas próprias fontes e manipule as imagens da maneira que desejar. 
moodzer-main
  • Milanote. graças à interface intuitiva de arrastar e soltar, você pode organizar seu conteúdo da maneira que desejar. Adicione seus próprios arquivos (JPG, PDF, Word, Excel, etc.), links de Internet e notas de smartphone. Trabalhe sozinho ou em colaboração com a sua equipe. 
milanote-main

Offline

Use um quadro de cortiça clássico com alfinetes ou uma tela aramada com clipes ou prendedores. Prenda recortes de revistas, fotos, pedaços de tecido, padrões, formas geométricas, etc. em seu painel e o pendure na parede. 

Conclusão

Criar um moodboard é uma ótima solução para ajudar você em projetos pessoais e empresariais. Além de ser uma fonte inesgotável de inspiração, o moodboard pode facilitar a comunicação e agilizar o seu processo de trabalho. Esboce a mensagem que deseja enviar e reúna o conteúdo certo em seu moodboard. Para chegar ao resultado ideal, apresente seu moodboard para a sua equipe e outros profissionais com quem você está trabalhando.

Atualizado Posted inComo
author_image

Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.