Help Our Team & All Ukrainians to Protect Own Home Donate

Como Criar Adesivos para Impressão e Programas de Mensagens

Como fazer sua marca trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem muito esforço? Adesivos atraentes são uma forma de chamar a atenção para a sua empresa e expandir o alcance dela. E o melhor de tudo, um adesivo é uma ferramenta de promoção econômica e que não custará muito. Continue lendo para descobrir como criar adesivos atraentes para usar tanto no mundo online quanto offline! 

Adesivos: tipos e benefícios

Impressos ou digitais, os adesivos têm um enorme potencial de marketing do qual sua empresa pode tirar proveito. Vamos ver como adesivos personalizados podem ser úteis para a sua marca. 

  • Adesivos são cativantes. Seja online ou offline, sua empresa tem apenas alguns segundos para chamar a atenção de um cliente e despertar seu interesse. Quando o tempo é de importância crucial, as empresas contam com o marketing visual para um efeito imediato. Adesivos personalizados com imagens incomuns, cores vibrantes ou desenho de mascotes engraçadas são uma ótima maneira de chamar a atenção de clientes em potencial.
  • Os adesivos trazem a sua marca para o centro das atenções. Os adesivos podem dizer muito sobre a personalidade da sua marca e ajudar os clientes a memorizar a sua empresa. Sempre use adesivos com a sua marca em embalagens, em programas de mensagens instantâneas e em todos os outros pontos de contato com o cliente. 
  • Os adesivos estimulam a lealdade. Os adesivos podem melhorar a experiência do cliente. Você tem muitas categorias de produtos em seu site? Coloque adesivos diferentes nelas a fim de facilitar a navegação dos usuários em seu catálogo! Use seus adesivos como bônus e os distribua em cada pedido que os clientes fizerem. Crie um pacote de adesivos da sua marca para as mídias sociais e apps de mensagens. Essas coisas, aparentemente pequenas, podem ajudar muito em termos de construir uma conexão com seus clientes e incentivar sua lealdade para com sua empresa. 
  • Os adesivos fazem o seu público crescer. Faça de seus clientes os embaixadores da sua marca. Como fazer isso? É muito fácil! Ofereça ao seu público adesivos interessantes com a sua marca para que eles os coloquem em laptops, capinhas de celular, mochilas, etc. Além disso, crie pacotes de adesivos para o Telegram, WhatsApp e outros mensageiros. É uma maneira infalível de alcançar mais pessoas e exibir a sua marca de uma maneira diferente e receptível. 
sticker1
Fonte: by Scott Biersack

Como fazer adesivos com a sua marca

Como você cria adesivos exclusivos que são visualmente atraentes e de bom gosto? Você precisa de pacotes diferentes de adesivos para uso online e offline? Vamos esclarecer essas e outras questões sobre as complexidades do design de adesivos!

Crie um conceito

Grosso modo, um conceito é a ideia principal que seus adesivos têm em comum. Já que você está criando adesivos para agradar e entreter seu público-alvo, faz sentido que seus designs correspondam aos interesses, valores e necessidades de seus clientes. Para entender melhor o seu público, responda às perguntas abaixo. 

  • O que você sabe sobre os interesses de seus clientes? Qual é o estilo de comunicação que eles preferem? Para qual humor eles gravitam? Quais filmes, séries, livros e memes são os preferidos deles? 
  • O que você espera alcançar com seus adesivos? Chamar atenção para a sua marca? Fazer seus clientes rirem? Causar um efeito viral? 
  • O que você espera que os clientes façam/pensem/sintam ao ver seus adesivos? 
  • Onde você vai colocar seus adesivos? Como você deseja que seus clientes os usem? 

Com base nas suas respostas, faça uma lista de imagens, personagens, citações, etc. para colocar nos seus adesivos. 

Se você estiver criando o desenho para adesivos que serão usados tanto on-line quanto off-line, certifique-se de que ele tenha o mesmo estilo visual em ambos os casos de aplicação. Consistência é uma das chaves para uma marca de sucesso.

sticker2
Fonte: by Patswerk

Escolha as cores e as fontes certas

Simplicidade é a regra nº 1 ao criar adesivo e qualquer tipo de design. A mensagem contida em seu adesivo deve ser imediatamente clara e direta. Confira as regras fundamentais a serem seguidas ao projetar um adesivo. 

  • Concentre-se nos gráficos (uma foto ou ilustração) em vez de texto. Se ainda quiser incluir texto, garanta que seja um texto curto. 
  • Dê preferência a cores vibrantes e fontes volumosas e fáceis de ler.
  • Use o logo, cores, fontes e padrões de sua empresa. Com o Logaster, criar uma identidade visual para a sua marca é muito fácil! Levará apenas alguns minutos! 

Coloque a sua marca em seus adesivos agora!

Digite o nome da sua empresa e o Logaster irá gerar uma gama de opções de logotipos com paletas de cores e fontes variadas para a sua marca!

Fornece mais informações

Incentive as pessoas a aprenderem mais sobre sua marca adicionando o URL do seu site, páginas de mídia social, código QR, etc. em seus adesivos. Mas cuidado, não faça com que essas informações desviem a atenção do conteúdo principal. 

Como Criar Adesivos Programas de Mensagens

A maioria dos apps de mensagens instantâneas permite que os usuários carreguem seus próprios adesivos. Vamos ver como você pode fazer isso em três dos apps mais populares de mensagens. 

Telegram

Já que você não pode criar o desenho dos adesivos diretamente no Telegram, será preciso criá-los com antecedência em outro lugar. Use editores gráficos, como Adobe Photoshop, ou serviços online grátis, como o GIMP. Aqui estão os requisitos básicos para os adesivos do Telegram:

  • Arquivo PNG com fundo transparente;
  • Resolução máxima: 512px x 512px.

Para adicionar um pacote de adesivos ao Telegram, use o bot de bate-papo criado exclusivamente para esse fim. Clique em “Enviar mensagem” e siga as instruções. 

Viber

Os usuários podem criar e editar seus adesivos diretamente no Viber. Dê uma olhada nos requisitos:

  • Resolução máxima: 490px х 490px;
  • Número máximo de pacotes de adesivos: 20 (máximo de 24 adesivos cada).

Para obter instruções mais detalhadas, consulte a Base de Conhecimento do Viber

WhatsApp

Para adicionar adesivos ou figurinhas ao WhatsApp, é melhor usar construtores especiais, como o Sticker Maker. Ao usar este app, você poderá criar até 30 figurinhas e enviá-las para o WhatsApp com apenas um clique.

Como fazer adesivos físicos e prepará-los para impressão

Existem duas maneiras mais comuns de fazer adesivos para impressão:

  • editores gráficos. Usando o Photoshop, InDesign ou Illustrator, você mesmo pode criar lindos adesivos a partir do zero.
  • serviços online. Adobe Spark, Canva e outros serviços têm uma gama impressionante de modelos para adesivos. Escolha aquele design que mais lhe agrada e se ajusta à sua marca e personalize-o conforme desejar. 
sticker4
Fonte: by Eric Lee

Antes de imprimir seus adesivos, aqui estão algumas coisas que você precisa considerar. 

  • Tamanho e formato. O formato que você vai escolher para seus adesivos depende de onde você vai usá-los. A maioria das empresas opta por formatos convencionais, como círculo, triângulo ou quadrado. Essas formas geométricas podem ser facilmente organizadas em uma folha de papel.
  • Material. A maioria dos adesivos é impressa em papel ou vinil. Ao escolher o material ideal para seus adesivos, pense onde eles serão utilizados. Se houver risco de seus adesivos serem expostos à umidade (quando usados em mochilas, embalagens de produtos, etc.), opte por materiais sintéticos. Além disso, certifique-se de escolher um material bastante aderente para que seus adesivos fiquem colados na superfície por muito tempo.
  • Resolução. A resolução de um adesivo deve corresponder às suas dimensões reais ou excedê-las. Se você ainda não sabe o tamanho exato de seus futuros adesivos, salve-os em formato vetorial. Desta forma, você poderá alterar as dimensões a qualquer momento sem perda de qualidade. 
  • Esquema de cores. Os materiais impressos usam o padrão de cores CMYK. Se seus arquivos de adesivos forem salvos em RGB, não se esqueça de convertê-los para CMYK.
  • Sangria. Deixe uma área para a sangria (cerca de 3 mm) para além das bordas dos adesivos. A sangria será aparada durante o processo de corte do adesivo, garantindo que sua arte permaneça intacta. 

Conclusão

Os adesivos são uma ferramenta simples de promoção, mas não é por isso que eles não são eficazes. Um adesivo pode ser facilmente adaptado às necessidades do seu negócio. Para aproveitar ao máximo um adesivo com a sua marca, não deixe de: 

  • elaborar um conceito para seus adesivos com base nos interesses e hobbies do seu público;
  • colocar a sua marca em seus adesivos inserindo seu logo, cores da empresa, padrões, mascotes, etc.;
  • criar adesivos personalizados usando um dos métodos descritos neste guia;
  • usar seus adesivos onde seus clientes possam vê-los e incentivar seu cliente a usarem as suas obras de arte.
Atualizado Posted inComo
author_image

Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.