Como Criar um Slogan Impressionante: Guia Introdutório

  1. Slogan vs. Lema vs. Missão vs. PUV
  2. Tipos de slogans
  3. Como criar um slogan bacana: guia completo e erros mais comuns
  4. 22 slogans icônicos

Se tivéssemos que criar um slogan para este artigo, provavelmente ele seria “100% útil”. Nas próximas linhas, você encontrará um guia introdutório, mas bastante completo sobre como criar um slogan eficaz para a sua marca ou produto. Descubra como montar um slogan criativo que reflita a essência da sua marca e grude na cabeça dos seus clientes!

Slogan vs. Lema vs. Missão vs. PUV

Um slogan é uma frase de efeito curta e simples que serve para promover uma empresa ou um produto. Carregado com uma mensagem forte e conotações emocionais, um slogan visa atrair e reter a atenção dos clientes. 

Os slogans costumam ser confundidos com lemas, missões e propostas únicas de venda (PUV). No entanto, cada um desses termos tem suas características e objetivos próprios. Vamos traçar uma linha de distinção entre essas noções. 

O lema é um elemento importante da cultura corporativa de uma marca. Ao contrário de um slogan que é utilizado para promover uma marca, o lema serve para incentivar e motivar todo o pessoal da empresa. Em casos raros, entretanto, um lema e um slogan se sobrepõem (veja os exemplos no final do artigo). 

Já a proposta única de venda identifica uma vantagem competitiva que faz com que os clientes escolham seu produto em vez das ofertas de seus concorrentes. Às vezes, o slogan pode ser baseado na PUV, por exemplo, “We try harder” (Avis) ou “Derrete na sua boca, não na sua mão” (M&M).

Por sua vez, uma missão caracteriza o objetivo principal pelo qual você está trabalhando. Algumas empresas baseiam seus slogans em sua missão. No entanto, uma missão e um slogan também podem existir separadamente. Por exemplo, a missão da IKEA é “criar um dia a dia melhor”, enquanto o seu slogan é “O dia a dia maravilhoso”.

Tipos de slogans

Dependendo do objetivo da empresa, os profissionais de marketing distinguem entre dois tipos principais de slogans:

1. Slogans de imagem moldam a imagem da sua empresa, revelando seus princípios e valores:

  • “Viva para andar, ande para viver” (Harley Davidson)
  • “Because I’m Worth It” (L’Oréal)

2. Slogans de produtos descrevem as vantagens competitivas de sua empresa, produto ou serviço e incentivam os clientes a fazer uma compra: 

  • “Get Some Nuts!” (Snickers);
  • “Uncola” (7UP).

Dependendo da sua estrutura, os slogans vêm em 3 tipos:

1. A declaração é uma frase que fornece informações sobre a marca:

  • “Qualidade que vale cada centavo” (M&S);
  • “All The News That’s Fit To Print” (New York Times).

2. A pergunta desperta a curiosidade de seus clientes e identifica seus pontos fracos:

  • “Tem leite?” (California Milk Processor Board);
  • “Consegue me ouvir agora?” (Verizon).

3. A chamada para a ação é um pedido direto ao público: 

  • “Aposto que você não pode comer apenas um” (Lay’s); 
  • “Viva jovem” (Evian).

Como criar um slogan bacana: guia completo e erros mais comuns

Um bom slogan contém uma mensagem forte e um significado profundo que deve ser expresso por meio do menor número de palavras possível. Se você acha que esta é uma tarefa difícil, vamos provar o contrário! Aprenda a criar um slogan poderoso com o mínimo de esforço. 

Passo 1. Analise o seu negócio

Sistematize as informações sobre sua empresa e público-alvo respondendo às seguintes perguntas:

  • Quais produtos ou serviços você oferece?
  • Quem é seu público-alvo?
  • Que problema o seu produto ou serviço resolve?
  • O que faz você se destacar entre seus concorrentes?
  • Qual é a sua missão e objetivos?
  • Que emoções você deseja despertar em seu público-alvo?

Passo 2. Crie um mapa mental 

Com base nas informações coletadas no primeiro passo, crie o chamado “mapa mental”. Escreva as palavras que caracterizam sua marca e crie várias associações para cada palavra. 

Passo 3. Criar um slogan

Use as palavras do seu mapa mental para criar slogans. Não tente criar uma frase de efeito ideal imediatamente. Deixe de lado todas as expectativas e apenas escreva tudo o que vier à sua cabeça. Além disso, experimente um gerador online inteligente de slogan como o Logaster. Basta inserir as palavras-chave e o Logaster irá gerar slogans personalizados para o seu negócio!

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Para obter exemplos de slogans atrativos, você só precisa inserir o nome da sua marca, o setor de atividade e as suas vantagens competitivas. Experimente grátis!

Passo 4. Escolha os melhores slogans e os edite conforme desejar

Selecione até 10 slogans que mais lhe chamaram a atenção e os aperfeiçoe:

  • Tente deixar a frase mais curta e concisa. O slogan deve conter no máximo sete palavras. 
  • Incremente seu slogan com rimas, aliterações, imitações de som e outras técnicas. 
  • Vá peneirando os slogans e escolha 2 ou 3 que você mais lhe agradam.

Passo 5. Siga a seguinte lista de verificação. 

Garanta que cada uma das frases de efeito escolhidas atenda aos seguintes critérios:

  • Seu slogan deve ser curto e sucinto. 
  • Seu slogan deve delinear os valores de sua marca ou os benefícios que os clientes recebem ao usar o seu produto ou serviço. 
  • Seu slogan deve atender às necessidades de seus clientes e falar com eles em uma linguagem que eles entendam.
  • Seu slogan deve ser motivacional, instigante ou engraçado. Deve ressoar com o seu público e evocar emoções.

Preste atenção para não cometer os seguintes erros bastante comuns. Ao elaborar um slogan inteligente para sua marca, evite:

  • frases genéricas e já batidas como “oferta exclusiva”, “preços baixos”, etc.;
  • termos sofisticados;
  • informações imprecisas ou irrelevantes;
  • associações negativas.

22 slogans icônicos

Aprender com as grandes marcas pode ser de grande ajuda na elaboração de seu próprio slogan. Embora algumas destas frases que estamos prestes a ver já estejam fora de uso, elas funcionaram como tijolos de construção que foram muito importantes na formação do nome dessas grandes marcas.

1. McDonald’s

O slogan icônico do McDonald’s “Amo Muito Tudo Isso” remonta a 2003. Nele, a rede de fast food focou nas emoções e teve grande sucesso. Para tornar a frase cativante e coloquial, a marca optou por “Amo muito tudo isso” em vez de “Amo muito ele” que seria uma versão mais formal.      

2. BMW

Na década de 30 do século passado, a montadora passou a explorar o tema “prazer” em sua campanha de marketing. A busca criativa nessa direção atingiu seu pico em 1965, quando a BMW surgiu com a sua frase mais icônica até então, “Puro Prazer de Dirigir”.

3. Mercedes

“O Melhor ou Nada” é um slogan impressionante que a Mercedes utiliza há mais de 10 anos. Enxuta e precisa, a frase enfatiza o compromisso da empresa em atender aos mais altos padrões em todos os aspectos de seu trabalho, da engenharia ao design e atendimento ao cliente. 

4. Toyota 

Criado em 2013, o slogan “Let’s Go Places” (em tradução livre, “Vamos à Lugares”) da Toyota mostra a busca da empresa por crescimento constante, progresso tecnológico e experimentos ousados.

5. Coca-Cola

O slogan de 2009 “Abra a Felicidade” contém uma metáfora simples, mas impactante, que canaliza as emoções dos clientes.

6. Pepsi

Em 2019, a Pepsi lançou seu novo slogan incrível, “É Disso Que Eu Gosto”. A empresa global de alimentos e bebidas instou seus clientes devotos a fazerem mais daquilo que os deixa felizes.

7. Audi

É um caso raro em que, para promover a marca globalmente, a empresa utiliza um slogan em seu idioma nativo. Criada em 1971, a frase de efeito “Vorsprung Durch Technik” (“Progresso através das tecnologias”) chama a atenção para a superioridade tecnológica do fabricante de automóveis com sede na Alemanha.

8. Nike

O bordão icônico “Just Do It” transcende motivação, inspiração e possibilidades iguais de crescimento para cada ser humano. O slogan é tendência desde 1988!

9. Apple

Em 1997, a Apple surgiu com o slogan “Pense diferente” em resposta a “Pense” que era usado pela IBM, o principal rival da Apple na época. Foi assim que o gigante da TI incentivou os defensores da sua marca a serem criativos, assumir riscos e expandir novos limites. 

10. Walmart

A política de preços econômicos sempre foi a marca registrada desta rede de supermercados. Em 2007, o Walmart atualizou seu antigo slogan “Preços sempre baixos” para uma frase mais inteligente “Economize dinheiro. Viva melhor”. O novo slogan demonstra claramente o valor que a marca agrega à vida de seus clientes.

11. Burger King

Em 2014, o Burger King inventou um novo slogan poderoso, “Seja Você Mesmo”. É uma ótima maneira de lembrar aos clientes que fingir ser outra pessoa não é a melhor maneira de viver sua vida. 

12. Adidas

Dificilmente existe uma frase de efeito mais inspiradora do que “Nada é Impossível”, da Adidas. O slogan está em uso desde 2004, quando a fabricante de roupas esportivas lançou seu famoso comercial de TV, estrelado pela lenda do boxe Mohammad Ali.  

13. Disney 

“O Lugar Mais Feliz da Terra” é, sem dúvida, o melhor slogan para descrever os parques de aventura da Disneylândia. Este bordão promete um turbilhão de emoções para crianças e adultos.

14. KFC

O slogan de super sucesso “De Lamber os Dedos” foi inventado nos anos 50 por um dos franqueados da KFC. A frase é ótima para elogiar o sabor incomparável dos icônicos nuggets de frango. 

15. Facebook 

Em 2019, a maior rede social do mundo substituiu seu antigo slogan “É grátis e sempre será” pelo simpático e curto “É rápido e fácil”

16. Google

No início dos anos 2000, o Google promoveu seu lema corporativo “Não seja mau” ao status de slogan. Foi assim que a corporação de TI manifestou sua intenção de fazer o bem e evitar conflitos.

17. Volkswagen 

Em 1959, a montadora apresentou seu novo modelo, o Volkswagen Beetle, sob o inovador slogan “Pense Pequeno”. A frase de efeito fez um ótimo trabalho mostrando as múltiplas vantagens de um carro pequeno e compacto. 

18. Under Armour

Alguns acham que a Under Armour pegou emprestada a ideia para seu slogan “Eu Vou” do slogan “Just Do It” (“Apenas Faça” em tradução livre) da Nike. No entanto, a empresa argumenta que, ao contrário do slogan da Nike, seu bordão elogia o trabalho árduo diário que transforma pessoas comuns em estrelas do esporte.

19. Tesla 

Embora a Tesla não tenha um slogan, ela promove ativamente a sua missão, que é acelerar a transição para a economia verde e o uso de energia sustentável. A missão transparece em todos os produtos e serviços fornecidos pela gigante de alta tecnologia.

20. Mastercard

Em 1997, a Mastercard lançou um comercial de TV em que um pai leva seu filho a um jogo de beisebol. Os dois protagonistas estão se divertindo enquanto desfrutam do jogo emocionante e da comida deliciosa. O comercial termina com um slogan impressionante –  “Existem algumas coisas que o dinheiro não pode comprar. Para todas as outras, existe o Mastercard” – que destaca a importância de emoções vibrantes em nossas vidas. 

21. Microsoft 

O slogan da Microsoft, “Seu potencial. Nossa paixão”, foi cunhado em 2002. Por meio dessa frase de efeito sugestiva, a marca de TI enfatiza seu compromisso de longo prazo em ajudar as pessoas a realizarem seu potencial e perseguirem seus sonhos. 

22. Samsung 

Com seu slogan “Faça o que você não pode”, a Samsung incentiva seus clientes leais a inovar e se esforçar por mais. 

Resumindo

Um bom slogan é uma frase simples, fácil de entender e memorável que resume a essência do seu negócio ou produto. Estude os slogans usados pelas grandes marcas e tente ajustar as melhores práticas e truques à sua própria empresa. Faça uma sessão de brainstorming e escreva o máximo possível de ideias para slogans. Como etapa final, escolha a melhor frase de efeito e dê um polimento nela. 

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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