1.Descreva seu objetivo e estratégia
2.Crie a identidade da sua marca
3.Estude tendências de web design
4.Escolha o construtor de sites certo
5.Escolha o modelo
6.Adicionar conteúdo e executar otimização
7.Lance o seu site
8.Analisar e melhorar

Neste artigo, vamos desmascarar o mito de que para construir um site profissional, você precisa ser um guru em marketing e desenvolvimento web. Este tutorial irá te ajudar a configurar uma plataforma online agradável em alguns passos simples. Você vai descobrir como analisar seu nicho, desenvolver sua marca e otimizar seu conteúdo para motores de busca.

TheHub - Website Exploration 13
Source – by Martin Strba

Passo 1. Descreva seu objetivo e estratégia

Você precisa começar com uma análise elaborada. O conteúdo em suas páginas deve refletir a filosofia e a mensagem da sua empresa. Inicie um diálogo aberto com seus potenciais clientes, converse com eles em seu idioma e ofereça algo de valor. Para fazer isso, você precisa coletar informações sobre sua clientela.

Público-alvo

Identificar o seu público-alvo é de vital importância. Afinal, essas são as pessoas para quem você vai criar o seu site. Considere as necessidades e interesses dos clientes que podem querer comprar o seu produto ou serviço. Encontre as respostas para estas questões fundamentais:

  • Qual é a idade média e o sexo dominante dos meus potenciais clientes?
  • Que tipo de necessidades e interesses eles possuem?
  • Quais são os seus medos?
  • Qual é o seu nível de renda?
  • Quais plataformas sociais eles estão usando?
  • Quais informações eles estão buscando na web?
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Source – by Eddie Lobanovskiy

Posicionamento de Mercado

Para posicionar sua marca no mercado e se destacar da multidão, você precisa estudar seus concorrentes. Temos algumas ideias úteis:

  • use motores de busca para procurar marcas concorrentes usando palavras-chave;
  • leia comentários e fóruns específicos nas mídias sociais (como um bônus, você será capaz de obter uma melhor compreensão dos seus potenciais clientes ao longo do caminho);
  • converse com seus potenciais clientes, descubra em quais marcas eles confiam e por quê;
  • faça uma lista dos seus rivais identificando seus prós e contras.
Source – by Mike | Creative Mints

USP

A USP, sigla em inglês para Unique Selling Proposition (Proposta de Venda Única) reflete a personalidade única da sua marca. Em sua USP, especifique o que o distingue das outras empresas no mercado e descreva os benefícios que um cliente vai obter ao adquirir o seu produto ou serviço.

É importante lembrar que você não está vendendo a si mesmo, mas um valor, um benefício ou um resultado específico. Siga os passos das principais marcas ao redor do mundi, por exemplo, “Derrete na boca, não na mão” (M&M), “30 minutos ou sai de graça” (Domino’s), “Pense diferente” (Apple).

Passo 2. Crie a identidade da sua marca

Agora é hora usar todos os dados que você coletou. Sua identidade de marca (cores, fontes e logotipo) cria a primeira impressão da sua marca. Os elementos visuais do seu estilo corporativo devem aparecer organicamente juntos em seu site.

Esquema de cores

Bug Store Ecommerce Website
Source – by tubik

Suas cores corporativas têm o poder de aumentar o reconhecimento da sua marca em 80%, portanto, certifique-se de selecionar sua paleta de cores com a devida diligência.

  • Confie na psicologia das cores. Por exemplo, o vermelho simboliza emoções e a paixão; o azul transborda conforto e a confiabilidade; o preto e o branco fazem você pensar em elegância e no luxo.
  • Dois ou três tons correspondentes serão suficientes. Para compor uma paleta de cores equilibrada, use o círculo cromático do Adobe Color.
  • Ao misturar as cores selecionadas, siga a regra 60/30/10.

Tipografia

Fontes – assim como as cores – podem falar muito sobre a sua empresa. Ao selecionar suas fontes corporativas, siga estas dicas simples e eficazes:

  • Sua indústria irá ajudá-lo a encontrar as soluções de tipografia corretas para o seu site. Lembre-se de que uma empresa de alta tecnologia e uma marca de moda precisam de fontes diferentes para comunicar a sua mensagem.
  • Evite misturar mais de 2-3 fontes, a menos que você deliberadamente queira criar uma sensação de confusão.
  • Certifique-se de que as fontes selecionadas estejam perfeitamente legíveis. Se os clientes potenciais tiverem problemas para ler o seu texto, isso pode prejudicar o seu sucesso geral.
Font Creator Tool
Source – by Agile Infoways

Logotipo

A logo é um elemento vital da marca visual e, portanto, requer muita atenção.

  • Escolha o tipo apropriado de emblema: logomarca (Nike), logotipo (Facebook) ou marca de combinação (Cat).
  • De um modo simples e conciso, seu logotipo deve refletir a essência do seu negócio.
  • Crie um logotipo bonito em apenas alguns cliques no site Logaster. Você só precisa digitar o nome da sua empresa e selecionar a sua indústria!
optic - landing page
Source – by Eddie Lobanovskiy

Passo 3. Estude tendências de web design

As tendências de web design estão mudando o tempo todo. De acordo com pesquisas, 48% dos clientes classificam o design entre os aspectos mais importantes de um site. Embora seja crucial considerar a opinião do seu público, não esqueça do equilíbrio visual. Nós vamos dar algumas dicas:

  • Ao desenvolver um estilo visual para o seu site, pense na sua indústria. Entre uma empresa de consultoria e uma marca de acessórios, somente a última se baseia em tendências visando alcançar o sucesso.
  • Dê uma olhada nos sites dos seus concorrentes.
  • Se você está sem ideias, use o clássico atemporal (minimalismo, geometria simples, preto e branco).
  • Apesar de seguir respeitando as tendências, evite segui-las a qualquer custo – caso contrário, você acabará mudando o design do seu site a cada dois meses!
3D Modeling & Animation Course Landing Page Header
Source – by Shafi

Você já criou um site para seu negócio?

Faça com que ele se destaque entre milhares de outros usando um logo exclusivo e um favicon cativante!

Passo 4. Escolha o construtor de sites certo

Você realmente precisa contratar um desenvolvedor profissional para criar um bom site? Se você está com um orçamento apertado, não se preocupe. Com todas as estruturas web avançadas por aí, você pode configurar uma plataforma agradável sem nenhum estresse.

WordPress

O WordPress é, sem dúvidas, um dos construtores de sites mais populares e confiáveis do mundo. Ele possui a confiança de nomes como por exemplo: The Wall Street Journal, Forbes, Katy Perry, Mercedes-Benz, General Motors, Sony Music, MTV, Ebay e outros. O WordPress possui uma interface intuitiva que permite adicionar e editar elementos com os olhos fechados. Com mais de 1.000 modelos à sua disposição, você pode obter um site personalizado adaptado às especificidades do seu público.

Wix

Com este incrível construtor de sites, criar um site moderno vai levar menos de uma hora! Uma interface fácil de usar, mais de 500 modelos e vários plugins tornam o Wix uma solução única para construir todos os tipos de páginas web, desde a landing até sites de comércio eletrônico.

uKit

Dashboard - Billing
Source – by Andrew Serbul

uKit é mais uma poderosa estrutura de sites que pode ser usada para criar sites de várias páginas. Escolha entre mais de 400 modelos e aproveite insights valiosos sobre como inserir conteúdo em suas páginas. Uma grande variedade de configurações permite otimizar o tempo de carregamento, rastrear estatísticas vitais e aproveitar ferramentas de marketing inteligentes.

uCoz

Os usuários adoram este construtor de sites por suas inúmeras funcionalidades. uCoz é uma opção ideal para sites sofisticados, como lojas de várias páginas, fóruns e blogs. Você pode fazer ajustes em seu site alterando o código-fonte aberto. Além disso, o uCoz oferece ferramentas de SEO inteligentes para promover seu site em todos os motores de busca.

Webasyst

Embalado com inúmeras funcionalidades, o Webasyst é uma estrutura profissional para usuários experientes. Se você se considera um iniciante, talvez se perca em nesses recursos complicados. O Webasyst se destaca por seus modelos originais, configurações flexíveis e altos padrões de segurança.

Passo 5. Escolha o modelo

O modelo (tema) é um grupo de arquivos que moldam a estrutura e o design do seu site. Estes arquivos descrevem o arranjo de textos, gráficos, menus, blocos de informação, etc.

Invision Studio - Portfolio Concept source file
Source – by Daniel Korpai

Como selecionar o modelo certo usando qualquer um dos construtores de site acima:

  • encontrar a categoria certa (por exemplo, escritório de advocacia, restaurante, loja de produtos domésticos, etc.);
  • navegar através dos modelos prontos para ter a ideia geral de como será o seu site;
  • escolha o modelo que mais se adapte às suas necessidades.

Passo 6. Adicionar conteúdo e executar otimização

Ao preencher seu site com essas informações, o conteúdo e a otimização são os aspectos em que você mais precisa prestar atenção. Vamos explicar por que estamos damos tanto valor a esses dois fatores.

Conteúdo

Textos e imagens compõem o núcleo de qualquer site. De acordo com essa pesquisa, 55% dos usuários tendem a gastar 15 segundos em uma página. Como usar esse tempo para despertar o interesse deles?

1.Textos úteis. É conhecido o fato de que os usuários só leem cerca de 20% do texto em uma página. Não desperdice seus esforços em frases gerais e abstratas. Forneça ao seu público informações que realmente importam para eles. Fale sobre o valor dos seus produtos e serviços. Ao invés de usar “O melhor café da cidade”, pode ser melhor escrever: “Estamos usando as melhores tecnologias de torrefação para preservar o sabor completo dos nossos grãos de café.”

Money Management Dashboard
Source – by Riko Sapto Dimo

2.Conteúdo visual. Acompanha as suas informações de texto com imagens (gráficos, fotos, infográficos, etc.). Dessa forma, será mais fácil perceber e memorizar o seu conteúdo.

3.Padrão F. Você sabia que os usuários tendem a escanear a página seguindo um padrão em forma de F? Certifique-se de colocar o conteúdo principal na parte superior da sua página.

Otimização

Se o seu site não for exibido entre os melhores resultados em um motor de busca, todos os seus esforços para criar um site bonito irão ser inúteis. Use ferramentas e truques de SEO para direcionar o tráfego do Google para o seu site.

1.Identifique palavras-chave. Descubra quais solicitações de pesquisa o seu público está usando para encontrar seu site na Web. Incorpore as palavras-chave identificadas em seus textos, prestando muita atenção nos títulos e subtítulos.

2.Siga uma estrutura. Os motores de busca priorizam sites com um conteúdo bem organizado. Divida seus textos em parágrafos lógicos. Adicionar listas de marcadores, tabelas, infográficos, etc.

3.Usar metadados. Cada artigo deve possuir um título e um breve resumo. Além disso, ao lado de cada imagem, insira uma descrição de texto.

Seo optimization for website and mobile website
Source – by Ico

4.Adicione links cruzados. Adicione hiperlinks que vão enviar os usuários para outras páginas do seu site. Esta é uma maneira segura de deixar o seu site mais profissional e confiável para os motores de busca.

5.O seu site deve ser mobile-friendly, ou seja, deve estar otimizado para dispositivos móveis. O tráfego móvel está crescendo exponencialmente. No Dia dos Solteiros que ocorreu em 11 de novembro de 2019, mais de 90% das vendas foram feitas via smartphones. Adaptar o seu site às necessidades do seu público móvel é um dos principais fundamentos do seu sucesso.

Passo 7. Lance o seu site

Chegou o momento mais esperado! Agora seu site está pronto para ser exibido ao seu público. Antes do grande lançamento, certifique-se de que:

  • seu site reflete sua identidade de marca e tem um visual único;
  • é fácil de navegar no seu site;
  • todos os artigos e posts estão acompanhados por imagens ou outros gráficos;
  • os links internos funcionam corretamente;
  • seu site é exibido corretamente em diferentes dispositivos (computador, laptop, smartphone);
  • suas páginas da web não demoram mais de 5 segundos para serem carregadas.

Peça aos seus amigos e colegas de trabalho testarem o seu site e darem um feedback. Corrija os bugs existentes e faça outras melhorias. Agora seu site está pronto para ficar ao vivo!

Passo 8. Analisar e melhorar

Se você quer que seu site gere lucros, você precisa manter o controle sobre o seu desempenho. Para este fim, use as seguintes ferramentas:

Source – by Mahdi fakhr
  • Google Analytics permite que você estude o comportamento do seu público (número de visualizações, tempo médio gasto no seu site, geodata, taxas de conversão, etc.)
  • Google Search Console ajuda você a medir o tráfego do seu site, corrigir bugs de rastreamento e indexação, analisar suas visualizações e cliques, aumentar seu SEO, etc. Esta ferramenta indispensável garante que as empresas aproveitem ao máximo a sua presença online.

Resumindo

O número total de sites na web atingiu a marca de 2 bilhões. A competição pela atenção do usuário está mais difícil do que nunca. Para que as pessoas continuem acessando a sua plataforma, você precisa continuar trabalhando no seu site.

  • Analise seu conteúdo de SEO para ver o que funciona e o que não funciona. Fique de olho nos algoritmos em constante mudança usados pelos principais motores de busca.
  • Descubra como seu público reage a diferentes tipos de conteúdo (texto/vídeo, utilidades/entretenimento, etc.) e ajuste seu site de acordo com suas preferências.

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