1. Explorando a personalidade de uma marca.
  2. Fazendo esboços.
  3. Digitalizando esboços.
  4. Vetorizando um logotipo no Adobe Illustrator.
  5. Suavizando curvas no CorelDraw.
  6. Criando uma paleta de cores.
  7. Adicionando um logo em uma foto.

Como todos sabem, o logo é o coração e a alma de uma marca. Ele é o responsável por estabelecer uma comunicação com o seu público e exprimir os valores da sua empresa de maneira compreensível.

Quando se trata de desenhar um logo, você é quem manda. Você pode escolher entre uma grande variedade de técnicas para projetar o seu emblema corporativo. Embora cada método tenha as suas peculiaridades, todos envolvem o trabalho com cores, fontes, geometria e padrões. Se combinados de maneira inteligente, esses elementos podem resultar em um logo bonito e eficaz que se tornará a espinha dorsal do seu negócio.

logotipo da rotulação

Neste artigo, falaremos sobre o design de logos com letras (lettering). Um emblema criado usando a técnica de lettering é uma verdadeira obra-prima do design que nunca passará despercebida.

Lettering (logos escritos) é a arte de se inscrever com letras. É uma ótima maneira de tornar o seu logotipo dinâmico e “vivo”.

Não é de se surpreender que o lettering seja uma técnica de design gráfico extremamente popular. É seguro dizer que o lettering está no auge hoje em dia. Pequenas lojas, boutiques, padarias, cafés familiares e estúdios de arte escolheram o lettering para criar logotipos memoráveis e únicos. Para as pequenas empresas, o lettering é uma solução verdadeiramente versátil que pode ajudar a criar uma identidade de marca única e criar uma atmosfera acolhedora. O lettering pode ser usado em menus, quadros negro e, é claro, no design do logo. Conseguimos despertar o seu interesse? Então confira os designs incríveis de lettering  que encontramos na web.

amostra do logotipo
amostra do logotipo
logotipo da rotulação

Falando claramente, um logo em lettering é um emblema feito à mão. É uma composição gráfica que inclui letras manuscritas, símbolos, sinais e outros elementos decorativos. O lettering ocupa um lugar especial no design de logotipo. Ele tem o poder de dar vida a qualquer logotipo e garante um bom meio de fazer marketing. Além disso, o lettering é uma técnica muito flexível que pode ser aplicada a letras individuais e frases inteiras. Além disso, o lettering combina muito bem com outros métodos de design. Você pode colocar a sua inscrição dentro de um círculo, quadrado ou outra forma geométrica. Além disso, você pode inserir outros símbolos e sinais no seu logo em lettering, tornando-o ainda mais impressionante. Se você gosta de experimentar, o lettering é a melhor técnica de design para aplicar seus poderes criativos! Não exageraremos quando dizemos que os logos em lettering se destacam de outros designs. Carinhosamente escritas à mão, cada linha tem sua própria personalidade e parece estar “viva”. Como resultado, você terá um emblema único. Imagine: não vai existir nenhum outro logo igual ao seu em todo o mundo! É isso que toda empresa quer, não é?

logotipo da rotulação

Aqui estão mais alguns logos em lettering feitos por designers talentosos:

design de logotipo

Apostamos que você já não pode mais esperar para criar o seu próprio logotipo em lettering! Neste artigo, mostraremos como desenhar um logo personalizado em lettering. Parece desafiador, né? A tarefa de criar um logo com suas próprias mãos não deve assustar você. Vamos percorrer este caminho juntos!

Nesta aula, vou desenhar o logo da Jeans Beads, uma marca de acessórios para jeans.

Embora este seja um tutorial de nível avançado, não há com o que se preocupar. Em cada etapa, nós forneceremos explicações detalhadas e fáceis. A única coisa que você precisará é do conhecimento básico do Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Corel Draw.

Nesta lição, abordaremos os seguintes problemas:

  1. Explorando a personalidade de uma marca.
  2. Fazendo esboços.
  3. Digitalizando esboços.
  4. Vetorizando um logotipo no Adobe Illustrator.
  5. Suavizando curvas no CorelDraw.
  6. Criando uma paleta de cores.
  7. Adicionando um logo em uma foto.

Vamos lá!

PASSO 1. Explorando a personalidade de uma marca.

A psicologia das fontes. Quando se trata de criar um logo em lettering, a tipografia é a solução mais poderosa na caixa de ferramentas de um designer profissional. A fonte que você escolher para o seu emblema pode ter um grande impacto na forma como a sua marca é percebida pelo público. Com isso dito, você precisa entender bem as diferentes fontes e as suas possibilidades gráficas. Enquanto um emblema em lettering possibilita muita liberdade criativa, existem algumas regras de ouro que garantem um resultado inteligente:

  • Você deve conhecer as conotações psicológicas por trás das diferentes fontes e como elas afetam o público.
  • Você deve conhecer as principais famílias de fontes.
  • Você não deve usar mais de três fontes no seu logotipo.
  • Você deve evitar fontes inadequadas (por exemplo, Papyrus, Viner etc.) que tendem a evocar emoções negativas.
  • Você deve saber como combinar fontes contrastantes..

Essas são apenas algumas das muitas regras que todo designer deve seguir religiosamente. A tipografia é uma disciplina complexa e de várias camadas que apresenta muitos truques psicológicos. Se você quiser saber mais sobre as fontes e seus segredos, recomendamos que você explore esse tópico ainda mais, lendo os livros de Y. Gordon, R. Brinhurst, D. Felici e E. Spiekermann.

O significado por trás de uma marca. Inspiração e jornada visual. Além de ter uma imagem bonita e fácil de perceber, um logo deve ter um significado, direto e oculto. O segredo para criar um emblema é examinar a personalidade de uma empresa ou indivíduo para o qual o emblema se destina. Se você é um designer, não deixe de se reunir com o seu cliente e perguntar sobre o negócio dele. Além disso, você precisa entender que tipo de logo seu cliente deseja. O cliente tem uma ideia clara de seu futuro logotipo? Ou ele conta com os seus poderes criativos? Discuta todos os detalhes, de cores a geometria e padrões. Afinal, fazer perguntas faz parte do seu trabalho.

Depois de obter as informações necessárias, você precisa analisá-las e estruturá-las. Anote algumas palavras-chave que caracterizam a empresa e seu proprietário. Você pode usar substantivos, adjetivos, verbos e quaisquer outras palavras que o ajudem a entender melhor a personalidade da marca.

Fazer uma lista de palavras-chave para Jeans Beads foi uma experiência agradável. Inspirei-me nos belos acessórios e decorações da marca. Isso foi o que eu bolei: artístico, único, jeans, natureza, caloroso, clássico, simples, alegre, feito à mão, acolhedor.

amostra de letras

Obviamente, não existe uma lista exata de palavras-chave e, portanto, a sua pode ser completamente diferente da minha.

Aqui está um exercício muito útil para você. Dê uma olhada nas palavras-chave acima e crie algumas associações. Que coisas vêm à sua mente quando você ouve a palavra “caloroso”? Ou “natureza”? A capacidade de visualizar seus sentimentos e emoções é uma habilidade importante que pode ser de grande ajuda para um aspirante a designer. Ao trabalhar em uma lista de palavras-chave, vejo os produtos da empresa ou penso em seus serviços e rabisco tudo o que me vem à cabeça. É uma ótima maneira de despertar a sua energia criativa. Além disso, isso irá aquecê-lo antes de chegar ao estágio principal do trabalho, que é desenhar o logotipo.

Eu gostaria de compartilhar um pequeno truque com você. Para capturar o estilo visual do futuro logo, eu crio o chamado “quadro de humor”. Ao criar um quadro de humor para a marca Jeans Beads, eu usei a fonte vintage Script como inspiração. Suas características me guiarão no desenho do logo. A Script é uma fonte delicada e caligráfica. Possui linha suave feita com pincel ou pluma. Eu a descreveria como tradicional, romântica, sutil e suave. É a combinação perfeita para o meu design futuro.

Agora, para o quadro de humor. Eu escolhi os melhores logos de lettering de outras empresas. Eu recomendo colocar pelo menos 15 emblemas no seu quadro de humor. Você pode imprimir a sua coleção ou guardá-la no seu computador. Com um quadro de humor, você poderá acompanhar as últimas tendências de design de logotipo em termos de cores, formas geométricas etc. Aqui estão as obras de arte que chamaram minha atenção:

amostra do logotipo

O que você acha da ideia de um quadro de humor? Quais métodos de inspiração são os seus favoritos? Não deixe de compartilhar os seus truques já comprovados nos comentários!

Tenha cuidado com as tendências populares. É um terreno escorregadio. Tais tendências tendem a desaparecer muito rapidamente, depreciando seu logotipo da noite para o dia. Em vez de tentar estar na moda, é mais seguro escolher técnicas de design com base na personalidade da sua marca. Sua singularidade é algo que nunca sai de moda.

Agora é hora de uma merecida pausa. Tire 1 dia para processar e filtrar as informações coletadas. Seu cérebro usará esse tempo para ter novas ideias. Se você precisar de um pouco mais de tempo, tudo bem. Mas não demore muito, a menos que queira perder o contato com o seu eu criativo.

PASSO 2. Fazendo esboços.

Após o intervalo, é hora de fazer os primeiros esboços do seu futuro logotipo. Além de algumas folhas de papel, você precisará de lápis, canetas de pincel, canetas de pena com pontas diferentes, marcadores, giz de cera e quaisquer ferramentas gráficas com as quais prefira desenhar. O principal é que você se sinta confortável e confiante como artista. Quando se trata de desenhar, experimentar é a chave. Não é incomum que um desenho pareça chato a lápis, mas comece a brilhar quando desenhado com uma caneta de pena. Quanto a mim, eu fiz meus esboços com um pincel redondo e aquarela. Oh, as folhas de papel que estraguei! Aqui estão os esboços finais:

desenhe um logotipo
desenhar letras do logotipo
logotipo da rotulação

Minha dica é começar a desenhar as palavras-chave associadas à marca. Isso ajudará você a entrar no ritmo. Depois de se sentir à vontade, comece a adicionar novos detalhes, remova elementos excessivos, brinque com a espessura das linhas, combine letras minúsculas e maiúsculas e assim por diante. Aposto que você vai se divertir muito!

logotipo da rotulação

Agora é hora de outra pausa. Para uma pessoa criativa, é importante não se sobrecarregar. Caso contrário, você corre o risco de perder o interesse em seu trabalho artístico. Tenha uma boa noite de sono e volte a trabalhar em seus esboços no dia seguinte.

Quando sentir que está sem ideias, explore os seus esboços e escolha as melhores amostras.

Como você pode ver, desenhei palavras, letras e até linhas separadas. O que quero dizer é que você não precisa desenhar o logo inteiro de uma só vez. Você pode começar com peças menores e trabalhar gradualmente até um desenho completo.

Prepare-se para redesenhar seus esboços repetidas vezes. Mesmo os melhores designers não conseguem acertar na primeira vez. É importante lembrar que a arte é uma pesquisa contínua. Além disso, é a busca que torna o design do logo tão atraente e inspirador.

Dê uma olhada crítica nas suas artes escolhidas. Você está totalmente satisfeito com elas? Elas precisam de mais alguns retoques finais? Não fique impaciente para avançar para o próximo passo. Quanto melhores seus esboços, mais fácil será digitalizar seu desenho. Aqui estão as linhas, letras e palavras que vou converter em imagens digitais:

rotulação do logotipo

PASSO 3. Digitalizando esboços.

Agora preciso converter meus esboços em imagens digitais. Vou usar o Photoshop, Illustrator e Corel Draw.

Apagando elementos desnecessários no Photoshop.

1. Digitalizo os meus esboços em 600 dpi.

2. Abro a imagem digitalizada no Photoshop.

3. Preciso apagar todas as letras e palavras desnecessárias. (Se você não precisar, vá diretamente para o ítem 9). Eu uso a ferramenta Lasso para selecionar os elementos que não preciso.

desenhar logotipo

4. No menu superior, vou em Selecionar – Inverter e, em seguida, clico em Excluir.

letras do logotipo

5. Os elementos desnecessários foram apagados.

desenho de logotipo

6. Agora eu preciso adicionar uma nova camada branca. Por que branco? Porque destaca as bordas irregulares e outras deficiências. No menu superior, selecione Camada – Nova camada.

como desenhar o logotipo

7. Quero preencher a nova camada com a cor branca. Eu seleciono branco no esquema de cores.

como desenhar o logotipo

No painel lateral, eu seleciono o ícone Balde e clico na nova camada. Agora eu tenho uma nova camada branca.

desenho do logotipo

8. Para colocar as letras em um fundo branco, simplesmente desloco a nova camada sob as letras.

desenho do logotipo

9. Eu seleciono a camada com as letras. Vou em Imagem – Ajustes – Níveis e ajusto os níveis de preto e branco até que a inscrição seja vista claramente.

desenhar letras logo

10. Amplio a inscrição e vejo bordas irregulares.

logotipo da rotulação

11. Agora, preciso suavizar as bordas serrilhadas para torná-las nítidas e claras. Estou usando um pincel redondo preto para desenhar os elementos e bordas ausentes, a ferramenta Borracha para remover as partes excessivas e a ferramenta Seleção para copiar elementos de uma letra e adicioná-los a outra. Você encontrará essas ferramentas facilmente no painel de ferramentas.

desenhar logotipo
desenhar logotipo
desenhar logotipo

12. Organizo as letras em uma palavra.

logotipo da rotulação
desenho do logotipo
desenho do logotipo

13. Giro as letras, adiciono novas linhas e suavizo as bordas para criar uma composição limpa. Como estou copiando e adicionando novos elementos, o número de camadas está aumentando.

desenho do logotipo

14. Se você tiver novas camadas adicionadas à sua tela, precisará mesclá-las em uma camada. Seleciono todas as camadas (exceto a branca) e clico em Camadas – Mesclar Camadas no menu superior.

desenho do logotipo

15. Quando estou feliz com o resultado, uso um pequeno truque. Sobreponho a cor preta nas minhas letras e elementos decorativos. Para fazer isso, clico duas vezes na camada no painel lateral (veja o ponto vermelho na imagem abaixo).

desenho do logotipo

16. A janela Estilo da camada é exibida. Na guia Sobreposição de cores, escolho a cor preta e defino a opacidade em 100%. Eu clico em OK.

desenho do logotipo

17. Agora que a inscrição está sobreposta à cor preta, posso ver todos os pontos e outras falhas que não havia notado antes.

logotipo da rotulação

18. Retiro os pontos e aliso as bordas.

19. Agora eu viro o logotipo de cabeça para baixo. Dessa forma, eu posso ver instantaneamente assimetria e espaçamento desigual das letras. Prossigo com a correção da imagem.

desenho de logotipo

20. Viro o logotipo em sua posição inicial e clico em Salvar. Agora estamos prontos para converter nossa imagem em vetor no Adobe Illustrator!

desenhar logotipo

PASSO 4. Vetorizando um logotipo no Adobe Illustrator.

Rastreamento.

Para tornar o logotipo mais realista, estou usando a ferramenta Live Trace.

1. Abro o arquivo do logotipo PSD no Adobe Illustrator.

2. Seleciono o logotipo e vou para: Objeto – Rastreio de imagem – Make.

Fazendo isso, eu converto meu logotipo de raster para vetor. A razão pela qual eu preciso do meu logotipo em vetor é que posso ampliá-lo sem perder a qualidade.

desenho de logotipo

3. Agora eu gostaria de brincar com as configurações. No painel superior, clico no ícone Painel de rastreamento e personalizo as configurações.

logotipo da rotulação

4. Agora vou para Objeto – Expandir. Em uma nova janela, verifico a opção Objeto e clico em OK.

desenho de logotipo

Aqui está como meu logo está agora.

desenho de logotipo

5. Salvei o logotipo no formato EPS para continuar editando-o no CorelDraw.

Teoricamente, eu poderia retocar as curvas no Adobe Illustrator. Meu problema com o Adobe Illustrator é que acho sua grande variedade de ferramentas um pouco confusa. Para mim, é mais fácil usar a ferramenta Bezier no CorelDraw.

PASSO 5. Suavizando curvas no CorelDraw.

1. Vou em Arquivo – Importar para importar meu arquivo EPS para o CorelDraw.

Trabalhar com guias e curvas requer alguma prática. No entanto, a ferramenta Bezier no CorelDraw permite usar menos pontos. Como resultado, você obtém um emblema limpo e bonito com menos esforço.

logotipo de letras

2. Vou usar as seguintes ferramentas:

1. Ferramenta Bezier.

2. Ferramenta Forma (F10).

3. Ferramenta Caneta (P).

Usarei as ferramentas Bezier e Caneta para ajustar e suavizar as curvas do meu logotipo.

criação de logo

3. Utilizarei guias para ajustar a altura das letras e outros elementos. Para adicionar as guias, simplesmente as desenho cuidado a régua acima. Você pode mover e girar as guias como quiser. Ao mover a guia, lembre-se de manter o botão Shift pressionado.

desenho de letras

4. Continuo adicionando os retoques finais no logotipo. Apago linhas excessivas e desenho novas volutas para aperfeiçoar as letras.

criação de logo

5. Eu adiciono as palavras “Джинсовая бижутерия” (Acessórios em Jeans) ao longo da borda do logotipo. Primeiro, desenho um semicírculo e depois amarro a inscrição.

criando letras

6. Inicialmente, adicionei um coração azul, mas depois mudei de ideia e o removi.

E chegou neste resultado. Para converter o arquivo do logotipo no formato PSD, vou para Arquivo – Exportar. A caixa de diálogo Exportar é aberta. Eu seleciono o tipo de arquivo PSD na caixa suspensa. Também marco a caixa Fundo Transparente. Clico em “OK” para salvar as alterações.

desenho de letras

PASSO 6. Criando uma paleta de cores.

Embora eu já pense na paleta de cores do meu logotipo durante a etapa de desenho, sempre deixo a cor para o final.

foto da rotulação

Ao escolher cores para um logo, geralmente eu confiro as palavras-chave que bolei no início. As que mais me chamaram a atenção foram “jeans” e “feitos à mão”. Com base nessas associações, escolhi preto, branco e azul como cores principais. Além disso, selecionei alguns tons complementares.

PASSO 7. Adicionando um logo em uma foto.

Para adicionar o logo em uma foto, é preciso importar o arquivo PSD no Photoshop e arrastá-lo para a foto.

criação de logotipo

Nesta fase, você pode brincar com os modos de transparência e sobreposição de camadas.

criação de logotipo

É assim que o logo final do JeansBeads ficou.

letras do logotipo

Obviamente, existem várias maneiras de criar um logotipo em lettering. Embora cada designer tenha os seus próprios métodos e truques, as principais etapas são mais ou menos as mesmas.

Neste tutorial, compartilhei meus segredos para criar um belo emblema em lettering.

A criação do logotipo levou cerca de uma semana:

  • coleta de informações – 2 dias;
  • esboços de desenho – 2 dias (e um pacote de papel);
  • fazer uma pausa e processar ideias – 1 dia;
  • selecionar os melhores esboços – 1 dia;
  • edição do logo em programas de design gráfico – 1 dia.

Eu fiz um vídeo deste último passo transformando 9 horas de trabalho em um vídeo de 10 minutos. Nele, você pode ver como junto os esboços separados em um logo de lettering. Aproveitem o vídeo!

Minha dica para todos os designers amadores é não ter medo de dar o primeiro passo. Pegue os pincéis, o lápis e o papel e pronto! A experiência vem com a prática.

Não consegue desenhar o seu logo? Deixe o Logaster cuidar do processo de design para você! Nosso criador de logo pode criar um logotipo atraente em poucos cliques e você pode baixá-lo gratuitamente!

Fonte: Logotipo. Lettering. Ideias e Execução.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.