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7 Dicas Simples para Aumentar o Número de Seguidores no Twitter

  1. O que Você Precisa Saber Sobre o Twitter
  2. Como Aumentar o Número de Seguidores

Quer fazer a conta do seu Twitter bombar para que possa atrair mais clientes em potencial? Preparamos um conjunto de dicas simples e eficazes para atrair a atenção do seu público-alvo. Você aprenderá o que deve colocar no cabeçalho do seu perfil, como usar hashtags corretamente e quantas postagens publicar por dia

O que Você Precisa Saber Sobre o Twitter

O Twitter é uma das redes sociais mais populares do mundo, com 326 milhões de usuários ativos. Cerca de 152 milhões deles postam, leem ou comentam tweets diariamente. Vamos revisar os principais recursos da rede social para entender como ela ajuda os negócios.

Veja Como Ele Funciona

A plataforma permite que você publique posts de até 280 caracteres acompanhados de fotos, vídeos e hashtags. A diferença entre o Twitter e muitas outras redes sociais populares é sua cobertura de 100%: os seguidores veem todos os seus tweets no feed e não perdem informações importantes como costuma acontecer no Facebook e Instagram.

Público-alvo

A maioria dos usuários do Twitter é jovem: 38% – de 18 a 29 anos, 26% – de 30 a 49. A maioria deles são cidadãos americanos (59 milhões). Em segundo lugar estão os japoneses (45 milhões) e depois os britânicos (16 milhões).

Twitter statistics

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Comportamento do Usuário

Talvez o principal benefício de uma empresa estar no Twitter é conquistar a lealdade do público:

● 93% dos usuários estão abertos para interação com marcas;

● 74% das pessoas seguem pequenas e médias empresas no Twitter porque desejam receber novidades de produtos;

● 47% dos que seguem marcas têm mais probabilidade de visitar o site da empresa e 70% estão dispostos de retuitar o conteúdo de que gostaram;

●     As pessoas têm 30% mais probabilidade de recomendar empresas de pequeno e médio que seguem no Twitter.

Comportamento do Usuário

Como Aumentar o Número de Seguidores

Nossas dicas abrangem tudo, desde recursos visuais até as nuances da comunicação. Faça o teste usando uma das recomendações que sugerimos por dia e analise quais técnicas funcionam melhor para sua conta.

Passo 1. Projete Sua Página

O belo design do cabeçalho do perfil é o primeiro passo para atrair a atenção e ganhar a credibilidade dos usuários.

Foto de Perfil

Ela é exibida em seu perfil e ao lado de cada postagem e comentário que você publica. O tamanho recomendado da foto é 400×400 pixels. Visto que o Twitter a recortará em um círculo, certifique-se de que todos os elementos importantes estejam no centro da imagem.

As empresas costumam usar um logotipo como foto de perfil: isso populariza a imagem visual da marca e fortalece a conexão emocional com os usuários. Por exemplo, o Android coloca o robô verde na foto e a Etsy usa a letra “E”, a versão abreviada do logotipo.

Etsy usa a letra “E”

Você também pode criar um logo para a sua foto de perfil em alguns minutos usando o Logaster, um serviço online para criação de logotipos.

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Cabeçalho do Perfil

Essa imagem complementa e reforça a impressão da marca. Coloque os seus produtos ou slogan nele como faz a Domino’s ou a Nike. O tamanho recomendado do cabeçalho é de 1500×500 pixels.

Nike Twitter

Bio

Uma breve descrição de seu perfil (até 160 caracteres) que informa a seus seguidores o que você está fazendo e como pode ser útil.

● A bio aparece nos resultados de pesquisa do Google, então inclua palavras-chave sobre a empresa ou produtos assim como o PlayStation faz: “Atualizações oficiais do Twitter no PlayStation, PS4, PS5, PS VR, PlayStation Store e mais”.

● Explique a essência de forma clara e amigável, como a Calm faz: “Respire fundo. Somos o app nº 1 para o sono, relaxamento e meditação”.

● Você também pode usar hashtags como a CNN : “Nosso trabalho é GoThere (#GoThere é um dos slogans da empresa) e contar as histórias mais difíceis. Junte-se a nós!”.

● Mostre criatividade e enfatize os benefícios da mesma forma que a Red Lobster : “Nossos tweets são como nossos frutos do mar, frescos!”.

●     Adicione uma geomarcação (se você for alcançável em apenas uma determinada área), um link para o seu site e detalhes de contato à sua biografia.

Calm Twitter

Passo 2: Pense no que Escrever

Para expressar uma ideia no Twitter, você tem apenas 280 caracteres. Como escolher os temas das postagens e formulá-los corretamente? Comece explorando seu público-alvo, pois você postará para ele. Use a análise do seu público-alvo e os dados dos seguidores (se você já os tiver) que podem ser verificados na seção de análise de conta do Twitter.

Lembre-se de que o padrão de qualidade do conteúdo aumenta constantemente: 75% das pessoas preferem conteúdo personalizado das marcas e 56% dizem que recompensarão um conteúdo relevante com uma compra. Alterne entre diferentes tipos de postagens e analise quais os seguidores gostam mais:

● Informativo (dicas, checklists, links para artigos úteis): por exemplo, a Cleveland Clinic publica dicas de nutrição para quem precisa de motivação;

● Divertido (memes, vídeos engraçados, concursos, histórias inspiradoras, vídeos de antes/depois, etc.): a Amazon conta como o motorista de um serviço de entrega surpreendeu um homem doente, enquanto a Calm se fala para você parar e meditar por 30 segundos olhando uma bela paisagem ;

●     Marketing (publicidade de produtos e serviços, anúncios de descontos, avaliações de clientes): a Samsung fala sobre a introdução de novas tecnologias em gadgets.

Escreva de forma concisa e direta ao ponto para captar a atenção desde a primeira linha. A análise de desempenho de mais de 23 mil tweets mostrou que o uso das palavras “obrigado”, “nós”, “parabéns”, “aprender” e “excelente” no início das mensagens aumenta o envolvimento do usuário.

Samsung Twitter

Passo 3: Opte por Conteúdo Visual

Embora o Twitter não seja uma rede social visual como o Instagram ou o TikTok, o conteúdo das fotos e vídeos é muito popular por lá. O principal é utilizar isso corretamente atendendo às especificidades da plataforma.

● Os vídeos devem ser curtos. O Twitter recomenda manter a duração entre 6 a 15 segundos e afirma que esse conteúdo de vídeo aumenta o envolvimento emocional do público em 33,3%. Inclua a imagem e o logotipo do produto em seu vídeo, assim como faz a Sun-Maid, um fabricante de lanches que faz entretenimento para a família em vídeos de seis segundos.

● Use arquivos GIF: esses tipos de publicações obtêm 55% mais atividade. Pode ser memes engraçados ou GIFs apresentando seu produto. Por exemplo, o PlayStation usa um GIF para anunciar um novo jogo.

●     Ao escolher fotos tente personalizá-las. Use fotos de pessoas reais, como membros da empresa, como a Workfrom faz, postando a foto do briefing online.

Workfrom Twitter

Passo 4: Prepare um Plano de Conteúdo

O Twitter é uma rede social que exige bastante conteúdo. O público espera que você tweet até 15 vezes por dia.

● Agende as postagens com uma ou duas semanas de antecedência. Inclua informações que não tenham um limite de tempo (links para artigos de blog, infográficos, memes ou citações) e alterne com conteúdo situacional (notícias, retuítes, depoimentos de clientes). É conveniente manter esse plano em uma planilha ou em serviços online especializados.

● Leve em consideração a atividade do público-alvo. A maioria das pessoas acessa o Twitter pela manhã para saber sobre as últimas notícias. A maior atividade é às quartas e sextas-feiras, das 9 às 10 horas. Além disso, ao contrário de outras redes sociais, o Twitter também é popular nos finais de semana, principalmente aos domingos, das 8h às 17h.

●     Não envie spam. Os horários de pico não significam que você precisa tweetar a cada cinco minutos: isso só causará aborrecimento. Programe apenas o conteúdo mais valioso para o horário de maior atividade.

Passo 5: Comunicar-se com os usuários

O indicador de sucesso não é apenas o número de seguidores, mas também a qualidade de sua comunicação com eles. A pesquisa revelou que as pessoas consideram a interação da marca com os clientes a sua característica mais importante. Ao mesmo tempo, é importante a rapidez da comunicação: 40% dos entrevistados esperam que a marca responda em até uma hora após a solicitação e 79% em um dia. Veja o que você pode fazer para iniciar a interação com o público no Twitter agora mesmo:

● responda a comentários e menções em outras postagens como faz a Old Spice respondendo às perguntas do clientes;

● responda a mensagens privadas rapidamente;

● organize bate-papos ao vivo ou participe de outras conversas relacionadas ao seu setor;

● retuíte as mensagens em que você é mencionado: por exemplo, a Starbucks publicou uma postagem de um seguidor com um GIF engraçado sobre um barista e o twitter da Wendy curtiu o vídeo criativo do seguidor sobre por que a marca deveria seguir ele no twitter;

● atentada os usuários, faça perguntas, provoque discussão com os tweets;

●     organize enquetes como faz a Hot Pockets, solicitando aos usuários que escolham entre dois pratos no menu.

Wendy's Twitter

Passo 6. Utilize Hashtags

As Hashtags são uma espécie de otimização de SEO para o seu perfil do Twitter, pois permitem que os usuários encontrem você. De acordo com as estatísticas, os tweets com pelo menos uma hashtag recebem 12,6% mais atividade do que sem aqueles que não possuem hashtag.

● Descubra quais hashtags são usadas em seu ramo de atividade. Digite palavras-chave na barra de pesquisa do Twitter e confira a lista suspensa com hashtags populares.

● Integre hashtags no corpo da postagem. Isso permitirá que você salve símbolos e não distraia a atenção do conteúdo. Veja como a plataforma Workfrom integra duas hashtags temáticas no texto: #remotekind e #coffeebreaks. Mas não sobrecarregue todo o texto com hashtags – vai ficar parecendo que é spam.

● Crie as suas próprias hashtags: a NBA usou a hashtag #WholeNewGame em seus tweets após a volta das partidas durante a pandemia.

●     Use eventos de interesse jornalístico: a Starbucks dedica a postagem com a hashtag #FriendshipDay ao Dia do Amigo enfatizando que amigo é alguém que sabe qual café você prefere.

Starbucks Twitter

Passo 7: Publique Links para sua Conta do Twitter em Recursos Externos

Use todas as oportunidades para anunciar a sua conta do Twitter e incentivar as pessoas a seguirem você lá.

● publique links para seu perfil do Twitter em outras redes sociais;

● escreva uma post em qualquer rede social incentivando as pessoas a se seguirem você no Twitter;

● coloque um link para o seu Twitter em seu site, da mesma forma como Spotify, TED e Grammarly fizeram;

● inclua o ícone com um link para o Twitter em sua assinatura de e-mail;

●     insira seus tweets nas postagens do blog, se forem relevantes para tema da postagem.

Spotify

Resumindo

Um breve resumo do que você precisa fazer para atrair seguidores no Twitter:

● examinar o público-alvo e seus interesses;

● personalizar o design da sua página do twitter;

● criar um plano de conteúdo, selecionar fotos e ilustrações, com foco nos interesses do seu público-alvo;

● envolva seguidores e comunique-se com eles;

●     promova a sua conta em outras plataformas.

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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