Como

Como Criar um Site – Guia Passo a Passo para Iniciantes

Como Criar um Site

Um tutorial muito simples sobre como fazer você mesmo o seu próprio site em apenas 60 minutos.
Há Somente 3 Simples Etapas para Você Fazer um Site:

1. Escolher uma plataforma de criação de sites

2. Escolher um nome de domínio (www) e uma hospedagem

3. Configurar, projetar e ajustar o seu site

PASSO #1: Escolher a Plataforma do Seu Site

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher qual plataforma de site usar para construir o seu site. Existem muitos CMS diferentes (sistemas de gerenciamento de conteúdo) para escolher, sendo assim, escolher a plataforma certa é a prioridade. Você não vai querer começar a construir o seu site em uma determinada plataforma CMS para em seguida descobrir que ela é totalmente ruim para você e seu site.

Criar você mesmo o seu próprio site totalmente funcional e bem concebido não é uma engenharia de foguetes. Na verdade, é muito fácil, até mesmo para um novato que nunca teve experiência com computadores. Mas você pode começar a ter problema quando você não escolhe a plataforma certa para criar um site.

Algumas plataformas exigem que você conheça um pouco de HTML / CSS ou outras linguagens de programação, então você realmente precisa decidir onde você está em termos de capacidade de criação de site. Se você é um novato, então sua melhor escolha é o WordPress.

Há três principais plataformas de gerenciamento de conteúdo onde a maioria dos sites do mundo são executados: WordPress, Drupal e Joomla. Abaixo você pode ver os dados sobre estas plataformas de construção de site mais populares de 2017:

  • WORDPRESS – 50% dos sites rodam no WordPress
  • DRUPAL – 18% dos sites rodam no Drupal
  • JOOMLA – 7% dos sites são executados no Joomla

Plataformas populares do site

Como você pode ver nos dados acima, quase metade dos sites na Internet rodam na plataforma do WordPress.

Por que WordPress e não construtores de site (Wix, Webnode, Weebly)?

Porque neste momento não existe maneira melhor e mais fácil de fazer um site, contudo, o mais importante é que ele:

1. É totalmente GRÁTIS, com muitos layouts e temas para escolher.
O WordPress não custa um centavo para baixar ou instalar e, por trás dele, existe uma enorme comunidade que cria belos temas e modelos, tornando tudo mais fácil e prático. Você nunca vai ficar sem originalidade, além disso, ele possui versões em diversos idiomas, inclusive em português.

2. É MUITO amigável aos novatos.
Se você sabe como usar o Microsoft Word, então sabe como adicionar o seu próprio conteúdo. O WordPress pode ser expandido com plugins gratuitos para lidar com praticamente com qualquer questão do site que você possa imaginar – desde páginas de negócios deslumbrantes até sites de redes sociais. Com os “plugins” você será capaz de adicionar formulários de contato, formulários de assinatura, galerias de imagens e assim por diante, da forma mais simples possível. Nada mal, hein?

3. Site grande ou pequeno? Ótimo para ambos.
De blogs básicos até a belos sites de vendas, de empresas, de jogos e de lojas online, o WordPress pode lidar com praticamente qualquer tipo de site. O WordPress é usado pelo eBay, Mozilla, Reuters, CNN, Google Ventures e até mesmo a NASA.

4. Seu site será “responsivo”. Significa que também vai funcionar em celulares e tablets.
O site que você construir será instantaneamente responsivo e sua aparência será ótima tanto em dispositivos móveis, smartphones e tablet. Não há necessidade de contratar um desenvolvedor web para isso.

5. Existe uma ENORME comunidade de desenvolvedores e suporte disponíveis para ajudar.
Com tantas pessoas usando a plataforma (webmasters, blogueiros, desenvolvedores de temas e criadores de plugins), é fácil encontrar ajuda rápida quando você precisar. Além disso, o WordPress tem muitos recursos gratuitos disponíveis, vídeos no Youtube e fórum de suporte.

Naturalmente, existem outras plataformas CMS para fazer um site.

O Drupal é uma plataforma muito poderosa que é popular entre os desenvolvedores web e programadores experientes, mas ele vem com uma curva de aprendizagem muito íngreme que torna uma má opção para iniciantes.

O Joomla é semelhante ao WordPress e funciona muito bem para fazer um site, mas você vai precisar de pelo menos um pouco de conhecimento técnica para fazê-lo rodar da maneira que você deseja.

PASSO #2: Escolher um nome de domínio e uma hospedagem

Para colocar o seu site online, você vai precisar de duas coisas:

  • Um nome de domínio (um endereço da web como nomedoseusite.com.br)
  • Hospedagem (um serviço que conecta seu site à internet)

A plataforma WordPress em si é grátis, mas um nome de domínio e um serviço de hospedagem lhe custarão cerca de $5,00 por mês. Portanto, custa muito pouco e não vai ser a causa de nenhuma falência.

Possuir seu próprio nome de domínio é muito mais profissional do que ter seu site com o nome de outro serviço ou pessoa (como suaempresa.sitegratis.com.br), além de ser superacessível também.

Além disso, ter sua própria hospedagem vai garantir que o seu site carregue rapidamente e não fique indisponível (muito importante para todos os que visitam suas páginas).

Onde posso obter um nome de domínio e hospedagem?

Recomendamos que você use o www.bluehost.com como serviço de hospedagem e para registrar o seu domínio também.

O serviço básico para hospedagem de sites custa menos do que um ingresso de cinema ($ 2,75 / mês) e eles lhe dão um nome de domínio gratuito.

Claro que você também pode experimentar outros provedores de hospedagem na web e até mesmo tentar hospedar o seu site por conta própria, porém, este é um processo muito complicado e que muitas vezes, até mesmo pessoas com conhecimento técnico não conseguem executar. Portanto, poupe dinheiro e tenha um host adequado que atenda aos requisitos do WordPress.

Quando você adquire um nome de domínio (e hospedagem), você também recebe uma conta de e-mail pessoal: seunome@seusite.com.br – maneira mais profissional do que um endereço genérico do Gmail ou do Yahoo.

Já tem um nome de domínio e hospedagem? Vá em frente e pule para a etapa 3, onde vou explicar como você pode configurar o seu site.

Que tipo de nome de domínio devo escolher?

Pensar em um nome adequado para o seu site pode ser a coisa mais difícil sobre a criação do site.
Em suma, seu domínio deve ser:

  • Cativante
  • Único
  • Fácil de lembrar

Guia rápido para escolher um nome de domínio

Agrupei algumas dicas rápidas para você pensar em um nome de domínio excelente para o seu site.

1. Quais são as 10 Principais Palavras-chave do seu Negócio
Pense em cerca de 10 palavras-chave ou termos que descrevem o seu site da melhor maneira possível. Quando você tem um grupo delas, você pode então começar a juntá-las, misturá-las, adicionar prefixos e sufixos para criar algumas ideias de nome de domínio interessante.

2. Um Nome de Domínio Exclusivo é o Caminho Certo!
Não compre um nome que pode ser confundido com outro site. Seja único, caso contrário, isso pode significar que seu site enfrente problemas antes mesmo de ser iniciado. Nunca compre domínios que sejam simplesmente a versão plural, hifenizada ou com erros ortográficos de um domínio já estabelecido.

3. Use Domínios Disponíveis com Final .COM ou Domínios Locais Padrão
Não há falta de tipos de extensões para domínios hoje em dia, como por exemplo, .ISTO ou .AQUILO. Mas apenas alguns deles realmente valem a pena. Os domínios .COM são considerados os mais valiosos e importantes se você está querendo criar uma marca. Se você deseja segmentar uma audiência mundial com seu site, escolha .com .org ou .net, nessa ordem de preferência.
Domínios locais como .co.uk para o Reino Unido ou com.br para a Brasil são preferíveis. Evite domínios locais como .uk.com

4. Precisa ser Fácil de Lembrar e Fácil Para as Pessoas Encontrarem Seu Site
Embora as pessoas tendam a encontrar o seu site através de uma pesquisa no Google, ainda é importante que o seu domínio seja fácil de ser pronunciado e escrito. Se ele requer muito esforço para ser digitado corretamente, seja pela dificuldade de soletrar, comprimento ou uso de sons e palavras difíceis de lembrar, você provavelmente dará adeus a uma boa parte de seu marketing.

5. Faça Ele Grudar na Cabeça das Pessoas
Mantenha o seu nome de domínio cativante e memorável. O boca a boca e a proeminência dos mecanismos de busca dependem de nomes de domínio fáceis de lembrar. Você não quer ter um site incrível que ninguém nunca consegue falar para os outros porque é difícil de lembrar ou falar.

6. Nomes de Domínios Curtos em Primeiro Lugar!
Curto é ótimo! Curto é o caminho ideal! É fácil de digitar e fácil de lembrar. Ele dá a possibilidade de usar mais caracteres no URL no SERPs e fica mais atraente e apto a ser usado em materiais de marketing offline.

7. Cuidado com a infração de direitos autorais
É raro, mas pode acontecer. E se acontecer, pode acabar com um ótimo domínio e ótima empresa. Verifique se você não está infringindo os direitos autorais de ninguém com o nome do seu site. Para fazer isso, vá para copyright.gov e pesquise antes de comprar o seu nome de URL.

8. Não use Hifens ou Números
Isso torna muito difícil de comunicar o seu nome de domínio verbalmente e ele falha nos aspectos fácil de lembrar e digitar.

PASSO #3: Vamos Configurar e Ajustar o Seu Site

Depois de ter comprado o seu nome de domínio e configurar a sua hospedagem, você já tem meio caminho andado!

Agora é hora de colocar o seu site em funcionamento. A primeira coisa que você precisa fazer é instalar o WordPress em seu domínio.

Instalando o WordPress

Existem duas maneiras possíveis de instalar o WordPress, uma mais fácil e a outra um pouco mais complicada.

1. Para criar um site com o WordPress (ou Joomla & Drupal) use a instalação de Um Clique:

Quase todas as empresas de hospedagem confiáveis ​​e bem estabelecidas integram a instalação de Um Clique para o WordPress, o que torna a instalação muito rápida.

Se você optou pela Bluehost ou qualquer outra empresa de hospedagem semelhante, você deve encontrar a opção “Instalação com 1 Clique” no painel de controle da conta.

Aqui está passo a passo como fazer (é algo semelhante entre todas as principais empresas de hospedagem na web):

1. Acesse a sua conta de hospedagem.

2. Vá ao painel de controle.

3. Procure o ícone “WordPress” ou “Website”.

4. Escolha o domínio onde você deseja instalar seu site.

5. Clique no botão “Instalar Agora” e você terá acesso ao seu novo site WordPress.

WordPress

2. Instalação Manual (se necessário)

Se por algum motivo (algumas empresas de hospedagem não oferecem a instalação por Um Clique para o WordPress) você não ter a opção de instalar o WordPress automaticamente, consulto este guia abaixo:

1) Faça o download do WordPress em http://wordpress.org/download

2) Crie uma nova pasta em seu desktop e descompacte o arquivo do WordPress nela

3) Procure um arquivo chamado wp-config-sample.php e renomeie ele para wp-config.php

4) Agora abra o wp-config.php (com bloco de notas, por exemplo) e preencha as seguintes linhas:

    • define(‘DB_NAME’, ‘nome_bancodedados’); – Em “nome_bancodedados”, substiua o valor pelo nome de seu banco de dados (se você não souber, pergunte ao suporte da sua hospedagem)
    • define(‘DB_USER’, ‘nomedeusuario’); – Em “nomedeusuario”, troque o valor pelo nome de usuário fornecidos pelo seu serviço de hospedagem
    • define(‘DB_PASSWORD’, ‘suasenha’); – Em “suasenha”, substitua por uma nova senha de acesso

Depois de preencher as lacunas, salve o arquivo.

5) Agora acesse o seu serviço de hospedagem via FTP (baixe o FileZilla para isso). O endereço FTP geralmente é ftp.seunomededomino.com, nome de usuário e senha são os mesmos que você usou para se registrar no serviço de hospedagem.

6) Se houver qualquer arquivo chamado “index” – exclua. Depois, envie todos os arquivos da pasta WordPress que você criou para o seu servidor FTP. Você pode usar a função “arrastar e soltar” no FileZilla.

7) Depois de concluir as etapas anteriores, vá para a URL: seudominio.com/wp-admin/install.php
Esta é a página que você deve ver:

WordPress_website_manual_install

Basta preencher o formulário e você está pronto!

Escolhendo um Tema/Modelo para seu Site

Agora que você comprou seu próprio nome de domínio e hospedagem, instalou o WordPress em seu servidor e o configurou, então você está pronto para se aventurar no mundo online com seu novo site.

É hora de fazer o seu site ficar profissional / incrível / legal e o que mais você quer que ele seja. Esta parte é muito fácil e vamos colocá-la em prática rapidamente!

O WordPress instala automaticamente um tema muito básico para você começar. Ele é assim:
wordpress-default-theme
O tema é chamado Twenty Fifteen e é realmente simples e de design limpo, mas você provavelmente vai querer alterar a identidade do seu site e torná-lo diferente do restante.

Com o WordPress você tem acesso a literalmente milhares de temas projetados por desenvolvedores WordPress para ajudá-lo a melhor a aparência de seu site.

Veja como encontrar um tema que você gosta:

1. Acesso o painel do WordPress

Se você sabe como, digite: http://seusite.com/wp-admin (substitua “seusite.com” pelo seu nome de domínio).

É assim que é o painel do WordPress:

WordPress dashboard

Tudo está bem identificado. Se você acha que é um pouco pesado tanta informação, não se preocupe, pois eu vou lhe mostra aonde ir.

2. Acessar os Temas GRÁTIS

Quando você está no painel, você terá acesso a mais de 1500 temas gratuitos! Basta encontrar na barra lateral a opção “Aparência” e clicar em “Temas”.

appearance

Se você está procurando algo um pouco mais profissional, com alto design e mais robusto, então temas premium pode ser o que você esteja procurando.

Os temas premium têm muitas vantagens sobre Temas Gratuitos, pois tem um código confiável e suporte melhorado para caso algo der errado com o seu site. Além disso, eles têm uma aparência melhor do que os temas gratuitos que você pega no Repositórios de Temas do WordPress.

Mas antes de fazer isso, eu realmente sugiro que você pelo menos tente gastar algum tempo explorando os temas que são de graça. Muitos deles são realmente muito profissionais e bem feitos, portanto, não os deixe de fora.

Como você pode ver acima, instalar um novo tema para o seu site é muito fácil.

Você pode procurar por palavras-chave específicas e/ou usar filtros para encontrar temas que se adequam ao seu estilo. Encontrar o tema perfeito pode demorar um pouco, mas vale a pena.

Você também deve procurar por temas que são “responsivos”, isso significa que eles vão se adaptar a tela de qualquer dispositivo móvel.

Basta filtrar por esta categoria junto com suas palavras-chave, e você estará pronto!

3. Instalar o seu novo tema

Depois de encontrar um tema, basta clicar em “Instalar” e depois em “Ativar”.

IMPORTANTE: A alteração de temas não excluirá suas postagens, páginas e conteúdo anteriores. Você pode alterar o tema quantas vezes quiser sem ter que se preocupar em perder o que você criou.

Como criar um logo?

Uma das tarefas mais comuns ao fazer um site novo, seja um blog ou um site comum, é criar um logotipo para o site. Dependendo de seus talentos artísticos, criar logotipos pode ser algo que você faça de olhos fechados ou pode ser algo que lhe cause insônia. Hoje existem muitos serviços para você fazer um logo grátis para o seu site, por exemplo, o Logaster.

Tudo o que você precisa é digitar o nome do seu site e escolher o tipo de negócio. O serviço gera dúzias de conceitos de logotipo para você escolher. Você pode editar ou fazer o download do logotipo. O Logaster suporta formatos de imagem populares como PNG, PDF, SVG e, claro, JPEG. Saiba que a criação de um logotipo bonito é simples e leva só alguns passos. O objetivo do serviço é que ele possa ser usado por qualquer pessoa sem habilidades de design e que todos possam criar um logo profissional.

Logaster

Ferramentas de edição de última geração também estão disponíveis no Logaster. Você pode mudar facilmente todo o estilo dos seus logotipos incluindo cores, texto e posicionamento. Além disso, você pode usar ícones e fontes que estão no banco de dados deles.

Claro, a melhor maneira de criar um logo é contratar um designer profissional. Mas você precisa ter muito dinheiro e tempo para isso. Se for conveniente para você, encontre um designer, se não, então você pode tentar usar um dos geradores de logotipo online.

Como adiciono conteúdo e crio novas páginas?

Com o tema instalado, você está pronto para começar a criar conteúdo. Vamos rapidamente passar por algumas das noções básicas:

Adicionando e editando páginas

Quer criar uma página “Serviços” ou uma página “Sobre Mim”?

  • Procure na barra lateral do Painel do WordPress pela opção “Páginas” -> “Adicionar Novo”.
  • Depois de clicar, você verá uma tela muito parecida com o que você vê no Microsoft Word. Adicione texto, imagens e muito mais para criar a página desejada e salve-a quando terminar.

Adicionando páginas ao menu.

Se você deseja que sua nova página seja vinculada na barra de navegação.

  • Salve as alterações feitas na página clicando em “Atualizar”
  • Clique em “Aparência” -> “Menus” na barra lateral do Painel do WordPress
  • Localize a página que você criou e adicione-a à lista clicando na caixa de seleção ao lado dela e depois em “Adicionar ao Menu”.

Adicionando e editando posts

Se você tem um blog em seu site, a seção “Posts” é onde você deve ir. Você pode usar diferentes categorias para agrupar posts semelhantes.

Se você quiser adicionar um blog ao seu site, você pode usar diferentes categorias e publicações. Digamos que você deseja criar uma categoria chamada “Blog”. Para fazer isso, basta adicioná-lo ao seu menu e começar a fazer posts.

Veja como fazer:

a) Crie seu blog adicionando uma nova categoria em “Posts -> Categorias”
b) Crie uma publicação em seu blog acessando “Posts -> Adicionar Novo”. Depois de terminar de escrever sua postagem no blog, você precisa adicionar a categoria certa para ela.

Depois de criar sua categoria, basta incluí-la no menu e pronto!

Personalização e Ajustes Infinitos

Nesta seção vou abordar algumas das coisas básicas que irão ajudá-lo a ajustar o seu site.

Alterando o Título e a Tagline

Os títulos de página ajudam a explicar sobre o que o site e/ou a página é e eles desempenham um importante papel para os motores de busca determinar o seu ranking, então você deve ter certeza de usar as palavras-chaves que você quer otimizar em sua página (contudo, é preciso ser de maneira natural, como escrito pelas pessoas).

Você deve usar um título exclusivo em cada página do seu site. As taglines são adicionados no final dos títulos em todas as páginas. Para alterar o título e o slogan do seu site, vá para “Configurações -> Geral” e preencha o formulário:

settings

Desativando Comentários nas Postagens e Páginas

Alguns sites (sites de negócios/empresas principalmente) não querem que seus visitantes comentem em suas páginas.

Veja como desativar os comentários nas páginas do WordPress:

1. Quando estiveres criando uma nova página, clique em “Opções de tela” no canto superior direito.

2. Clique na caixa “Discussão”. A caixa “Permitir Comentários” aparecerá na parte inferior.

3. Desmarque “Permitir comentários”.

Quer desativar os comentários em toda nova página criada por padrão?

Vá em “Configurações -> Discussão” e desmarque “Permitir que as pessoas postem comentários em novos artigos”

Comments

Configurando uma Página Inicial Estática

Uma página estática é uma página que não é alterada. Ao contrário de um blog, onde sempre é exibido por primeiro o artigo que foi recentemente publicado, a página “estática” mostrará o mesmo conteúdo sempre que alguém acessar o site – como uma página inicial que você projetou.

Para configurar uma página inicial estática:

1. Vá em “Configurações -> Leitura”

2. Escolha a página estática que você criou. “Página inicial” denota sua página inicial, “Página de postagens” é a primeira página do seu blog (se seu site inteiro não for um blog).

Se você não escolher uma página estática, por padrão o WordPress publicará na página inicial do seu site as suas postagens mais recentes.

reading

Editando a barra lateral

A maioria dos temas do WordPress tem uma barra lateral no lado direito (em alguns casos ela fica na esquerda).

Se você quiser se livrar da barra lateral ou editar os itens que ela apresenta como “Categorias”, “Meta” e “Arquivos”, que geralmente são inúteis, faça o seguinte:

1. Vá em “Aparência -> Widgets” no Painel do WordPress.

2. Nesta área você pode arrastar e soltar as diversas “caixas” para adicioná-las ou remove-las da sua barra lateral.

Instalando Plugins para Tirar mais Proveito do WordPress

O que é um plugin?

“Plugins” são extensões criadas para expandir os recursos do WordPress, elas podem adicionar funções ao seu site que não vêm por padrão.

Eles são como um atalho para que você possa fazer o que deseja fazer com seu site, sem precisar programar e desenvolver algo do zero.

Você pode usar plugins para fazer de tudo, desde adicionar galerias de fotos e formulários de contato, até para otimizar o seu site e criar uma loja online.

Como faço para instalar um novo Plugin?

Para iniciar a instalação de plugins, vá até a opção “Plugins -> Adicionar Novo” e faça uma pesquisa pelo plugin desejado.

Tenha em mente que existem mais de 25.000 diferentes plugins GRÁTIS, então você tem um monte deles para escolher!

A instalação é fácil – uma vez que você encontrar um plugin que você gosta, basta clicar em “Instalar”.

Para poupar o seu tempo, criei uma lista dos plugins mais populares entre os webmasters.

  • Contact form 7: É um recurso incrível, pois adiciona a opção de as pessoas preencherem o formulário e enviarem um e-mail sem fazer login em seu próprio provedor de e-mail. Se você quiser fazer algo assim, definitivamente deve instalar este plugin.
  • Yoast SEO for WordPress: Se você quiser tornar o seu site WordPress ainda mais amigável ao SEO você precisa ter este plugin. É grátis e incrível. Você será capaz de editar as tags de título, descrições meta e muito mais, tudo a partir da própria página e sem bagunçar as configurações do WordPress.
  • Google Analytics: Interessado em monitorar o trafego de seu site e o comportamento de seus visitantes? Basta instalar o plugin e conectá-lo à sua Conta do Google.

E isto é apenas a ponta do iceberg! E com certeza você deve experimentar esses plugins.

E é isso! Parabéns pela criação de seu primeiro site!

Criar um site pode ser bastante complicado e assustador para alguém que nunca aprendeu a programa ou nunca teve qualquer experiência em sites. Este guia ajuda as pessoas a entrarem no mundo online de maneira rápida, eficaz e sem a necessidade de um desenvolvedor web.

Se você seguiu todas essas etapas neste guia, então é provável que você agora tenha um site grátis! Eu realmente gostei de criar este guia e espero que lhe ajude a criar o site que você sempre quis.

About d.leiba@logaster.com

No information is provided by the author.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *