1. Especificações
  2. 3 formas de imprimir o seu cartão
  3. Conclusão

Para 72% das pessoas, um cartão de visita é responsável pela primeira impressão da empresa. No entanto, não basta criar uma peça visualmente apelativa. Para além disso, você também necessita ter certeza de que o seu cartão de visita fica com um aspeto apresentável após a sua impressão. Neste artigo, falaremos sobre como você deve escolher o tamanho, a forma e os materiais certos para o seu cartão de visita. Adicionalmente, abordaremos três métodos eficazes para imprimir o seu design corporativo.

Especificações

Tradicionalmente, um cartão de visita contém o nome completo do dono, a sua posição, morada da empresa, telefone, endereço de e-mail e logotipo. No entanto, há mais aspetos a considerar quando se trabalha num design profissionalmente belo.

Dimensões

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Para escolher o tamanho apropriado para o seu cartão de visita, considere as tradições e padrões do país em que você está trabalhando:

  • EUA: 88,9 × 50,8 mm;
  • Europa: 85 × 55 mm;
  • Estados Pós-Soviéticos: 90 50 mm.

Área de Corte

Se você estiver criando o design do layout você mesmo, não se esqueça de deixar um espaço extra de 2,5 mm ao longo das bordas do seu cartão. Este espaço é chamado de “área de corte”. O cartão com margens de corte é imprimido num tamanho maior e, depois, é cortado ficando com o seu tamanho original. Também é uma boa ideia manter as informações vitais (texto, gráficos, etc.) 4-5 mm longe da borda do seu cartão.

Se você está usando o serviço grátis on-line Logaster, você não necessita pensar em margens de corte e zonas de segurança. O nosso criador de logotipos inteligente cuidará de tudo, dando-lhe um design pronto para impressão!

Resolução

Para uma impressão em offset de elevada qualidade, o seu arquivo raster deve ter uma resolução maior que 300 dpi (dots per inch – pontos por polegada).

Cores

No que toca às cores, você necessita saber a diferença entre os modelos de cores RGB e CMYK.

  • O modelo RGB (Red/Green/Blue – Vermelho/Verde/Azul) é mais adequado para dispositivos digitais, como smartphones, tablets, telas de TV, etc. De acordo com o código de cores, você necessita misturar as cores primárias (vermelho, verde e azul) para obter todas as outras tonalidades. Embora pareçam vivas e vibrante na tela, as imagens com base no modelo RGB podem se tornar sombrias na impressão.
  • O modelo CMYK (Cyan/Magenta/Yellow/Key – Ciano/Magenta/Amarelo/Preto) é considerado o oposto do RGB e é utilizado principalmente na impressão. Recomendamos que você crie o seu cartão com este código de cores.
  • Os editores gráficos modernos permitem converter facilmente uma imagem de RGB para CMYK e vice-versa com um mínimo de distorção.

Orientação

Enquanto uma orientação horizontal é considerada um clássico atemporal, um cartão vertical vai ajudar você a se destacar da multidão. Ao escolher a orientação certa, pense em qual dos conceitos — tradição ou inovação — a sua marca está tendendo.

Forma

  • Você não pode errar com um design retangular. É uma forma conveniente para pegar e guardar numa carteira ou num estojo de cartões de visita. Para dar um toque mais sutil, você pode arredondar os cantos do seu cartão.
  • O design quadrado é outra opção apropriada, embora guardá-lo representa um problema.
  • Dependendo da mensagem que você deseja passar, você pode optar por escolher qualquer forma incomum para o seu cartão — especialmente se o seu negócio pode ser identificado como um objeto específico (por ex.: câmera, carro, garrafa, etc.).

Material

Embora seja uma opção segura, o cartão já foi utilizado um bocado em demasia. Atualmente, as empresas estão explorando materiais mais expressivos, como plástico, metal, madeira, etc. Como já foi mencionado, efetue a sua escolha com base na essência da sua marca. Se você está vendendo alimentos orgânicos, você dificilmente pode fazer melhor escolha do que um cartão feito de papel artesanal. Para uma empresa de tecnologia, recomendamos explorar designs metálicos com diferentes texturas.

Gráficos adicionais

Transmitir a personalidade da sua marca através de gráficos é uma tarefa complicada que requer muita reflexão. Para além do seu logotipo corporativo, pode ser uma boa ideia reforçar o seu cartão de visita com mais imagens.

  • Se a sua linha de trabalho tem a ver com a área financeira, direito, medicina, moldes, etc., o seu cartão ficará bem com somente um logotipo. Se você adicionar mais gráficos ao seu design, você corre o risco de parecer um amador.
  • Se você faz parte de uma marca criativa, planeia chás de bebê, é manicure, então, dê asas à criatividade à vontade inserindo gráficos vibrantes no seu cartão de visita, seja um desenho, foto ou qualquer outra imagem.

Relevo

O relevo é uma técnica perfeita para destacar determinadas partes do seu design:

  • Use o relevo para chamar a atenção para o seu logotipo ou marca.
  • Use papel alumínio ou relevo de seda para criar destaques.

Efeitos especiais

O Cartão Exclusivo Black Astrum embelezado com diamantes de 30 quilates e metal suíço, de 1.500 dólares, é o cartão de visita mais caro do mundo. Felizmente para as startups, existem maneiras mais baratas de fazer com que o seu design se destaque.

  • Materiais incomuns, como papelão grosso ou plástico transparente, têm o potencial de causar uma impressão duradoura nos seus parceiros e clientes.
  • O acabamento UV dá um efeito de brilho hipnotizante. Aplique-o em toda a superfície do seu cartão ou destaque partes individuais.
  • Um revestimento especial que brilha no escuro é uma escolha brilhante para marcas artísticas.
  • Elementos recortados darão um aspeto de alto nível ao seu design.

3 formas de imprimir o seu cartão

Se você tem uma máquina impressora excelente, você pode imprimir facilmente os seus cartões de visita no conforto do seu lar. As duas alternativas incluem recorrer a uma gráfica ou a serviços on-line de web-to-print. Continue lendo para saber os prós e contras de cada método.

Em casa

  • Para ser mais fácil cortar os cartões, utilize papel perfurado.
  • Certifique-se de que a sua máquina impressora permite a utilização do material que você deseja.
  • Para imprimir no verso e frente dos cartões, use papel que não seja transparente.
  • Comece imprimindo uma amostra de teste para ter a certeza de que as suas configurações estão corretas.

Gráfica

Saber onde encontrar a gráfica mais próxima de sua casa ou do seu escritório é bastante fácil.

  • Vá ao Google Maps
  • Ative a geolocalização automática.
  • Insira “gráfica” na caixa de busca.
  • O serviço mostrará todas as gráficas (marcadas a pontos vermelhos) nas suas redondezas.

Leia as avaliações dos clientes em cada empresa e escolha a gráfica com melhores avaliações. Para garantir um resultado preciso, perca algum tempo a tentar entender os requisitos e padrões de arquivo (se o formato é pdf, modo de cor, etc.) da gráfica que selecionou.

Serviços on-line

Embora seja uma tecnologia relativamente jovem, os serviços web-to-print são uma ótima alternativa às empresas de impressão profissional. Carregue o seu arquivo de cartão de visita na plataforma, efetue o pagamento e envie o endereço de entrega dos cartões. Se você ainda não efetuou nenhum design, você pode criar um no website usando um dos modelos personalizados.

Vistaprint, Printi no Brasil, é um dos maiores serviços web-to-print que há por aí. Você tem à escolha uma seleção impressionante de materiais, incluindo metal e papel de linho. Quanto a formas incomuns, a plataforma disponibiliza somente designs com cantos arredondados e cartões quadrados.

vistaprint

Psprint. Para designs com recorte e modelos para editar incríveis, recorra a Psprint. Imprima o seu cartão em linho, veludo e noutros tipos de papel. Também é possível imprimir no verso e na frente e verticalmente.

psprint

Moo. Esta gráfica on-line permite imprimir o seu cartão em quatro formas diferentes: standard, tamanho grande, tamanho pequeno e quadrado. Enorme escolha de papéis, de papel normal a seda. Estão disponíveis layouts horizontais e verticais.

moo

Conclusão

Para criar um cartão de visita inteligente, a primeira coisa que você necessita ter em consideração são as especificações técnicas (tamanho, código de cores, resolução, etc.). Se você tiver alguma dúvida, você deve recorrer a um designer profissional ou especialista em impressão. Gostaríamos de terminar este artigo com mais três dicas úteis.

  1. Evite usar um material barato. Se você tem um orçamento limitado, use menos cores e gráficos para diminuir as despesas de impressão. Felizmente para você, o minimalismo está em voga hoje em dia!
  2. Assegure-se de que seu cartão tem uma zona de segurança. Caso contrário, você corre o risco de que as suas informações vitais sejam cortadas durante o corte.
  3. Verifique se o seu texto tem erros ortográficos e outros erros. Peça aos seus amigos e colegas que examinem o seu cartão. Seria uma pena só se detectar um erro no seu cartão depois de você já ter imprimido uma data deles!

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