1. O que é uma empresa de limpeza e por que vale a pena?
  2. 5 etapas para você começar
  3. Capital inicial
  4. 3 ferramentas de marketing para expandir seus negócios

Procurando por uma ideia de negócio interessante? Considere criar um negócio de limpeza. Os serviços de limpeza sempre possuem demanda. Além disso, geralmente é um negócio de baixo custo. Escolha um nicho, crie uma base de clientes consistente, construa uma boa reputação e promova seus serviços. Neste artigo, abordaremos todos os aspectos para criar uma empresa de limpeza de sucesso.

O que é uma empresa de limpeza e por que vale a pena?

As empresas de limpeza estão divididas em duas categorias principais: residencial (casas, apartamentos) e comercial (escritórios, instalações, fábricas). Para um recém-chegado, entrar no mercado de limpeza comercial é uma tarefa complicada. Primeiro, porque ele já é dominado por grandes empresas de limpeza. Segundo, porque você terá que contratar pessoal adicional e adquirir equipamentos profissionais mais caros. Neste artigo, focaremos na limpeza residencial, considerada uma opção mais acessível para empreendedores iniciantes. 

Vamos começar pelas 5 razões que você deve considerar iniciar seu próprio negócio de limpeza:

  1. Demanda consistente. Viver em apartamento ou casa limpos sempre foi e continuará sendo uma das necessidades básicas de uma pessoa moderna. Se trabalhar neste setor, sempre haverá emprego para você!
  2. Capital inicial pequeno. Para começar, você precisará apenas de produtos de limpeza e alguns equipamentos.  
  3. Modelo de negócios simples. Como você prestará um serviço, não precisará lidar com uma longa cadeia de produção e distribuição. 
  4. Sem aluguel. Esqueça os custos altíssimos de alugar um escritório. É você quem vai procurar seus clientes e não o contrário. 
  5. Flexibilidade. Você pode trabalhar em período integral ou combinar a limpeza com outro emprego. Além disso, você pode optar por trabalhar sozinho ou montar uma equipe.  

5 etapas para você começar

1. Escolha um nicho

O mercado de limpeza é caracterizado por uma forte concorrência. Como você atrai clientes e os convence a ficar com você? Comece montando uma Proposta de Venda Exclusiva. Isso ajudará você a diferenciar o seu trabalho de seus concorrentes.

  • Dê uma olhada em outras empresas de limpeza dentro do seu nicho. Que tipos de serviços eles oferecem? Quais são os seus pontos fortes e fracos?
  • Pense em quais tipos de serviços você deseja oferecer. Você vai se especializar em lavar tapetes? Eliminar manchas difíceis? Remover a neve dos telhados? As opções são muitas. Escolha aquela em que você possa utilizar os seus melhores conhecimentos. 
  • Crie uma proposta de venda exclusiva que reflita seus valores e especialização. A sua proposta deve refletir a sua característica marcante. Você é especialista na remoção de manchas complexas? Você usa apenas produtos de limpeza ecológicos? É sempre pontual como um relógio suíço? 

2. Considere a geografia do seu negócio

Lembre-se de que você se movimentará bastante. Escolha uma área onde você fornecerá seus serviços:

  • Conquiste seus clientes nesta área escolhida.
  • Calcule quanto tempo você gasta indo de uma casa a outra. Para minimizar o tempo de deslocamento, escolha regiões densamente povoadas.
  • Descubra quantas empresas de limpeza já estão trabalhando na sua área escolhida. Elas têm clientes suficientes? Que tipos de serviços elas falham em oferecer?

3. Planeje a sua logística

Escolha a maneira ideal de você chegar aos seus clientes. Pode ser transporte público ou carro. Se você estiver fazendo uma limpeza residencial, um carro é a melhor opção para transportar equipamentos de pequeno porte e produtos de limpeza. Se, no entanto, você estiver levando bastante material ou equipamento de limpeza, provavelmente precisará de um caminhão pequeno.

4. Construa uma equipe

Dependendo do seu orçamento e escala, você tem três opções. Você pode trabalhar por conta própria, contratar 1-2 funcionários ou montar uma grande equipe. Quando se trata de limpeza residencial, a maioria dos empreendedores começam sozinhos e, à medida que seus negócios crescem, expandem sua equipe.

5. Planeje suas despesas

Pense em quais materiais, ferramentas e equipamentos de limpeza você precisará. Faça uma estimativa aproximada do seu investimento original. Descubra mais no próximo capítulo. 

Capital inicial

Investimentos

Quanto dinheiro você precisará para começar dependerá do mercado local e dos tipos de serviços que você fornecerá:

  • Faça uma lista dos materiais necessários. Seus clientes insistem permitem usar os produtos de limpeza deles ou é preciso que você leve o seus próprios materiais? Lembre-se de que alguns clientes são muito meticulosos sobre o tipo de produto que você está usando. Verifique se seus produtos são seguros para pessoas com alergias. Usar produtos orgânicos é o caminho ideal.  
  • Pense em como você pode economizar dinheiro. Por exemplo, você pode comprar suprimentos de limpeza por atacado a preços acessíveis.  
  • Se você é especialista em tipos complexos de limpeza (por exemplo, limpeza de carpetes), precisará comprar equipamentos caros.

Preços

Aqui estão algumas dicas para descrever sua política de preços. 

  • Sua tarefa é encontrar o preço ideal que não será nem muito baixo nem muito alto. Descubra quanto seus concorrentes estão pedindo por seus serviços e use esse número como um guia. Depois que a sua empresa cresce e você constrói uma reputação sólida, pode começar a aumentar o seu preço.  
  • Escolha o modelo de precificação adequado (taxa por hora, preço por metro quadrado, preço fixo, etc.). 
  • Não se esqueça de adicionar todos os tipos de despesas (folha de pagamento, transporte, itens de consumo, etc.) na hora de formar o seu preço.

3 ferramentas de marketing para expandir seus negócios

1. Diretrizes

O boca a boca é a melhor ferramenta para conquistar novos clientes. Se uma pessoa estiver satisfeita com o seu serviço, certamente recomendará você a seus amigos, familiares e colegas. 

Para iniciar a divulgação boca a boca, comece com seu círculo interno. Faça a limpeza para seus amigos, parentes, vizinhos e outros conhecidos. Faça seu trabalho na perfeição e peça aos seus primeiros clientes que o recomendem a todos que eles conhecem. 

  • Personalize seus serviços. Pergunte a seus clientes sobre as suas expectativas e tente adaptar seus serviços às necessidades deles. Enquanto para alguns clientes, é crucial remover os pelos de animais dos móveis, outras pessoas são obcecadas por um guarda-roupa perfeitamente sistematizado.  
  • Embora importante, a limpeza não é o único aspecto do seu trabalho. Certifique-se de se comunicar e se relacionar com seus clientes. Ser amigável e educado é uma maneira infalível de construir uma base de clientes forte. 
  • Crie um programa de fidelidade. Por exemplo, você pode fornecer um serviço de desconto ou bônus aos clientes existentes que recomendarem novos clientes.   

2. Identidade da Marca

Se sua ambição é desenvolver um negócio próspero, você precisa começar com uma boa reputação. Reputações são feitas de várias coisas que têm a ver com a representação visual do seu negócio e seu comportamento.

  • Nome da empresa e logotipo. A identidade da marca é algo que nenhuma empresa moderna pode prescindir. O nome da sua empresa deve refletir seu setor e transmitir seus valores. Seu logo deve demonstrar os seus objetivos, vantagens e missão. Use um criador de logo online (por exemplo, o Logaster) para criar um logotipo elegante em pouco tempo. Para promover e aprimorar seu negócio, coloque o seu logotipo em seus contatos, no seu uniforme, no seu carro, nas contas e em outros pontos de contatos com possíveis clientes.
  • Aparência. Sua equipe deve parecer organizada e apresentável. Se você ainda não tiver o orçamento para proporcionar uniformes personalizados para seus funcionários, não se preocupe. O principal é que todos estejam vestidos de maneira semelhante (por exemplo, calça escura e camiseta amarela). Além disso, mantenha seu equipamento, ferramentas e veículo de transporte limpo e em funcionamento. 
  • Reputação. Seja pontual, honesto e esteja interessado em fazer o melhor. As pessoas valorizam isso muito, tanto quanto uma boa limpeza. Por ser educado e transparente, você poderá melhorar a sua imagem e adquirir clientes mais fiéis.
Identidade da Marca

3. Publicidade

Dependendo do seu público-alvo, você pode usar métodos de promoção online ou offline. A melhor maneira, no entanto, é combinar essas técnicas para obter o efeito máximo. 

  • Para uma empresa, as mídias sociais continuam sendo a principal ferramenta para promoção online gratuita. Crie contas nas plataformas mais populares entre seus clientes. Pode ser Facebook, Instagram, TikTok e outras redes sociais. Divulga a sua marca em suas contas utilizando o seu logo como imagem de perfil, criando um padrão visual para a sua empresa, etc… Publique conteúdo envolvente, peça aos seus seguidores que compartilhem as suas experiências e depoimentos e responda a perguntas do seu público. Se usadas com sabedoria, as mídias sociais podem dar um grande impulso ao seu negócio de limpeza!
  • Se você puder pagar, faça anúncios online para obter um maior alcance. Dependendo do seu nicho e público-alvo, você pode se beneficiar do contexto, da segmentação, do banner e de outros tipos de publicidade online.
  • Não descarte a publicidade tradicional. Ainda é uma maneira eficaz de fazer uma declaração e chamar a atenção para o seu negócio. Coloque banners de anúncios em sua vizinhança, distribua seus cartões de visita em eventos relacionados ao setor, coloque folhetos em caixas de correio, etc. 
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