1. O que você precisa saber sobre imóveis
  2. Passo 1. Escolha um nicho
  3. Passo 2. Estude os seus concorrentes
  4. Passo 3. Desenvolva uma estratégia de marketing
  5. Passo 4. Obter uma licença
  6. Passo 5. Estime seu custo inicial.
  7. Passo 6. Adquirir novos clientes

Começar um negócio imobiliário do zero não é uma tarefa simples. No entanto, com um bom planejamento, marketing inteligente e uma rede eficaz de contatos, você tem todas as chances de construir uma carreira de sucesso nesse meio desafiador. Desenvolvemos um guia passo a passo para responder as perguntas mais comuns que os empreendedores iniciantes possuem.

O que você precisa saber sobre imóveis

O setor imobiliário é um ramo altamente competitivo. Para criar e manter um negócio saudável, você precisará trabalhar duro por meses. Entre outras coisas, você precisa estudar seus concorrentes, encontrar o melhor nicho, criar uma marca pessoal forte e apresentar uma proposta única alinha aos seus clientes e que atenda às crescentes necessidades deles. 

Segundo as estatísticas, a renda anual de um corretor imobiliário nos EUA que trabalha entre 21 e 39 horas por semana é de $46.458. Já um corretor que trabalha 60 horas por semana chega a ganhar até $145.347 por ano. Lembre-se de que construir uma carreira no setor imobiliário é um processo longo que exige muito trabalho e paciência.

Passo 1. Escolha um nicho

Escolha um segmento de mercado no qual você focará seus esforços. Sua escolha definirá a sua futura carreira, portanto, lembre-se de abordar essa questão com seriedade. Aqui estão alguns critérios para restringir seu foco:

  • tipo de imóvel (apartamentos, casas de temporada, escritórios, casas para alugar, etc.);
  • localização geográfica;
  • categorias de clientes (expatriados, estudantes, clientes VIP, etc.);
  • tipo de serviços (aluguel diário, venda, sublocação, consultas imobiliárias, etc.)   

Ao identificar seu segmento de mercado, leve em consideração suas qualidades comerciais e interesses pessoais. Além das habilidade e conhecimento profissional, você precisa ser apaixonado pelo que faz. Essas perguntas ajudarão você a encontrar o nicho certo:  

  • Quais habilidades eu tenho?
  • Quais são meus pontos fortes?
  • Com quais categorias de clientes eu quero trabalhar?
  • O que eu mais gosto de fazer?
  • Qual é o meu objetivo?

Importante! Não tenha medo de mudar de nicho mais tarde. Se, com o passar dos anos, você acha que ficará mais feliz trabalhando em outro segmento do mercado, vá em frente e mude!

Passo 2. Estude os seus concorrentes

Agora que você encontrou o nicho adequado, precisa se familiarizar com seus concorrentes. Explore o sites e as avaliações que os clientes deles deixam. É uma boa ideia criar uma tabela que contenha informações sobre cada concorrente:

  • nicho;
  • faixa de preço;
  • pontos fortes;
  • pontos fracos / espaço para melhorias;
  • sua vantagem sobre eles.

Passo 3. Desenvolva uma estratégia de marketing

Nesta fase, sua principal tarefa é fazer com que seu negócio se destaque na multidão. É aqui que entra uma proposta de venda exclusiva. Uma marca pessoal forte pode levar sua empresa a um nível totalmente novo. Uma marca pessoal é construída com sua experiência, profissionalismo, reputação, estilo de comunicação e outras qualidades e habilidades cruciais. Trabalhar como corretor imobiliário não é apenas procurar o apartamento ou a casa certa. É também mostrar aos seus clientes que você se importa com eles e com o conforto deles. 

Para definir a essência da sua marca e definir uma estratégia para atrair seu público-alvo, responda às seguintes perguntas: 

  • Qual mensagem eu quero comunicar aos meus clientes?
  • Que valor eu ofereço? 
  • Qual é a minha abordagem para trabalhar com clientes?
  • Quem será o meu cliente médio? (Identifique a idade, status social, necessidades, problemas, objetivos, etc.)

Passo 4. Obter uma licença

Para você conseguir trabalhar dentro da lei, é preciso obter sua licença de corretor. Para isso, é precisa fazer cursos especiais e uma prova.  

O custo e a duração de uma licença variam de país para país. Por exemplo, nos EUA, um aspirante a corretor imobiliário deve trabalhar como assistente de um corretor licenciado por 2 a 3 anos.  

Passo 5. Estime seu custo inicial.

Felizmente para empreendedores iniciantes, abrir um negócio imobiliário não requer investimentos significativos. Além do custo da licença, considere as seguintes despesas:

  • aluguel (se você for alugar uma sala comercial);
  • design da identidade de marca (logotipo, cartões de visita);
  • marketing (site, publicidade).

Qual é a maior quantia que você pode investir em seus negócios? Seus fundos serão suficientes ou você terá que pedir dinheiro emprestado a um amigo ou ao banco? Lembre-se de que levantar capital adicional pode levar meses. 

Passo 6. Adquirir novos clientes

A promoção online e a propaganda boca a boca são as principais ferramentas para atrair clientes no mercado imobiliário. Vamos detalhar um pouco mais cada um desses métodos.

Site e redes sociais

Ao procurar por um aluguel ou acomodação, 93% dos usuários visitam sites de corretores imobiliários. Portanto, seu site será o responsável pela primeira impressão que seu cliente em potencial terá com você. 

  • Seu site deve refletir a mensagem da sua marca e a sua proposta de venda exclusiva. Ele deve comunicar aos visitantes quem você é, que tipos de serviços você fornece e como eles podem entrar em contato com você.   
  • Faça um trabalho de SEO para levar seu site ao topo dos resultados de pesquisa. 
  • Preste atenção ao conteúdo visual nas páginas do seu site. Certifique-se de usar imagens e vídeos de alta definição. Segundo estudos, 73% dos clientes tendem a confiar em corretores imobiliários que usam conteúdo de vídeo para apresentar a si mesmos e seus serviços.
  • Informe seu público sobre você. Dedique uma página individual do seu site à sua biografia, realizações profissionais e fotos pessoais.  

Além de um site organizado, crie contas comerciais nas principais plataformas de redes sociais. As utilize para mostrar sua experiência, compartilhar conteúdo útil e estabelecer relacionamentos com seu público. 

Boca a boca

Ao escolher um corretor imobiliário, 41% dos clientes confiam em referências feitas por amigos, familiares e colegas de trabalho. A melhor maneira de obter referências de alta qualidade é fornecendo aos seus clientes o melhor serviço possível.

  • Confiança. Sempre coloque a qualidade acima da quantidade. Faça todo o possível para que seus clientes tenham a melhor experiência de trabalho com você. Encontre uma abordagem individual para cada pessoa. Faça seus clientes sentirem que você deseja ajudá-los de verdade. 
  • Zelo. Mantenha contato com seus clientes e pergunte alguns meses depois se eles estão satisfeitos com a nova casa ou escritório. Este pequeno gesto pode significar muito para uma pessoa.
  • Depoimentos. Não tenha vergonha de pedir aos seus clientes para deixar comentários no seu site ou redes sociais. 

Palavras Finais

Um negócio imobiliário de sucesso depende de uma abordagem habilidosa e de uma forte marca pessoal. Prepare-se para trabalhar duro para obter a experiência necessária e conquistar a confiança dos clientes. Dando um passo de cada vez, você fará do seu sonho uma realidade!

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