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Como abrir um e-commerce B2B: Guia passo a passo

  1. O que é um ecommerce B2B?
  2. Como funciona o ecommerce B2B
  3. Antes de abrir um ecommerce B2B
  4. Mão na massa! Passo a passo sobre como abrir um ecommerce B2B
  5. Dicas de vendas para turbinar o seu ecommerce B2B
  6. Pronto para abrir seu ecommerce B2B?

Se você chegou até aqui, é porque quer saber mais sobre como abrir um ecommerce B2B.

Também chamado de Business to Business, esse é um mercado que vem crescendo cada vez mais no Brasil.

Por se tratar de um negócio entre empresas, os empreendedores estão em busca de conhecimentos sobre como abrir uma loja virtual para ampliar sua atuação.

De acordo com dados do McKinsey, 75% dos compradores e vendedores acreditam que o modelo de mercado digital é mais eficiente. Além disso, a mesma pesquisa mostrou que, após a pandemia,  apenas 20% a 30% dos consumidores B2B acreditam na predominância do modelo presencial.

B2B seller interactions

Um ótimo motivo para abrir seu e-commerce B2B, não é mesmo?

Então, leia o nosso artigo e entenda tudo sobre como a sua empresa pode investir na construção de uma loja virtual a fim de atender ao mercado B2B.

Com esse passo a passo você conseguirá colocar tudo em prática e entender como o marketing digital ajuda no fortalecimento da sua marca. 

Boa leitura!

O que é um ecommerce B2B?

Business men handshake

Basicamente, o B2B é um canal de vendas de produtos entre empresas.

Em tradução livre, “de um negócio para outro negócio”.

Entre empresas físicas, esse mercado é bastante comum, como por exemplo uma tecelagem vender para uma empresa que faz roupas.

Um exemplo bem conhecido deste segmento é a Gigante Alibaba que está presente em mais de 100 países e possui uma grande variedade de produtos para empresas que os revendem.

Neste tipo de transação, geralmente são negociados produtos e serviços idênticos ou com grande semelhança aos vendidos e adquiridos em negócios B2B entre as empresas físicas.

Entretanto, a negociação deste segmento via online é algo relativamente novo e vem se mostrando bastante eficaz.

Como funciona o ecommerce B2B

Pensando de forma prática, ao abrir um ecommerce B2B você terá as mesmas necessidades de uma loja física, como por exemplo:

  • Reposição de estoques;
  • Compra de matéria prima
  • Compra de insumos;
  • Revenda de produtos ou serviços.

Entretanto, não podemos deixar de lembrar que as lojas físicas possuem barreiras físicas e espaciais, o que não acontece no mundo online.

Ao abrir um ecommerce B2B, essa realidade se torna muito mais ampla e os seus  negócios ganham um potencial de escalabilidade enorme.

Ou seja, é possível turbinar seu processo de prospecção e aumentar muito o número de potenciais clientes, já que você pode fazer negócios quando e onde quiser.

Além disso, existe uma outra praticidade única do mundo virtual, que é a possibilidade de fazer todo o gerenciamento de forma remota.

Um grande desafio quando pensamos em como abrir um ecommerce B2B é ter uma plataforma eficiente e adaptada à realidade do seu segmento, aderir a uma estratégia de vendas eficaz e gerenciar o time de forma remota.

Qual é a diferença entre ecommerce B2B e B2C?

O primeiro passo para saber como abrir um ecommerce B2B é entender a diferença entre esse tipo de transação e o B2C.

Também chamado de business to consumer, o B2C se refere a negociações feitas pela empresa diretamente com o consumidor final. No B2B o vendedor e o comprador sempre serão empresas.

Entender essa diferença é importante porque a dinâmica da negociação é diferente, já que os perfis são distintos e o nível de exigência também.

Por conta do público alvo extremamente específico dos negócios feitos entre duas empresas, as vendas são feitas de forma mais  racional. Afinal o que vai contar como fator prioritário no fechamento do negócio são os números e a solução que oferecer um melhor custo-benefício para o comprador.

Sendo assim, para a corporação, o negócio não é feito por impulsividade ou intuição. Isso é completamente diferente quando pensamos no consumidor final, onde uma estratégia mais emotiva pode funcionar muito bem para a negociação.

Nesse tipo de venda, a forte influência de fatores como imagens, marca, status e valor agregado são fundamentais para alavancar as vendas.

Enquanto as lojas B2B realizam geralmente vendas em atacado, o que representa uma grande quantidade, o modelo B2C atua em vendas de varejo.  Desta forma, a possibilidade de descontos no modelo B2B é mais presente do que no B2C.

Outra diferença é que para comprar em um comércio B2B, um dos requisitos é possuir CNPJ ativo da empresa, enquanto no B2C é necessário o CNPJ ou CPF ativo do comprador.

Se você também pensa em abrir um ecommerce B2B, lembre-se sempre, que quando se vende diretamente para empresas, existem uma série de preocupações a serem tomadas. Quando a negociação é em grande escala, certamente as responsabilidades são maiores. 

Por isso, ao abrir um ecommerce B2B é fundamental fazer um estudo de mercado para conhecer de fato para quem está vendendo. Ou seja, a forma de vender dos dois modelos é a mesma.

Antes de abrir um ecommerce B2B

Business Growth

Assim como em qualquer tipo de negócio, para conseguir bons resultados, o e-commerce B2B precisa ser bem planejado, porque é fundamental para passar credibilidade para os potenciais clientes que você deseja alcançar.

Então, aqui estão dicas cruciais para você considerar antes de abrir um ecommerce B2B.

Tenha metas definidas

Antes mesmo de dar o start no seu ecommerce B2B, é preciso estabelecer metas e prazos de execução. Assim, além de mensurar o crescimento de sua empresa, você conseguirá dar foco na construção do seu negócio dentro de um tempo já estabelecido.

Para isso, é fundamental também conhecer toda a burocracia de abrir um ecommerce B2B, então vamos falar sobre isso.

Conheça a parte burocrática

Para garantir o sucesso do seu negócio, saiba sobre todos os aspectos legais e burocráticos para começar suas operações.

Certamente a primeira providência é abrir uma empresa, pois como falamos, um dos requisitos para abrir um ecommerce B2B é ter um CNPJ.

Mas não se preocupe! Em poucos minutos, você pode ter o seu CNPJ. Basta acessar esta página para mais informações.

Para que este processo possa ocorrer de forma correta, é importante consultar um contador para te guiar em todo o processo.

Existem também outras obrigações legais que você precisa ficar de olho:

  • Cópia do IPTU do imóvel onde sua empresa será situada;
  • Contrato de locação, caso seja um espaço alugado.

Porém não é apenas isso. Dependendo do seu ramo de atuação e localidade, você provavelmente precisará efetuar outros procedimentos.

Pense sempre que iniciar com o pé direito é crucial para que seu negócio seja próspero.

É fundamental dar atenção a todos os detalhes para ter conhecimento suficiente para tomar decisões certas e conscientes.

Escolha o nicho e o produto

Assim como vender para o consumidor final, para convencer outras empresas a comprarem o seu produto, você precisa escolher o nicho correto. Ao abrir um ecommerce B2B, escolha um nicho de mercado que você tem afinidade. 

Depois da escolha de um nicho que você tem afinidade, pense em um produto que pode resolver uma necessidade das empresas que você pretende negociar.

Fornecer o produto direto apenas para empresas de determinado nicho pode facilitar alguns processos como, por exemplo, em ações de divulgação, mas se você não tiver o produto adequado, certamente estará colocando seu negócio em risco.

Saiba quem são e onde estão seus concorrentes

A esta altura você provavelmente já sabe quais são as outras empresas que você deseja criar um fluxo de vendas e construir um relacionamento.

No entanto, também é o momento de saber quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo para aumentar as vendas.

Você quer ganhar espaço, uma pesquisa de mercado minuciosa para medir a satisfação do cliente e também para avaliar a concorrência é de suma importância. 

Afinal, conhecendo o que a concorrência tem oferecido em termos de experiência do cliente, você pode melhorar suas estratégias de vendas.

Ressaltamos que a concorrência irá definir suas estratégias, mas ficar atento à maneira como ela funciona pode te ajudar a exceder as expectativas daqueles que confiam na sua marca.

Conheça os riscos e desafios envolvidos

Um dos grandes desafios de abrir um ecommerce B2B é a concorrência. Com a internet, e tantas empresas compartilhando negócios,  o número de concorrentes aumentou consideravelmente. 

É preciso uma grande objetividade e até mesmo um pouco de agressividade nas estratégias para se destacar da concorrência. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a complexidade das negociações. 

Geralmente nas vendas B2B o comprador precisa pesquisar e comparar diversos fornecedores e orçamentos, o que torna a tomada de decisão mais demorada.

Além disso, por conta destas questões burocráticas, o ciclo de vendas se torna mais longo, podendo demorar meses para concluir a negociação.

Por isso, empresas com visão de curto prazo podem não ter sucesso com um ecommerce B2B. Sua empresa deve estar preparada para trabalhar com ofertas que vão valer por semestres inteiros ou até mesmo anos. 

Algo que pode auxiliar a agilidade das negociações é  criar contratos com as descrições de todos os serviços que serão prestados, as métricas que serão usadas para monitorar a qualidade, e com as definições  das obrigações de cada parte.

Além disso, outro desafio dos negócios B2B é que os vendedores precisam ter um treinamento diferenciado. Para ter sucesso neste negócio, não basta tentar empurrar os produtos para o comprador, ele precisa estar preparado para ser um verdadeiro consultor de vendas.

Outro desafio é ter jogo de cintura para lidar com diferentes tomadores de decisões em uma mesma empresa. Diferentemente das vendas para consumidor final, pode ser necessário ter aprovação de diversas pessoas antes de concretizar o negócio.

Um dos riscos ao abrir um ecommerce B2B é que você está lidando com altos valores, e o risco de fraude no B2B é tão alto quanto no B2C. Entretanto, os prejuízos causados nessas operações são bem maiores devido ao valor das transações.  

Estabeleça o orçamento

Esta é uma etapa muito importante se realmente você quer entender tudo sobre como abrir um ecommerce B2B. Como em todo negócio, faça um planejamento financeiro completo, para que você não seja pego de surpresa.

Vender para empresas, dependendo do seu nicho, pode exigir um fluxo de caixa maior, já que existe a possibilidade de receber pedidos em grandes lotes.

Tudo isso deve ser levado em consideração para não correr o risco de prejudicar a saúde financeira do seu negócio. 

Mão na massa! Passo a passo sobre como abrir um ecommerce B2B

Business Team Work

Se você quer saber como abrir um ecommerce B2B, é fundamental ter um passo a passo, para que você comece da melhor forma possível e garanta o sucesso do seu investimento.

Então confira todas as dicas!

Escolha da plataforma e formas de pagamento

A escolha da plataforma é uma dúvida muito frequente entre aqueles que querem saber como abrir um ecommerce B2B.  É de suma importância que a empresa opte por uma atenda melhor às suas necessidades e valorize a qualidade dos seus serviços.

Lembre-se sempre que a plataforma deve garantir uma boa experiência para o cliente, porque esse é um passo fundamental para o sucesso do negócio.

As plataformas de e-commerce mais conhecidas são:

  • PrestaShop
  • Shopify
  • Nuvemshop
  • Loja Integrada
  • OpenCart
  • osCommerce
  • Magento
  • CubeCart
  • AbanteCart
  • Open Real State

Além disso, seu site precisa de um sistema de pagamentos que tenha selos de segurança e características que deixem os usuários mais tranquilos na hora da compra, especialmente quando se trata de negócios entre empresas. 

Por estes motivos, é crucial escolher uma plataforma confiável e que não tenha nenhuma falha de segurança.

Alguns exemplos desta segurança são a certificação SSL (site seguro) e o site blindado, que previne problemas no sistema e identifica vulnerabilidades.

Sempre é preciso pensar na concorrência, e para se destacar em um mercado tão competitivo, não é suficiente ter apenas bons produtos. Tudo importa, inclusive a definição do seu layout ao abrir um ecommerce B2B.

Os usuários hoje em dia buscam mais que apenas um site funcional. Eles querem um layout atraente, páginas amigáveis ​​para dispositivos móveis, para garantir uma boa experiência.

Para isso, sua identidade de marca precisa ser criada. Alguns elementos são extremamente importante para isso, tais como:

  • Logo
  • Fonte
  • Imagens
  • Cores

Mas não se preocupe! Não é necessário contratar uma equipe ou empresa para este fim.

Com o serviço online da Logaster é possível criar sua identidade de marca em poucos minutos.

Aspectos técnicos

Os aspectos técnicos também são essenciais ao abrir um ecommerce B2B. Se um possível comprador clica em um link e o site leva muito tempo para carregar, eles deixarão a página tão rápido quanto chegaram, ou seja, sua página precisa ser rápida.

Além disso, seu site precisa estar estruturado de forma que os usuários passem de uma página para outra da forma mais natural possível, e isso quer dizer que a arquitetura do e-commerce é importante.

Pense sempre que tudo o que pode impactar na experiência do cliente pode fazer diferença para o seu negócio.

Configuração da equipe

Ter uma equipe de vendas estruturada vai ajudar muito a alavancar o seu negócio.

Vender para empresas pode ser algo complexo, e portanto, a organização da equipe é fundamental para estimular os potenciais clientes e passar uma imagem de credibilidade para o seu negócio.

Lançamento

Conhecendo bem seu público, ficará mais fácil fazer uma  comunicação clara de como o seu produto soluciona os problemas dos seus potenciais clientes. É de suma importância criar uma estratégia de lançamento matador e definitivo ao mercado.

Contar com uma ajuda especializada pode ser fundamental nesse momento, para que seu lançamento aconteça no tempo certo, focado no público certo e que consiga passar o real valor da sua solução.

Dicas de vendas para turbinar o seu ecommerce B2B

Depois de entender como abrir um ecommerce B2B, é hora de saber como alavancar suas vendas, afinal, o objetivo de todo negócio é lucratividade.

Conheça as dores do seu cliente

A dor do cliente é resumidamente o motivo pelo qual ele busca ajuda no mercado para encontrar uma solução.

Quando falamos de empresas, conhecer essa dor significa fazer uma abordagem consultiva e oferecer uma solução que realmente resolverá o problema, correspondendo de imediato às expectativas dele.

Tenha um processo de geração de leads implementado

Um processo de geração de leads é essencial para quem quer abrir um ecommerce B2B.

Para fechar suas vendas, é importante que sua empresa consiga captar futuros clientes de diversos canais de comunicação, como site, blog, redes sociais, e-mail, Google e YouTube.

Work Laptop

Ao captar o lead e nutri-lo com informação de qualidade, certamente você já estará se posicionando à frente da concorrência, e ao ter um problema, você aumenta as chances do cliente lembrar da sua solução.

Foque na experiência do usuário

No mercado B2B não há espaço para erros. Grande concorrência e grandes responsabilidades são fatores que podem prolongar o processo de venda.

Por isso, se o seu potencial cliente não tiver uma boa experiência, dificilmente ele voltará para sua loja para efetuar uma segunda compra.

Por isso, focar nesse ponto ao abrir um ecommerce B2B é essencial para aumentar seus negócios e principalmente trabalhar a imagem da sua empresa.

Invista em produção de conteúdo

A produção de conteúdo como estratégia de marketing está em constante avanço em empresas com atuação B2B. Com uma boa estratégia de conteúdo, você poderá atrair mais clientes e tornar-se uma referência no segmento de atuação.

Além disso, a produção de conteúdo de qualidade irá aumentar sua classificação nos mecanismos de busca e, hoje em dia, esse é sempre o primeiro passo das empresas quando precisam solucionar um problema – procurar a solução no mundo online.

Trabalhe com uma visão de longo prazo

O mercado B2B é tão complexo quanto o B2C. Apesar de bastante lucrativo porque estamos falando de grandes quantias, muitas vezes as vendas demoram um certo tempo para acontecer.

Por isso, ter um perfil imediatista não é o ideal para esse tipo de negócio. É fundamental ter uma visão de longo prazo, além de bastante persistência para não desistir do seu negócio.

Pronto para abrir seu ecommerce B2B?

Como você percebeu ao longo deste guia, abrir um ecommerce B2B requer planejamento e uma série de conhecimentos específicos sobre diversos fatores.

Não é algo simples, mas pode ser extremamente vantajoso e lucrativo, desde que você consiga transmitir confiança sobre a sua marca e mostrar a qualidade dos seus produtos ou serviços. 

Além disso, trabalhe com persistência e paciência, pois é um segmento de negócio onde as negociações podem demorar a acontecer.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é preciso para você abrir seu ecommerce B2B, é hora de colocar a mão na massa e iniciar todo o seu caminho.

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Especialista em SEO no Logaster. O conteúdo criado por Dmytro sobre design, promoção de negócios e startups é publicado no Hubspot, Hongkiat, Techradar e em muitas outras plataformas. Nas horas vagas, ele gosta de aprender japonês.

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