1. Quais empresas podem se beneficiar de um monograma
  2. Maneiras de usar
  3. 3 maneiras inteligentes de criar um monograma personalizado
  4. Como criar um monograma: 5 dicas úteis
  5. Exemplos inspiradores

Pense nos logos utilizados pela Louis Vuitton, Chanel ou Givenchy. Essas e muitas outras marcas fazem o uso de monogramas como seus símbolos corporativos. Personalizado e direto, um monograma funciona muito bem tanto para empresas quanto para projetos pessoais. Leia o nosso guia sobre como usar este poderoso símbolo gráfico para aprimorar a sua identidade visual.

Quais empresas podem se beneficiar de um monograma

O monograma é uma opção bastante comum usada por diversas marcas. Um monograma geralmente incorpora uma a três letras que se fundem em uma composição equilibrada. Se você está com dúvida se deve ou não usar um monograma, confira a nossa lista de verificação que poderá lhe ajudar: 

  • O nome da sua marca consiste em um ou mais nomes: alguns bons exemplos incluem Yves Saint Laurent, Hewlett-Packard e Hennes & Mauritz. As iniciais YSL, HP, H&M são muito mais fáceis de lembrar do que nomes completos.
Yves Saint Laurent
  • O nome da sua empresa é longo. National Aeronautics and Space Administration — NASA, British Broadcasting Corporation — BBC. O monograma não apenas otimiza a comunicação visual, mas também é uma ótima oportunidade para revelar seu lado criativo. Por exemplo, a London Symphony Orchestra transformou as três primeiras letras do nome na imagem de um maestro.   
London Symphony Orchestra
  • Você tem um negócio promissor. Para startups, um monograma pode se tornar um símbolo bastante original de identificação. Simples e sucinto, um monograma é a melhor maneira de aprimorar o reconhecimento da sua marca. 
  • Você tem um negócio de família. Sua empresa está associada com história e tradição, então os monogramas são a escolha ideal. Veja o exemplo de marcas como Louis Vuitton e Rolls-Royce.
Rolls-Royce
  • Sua marca está entrando no mercado global. Seu nome de marca deve ser versátil e fácil de memorizar em qualquer país, por exemplo, Victoria and Albert Museum – V&A, Life’s Good – LG.
LG
  • Você quer se destacar. É difícil criar um símbolo gráfico original. Neste quesito, um monograma tem duas vantagens fortes. Primeiro, ele é um tipo de logo associado a marcas de alto perfil. Segundo, um monograma transmite uma vibe sentimental que cria um vínculo profundo com o público.

Maneiras de usar

Graças à sua natureza versátil, um monograma serve tanto para fins comerciais quanto para situações do dia a dia. Funciona igualmente bem tanto para melhorar a sua imagem corporativa como para ser aplicado no design de presentes originais para seus entes queridos. Listamos os diferentes usos de um monograma abaixo. Escolha a opção que melhor se adapte às suas necessidades!

Empresa

As empresas usam monogramas para realçar a personalidade da sua marca e chamar a atenção do público-alvo. Pense em quais lugares as pessoas mais irão ver o seu logo.

  • Online:  site, fotos de perfil, imagens de capa, assinaturas de e-mail, ícones de aplicativos para celulares, ícones de favoritos (pequeno ícone que representa o seu site em uma guia do navegador). 
  • Publicidade: outdoors, placas, sinalização.
  • Produtos: embalagens, etiquetas, acessórios.  
  • Materiais impressos: cartões de visita, blocos de notas, papéis timbrados, calendários, envelopes, cartões postais, adesivos (uma imagem impressa que pode ser movida para outra superfície).
  • Produtos de marca: bolsas, camisetas, bonés de beisebol, ímãs, estojos para celulares.
Monogramas

Celebrações e presentes

Um monograma adicionará um toque de classe a qualquer objeto utilizado em celebrações como casamento, chá de bebê, aniversário, formatura da faculdade, dia das mães, Natal e muito mais. Além disso, é uma ótima maneira de personalizar um presente e torná-lo verdadeiramente único. Se você estiver usando um monograma para fins pessoais, considere criar uma variação mais sofisticada de monograma. Algo que tenha serifas, curvas, arabescos e outros elementos extravagantes. 

Quando se trata de um design tão complexo como um monograma, a imaginação é tudo! Confira algumas ideias para o uso de um monograma:

  • Design: convites, cardápio, decoração de interiores, cartões de visitas.
  • Presentes de casamento: roupas de cama, roupões de banho, toalhas de mesa, toalhas, guardanapos, talheres, etc. 
  • Presentes do dia a dia: roupas (por exemplo, você pode colocar um monograma nos punhos ou no colarinho da camisa), pingentes, anéis, copos de vinho, pratos, copos, capa de passaporte, blocos de notas, canetas, etc.  
Presentes do dia a dia

Fonte: Isaac LeFever

Procurando usos não convencionais para um monograma? Aqui estão algumas dicas:

  • bordado;
  • inscrição;
  • impressão em tecido;
  • bordados com miçangas e lantejoulas;
  • pirografia;
  • papel para embalagem.

3 maneiras inteligentes de criar um monograma personalizado

1. Logaster

Use o Logaster para gerar um monograma bonito com apenas alguns cliques. Digite o nome da sua empresa, escolha o seu ramo de atividade e clique em “Criar”. Para um resultado mais preciso, adicione um slogan (ou a data do seu evento) e escolha o esquema de cores adequado.  

O criador de logo oferece dezenas de belos desenhos. Escolha a opção que mais lhe agrada e a edite conforme desejar. Fique à vontade para alterar as cores e as fontes do seu monograma, bem como, reorganizar diferentes peças gráficas. Teste a aparência da sua obra de arte em diferentes produtos (papel timbrado, mídias sociais, cartão de visita). 

Você sonha em ter o seu próprio logo?

Digite o nome da sua empresa no campo abaixo e nosso gerador oferecerá as melhores opções de design!

2. Adobe Illustrator

Deseja criar um monograma exclusivo por conta própria? Então o Adobe Illustrator é a escolha ideal! Este software incrível oferece ferramentas para projetar obras de arte criativas. Comece preparando os “ingredientes” necessários para o seu logo. Explore sites como o Fontfabric e o Dafont para encontrar o tipo de letra ideal para o seu trabalho. Para imagens e outros gráficos, visite o Flaticon ou o Freepik. Comece um novo projeto no Illustrator, adicione os elementos escolhidos anteriormente e edite para personalizar tudo e chegar até a composição final.

3. Microsoft Word

O Microsoft Word é, sem dúvida, uma salvação para aqueles que não possuem as habilidades apropriadas de design. Assim como no Adobe Illustrator, você primeiro precisa escolher as fontes e cores antes começar a trabalhar. Fazer um monograma no Word é bastante simples. Basta mover os blocos com o texto até ficar satisfeito com a composição geral.

Como criar um monograma: 5 dicas úteis

  1. Atenha-se a um design minimalista. Falar de monograma é falar de simplicidade. Evite encher o design com muitos elementos e cores. Acima de tudo, seu design deve ser perfeitamente legível.  
  2. Experimente formas. O modo como você organiza as letras em seu design determinará a conotação emocional por trás do seu logotipo. Considere usar um arranjo horizontal, vertical ou espelhado. Ou use a imaginação e crie a sua própria solução!
  3. Escolha uma fonte. Quando se trata de monogramas, a tipografia é de suma importância. Sua tarefa é encontrar o tipo de letra que reflita a identidade da sua marca e converse bem com seu público-alvo. Fontes manuscritas representam elegância e estilo. Os tipos de letra com serifa comunicam a ideia de respeitabilidade e integridade. Fontes limpas emitem vibrações casuais. Além disso, verifique se o tipo de letra escolhido ficará legível quando reduzido.
  4. Trabalhe com cores. Não exagere nas cores. Não use mais do que dois tons correspondentes. Antes de escolher um tom, não deixe de ler sobre as conotações psicológicas dele. As marcas mais elegantes, tendem a optar por um esquema de cores preto e branco atemporal.
  5. Considere os parâmetros técnicos. Lembre-se de salvar seu emblema nos formatos vetorial e raster. Dessa forma, você poderá ampliar ou reduzir o tamanho do seu design sem comprometer a qualidade. Assim, será possível imprimi-lo em uma variedade de meios e materiais.  

Exemplos inspiradores

Estudar e analisar o que as principais marcas estão fazendo é um bom caminho. Veja como as outras empresas estão usando monogramas, escolha as melhores ideias e as melhore para criar a sua versão adequada ao seu negócio! 


Fonte: Jeroen van Eerden
B

Fonte: Yevdokimov
Flow

Fonte: Vadim Carazan
MM

Fonte: Ben Didier
A

Fonte: Stevan Rodic

Conclusão

Um belo monograma é um design poderoso que deve ser usado para aumentar o reconhecimento do seu negócio e de seus projetos pessoais. Olhar para este símbolo gráfico é como ler uma história envolvente sobre a sua marca, seus valores e objetivos. Com um pouco de paciência e imaginação, você poderá criar um monograma profissional com facilidade. Lembre-se de manter a sua mente aberta para ideias originais e soluções criativas ousadas!

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