1. O que é o TikTok?
  2. Como o TikTok funciona?
  3. As 5 principais tendências do TikTok em 2020
  4. Como criar um perfil no TikTok

A rede social TikTok, com seus vídeos curtos, certamente está ganhando popularidade e se apresentando como uma boa concorrente para o YouTube e o Instagram. Portanto, essa é uma nova ferramenta promocional promissora para os negócios. Ela permite atrair rapidamente atenção, evocar emoções e aproximar você dos seus clientes. Mostraremos como criar uma conta, o que postar nela e todos os segredos que você precisa saber.

O que é o TikTok?

TikTok

Essa mídia social é uma das “mais jovens” – cerca de metade dos usuários tem menos de 34 anos e 26% têm entre 18 e 24 anos. O app foi o terceiro mais baixado no mundo em fevereiro de 2019. Ficou à frente do Instagram e do Facebook. Agora, mais de 800 milhões de pessoas usam esta rede social mensalmente.

Os recursos do TikTok permitem que os usuários criem e assistam vídeos curtos (de 15 a 60 segundos). O principal público da plataforma é a Geração Z. Isso forma uma nova abordagem para o consumo de conteúdo:

  • Os clipes no TikTok não incluem “cabeças de bate-papo” ou “relatórios de progresso”. A criatividade e o entretenimento são o que governam nesta rede com enredos divertidos, tocantes ou absurdos incorporados às trilhas sonoras. As empresas estão usando esta plataforma para mostrar os bastidores da criação de produtos, se comunicar de maneira informal e criatividade dos colaboradores.

Fonte: Dribbble
  • “Vídeos reais. Pessoas reais.” – o slogan da plataforma incentiva o público a ser o mais natural possível. Por exemplo, uma das estrelas da rede, Loren Godwin, tem 14 milhões de seguidores e ficou famosa pelo fato de “cantar” músicas populares em silêncio. A expressão e a inspiração no TikTok são mais valorizadas do que a comunicação e a tradição. Por que não usar o aplicativo para mostrar a simpatia e o potencial criativo da sua marca para se aproximar dos seus clientes?
@laurengodwin

Our biggest insecurities💔 @sebastianbails ##HighHopes

♬ High Hopes – Acapop! KIDS
  • A brevidade dos vídeos ajuda a atrair atenção em segundos. A natureza “estilo livre” da plataforma não requer habilidades técnicas para criar conteúdo perfeito. Isso significa que você não precisa de equipamentos caros de vídeo, pois a câmera do telefone é mais que suficiente.

Como o TikTok funciona?  

O feed do TikTok é como qualquer outro feed de mídia social com curtidas e comentários. No entanto, os algoritmos do feed funcionam de maneira um pouco diferente. No Tiktok, também são mostrados aos vídeos dos usuários que você não segue.

O princípio é simples. Quanto mais reações uma postagem receber, mais frequentemente ela aparecerá nas recomendações. A rede seleciona vídeos com base nas suas preferências anteriores.

Como promover o seu negócio e atrair clientes usando o TikTok?

  • Crie seus próprios vídeos sobre tópicos profissionais. Você faz cupcakes? Mostre como você os decora. Você costura roupas? Mostre as tendências da estação. O principal é fazer isso de uma maneira divertida e emocionante.
  • Os vídeos podem ser gravados diretamente no TikTok ou enviados por telefone.
  • Use ferramentas que tornarão seus clipes ainda mais criativos: filtros, adesivos, máscaras, trilhas sonoras.
  • Especifique os links para seus sites ou outros recursos abaixo do vídeo, para que os usuários possam visitar imediatamente e executar uma ação, como fazer um compra.
  • Divulgue assuntos relevantes e promova seus produtos.
  • Verifique as seguintes seções no menu: “Tendências”, “Interessante” e “Caixa de entrada”. O serviço recomenda vídeos novos e populares, além de apresentar os desafios mais recentes. Fique de olho no que evoca a reação dos usuários e gere novas ideias para o seu conteúdo.

As 5 principais tendências do TikTok em 2020

Memes e hashtags

Um dos tipos mais populares de conteúdo são clipes de humor em formatos de memes que atraem dezenas de milhões de visualizações. A música “Old Town Road”, que está no primeiro lugar da parada da Billboard há 19 semanas, deve sua popularidade ao TikTok. O cantor Lil Nas X começou a distribuir memes relacionados a ela e então milhões de pessoas aderiram a brincadeira. Como resultado, a música se tornou viral.

@the.mjgm ♬ Old Town Road – Lil Nas X

O que contribuiu para a popularidade da tendência? Os memes são uma ferramenta de comunicação comum entre a geração Z. Participe desse diálogo!

  • Acompanhe os vídeos da seção “Interessante”. Analise o que é popular no momento e gere conteúdo com base nesses temas. Tente criar seus próprios memes. Há uma chance de que eles possam se tornar o próximo vídeo viral.
  • Na maioria das vezes, os tópicos mais populares são danças, humor, dicas úteis e animais. E antes dos feriados, os vídeos temáticos, como vídeos de Natal ou Dia das Bruxas, se tornam populares. Portanto, não esqueça de seguir o calendário.
  • Adicione hashtags às descrições para que você possa ser facilmente encontrado. O TikTok substituiu a televisão para muitas pessoas. As hashtags estão são assistidas nele, como novos episódios de séries ou programas de TV são vistos na TV. Por exemplo, na hashtag #catchmeout, as pessoas postaram vídeos de situações engraçadas ou chocantes e os vídeos foram vistos cerca de 11 milhões de vezes.

Desafios

“Desafios” é outro formato de conteúdo comum com potencial de se tornar viral. Ao contrário de outras mídias sociais, os desafios do TikTok são realizados em uma versão mais leve. Não há desafio para pessoas específicas e eles geralmente são fáceis de serem feitos. Um desafio pode ser uma simples dança ou fazer algo que todos possam repetir.

As empresas podem usar os desafios do TikTok para criar vídeos que incentivam o público a usar seu produto para monetização. Empresas como a Guess organizaram o desafio #inmydenim, que pede aos usuários que vistam primeiro suas roupas normais e depois usem seus jeans da marca de uma forma estilosa. Como resultado, mais de 5000 clipes foram criados com quase 40 milhões de visualizações.

@kuhleeuh

Had a fun day ##inmydenim ✨👖✨ @guess ##style ##OOTD

♬ original sound – kuhleeuh
@operamericano

Guess who’s feeling confident 😘 @guess ##inmydenim ##sponsored ##makeeverysecondcount ##fashion ##model

♬ #inmydenim I’m a Mess – Bebe Rexha

Para não perder nada, consulte as guias “Interessante” e “Tendências”, bem como a seção “Caixa de entrada”. Haverá notificações sobre os desafios de tendências. Sua popularidade (ou seja, o número de visualizações) pode ser rastreada clicando na hashtag correspondente.

Duetos e reações

Você está ficando sem ideias? Usar o conteúdo de outra pessoa pode ser uma boa ideia. Selecione um vídeo popular e, na opção “Compartilhar”, clique em “Dueto”. A tela será dividida ao meio, mostrará você e a tela do clipe original. Agora basta descobrir como vencer o outro vídeo de uma maneira interessante. Por exemplo, você pode repetir o mesmo movimento ou fazer uma paródia. Às vezes, as paródias podem ultrapassar o original e ganhar mais popularidade.

Segundo as estatísticas, 43% dos usuários de mídias sociais enviaram vídeos em dueto. Então você pode usar esse formato para promover um novo produto. Essa abordagem foi adotada para promover o single “Love Again” de Ruth Ann. Os formadores de opinião foram atraídos para o dueto e os outros usuários os seguiram. Como resultado, a campanha se tornou viral sob a hashtag #PromoteLove. O número de visualizações alcançou 1,5 milhão e a hashtag chegou ao top 20.

@rhia.official

These are my insecurities! Keep smiling!☺️❤️ ##promotelove ##loveagain @cakeyjames

♬ RuthAnne Love Again – thisisruthanne
@thereversebarbie

Chain this or duet! Let’s see what your biggest insecurity is ##promotelove ##loveagain

♬ RuthAnne Love Again – thisisruthanne

Outra forma de usar o conteúdo de outra pessoa é a reação, especialmente aos vídeos de blogueiros famosos. Expresse a sua opinião, vença a trama ou grave a sequência. Ao postar, o vídeo original pode ser colocado em qualquer lugar da tela e ocupará apenas uma pequena parte dele.

Vídeos virais

Se você deseja que seu conteúdo estimule as pessoas a compartilhá-lo e a criarem algo semelhante, é necessário estabelecer o potencial viral. Ele pode ser um assunto do momento, algo cheio de humor ou algo que transmita uma emoção forte.

Por exemplo, um vídeo com a hashtag #theants em que uma pessoa imitou uma formiga se tornou viral devido a sua estranheza. As pessoas começaram a criar esquetes que ganharam um total de mais de 11 milhões de visualizações em uma semana. A popularidade da hashtag se espalhou até no Twitter.

@washingtonpost

The roaches 🌎🐜 ##theants ##newspaper ##climatechange

♬ original sound – soupypoopy69
@gabe

all of TikTok right now… 😡🐜 full ant squad in the comments ##theants

♬ original sound – gabe

Sorteios e Concursos

Sorteios e concursos com prêmios são uma maneira eficaz de promover uma marca. Esta é uma ótima maneira de atrair o público. Não perca a oportunidade de promover a sua marca e obtenha recompensas interessantes pela participação, lance um concurso com uma hashtag apropriada e atraia novos seguidores.

Em dezembro do ano passado, a marca Kool-Aid ofereceu aos usuários a chance de ganhar 10.000 dólares publicando um vídeo com a hashtag #OhYEAHChristmas para dar início ao clima festivo. A campanha atraiu influenciadores com um grande número de assinantes e mais de 10.000 pessoas participaram da competição.

@koolaidmanofficial

OH 🏃‍♂️🏃‍♂️🏃‍♂️ YEAAAAAAH! ##KeepItGoing ##DuetThis

♬ original sound – koolaidmanofficial

Outro sucesso foi quando a Walmart convidou os usuários a contar como economizaram na Black Friday. Como resultado, a tag #DealDropDance coletou 3,6 bilhões de visualizações!

@dreaknowsbest

Mood when you see @walmart Black Friday deals! 💃 join the ##dealdropdance for a chance to win! ##contest ##sponsored

♬ Water Me – Lizzo

Como criar um perfil no TikTok

Analise o público-alvo

Para desenvolver efetivamente seu canal, pense sobre quem será o público que assistirá seus vídeos:

  • Responda as seguintes questões. Qual idade e sexo é do seu público? O que eles fazem? Do que eles gostam e do que não? O que deixa eles felizes e tristes?
  • Formule o conceito e o estilo do canal com base nessa análise.
  • Se você tem como alvo pessoas mais velhas, pense também em como atrair jovens através de postagens originais, humor viral ou comunicação informal.

Faça um perfil

Indique o nome da marca no cabeçalho do perfil. Descreva brevemente (em 80 caracteres) como você pode ser interessante para os usuários e qual é o tema do seu canal.

Faça um perfil

Fonte: Dribbble

Recomendamos o uso do seu logotipo como foto do perfil. Isso atrai a atenção, ajuda os usuários a se lembrarem da sua marca e forma uma imagem consistente em todas as suas plataformas sociais.

Você precisa de um logo para sua foto de perfil nas mídias sociais?

Gere ele em alguns minutos usando o Logaster, faça o download no tamanho apropriado e coloque ele como sua foto de perfil.

Fazendo vídeos

O TikTok acredita firmemente em “quanto mais, melhor”. Faça vídeos regularmente e eles serão promovidos organicamente através dos algoritmos do aplicativo. Aqui estão algumas sugestões:

Fazendo vídeos

Fonte: TikTok
  • Aumente o envolvimento: crie uma frase de chamariz na descrição e faça perguntas. O número de comentários melhora sua posição no feed.
  • Não desapareça das mídias sociais: siga as tendências, gere conteúdo e interaja com seus assinantes.
  • Teste diferentes formatos e analise quais deles obtêm mais respostas.

Promova sua conta

Depois de criar um canal nesta plataforma popular e publicar conteúdo nele, divulgue ele em outras redes sociais e sites:

  • Integre a sua conta do TikTok à outras mídias sociais. Além disso, mostre o link do seu TikTok incentivando as pessoas a segui-lo.
  • Publique conteúdo exclusivo que não esteja disponível em suas outras plataformas.
  • Crie o TikCode – o código QR do próprio TikTok. Encontre essa opção nas configurações e o sistema gerará um código que você pode colocar em cartões de visita, folhetos ou site. Ao digitalizá-lo, os usuários acessam imediatamente seu canal.
  • Interaja. Curta e comente as postagens de outras pessoas, siga outros usuários interessantes, eles o seguirão de volta como forma resposta.
  • Use uma conta Pro que permita exibir anúncios e visualizar estatísticas.

Conclusão

O TikTok é uma das ferramentas mais modernas e relevantes para a promoção de negócios. Use esta plataforma para expandir seu público-alvo, estabelecer uma conexão emocional mais próxima com eles e atrair novos clientes.

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