Como Criar e Usar Hashtags no Instagram

  1. Tipos de hashtags
  2. O número ideal de hashtags e as hashtags banidas.
  3. Como criar hashtags inteligentes para a sua empresa
  4. 8 dicas para usar hashtags

Quantas hashtags devem ser usadas em um post do Instagram? Como criar uma hashtag inteligente? Quais são as hashtags proibidas? Se você estiver promovendo o seu negócio online, já deve ter se perguntado sobre essas e muitas outras coisas. Este artigo contém as respostas para todas as perguntas sobre hashtags. Continue lendo para descobrir como melhorar a sua presença online e alcançar novas pessoas!

Tipos de hashtags

Hashtag é uma combinação de letras, dígitos e emojis precedidos pelo símbolo #. Ao clicar em uma hashtag, você é redirecionado para uma página que contém todo conteúdo da plataforma que também está usando tal hashtag. Por exemplo, se você clicar em #roupadeinverno, terá acesso diversas ideias de looks para a estação mais fria do ano. Ao clicar em #memes, você verá imagens e vídeos divertidos ou fofos que estão em alta na Internet. É assim que as hashtags funcionam tanto nas postagens do Instagram quanto nas histórias.

As hashtags têm como objetivo aumentar o alcance das suas publicações no seu Instagram e atrair uma parte do seu público-alvo que ainda não conhece a sua empresa. Você pode fazer uma pesquisa por hashtags. Além disso, você pode “seguir” uma hashtag específica para ver todo o conteúdo que é publicado com ela em seu feed. Digamos que você tenha um negócio de cuidados de cães. Nesse caso, seus clientes em potencial poderão encontrar a sua empresa no Instagram pelas seguintes hashtags: #cachorro, #doglovers, #vidadecao, #doglove e semelhantes.

As hashtags podem ser divididas em vários tipos:

  • Bens e serviços. Palavras-chave que caracterizam seu produto ou serviço (#bolsa, #psicologia).
  • Nicho. Palavras que especificam exatamente o que você está fazendo (#blogdecomida, #fotografodecasamento).
  • Comunidade. Grupos de pessoas engajadas no mesmo trabalho ou ofício (#estilistasdoinstagram, #padariasdoinstagram).
  • Evento. Hashtags que se referem a feriados ou estações do ano (#humordeoutono, #dianacionaldosorvete, #entaoenatal).
  • Local. Hashtags que especificam onde está a sua empresa (#pastelariario, #comidasdesp, #belaportoalegre).
  • Estilo de Vida. Hashtags que descrevem seu estilo de vida (#segudamotivada, #sextou, #sundayfunday).
  • Palavras que indicam uma atividade específica (#docesfeitosemcasa, #souescritor).
  • Abreviação. Formas abreviadas de frases comumente usadas. Exemplos: #tbt (Throwback Thursday) para se referir a memórias nostálgicas; #OOTD (Outfit Of The Day) para indicar a roupa do dia.
  • Emoji. Os emojis também podem ser usados, tanto sozinhos quanto combinados com uma palavra (#??, #oculosdesol?).

O número ideal de hashtags e as hashtags banidas.

Não existe uma resposta única para quantas hashtags você deve usar. O número exato depende do tipo de seu conteúdo. Por exemplo, o número máximo de hashtags para uma postagem do Instagram é 30. Para uma história do Instagram, você não pode usar mais de 10. No entanto, isso não significa que você deve sempre manter usar o máximo permitido de hashtags.

Em média, uma postagem no Instagram contém 10,7 hashtags. Ao mesmo tempo, há uma pesquisa que mostra que postagens com 6 ou mais hashtags tendem a ter menor engajamento dos usuários. A única maneira de determinar o número ideal de hashtags é por tentativa e erro. Publique conteúdo com diferentes números de hashtags e veja quais postagens e histórias geram mais curtidas, comentários e novos seguidores.

No entanto, não é só na quantidade que você deve pensar. A qualidade é igualmente importante. Evite as chamadas “hashtags proibidas”. Essas são as tags que foram colocadas na lista negra do Instagram porque as postagens que as usam vão contra as regras do Instagram.

Os usuários do Instagram não podem ver o conteúdo que contenha hashtags proibidas em seu feed. O conteúdo será somente exibido na sua página e na lista de postagens com a mesma hashtag.

A lista de hashtags proibidas muda constantemente, então faz sentido verificar cada tag antes da publicação. Digite a hashtag no campo de pesquisa e o Instagram dirá se você pode usar ela ou não.

Como criar hashtags inteligentes para a sua empresa

Para tirar o máximo de proveito do poder das hashtags, a melhor tática é combinar aquelas populares com as de seu nicho. Aqui estão algumas dicas mais específicas:

  • Comece com as palavras-chave. Faça uma lista das hashtags mais populares relacionadas ao seu negócio. Digite uma palavra-chave no campo de pesquisa do Instagram e veja a frequência com que ela é usada.
  • Lembre-se de que as palavras da moda e as mais populares (por exemplo, #amor, #selfie, #sorriso) não são necessariamente aquelas com o maior KPI. Isso acontece pois a sua postagem pode se perder facilmente entre as milhões de postagens que utilizam a mesma hashtag.
  • Portanto, tire vantagem das hashtags de nicho, ou seja, aquelas com média ou baixa frequência de uso. Vamos dizer que você faz e vende doces. Além de utilizar a hashtag #food (245 milhões de postagens) que é superpopular, use também #docesdoinstagram (181.000 postagens), #docescaseiros (218.000 postagens) e #docesparavender (1.000 postagens).
  • Descubra quais hashtags são usadas por seu público-alvo, pelos concorrentes e pelos líderes do setor.
  • Crie uma hashtag exclusiva para promover a sua marca ou veicular a sua campanha publicitária. Vamos nos aprofundar nesta questão.

8 dicas para usar hashtags

Criar as hashtags certas é apenas metade do negócio. Você também precisa usá-las corretamente. É aqui que nossas dicas entram!

1. Não se repita

Evite usar o mesmo conjunto de hashtags em toda a postagem. Caso contrário, o Instagram poderá marcar o seu conteúdo como spam. Garanta que as suas tags estejam alinhadas com seu texto e imagens. Esta é uma maneira infalível de atrair seu público-alvo e evitar o shadowban.

Se você estiver usando as hashtags #traveltips, garanta que a sua postagem realmente oferece informações valiosas para os viajantes. Use #vestidodecasamento somente se houver um vestido de noiva em sua foto ou imagem.

#vestidodecasamento

Lifehack. Elabore um plano de conteúdo de 1 ou 2 semanas com antecedência. Garanta que as suas postagens cubram uma ampla variedade de tópicos. É assim que você evita usar as mesmas hashtags o tempo todo.

2. Faça uma lista

Para economizar tempo, faça uma lista de 20 a 30 tags que usará em suas postagens. Recomendamos fazer isso no Google Tables. Na coluna 1, escreva todas as hashtags. Na coluna 2, escreva a frequência de uso de cada palavra. Na coluna 3, liste os tópicos relacionados a cada tag.

Lifehack. Ao fazer uma publicação, simplesmente copie as tags corretas da tabela e as cole na postagem.

3. Hashtags personalizadas de moedas

Pode ser uma palavra ou frase relacionada à sua empresa, produto ou promoção. Por exemplo, a Nike usa uma tag com seu slogan icônico, #justdoit. Durante o lockdown da Covid em 2020, a empresa criou a tag #playinside para encorajar as pessoas a treinarem em casa. Já o Starbucks, oferecia cada bebida com uma hashtag individual.

Nike

Hashtags personalizadas são ótimas para a promoção dos negócios. Peça a seus seguidores para seguirem também a sua hashtag exclusiva. Faça um concurso para a melhor postagem que contenha a hashtag exclusiva. As ideias são infinitas!

Starbucks

Lifehack. Siga você mesmo a sua tag exclusiva para poder controlar como ela está sendo usada. Além disso, deixe um comentário no conteúdo do usuário que utilizou a sua hashtag e compartilhe as melhores postagens.

4. Faça branding em sua página do Instagram

Sua biografia (ou descrição do perfil) é a primeira coisa que os usuários observam ao acessar a sua página do Instagram. Não perca a oportunidade de espalhar a sua marca no seu perfil do Instagram. Uma das coisas que você pode fazer é adicionar a sua hashtag personalizada à sua biografia e usar o seu logo como uma imagem de perfil. Isso ajudará os usuários a memorizar a sua marca.

Lifehack. Para chegar à melhor hashtag para a sua biografia do Instagram, pense na palavra ou frase que resume a essência única de sua empresa e a destaca. Pode ser o seu slogan ou o nome do seu produto principal. Para criar um logo profissional otimizado para o Instagram, use o serviço de criação de logotipo do Logaster .

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5. Use hashtags em seus Stories

Garanta que as suas hashtags sejam adequadas para seus stories. Evite o uso excessivo da mesma tag. Se esforce para que a sua hashtag fique bonita em uma foto ou vídeo. Mova a tag pela imagem, experimentando diferentes pontos. Aumente e diminua o tamanho da hashtag. Além disso, pode ser uma boa ideia deixar a hashtag semitransparente.

Lifehack. Para ocultar a tag, cubra ela com um adesivo ou animação.

6. Economize espaço

O tamanho de uma postagem no Instagram deve ser limitado a 2.200 caracteres. Se você não tem espaço para hashtags, fique à vontade para publicar sua postagem sem elas. Você sempre pode publicar as hashtags no primeiro comentário.

Lifehack. A melhor maneira de fazer isso é inserir hashtags diretamente no texto. Isso pode ser feito facilmente com palavras populares, como #casa, #sol, #inverno.

7. Verifique a lista negra

Se suas visualizações do Instagram estão diminuindo, verifique as suas hashtags. Pode ser que uma de suas hashtags tenha sido banida por violar as diretrizes do Instagram. Neste caso, pare de usar a hashtag inválida e a substitua por uma nova.

Lifehack. Para evitar o shadowban, crie o hábito de verificar a lista de tags proibidas regularmente.

8. Acompanhe as estatísticas

Tire um tempo para analisar as estatísticas disponíveis em seu perfil do Instagram. Descubra quais tags melhoram o seu alcance e aumentam o envolvimento do usuário. Escolha qualquer postagem, clique no ícone de três pontos e selecione “Exibir estatísticas”.

Lifehack. Se você tem um perfil pessoal no Instagram, pode querer mudar para um perfil de negócios para poder promover melhor sua marca. Não se preocupe, seu conteúdo permanecerá o mesmo.

Resumindo

Hashtags são uma ferramenta poderosa para atrair novos seguidores e aumentar seu alcance no Instagram. Elabore uma estratégia de promoção inteligente, construa um plano de conteúdo e faça uma lista de hashtags que podem ser usadas. Como qualquer rede social, o Instagram muda constantemente suas regras e diretrizes. Fique por dentro das novidades e atualizações para evitar problemas.

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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