12 Campanhas Publicitárias Inacreditáveis Que Fizeram História

  1. O que faz com que uma campanha publicitária se torne clássica
  2. 12 exemplos de campanhas publicitárias de cair o queixo

Uma maneira infalível de criar uma campanha publicitária atraente é se inspirar nas melhores práticas consagradas pelas principais marcas. Neste artigo, analisaremos mais de 10 campanhas publicitárias revolucionárias que remodelaram a indústria da publicidade. Arme-se com técnicas de publicidade eficazes e deixe seus clientes sem palavras de tanta alegria! 

O que faz com que uma campanha publicitária se torne clássica

Qual é a diferença entre propaganda e campanha publicitária? Por que algumas propagandas vão parar nas manchetes de diversas plataformas de comunicação enquanto outros passam completamente despercebidos pelos consumidores? Qual é a melhor forma de divulgar sua propaganda? Vamos começar entendendo os principais termos e ferramentas utilizadas. 

Uma propaganda, ou simplesmente anúncio, é uma mensagem baseada em texto ou imagem que promove uma marca, produto ou serviço. As propagandas ou anúncios podem ser criados em diversas formas e tamanhos, incluindo fotos, ilustrações, vídeos, áudio etc. As empresas podem colocar anúncios em uma variedade de mídias que vão de outdoors a comerciais de TV e sites. Uma campanha publicitária pode conter vários anúncios diferentes, no entanto, eles devem compartilhar o mesmo objetivo. 

Os formatos e canais de publicidade escolhidos por uma empresa depende do produto ou serviço que é comercializado, dos objetivos que a campanha publicitária busca e do público-alvo. Uma propaganda (exceto propagandas em áudio) é feita com base em três elementos principais. 

1. Logo

O logo é o símbolo gráfico central do seu anúncio. Ele tem o poder de atrair clientes devotos e elevar o patamar de sua marca. Nem é preciso dizer que seu logo deve ser atraente e fácil de ser lembrado. Além disso, ele deve transmitir a personalidade da sua marca e delinear a sua proposta exclusiva de valor. 

Dica: Criar um lindo logo em poucos minutos é muito possível! O site do Logaster é uma plataforma completa com milhares de opções profissionais de logo prontos para serem usados. Basta escolher o modelo que mais lhe agrada e o personalizar para se adequar ao seu negócio! 

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2. Slogan

Um slogan é uma mensagem que você deseja enviar ao seu público-alvo por meio de seu anúncio. Um slogan pode servir a vários propósitos. Pode motivar, inspirar, surpreender, provocar pensamentos e muito mais. Independentemente das emoções que seu slogan pretende evocar, ele deve encorajar o usuário a realizar uma determinada ação. 

Dica: Anote em um papel palavras e frases associadas ao seu produto. Tente bolar um slogan contendo uma ou duas palavras desta lista. 

3. Conteúdo em foto ou vídeo

Sua tarefa é comunicar sua mensagem por meio de recursos visuais simples e universalmente reconhecíveis. Contar histórias é fundamental para uma boa publicidade. Faça com que o conteúdo produzido conte uma história por trás de seu produto ou marca. 

Dica: Precisando de alguma inspiração? Sem problema! Vá para o Pinterest, pesquise as palavras-chave relacionadas à marca e salve as melhores ideias para sua referência.

12 exemplos de campanhas publicitárias de cair o queixo

Confira algumas campanhas publicitárias que alcançaram as manchetes da mídia, despertaram a curiosidade dos clientes e ganharam uma tonelada de prêmios de prestígio. Qual é o segredo da grandeza delas? Isso é o que vamos descobrir juntos! 

1. McDonald’s

A gigante do fast food com sede nos Estados Unidos é conhecida por seu amor pela publicidade em outdoors. Graças ao seu grande tamanho, os outdoors são uma ótima maneira de chamar a atenção de possíveis clientes. Em 2018, a empresa lançou o que resultou ser uma de suas campanhas publicitárias mais icônicas, a Follow the Arches. 

O McDonald’s colocou diferentes partes de seu famoso logo em diversos outdoors nas estradas. Cada outdoor dava instruções aos motoristas para chegar ao restaurante McDonald’s mais próximo: “Vire à esquerda”, “Dê meia-volta”, “À sua direita” e assim por diante. A campanha publicitária minimalista, porém, impactante, ganhou reconhecimento global e conquistou diversos prêmios cobiçados, incluindo o prêmio Grand-Prix no Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions. 

Para levar com você. Quando se trata de marketing, a regra deve ser “Mais é menos”. Imagine que você está jogando um jogo. Tente traduzir a mensagem da sua marca usando o mínimo de palavras e elementos visuais possíveis. 

McDonald's

2. Nike

Apostamos que a primeira coisa que vem à sua mente ao ouvir o nome da marca “Nike” é a campanha inovadora Just Do It. Lançada em 1988, a campanha se destacou por ser totalmente inclusiva, visando compradores de diferentes idades, nacionalidades e origens. 

Para um alcance maior, a campanha contou com a participação de pessoas comuns e celebridades. Além disso, a Nike usou uma variedade de canais para comunicar sua mensagem, da TV a revistas e grafites. 

A campanha inspirou as pessoas a terem um estilo de vida saudável e a perseguir seus sonhos. Ao longo de 10 anos, a campanha inovadora catapultou as vendas anuais da Nike de US $877 milhões para 9,2 bilhões. 

Para levar com você. Pense sobre o problema que seu produto resolve para seus clientes em potencial e crie sua campanha publicitária em torno disso. 

Nike

3. Coca-Cola

A campanha “Share A Coke” da Coca-Cola foi lançada em 2011 na Austrália. Em vez de utilizar seu logo reconhecível globalmente no rótulo das garrafas e latas, a Coca-Cola colocou os nomes de personalidades famosas da Austrália. Nem é preciso dizer que todo o esforço colocado nesta campanha publicitária foi recompensado por um tremendo sucesso. As pessoas compravam a Coca-Cola para suas famílias e amigos e tratavam as garrafas mais como souvenirs do que como produtos comuns. 

No verão de 2011, a Coca-Cola vendeu mais de 250 milhões de garrafas e latas no país que tem uma população de 23 milhões de pessoas. Lá da Terra Australis, a campanha iniciou sua jornada triunfante pelo mundo todo, chegando a ser veiculada em mais de 70 países. 

Para levar com você. Uma campanha publicitária impactante deve ter um toque pessoal e canalizar as emoções do seu público.

Coca-Cola

4. Nivea

O ano de 2014 foi presenteado com uma campanha publicitária impressionante da Nivea Men. A campanha “Because Life Makes Wrinkles” foi dedicada às situações de estresse que os homens enfrentam no dia a dia (crianças travessas, carro quebrado, construção de uma casa etc.) 

O slogan da campanha “Conhecemos sua dor, estamos aqui para ajudar” fez um ótimo trabalho ao impulsionar o apelo da marca entre o público masculino.

Para levar com você. Conte ao seu público uma história envolvente com a qual eles possam se identificar. Mostre a seus clientes que você se preocupa com eles, entende suas dificuldades e apoia seus esforços. 

Nivea

5. Apple 

A campanha “Get-a-Mac” chegou às telas das TVs em 2006. O comercial tinha um divertido diálogo entre um nerd clássico de terno e gravata (computador pessoal) e um cara descolado de jeans (Mac). Por meio dessa conversa despreocupada, a gigante de TI destacou os benefícios de usar um Apple em comparação aos outros dispositivos. 

O anúncio criativo na TV fez barulho, levando a um aumento de 39% nas vendas de Macs.

Para levar com você. Encontrar o formato certo para seus anúncios é crucial para o sucesso. Detalhe as vantagens e benefícios dos seus produtos ou serviços. Use uma linguagem clara e simples, sem termos técnicos sofisticados, para que até mesmo os clientes mais comuns possam entender sua mensagem. 

6. KFC

Em fevereiro de 2018, devido à escassez de frango, a KFC teve que fechar temporariamente a maioria de seus estabelecimentos na Grã-Bretanha. Após a difícil decisão, a gigante do fast food lançou uma campanha publicitária comovente na mídia impressa. Em uma cesta vazia, a abreviatura tradicional KFC foi trocada por FCK – um acrônimo de um palavrão popular. O visual marcante foi acompanhado pela empresa se desculpando com seus clientes fiéis pelo transtorno. 

A sinceridade da campanha ajudou a KFC a restaurar a confiança do cliente. Honrada por uma série de prêmios no Festival Cannes Lions, a campanha publicitária entrou nos livros didáticos de marketing como um grande exemplo de gestão anticrise.

Para levar com você. Todo problema possui uma oportunidade de crescimento. Aprenda a rir de seus fracassos e usá-los a seu favor. Seja aberto e sincero com seus clientes. 

KFC

7. Wendy’s

Uma das maiores redes de fast food da América, a Wendy’s, fez história com sua campanha publicitária de 1984. Em um anúncio de TV, três mulheres idosas aparecem pedindo hambúrgueres dos concorrentes da Wendy. No entanto, ao contrário de suas expectativas, elas compram um produto com um pão enorme e um hambúrguer fininho.

A frase de efeito “Onde está a carne?” tornou-se verdadeiramente icônica e até começou a ser usada na linguagem do dia a dia. Graças a esta jogada de marketing super inteligente, a Wendy’s teve um aumento de 31% nas vendas anuais. A revista Ad Age declarou o “Onde está a carne?” como um dos melhores slogans do século XX.

Para levar com você. Um slogan engraçado e ousado é a melhor maneira de enfatizar sua vantagem competitiva. Não tenha medo de abrir novos caminhos. A sua criatividade não passará despercebida pelos clientes!

8. Burger King 

A famosa rede de fast food sabe como fazer com que a propaganda provocativa funcione a seu favor. Em 2017, a marca lançou um comercial de TV com o intrigante nome “Google Home of the Whopper”. 

No anúncio, um funcionário do Burger King pede ao app assistente de voz do Google Home para contar ao público sobre o Whopper, um dos hambúrgueres da marca BK. Depois que o funcionário pronunciou a frase “Ok, Google, o que é um Whopper?”, os assistentes do Google das casas das pessoas que estavam assistindo o comercial começaram a ler a entrada do Google para Whopper de BK. 

O polêmico anúncio de TV desencadeou uma avalanche de discussões e debates. O Google desligou a funcionalidade de busca do Whopper, enquanto usuários enfurecidos da Internet editavam a entrada do Whopper na Wikipedia para fazer os assistentes do Google lerem a definição errada do Whopper. Não é de se estranhar que a campanha publicitária tenha conquistado o status de comercial de TV mais falado de todos os tempos e o prêmio de principal criação no Cannes Lions.

Para levar com você. A provocação e o humor são ótimas maneiras de apimentar seu anúncio e fazer as pessoas falarem sobre sua marca. O mais importante aqui é não ultrapassar os limites. Caso contrário, você corre o risco de enfrentar a fúria de seus clientes.

9. Adidas

Em 2004, a Adidas lançou a campanha Impossible Is Nothing com o lendário boxeador Muhammad Ali. O objetivo da campanha era inspirar as pessoas a ultrapassar os limites e se mexerem para alcançar seus objetivos. O esforço transcendente de marketing se tornou o principal evento de marketing dos últimos 120 anos. 

Para levar com você. Pense em como você pode inspirar seu público a explorar novas possibilidades e se empenhar por mais. 

Adidas

10. Dior

As campanhas publicitárias de moda costumam estrelar atrizes e modelos famosas. Elegantes e glamorosas, as propagandas de moda parecem fragmentos de filmes românticos que levam você a outra dimensão. Um exemplo clássico de tal anúncio foi o comercial de TV de 2017, J’adore, estrelado por Charlize Theron. 

Para levar com você. Veja o seu anúncio como uma amostra do seu produto. Dê a seus clientes em potencial uma sensação real de seu produto ou serviço. É uma maneira infalível de fazê-los querer mais. 

Dior

11. FedEx

Para chamar a atenção para sua entrega extremamente rápida, a FedEx lançou uma campanha publicitária em toda a mídia impressa. Batizada de “Neighbors”, a campanha mostrou que despachar um pacote de um lugar para outro é tão rápido e fácil quanto entregá-lo a um vizinho. 

No anúncio, o mundo é retratado como uma casa com diferentes pessoas morando nela. Pelas janelas, os vizinhos entregam um pacote entre si: da China à Austrália, dos Estados Unidos ao Brasil e da Grã-Bretanha à Espanha. Com uma abordagem tão inovadora e moderna para a publicidade, a FedEx se afirma como um serviço de transporte rápido e confiável. 

Para levar com você. Encontre uma maneira simples e divertida de exibir a sua vantagem competitiva. 

FedEx

12. Volkswagen

No final dos anos 50, quando o mundo era tomado por carros grandes, a Volkswagen estava promovendo seu minúsculo Beetle. Como slogan para sua ousada campanha publicitária, a montadora alemã escolheu a frase minimalista de duas palavras “Think Small” ou “Pense Pequeno”.

A gigante dos automóveis criou uma técnica visual inteligente para exibir o tamanho compacto de seu novo modelo de carro. A maior parte do anúncio era ocupada por um espaço em branco e o pequeno Fusca era colocado timidamente no canto superior esquerdo da página! As múltiplas vantagens do Beetle (Fusca) eram listadas em uma elegante fonte sem serifa na parte inferior do anúncio. A paleta de cores em preto e branco confere um toque ousado ao anúncio, tornando o carro ainda mais atraente aos olhos dos compradores em potencial. 

Para levar com você. Mostrar o seu produto é melhor do que falar sobre ele. Crie uma maneira inteligente de transmitir visualmente as características únicas de seu produto e serviço. 

Volkswagen

Conclusão

Se você precisa de novas ideias para sua campanha de publicidade, não deixe de estudar como as principais marcas vieram moldando a indústria da publicidade ao longo dos anos. Tire proveito da experiência e liberdade artística delas e se inspire! Desejamos a você um fluxo interminável de ideias criativas! 

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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