1. Defina o seu nicho
  2. Escolha uma plataforma de venda
  3. Integre pagamentos e organize o frete
  4. Desenvolva uma estratégia de marketing

As joias estão entre os produtos mais vendidos online. Neste guia, vamos falar em detalhes sobre como explorar o crescente mercado das joias. Continue lendo para descobrir como nichar seu produto, escolher a plataforma de vendas certa e alcançar um grande público usando uma estratégia de marketing inteligente. 

Defina o seu nicho

Ao abrir um negócio online, é importante possuir uma compreensão cristalina do que você está vendendo e para quem você está vendendo. Definir o seu nicho de joias é o primeiro passo para escolher a plataforma de vendas, determinar seu público-alvo e encontrar maneiras inteligentes de atrair clientes.   

  • Identifique seus interesses. Recomendamos que você abra um negócio de acordo com as suas paixões.  Pense nos tipos de joias com as quais você deseja trabalhar. Você simplesmente ama itens colecionáveis vintage e raros? Se considera especialista em diamantes? Possui um grande interesse em acessórios de piercing exclusivos? 
  • Conheça os seus clientes. Ao mesmo tempo, apenas a sua paixão não é suficiente para monetizar a sua ideia de negócio. Também é preciso garantir que o seu produto atenda às necessidades do seu público. Descubra quais desafios e pontos problemáticos seus potenciais clientes enfrentam. Uma maneira de fazer isso é navegar em fóruns e grupos relacionados a joias nas mídias sociais. Além disso, você pode fazer sua própria pesquisa e escutar seus clientes potenciais em primeira mão. Conhecer as necessidades do seu público é de grande ajuda ao elaborar uma proposta de venda viável (leia mais abaixo). 
  • Fique de olho nos seus concorrentes. Antes de iniciar o seu próprio negócio, você precisa pesquisar outros vendedores de joias, conhecer seus sites, blogs, lojas online e páginas de mídia social. Use o Excel ou qualquer outro programa de planilha para criar uma tabela com todas as informações pertinentes sobre cada vendedor, incluindo seu nicho, público-alvo, gama de produtos, preços, depoimentos de clientes, pontos fortes e fracos. 
  • Crie uma proposta de venda única. Uma proposta de venda deve responder por que seus clientes potenciais devem escolher a sua marca ao invés de ofertas semelhantes. Pense sobre o valor que você pode oferecer ao seu público. O valor do produto pode ser material (preços baixos, frete grátis, consultas individuais, etc.) ou emocional (status, prazer estético, senso de singularidade, etc.).  

Escolha uma plataforma de venda

Agora que você sabe o que vender e para quem vender, é preciso decidir onde você vai fazer negócios. As plataformas online mais populares para vender joias incluem mídias sociais, lojas online, mercados do ecommerce e serviços para vender joias finas e sofisticadas. Para o maior alcance, certifique-se de explorar o maior número possível de canais. Vamos explorar os prós e os contras de cada plataforma. 

Mídias sociais

Anéis, pulseiras, colares e outras joias possuem um forte apelo visual em mídias sociais. A melhor maneira de fazer justiça à beleza e habilidade dos seus produtos é comercializá-los em plataformas sociais com foco no conteúdo visual, como Instagram e Pinterest. No entanto, isso não significa que você deve ignorar as possibilidades do Facebook, TikTok, Snapchat e outras rede sociais poderosas. Descubra quais plataformas sociais seus clientes potenciais mais usam e foque nelas. 

Mídias sociais

Fonte: Icons8

Prós:

  • As mídias sociais oferecem acesso a grandes públicos.
  • Simplicidade. Crie uma conta com apenas alguns cliques tudo já começa a funcionar.
  • Muitas ferramentas de promoção (postagens, vídeos, stories, transmissões ao vivo, etc.).
  • Feedback rápido do seu público (comentários, mensagens diretas).

Contras:

  • Você não possui controle total da sua conta de mídia social.
  • Você não consegue adaptar todo o branding da sua página. Por exemplo, usar suas cores corporativas, fontes, padrões, etc.

Resumindo: As mídias sociais são uma maneira rápida e relativamente fácil de atrair pessoas interessadas na sua marca e construir uma sólida base de clientes. Nosso conselho é conectar essas plataformas sociais com um canal de vendas mais poderoso. 

Loja online

Hoje em dia, criar uma loja online bonita não é nada difícil. Com construtores de sites inteligentes como Shopify, WooCommerce e BigCommerce, você pode criar e lançar um site atraente em menos de uma hora. 

Loja online

Prós:

  • Você tem controle total sobre o design e as funcionalidades do seu site. 
  • Todas as informações da sua marca e produtos estão reunidas em um só lugar.

Contras:

  • Configurar e manter uma loja online pode ser uma tarefa dispendiosa. Por exemplo, você precisa tornar o seu site muito profissional, adicionar fotos de alta qualidade e descrições bem escritas, adicionar métodos de pagamento, manter os preços atualizados, etc. 
  • Muitas despesas. Você precisa pagar por hospedagem, bem como serviços profissionais (web designer, fotógrafo, redator, etc.). 
  • Para fazer vendas em um site, prepare-se para uma meia maratona. Por exemplo, você precisa iniciar uma campanha de SEO, publicar anúncios, promover o seu site em suas mídias sociais, etc.   

Resumindo: Um site é uma poderosa plataforma de vendas que adiciona autoridade e peso à sua marca. Ao mesmo tempo, conduzir seus clientes até o seu site pode ser um desafio. 

Mercados do ecommerce

Outro canal muito usado para vender joias online são as principais plataformas de comércio eletrônico, como Amazon, eBay, Etsy e similares. Cada mercado tem suas especificidades e características únicas. Por exemplo, a Etsy é especializada em itens personalizados feitos à mão, enquanto a Amazon funciona muito bem para produtores em massa. O eBay funciona como um leilão online onde os vendedores definem um preço inicial e os compradores fazem lances.  

Mercados do ecommerce

Prós:

  • Os mercados do ecommerce oferecem uma enorme base de potenciais compradores.
  • Os compradores podem se beneficiar de procedimentos de pagamento simples com apenas um clique. 

Contras:

  • Prepare-se para enfrentar muita competição. Grandes mercados online reúnem milhões de vendedores do mundo inteiro. 
  • Você não consegue fazer o branding do seu perfil para tornar a sua marca mais reconhecível para o seu público.
  • Você precisa seguir as regras e diretrizes estabelecidas pela plataforma.
  • Plataformas de ecommerce cobram uma taxa em cada venda feita por você. 

Resumindo: Os mercados de ecommerce são uma ótima opção para empresas que abraçam a luta com a concorrência e visam alcançar um grande público. 

Serviços para venda de joias finas 

Se você está vendendo diamantes, joias finas, relógios de luxo ou antiguidades, considere usar serviços dedicados que operam neste nicho. 

Worthy

Worthy

A Worthy.com é um leilão para itens de luxo. Esse mercado compra joias de certos indivíduos e depois as coloca em leilão. Como recompensa por seus serviços, a plataforma cobra 5 -15% do preço de venda. A Worthy já analisou e estimou mais de 1 bilhão de itens de joias.   

Wpdiamonds 

Wpdiamonds

A Wpdiamonds oferece uma maneira rápida e segura de vender diamantes, joias, relógios e bolsas caras pelos melhores preços, sem nenhuma taxa. Se o vendedor aceitar a oferta de preço da Wpdiamonds, eles são pagos dentro de 24 horas. 

Diamondbuyersintl 

Diamondbuyersintl

A Diamond Buyers International é especializada na compra de diamantes e joias de diamantes a ótimos preços. Uma equipe de gemologistas profissionais avalia o seu diamante e oferece o melhor preço possível.  

Thediamondvalet

Thediamondvalet

O Diamond Valet é outra plataforma confiável voltada para a venda de diamantes. A empresa compra diamantes genuínos de ¾ quilate e maiores. Preencha um formulário rápido (nome, e-mail, peso em quilates, etc.) e o seu item será avaliado instantaneamente. É uma ótima maneira de repassar um diamante indesejado em troca de um lindo cheque! 

Rubylane 

Rubylane

O Rubylane é o principal mercado mundial de joias, antiguidades, talheres, itens vintage colecionáveis e muito mais. Inscreva-se no Rubylane, adicione fotos e descrições dos seus itens e cruze os dedos! Para vender no Rubylane, você precisa pagar uma taxa de serviço mensal. Para uma loja com menos de 50 itens, a taxa mínima é de 54 dólares.

Integre pagamentos e organize o frete

Os clientes gostam de muitas opções de pagamento, então não deixe de oferecer uma variedade de métodos de pagamento diferentes, como cartão de crédito, Apple Pay, PayPal, boleto, etc. 

  • As principais plataformas de comércio eletrônico (Amazon, Etsy, eBay) vêm com um sistema de POS integrado (sigla em inglês para ponto de venda). Você só precisa conectar a sua conta bancária e já estará apto a receber pagamentos. 
  • Se você está vendendo joias no seu próprio site, aceitar pagamentos também não será um desafio. Construtores de sites avançados permitem que as empresas conectem uma variedade de opções de pagamento, incluindo PayPal, Apple Pay e muito mais.
  • Ao usar plataformas sociais, você pode levar os compradores ao seu site tanto para pagamento quanto para discutir o pagamento com cada cliente de maneira individual. 
 PayPal

Agora vamos falar algumas coisas sobre o frete. Os custos de frete podem variar dependendo de vários fatores:

  • Geografia. Você vai enviar localmente ou internacionalmente?
  • Método de frete. Você pode enviar seus produtos por correio ou por transportadoras maiores (FedEx, UPS, etc.)
  • Valor do pedido. Você pode definir uma taxa de envio fixa para um tipo específico de pedido, oferecer frete grátis para pedidos que ultrapassarem certo valor, calcular uma taxa de envio com base no peso dos itens encomendados, etc.   
FedEx

Desenvolva uma estratégia de marketing

Começar um negócio online é apenas o começo da jornada. Você também precisa construir uma marca forte em torno de seu negócio, despertar o interesse do seu público-alvo e convencê-los a comprar de você. Sua estratégia de promoção é determinada pelo tipo de joia que você vende e quais canais online você usa para comercializar sua mercadoria. Então vamos dar uma pincelada nos principais elementos de uma boa estratégia de marketing.

Identidade de marca

Seu logotipo corporativo, cores e fontes são responsáveis pela imagem visual da sua marca. Uma identidade de marca inteligente deixa uma impressão duradoura no seu público e transmite a mensagem certa aos seus clientes. 

  • Identifique a personalidade da sua empresa. Por exemplo, você posiciona a sua marca como inclusiva e acessível ou sofisticada e fina? Descreva as características que se encaixam aos seus valores, missão e linha de produtos. 
  • Junte a imagem visual da sua marca com um logotipo, paleta de cores e fontes personalizadas. Com o Logaster, esse processo é barato e fácil! Tudo o que você precisa fazer é inserir o nome da sua empresa e selecionar o seu setor. O criador de logotipos vai gerar dezenas de logotipos personalizados para o seu negócio de joias. Escolha o que você mais gostar comece a usá-lo imediatamente!  

Crie uma identidade de marca brilhante para o seu negócio de joias!

Com o Logaster, você terá vários logotipos, cores e fontes criados sob medida para a sua marca.

Fotos e vídeos

Diamantes, anéis, pulseiras, relógios e outras peças de joias possuem um forte apelo visual. Use esta característica com sabedoria, exibindo seus itens com a melhor luz possível. 

  • Joias precisam ter uma apresentação visual deslumbrante, não deixe de investir em fotografias de qualidade. Se a fotografia não é o seu forte, encontre um fotógrafo qualificado que é conhecido por fazer um ótimo trabalho. 
  • Iluminação profissional. Use um fundo branco liso sem distrações. 
  • Use o mínimo de adereços. Você não quer que eles chamem mais atenção do que seus produtos. 

Fonte: Don Victor Jewelry

Conecte-se com seus clientes.

Uma maneira de impulsionar as suas vendas é ganhar a confiança e a lealdade do seu público. Pense em uma estratégia de comunicação abrangente que possua todos os pontos de contato com seus clientes, incluindo seu blog, site, newletter, mídia social, promoções, etc. Algumas diretrizes úteis:

  • Defina o tom de voz da sua marca. Simplificando, estamos falando das palavras e conotações emocionais que você vai usar ao se comunicar com seu público. Seu tom de voz deve ser consistente em todos os canais de comunicação, ele deve expressar a personalidade da sua marca.  
  • Descubra quais tipos de conteúdo funcionam melhor com seus clientes em potencial. Aqui podemos usar visões gerais de tendências, stories cativantes sobre antiguidades, dicas de manutenção de joias, concursos e brindes, bastidores da produção de joias e muito mais. 
  • Incentive o envolvimento dos seus usuários Peça que seus clientes deixem depoimentos, postem selfies usando suas joias, compartilhem seu know-how, etc. O melhor lugar para pedir o feedback dos seus clientes é nas mídias sociais. 

Canais de promoção

Para máxima exposição, é melhor combinar vários canais de promoção ao comercializar seus produtos. Uma maneira de fazer isso é impulsionar o tráfego das suas páginas de mídia social e plataformas de comércio eletrônico para o seu site. 

Comece a rastrear as métricas de desempenho de cada um dos seus canais de promoção. Concentre seus esforços nos canais com melhor desempenho e que geram a maior parte das suas vendas.    

Resumindo

Para tornar a sua marca de joias online um sucesso, você precisa de uma abordagem focada nos clientes. Descubra em quais tipos de joias seus clientes estão interessados e escolha a plataforma de vendas mais apropriada. No entanto, atrair uma audiência não é suficiente. Seu próximo passo é nutrir continuamente o relacionamento com sua base de clientes, envolvendo-os e requisitando seus comentários. Encontre uma maneira inteligente de mostrar o valor dos seus produtos e convença o seu público de que eles não vão encontrar uma relação qualidade-preço como a sua em nenhum outro lugar. 

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