Help Our Team & All Ukrainians to Protect Own Home Donate

Formato de Arquivos de Imagem – JPEG, PNG, SVG, PDF

  1. Formatos Raster
  2. Formatos Vetor

Inicialmente, todas estas abreviações podem ser difíceis de entender, mas depois de ler este artigo, tudo se encaixará em seu devido lugar.

file-formats-blog-post-graphic-logaster

Primeiramente, você precisará entender o que são gráficos raster e vetoriais. Nós já falamos sobre isto aqui.

Foto flashxml.net

Formatos Raster

Os formatos raster JPG e PNG são os mais comuns.

JPEG

É formato mais comum e mais reconhecido.
Indo direto ao ponto, ele permite que você armazene imagens em qualidade suficiente ocupando o mínimo espaço possível. Isto é muito importante para a Internet.

A singularidade deste formato é o controle da perda de qualidade durante a compressão. É muito simples: você escolhe quanto da qualidade da imagem será reduzido e assim, o tamanho do arquivo será definido. Quanto pior a qualidade, menor é o arquivo. Esta característica poupa um espaço de disco tremendo em seu computador.

O JPG é adequado para armazenamento de fotos digitais (imagens que contem transações de cores suaves, sombras, brilho) e para compartilhar imagens raster na Internet.

PNG

A imagem PNG é comprimida sem que exista perda na qualidade. Normalmente, o PNG é usado para armazenar gráficos com arestas definidas, textos gráficos, elementos gráficos (logos, designs, ícones).

A vantagem principal do formato PNG é o armazenamento e uso dos estágios intermediários de edição. Isso acontece porque a compressão passa por qualquer um dos estágios de conservação sem perder qualquer tipo de qualidade.

Formatos Vetor

PDF

O PDF é familiar para todos que já tiveram contato com materiais impressos. Os layouts dos produtos impressos (flyers, brochuras, catálogos) são fornecidos para impressão através do formato PDF. Eles podem conter elementos de gráficos vetoriais e de rastreio, como texto, ícone ou até mesmo, vídeo.

A singularidade do PDF é a sua versatilidade e popularidade. Muitos programas podem interpretá-lo e você pode abrir documentos em PDF usando não só programas especiais como o Adobe Reader, mas também o Microsoft Word.

SVG

SVG significa “gráfico em vetor escalável”. Este formato é usado para criar e armazenar imagens em vetor 2D. Se tratando de uma imagem em vetor, é possível ampliar totalmente ou em parte a imagem, sem que haja perda de qualidade. O SVG permite editar o texto da imagem em qualquer editor de texto.

Você irá aprender mais sobre estes formatos em uma futura série de artigos aqui em nosso blog.

author_image

Chefe de Marketing e Estrategista no Logaster. Autor do livro «Como Criar uma Identidade de Marca Sem ir à Falência». Valoriza a abordagem profissional e é capaz de explicar ideias complexas de uma maneira simples.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.