Geral

Direitos Autorais do Logo Criado no Logaster

O tema dos direitos autorais é interessante para muitas pessoas, especialmente para aquelas que já criaram logos usando serviços similares ao Logaster. Por isso, vamos analisar este tema mais a fundo.
Antes de começarmos, queremos observar que este post não é legalmente completo; só explica o princípio geral do direito autoral usando uma linguagem “simples e humana”.

Que tipo de direito autoral o Logaster concede ao cliente?
7255905050_76d5ee52f2_o
Ao criar um logotipo com os elementos pré-fabricados (ícones, fontes, cores), você recebe um direito autoral de obra derivada. Passamos os direitos de obra derivada para você.

Citação no Wikipédia:

“A obra derivada é um trabalho com base em uma ou mais obras pré-existentes, tais como uma tradução, um arranjo musical, uma dramatização, uma romantização, uma versão de filme, uma gravação de som, uma reprodução de obra artística, um resumo, uma condensação ou qualquer outra forma em que uma obra possa ser refeita, transformada ou adaptada. Uma obra consistindo de revisões editoriais, anotações, elaborações ou outras modificações que, no seu conjunto, representam uma obra de autoria original, é uma obra derivada”.

O Logaster não pode ser responsabilizado pelo uso de terceiros; nós não podemos garantir que alguém outro terá um emblema semelhante em seu logotipo.

Quais logos estão disponíveis para direitos autorais?

Os logos geralmente consistem em um ícone e um texto (nome da empresa, local, etc.). Você receberá o direito autoral se você criar cada elemento do logotipo de forma independente. Ou se alguém fizer isso por você e lhe conceder todos os direitos sobre o logotipo. O logotipo pode ser 100% único, se todos os elementos forem criados a partir do zero.

Quão exclusivos são os ícones no site da Logaster?

Nossos ícones são desenhados por ilustradores e pode ser adquiridos em sites públicos. A maioria dos ícones está disponível apenas em nosso site, porém alguns podem ser encontrados em outros sites também. Não há 100% de garantia de que alguém não vá utilizar o mesmo ícone (leia mais aqui, pontos 9, 15,16).

Quanto deve custar um logotipo exclusivo?

Os estúdios de design, designers e freelancers podem lhe oferecer um ícone 100% exclusivo com fonte exclusiva (outras formas de criação de logotipo são descritas neste artigo). Isso leva bastante tempo e é preciso gastar bastante dinheiro. É caro e nem sempre irá protegê-lo de plágio: exemplo1, exemplo2.

Se você escolher uma maneira mais barata de criar um logotipo, você vai pagar um preço muito mais baixo (dinheiro e tempo), mas a singularidade de seu logotipo poderá ser afetada.

O que devo fazer se eu precisar de um logo 100% exclusivo com os documentos comprovativos?

De acordo com a lei, o que torna um logotipo exclusivo é a combinação do símbolo com o nome da empresa, suas cores, e sua relação espacial.
Portanto, como já mencionado acima, quando você criar um logotipo fora dos elementos pré-fabricados, você cria um novo logotipo exclusivo.

Em diferentes países, existem diferentes nuances da legislação. Portanto, recomendamos que você consulte o seu advogado local.

Em último caso, use um logotipo criado como um protótipo ou rascunho. Dê para um freelancer ou um designer e peça para que mudem um pouco o ícone. Não vai ser caro, mas o ícone mudado será 100% exclusivo. Um designer, por sua vez, pode fornecê-lo todos os documentos comprovativos necessários.

Conclusão

No final do artigo, gostaríamos de publicar o feedback recebido de um cliente:

“O Logaster é um serviço muito legal para um negócio novo. Você pode desperdiçar um monte de dinheiro e solicitar um “design individual de um logo” em um estúdio de design, porém você vai precisar de dinheiro também para atrair clientes. E aqui entra o Logaster para criar habilmente logos agradáveis! O meu ficou exatamente como eu queria! Portanto, recomendo este serviço para todos!”.

Achamos que este feedback descreve muito bem a situação. Se você está iniciando um negócio cada centavo conta, portanto, você pode esperar um pouco para obter o seu “logotipo exclusivo”.

Então, quando seu negócio crescer, você sempre pode fazer facilmente um re-branding de seu logo e de sua marca registrada. De qualquer forma, você é quem decide.

Sobre d.leiba@logaster.com

Nenhuma informação sobre o autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>