O ano de 2019 está chegando ao fim. Dezembro é o melhor momento para especular em que direção o setor de design de logos tomará em 2020. Neste artigo, a equipe do Logaster oferece uma visão geral sobre as prováveis tendências de design de logotipo, acompanhadas por belos exemplos.

Simplificação

A simplificação é, sem dúvida, uma das tendências mais fortes dos últimos anos. E ela não mostra sinais de desistir de sua posição. O design minimalista faz com que um logo seja facilmente reconhecível e recordável e essa é a chave para uma marca de sucesso. É por isso que muitas empresas jovens não têm dúvidas sobre a escolha da simplificação em detrimento de outras técnicas artísticas. Quanto às marcas estabelecidas, elas estão retirando os detalhes excessivos de seus logos, deixando apenas o essencial. Ao fazer isso, eles adicionam ainda mais peso à tendência.

Geometria original

Prepare-se para uma geometria mais envolvente. Em 2020, essa tendência irá além das fronteiras convencionais. Em vez de quadrados e triângulos chatos, os designers usarão a geometria para criar padrões de mosaicos requintados. Se você já ouviu falar sobre o estilo low poly, sabe o que esperar! Além disso, as curvas suaves de ovais e círculos voltarão à moda, dando aos logotipos uma aparência mais sutil. 

Fontes incomuns

Não se preocupe! Apesar da ascensão da tendência geométrica, os logotipos, apenas com palavras, não vão desaparecer. Em 2020, os logos de texto contarão com uma tipografia não convencional para torná-los únicos e atuais aos olhos do mundo. Embora trabalhem em novas fontes impressionantes, os designers também não descartam o potencial de algumas soluções de tipografia já comprovadas pelo tempo. Alterando uma coisa ou duas, você pode dar uma nova vida a uma fonte familiar.  

Degradê

Pensar que o poder criativo dos degradês já se esgotou é um forte equívoco. Se você gosta dos degradês, ficará feliz em saber que eles combinam extremamente bem com muitas das outras tendências previstas para 2020. No próximo ano, a rica paleta de cores neon será usada para dar vida e expressão aos designs minimalistas. No entanto, nos próximos dois anos, a popularidade dos degrades deve diminuir, então use-os enquanto puder!

Design abarrotado

Esta técnica tem um toque de revolta. Por quê? Porque vai contra a onipotente tendência de simplificação! De qualquer forma, o design abarrotado tem inegáveis pontos fortes. Um logo sofisticado certamente chamará a atenção, porque subconscientemente é percebido como algo desconfortável e “errado”. Além disso, se organizados com sabedoria, os elementos adicionam a sensação de consistência e confiabilidade a um logotipo (e, portanto, a uma marca). Se esse é o efeito que você está procurando, atreva-se a quebrar as correntes e encher o seu logo com geometria.     

Arranjo caótico

Vamos continuar falando sobre abordagens originais e ousadas no design de logotipo.  Quebrando todas as regras convencionais, um emblema assimétrico tem o poder quase salvador de expressar uma ampla gama de significados e emoções. Se você tirar um tempo para explorar alguns exemplos bem-sucedidos de desenhos visualmente desordenados, ficará surpreso ao descobrir que o caos e a harmonia andam de mãos dadas.   

Letras geométricas

Vamos começar com uma confissão: é interessante observar um logo composto por letras geométricas que faz com que você queira analisá-lo por horas! Na vanguarda da indústria de design de logo, essa tendência tem muito a oferecer. A propósito, as letras geométricas combinam muito bem com os degradês. Se você combinar essas duas tendências em seu design, você terminará com uma obra-prima que melhorará muito a identidade da sua marca!

Emblemas

Aqui está outra tendência de longa data a ser observada em 2020. Emblemas clássicos são conhecidos por seus detalhes intricados e decoração requintada. No entanto, sob a influência do minimalismo, os emblemas pegaram emprestadas algumas das suas características para se tornarem mais sucintos. Como resultado, temos um bom exemplo de fusão entre simplicidade e sofisticação.

Dimensionamento

Essa tendência surgiu dos elementos de destaque que provocaram furor em 2019. No entanto, no próximo ano, em vez de enfatizar detalhes individuais, os designers redimensionarão toda a composição. Se você tiver um logo somente de texto, explore as possibilidades dessa poderosa técnica combinando-a com uma fonte personalizada.   

Desconstrução de texto

Se você gostou da tendência de fragmentos perdidos, certamente gostará de sua sucessora com um nome que já fala por si só: desconstrução de texto. Essa técnica cria a sensação de incompletude, pedindo que você use sua imaginação para finalizar a imagem. Linhas desbotadas e cores sombrias fazem você pensar em uma impressora ficando sem tinta. Ao usar esse método, é fácil se deixar levar e criar um design ilegível, portanto, o use com cuidado!

Embora não seja uma lista completa das técnicas modernas para design de logotipo, nós tentamos abordar as mais notáveis. Esperamos que esta informação ajude você a criar um logo moderno e de bom gosto!

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.