10 Tendências de Design de Logo para 2022

Minimalismo e criatividade, conservadorismo e rebeldia…As tendências de logo para 2022 estão chegando em todos os formatos e tamanhos. No Logaster estudamos e reunimos as tendências mais atuais que moldarão a cena do design no próximo ano. Qual dessas tendências se adapta ao seu negócio?

  1. A Década de 90
  2. Espaço negativo
  3. Fontes experimentais
  4. Sobreposição
  5. Cores vibrantes
  6. Minimalismo
  7. Geometria
  8. Truques com letras
  9. Degradês
  10. Ilusão de ótica
  11. Considerações finais

1. A Década de 90

A última década do século 20 foi caracterizada por uma miríade de gêneros e estilos, da cultura pop ao grunge e ao punk. Uma coisa que essas subculturas tinham em comum é que cada uma delas fornecia um vasto espaço para experimentação. 

The-90s-back logo

Hoje, os anos 90 estão voltando triunfantes não apenas para as passarelas da moda, mas também para o design gráfico. Essa tendência se manifesta por meio de cores vibrantes, geometria abstrata e padrões extravagantes. Se você está pensando em criar um logo em texto, vá em frente e faça uso das combinações inesperadas de fontes, sombras proeminentes e linhas contrastantes. Esta é uma ótima solução de design para marcas que buscam prender a atenção dos espectadores com experimentos marcantes.

2. Espaço negativo

O termo “espaço negativo” refere-se a um espaço vazio entre ou ao redor de letras, imagens ou símbolos gráficos. Embora não seja exatamente algo novo, essa tendência não mostra sinais de perder a sua relevância. O espaço negativo sempre consegue encontrar uma voz visual única em logos e outras imagens gráficas.

Negative-Space logo

Para aproveitar ao máximo o espaço negativo, pense em como você pode incorporar o símbolo gráfico da sua marca entre as letras ou dentro de uma delas. Isso permitirá que você aprimore a mensagem do seu logo sem complicá-la visualmente. Além disso, a ambiguidade criada certamente chamará a atenção do seu público, fazendo-o memorizar sua marca. 

3. Fontes experimentais

Dificilmente existe uma maneira melhor de criar um logo único do que usando uma tipografia exclusiva. Os designers amam fazer experimentos com fontes por sua capacidade de ir contra as regras da tipografia tradicional. Uma fonte experimental não precisa ser necessariamente extravagante, ilegível ou exagerada. O principal é que ela seja incomum e provocadora. Por exemplo, pode ter letras com altura variável, linhas não convencionais, kerning desigual, etc. 

Font-Experiments logo

Ao usar essa técnica de design, é importante manter um equilíbrio entre suas ambições artísticas e os seus objetivos de marketing. Além de ser criativo e único, seu logo também deve transmitir a mensagem certa, evocar uma resposta emocional de seu público e ser perfeitamente legível. 

4. Sobreposição

A tendência de sobreposição abre inúmeras oportunidades criativas. Os designers podem aplicar a sobreposição em letras, cores, formas geométricas, símbolos, padrões, etc. Se você quer que o seu logo se destaque, tire proveito desta abordagem já comprovada pelo tempo  e tenha sucesso. 

Overlapping-Elements logo

A técnica de sobreposição pode adicionar profundidade e volume ao seu logo, destacar certas partes e mostrar conexões entre os elementos. Para usar a sobreposição com eficácia, concentre-se na mensagem que deseja transmitir por meio dessa técnica. 

5. Cores vibrantes

Quando passam por momentos difíceis, as pessoas recorrem ao design gráfico buscando emoções positivas. É por isso que cores vibrantes e intensas estão cada vez mais populares hoje em dia. Usando tons saturados, você faz seu logo se destacar e enche seu público de vibrações otimistas. 

Vivid-Colors logo

Quer melhorar um logo antigo? Reimagine o seu esquema de cores! Adicione um tom instigante ou crie uma paleta de cores totalmente nova. Faça o que fizer, garanta que as suas cores ressoem em seus clientes e criem as associações corretas na cabeça deles. 

6. Minimalismo

O minimalismo é uma tendência verdadeiramente universal que domina a cena do design há anos. E, honestamente, não podemos reclamar disso! Esta técnica segue o princípio do “menos é mais”. Apesar da simplicidade das fontes, símbolos geométricos e composição, cada elemento de um logo minimalista desempenha uma determinada função e envia uma mensagem clara. 

Moderate-and-Laconic logo

Um emblema visualmente conciso permite que o espectador compreenda instantaneamente sua mensagem e memorize a marca. Um logo minimalista também possui vantagens técnicas. Ele pode ser exibido de forma eficaz em uma variedade de meios e superfícies sem perda de qualidade. Além disso, um logo simples tem o poder de permanecer relevante por um longo tempo, poupando você da necessidade de atualizá-lo a cada dois anos.

7. Geometria

Se você está em dúvida sobre qual tendência usar, saiba que não tem como errar com a geometria. Formas geométricas básicas (linha, quadrado, círculo, triângulo, etc.) são o cerne de uma identidade de marca simples, porém, visualmente poderosa. 

Geometric-Signs logo

As figuras geométricas básicas estão amplamente associadas à precisão, hierarquia e exatidão. Além disso, você pode aprimorar essa técnica adicionando cores saturadas, criando combinações originais e muito mais. 

8. Truques com letras

Aqui vai outra tendência de design associada às ciências exatas. Você já pensou em substituir alguma das letras em seu logotipo por caracteres matemáticos e formas geométricas? Por exemplo, duas letras “o” repetidas e conectadas, lembram o símbolo que representa o infinito. Já a letra “i” pode ser identificada como a combinação de um paralelograma e um círculo. Para acentuar ainda mais certas partes do seu logotipo, explore o poder das cores e fontes. 

Character-Tricks logo

Caracteres e símbolos gráficos são uma maneira inteligente e pouco usada de tirar o pó do seu logotipo e colocá-lo na principal prateleira, fazendo com que sua empresa se destaque da concorrência. Esse truque visual atua como um ímã, chamando a atenção dos clientes e fazendo-os observar o seu logo como se fosse uma obra de arte.

9. Degradês

À medida que as tecnologias digitais avançam, degradês cada vez mais impressionantes (transições de cores) estão surgindo. Você não vai errar fazendo com que as cores sejam o principal elemento do seu logo. Os degradês podem adicionar profundidade, volume e dinâmica ao seu design. É uma ótima maneira de chamar a atenção de seus espectadores. 

Gradient logo

Embora os degradês sejam em sua maioria delicados e arejados, essa tendência também permite espaço para experimentos mais ousados. Enquanto alguns designers aplicam degradês em todo o emblema, outros usam essas transições de cores para destacar elementos específicos, como em um plano de fundo, símbolo gráfico ou texto. Além disso, os degradês podem ser feitos de tons diferentes da mesma cor ou de várias cores contrastantes. 

10. Ilusão de ótica

Um bom logo é aquele que, apesar da sua simplicidade visual, transmite vários significados. Um símbolo simples, pode não ser tão simples quanto parece. Por exemplo, quando um paralelepípedo se transforma na letra “m”, você está lidando com uma ilusão de ótica.

Optical-Illusion logo

Para criar ilusões óticas tridimensionais, os designers tendem a brincar com a geometria, as cores e a perspectiva. Ver um logo “engenhoso” faz com que o espectador se demore no design e continue procurando por detalhes mais interessantes. As ilusões ópticas oferecem aos designers uma liberdade criativa sem fim para transmitir o significado de uma forma visualmente cativante. 

Considerações finais

Para ter sucesso, as empresas precisam ser flexíveis e adaptáveis, especialmente no que diz respeito à identidade de sua marca. Independentemente do tipo do seu negócio, você com certeza encontrará a solução certa para a sua marca entre essas tendências de logotipo para 2022. Lembre-se de que você não precisa necessariamente seguir religiosamente as tendências ou remodelar por completo o seu logo. Escolha uma ideia de design que mais se adeque com a sua marca e encontre uma maneira inteligente de incorporá-la à identidade visual de sua marca. 

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Especialista em marketing de conteúdo no Logaster. Conhece de A à Z os negócios e compartilha com prazer seu conhecimento com outras pessoas. Apaixonada por histórias de sucesso de marcas famosas. Faz entrevistas com os principais clientes do Logaster.

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