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Criar um Logo com o Inkscape: Melhores Tutoriais em Vídeo

  1. Deve ser fácil de visualizar
  2. Atemporal é melhor que tendência
  3. Preto não é uma cor
  4. Pense em onde ele será usado
  5. Escolha o tipo e a forma da fonte cuidadosamente
  6. Tutoriais em vídeo sobre como criar um símbolo no Inkscape
  7. Precisa de ajuda para criar um logo?

O Inkscape é um editor gráfico vetorial que é uma alternativa perfeita ao Adobe Illustrator ou ao CorelDraw, já que não custa um centavo. Pode não ser tão poderoso quanto os seus rivais mais caros, mas certamente é poderoso o suficiente para projetar gráficos em vetor de alta qualidade e bonitos.

Se você está procurando se aventurar no design de vetores, recomendamos que experimente o Inkscape e aprenda o máximo que puder sobre a arte em vetor e, se precisar de algo com mais poder, mude para o Illustrator.

Mas primeiro, vamos aprender o que torna um logo em um logo bem feito!

Deve ser fácil de visualizar

Algo que todos os logos mais lembrados possuem em comum é a simplicidade. Eles não são de forma alguma, singelos, porém também evitam o uso de elementos desnecessários ou chamativos que dificultam o foco dos olhos. Os logos excessivamente detalhados ou ornamentados não são apenas dolorosos de visualizar, mas eles também são difíceis de serem usados em uma variedade de configurações diferentes, e isso é muito importante em se considerar.

Ajudará se você tiver algum conhecimento sobre os sete tipos de logotipos que existem e para qual uso eles são mais adequados.

Atemporal é melhor que tendência

É difícil evitar que alguma tendência atual influencie o design do seu logotipo, mas sempre há certas tendências que se destacam porque são usadas em excesso. E as tendências em excesso não resultam apenas em logos genéricos, mas também em logos que ficam fora de moda rapidamente. Não há nada de errado em usar um estilo minimalista ou vintage em seu logotipo, mas combine os dois com imagens genéricas em um emblema e de repente você estará igual a todas as outras empresas que foram lançadas em 2015.

Dito isso, até mesmo um design atemporal precisará ser atualizado de vez em quando, mas, como mostrado pelo McDonald’s, é possível fazer isso sem reinventar completamente a marca. Os arcos dourados fazem parte da marca desde 1960, com pequenas mudanças feitas de pouco em pouco tempo.

Preto não é uma cor

O preto não é uma cor, exceto quando ele é. Os debates sobre cores nos logos raramente tocam no status do preto, mas às vezes, eles consideram a conexão emocional. Contudo, você não pode selecionar as cores da sua marca usando uma conexão emocional implícita sem levar em consideração os aspectos culturais. E há muitas variáveis ​​a considerar se você se aventurar nesse caminho.

Escrevendo para a Help Scout, Gregory Ciotti ressalta o seguinte:
A cor é depende muito das experiências pessoais para ser universalmente traduzida para sentimentos específicos. Existem, no entanto, padrões mais amplos de mensagens que podem ser encontrados nas percepções de cores.

Isso significa que muito a respeito da escolha da cor vai se resumir a como os clientes percebem as suas escolhas de cores – isso se encaixa no que está sendo vendido?

Um bom designer deve ter uma sólida compreensão da psicologia das cores e deve ser capaz de oferecer conselhos valiosos. Ele também saberá dizer como o uso do logo vai influenciar as opções de cores, incluindo o uso de tons e degrades. Por fim, ele também saberá que a maneira mais fácil de evitar que as tuas próprias percepções sobre cores influenciem nas cores do logo, é mostrando os primeiros designs de logos que eram em preto e branco.

Pense em onde ele será usado

Por muitos anos, as marcas só precisavam levar em consideração como o logo iria ficar quando impresso, o que as obrigava a evitar logotipos com muitos detalhes. Assim que as marcas começaram a lançar websites, elas descobriram que poderiam ser um pouco mais aventureiras com os designs, embora ainda precisassem considerar como o logo ficaria na forma impressa. E nos dias de hoje temos vários dispositivos digitais diferentes, perfis de mídia social e a possibilidade de lançar um aplicativo para celular para a marca. Agora, não apenas temos que considerar como nosso logo será impresso, mas também como ele ficará em tamanhos diferentes e como um avatar quadrado ou uma imagem de perfil.

A maneira de encarar isso é fazer com que o designer crie dois logos diferentes:

Um logotipo – é um logo somente com a parte escrita ou uma combinação de texto e logomarca, que pode ser uma imagem abstrata, um mascote ou marca pictórica.
Um Glifo – Uma representação mais simples da sua marca, geralmente usando apenas a logomarca. Tudo o que você usar deve caber em um quadrado e deve ser facilmente identificável, mesmo quando pequeno. Isso será usado como seu avatar de mídia social, em pequenos espaços e possivelmente até mesmo no ícone do seu aplicativo.

As grandes marcas já estabelecidas podem se safar desta regra usando somente a logomarca, ou seja, o seu símbolo, mas você deve evitar fazer isso até que os seus clientes consigam reconhecer o seu logo sem que o seu nome esteja escrito nele.

Escolha o tipo e a forma da fonte cuidadosamente

Existem alguns tipos de letra que nunca devem ser usados ​​em um logo: Comic Sans, Papyrus e Curlz, são três que imediatamente vêm à mente. Mas, embora muitas marcas preferem usar fontes com serifa e sem serifa em seus logos, algumas fontes decorativas e de script ainda podem dar certo. Contudo, isso depende em grande parte do nome do seu negócio e do conjunto de habilidades do seu designer. O maior problema em usar fontes decorativas e de script é que elas se tornam difíceis de ler quando diminuídas em telas menores.

O mais importante a considerar é que você tenha a licença correta para usar fonte e que a fonte combine bem com os valores da sua marca. Pense que é difícil você confiar em uma empresa jurídica quando o logotipo deles utiliza um tipo de letra juvenil e divertido.
Agora vamos começar a criar o seu próprio logo no Inkscape.

Tutoriais em vídeo sobre como criar um símbolo no Inkscape

Dê uma olhada nos seguintes tutoriais para iniciantes, curtos, porém detalhados, e que melhorarão as suas habilidades de design em apenas 10 minutos. Não julgue um vídeo pelo nome e descrição. Tire um tempo para navegar por todos os vídeos e encontrar os guias que mais lhe interessam.

Time-lapse de Design de Logo – Philly Diner – Inkscape

Criando um cálice no Inkscape

Tutorial do Inkscape: Desenhar um Logo

Este tutorial é para a versão 0.48 do Inkscape e tem como objetivo ensinar aos iniciantes como usar o programa. Este vídeo é puramente para fins educacionais.

Tutorial do Inkscape: Design de Logo de Proporção Áurea

Time-lapse de Design de Logo no Inkscape – Log Cabin

Time-lapse de Design de Logo para Barbearia no Inkscape

Design de logo com letras usando o Inkscape

Criando um logo no Inkscape em 15 minutos

Aprenda a criar um logo com programa editor de gráficos vetoriais de código aberto Inkscape em 15 minutos:

– Instalando o Inkscape
– Alterando as propriedades do documento
– Trabalhando com texto, ajustando o kerning, convertendo texto em objetos vetoriais
– Técnicas de desenho básico, ferramenta de caneta, ferramentas de desenho geométricas, operações com caminhos
– Aplicando cor
– Salvando e publicando em vários formatos gráficos

Como fazer um logo no Inkscape

Inkscape para iniciantes: tutorial de design de logo

Este tutorial é para a versão 0.48 do Inkscape e tem como objetivo ensinar aos iniciantes como usar o programa.

Tutorial do Inkscape: Desenhando um Logo

Tutorial do Inkscape: Desenhando um Logo 2

Tutorial do Inkscape: Emblema com Texto Arqueado

Tutorial rápido e fácil de como criar um logo no Inkscape

Tutorial de design de logo no Inkscape

Tutorial do Inkscape: Logo de Música Radio Microfone Retro em Vetor

O seu logo é a pedra angular da sua marca, por isso, não apresse o design ou trate-o como algo que dá para deixar pra depois. E, embora essas dicas ofereçam certa orientação para o processo de design, definitivamente não deve ser algo que você deve enfrentar sozinho.

Precisa de ajuda para criar um logo?

Com o Logaster, você pode criar o seu logo em 4 etapas simples. Primeiro, você insere o nome de sua empresa e escolhe o ramo de atividade dela. Depois disso, são mostrados exemplos de conceitos de logo para você escolher. Escolha o conceito do seu logo para poder alterar a cor, o texto e os ícones usados. Então você estará pronto para salvar seu logotipo. Faça grátis o download do logo de tamanho pequeno ou compre o arquivo de alta resolução por apenas U$ 9,99.

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Chefe de Marketing e Estrategista no Logaster. Autor do livro «Como Criar uma Identidade de Marca Sem ir à Falência». Valoriza a abordagem profissional e é capaz de explicar ideias complexas de uma maneira simples.

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