1. O que são gráficos vetoriais?
  2. Raster vs. Vetor
  3. Por que usar logos em vetor?
  4. Formatos vetoriais
  5. Design de logo em vetor
  6. Maneira simples e rápida de criar logotipos vetoriais

Os gráficos em vetor são amplamente utilizados na indústria gráfica e no design web, permitindo a produção de uma imagem de alta qualidade de qualquer tamanho, seja um logo colorido ou um grande banner de publicidade para um outdoor. Neste artigo, ensinaremos você sobre os fundamentos dos gráficos vetoriais.

O que são gráficos vetoriais?

Juntamente com os formatos raster, tridimensional e fractal, o vetor é uma das maneiras mais comuns de criar gráficos modernos. Seus principais elementos são várias formas geométricas, incluindo linhas, curvas, pontos, círculos, etc.

O que são gráficos vetoriais?
Imagem do Deverdesigns.com

Ao contrário dos logos em formato raster, compostos por pixels, as imagens vetoriais consistem em pontos de controle e curvas que as vinculam. Todos os parâmetros (tamanho, localização, cor etc.) podem ser calculados automaticamente por um editor de gráficos usando determinadas fórmulas matemáticas (função sinusoidal, parabólica ou hiperbólica). Isso facilita muito o trabalho do designer. Tudo o que o designer deve fazer é organizar adequadamente os pontos e os linkar em curvas.

Com isso dito, os gráficos vetoriais são considerados uma visualização gráfica de objetos matemáticos.

Raster vs. Vetor

Ao contrário de uma imagem rasterizada, uma imagem vetorial não é composta de pixels, o que oferece várias vantagens. Os menores elementos dos gráficos vetoriais são os pontos de referência alinhados usando linhas retas e curvas para modelar um determinado objeto. Para criar uma imagem, o designer simplesmente a envolve com um número suficiente de pontos e depois desenha linhas vetoriais entre eles para definir o contorno.

Raster vs. Vetor
Imagem de Jouwgrafischemaatje.nl

Isso pode ser feito facilmente com os editores de imagem do Adobe Illustrator e Corel Draw.

Por que usar logos em vetor?

Como já foi dito, os gráficos vetoriais são indispensáveis no design de logotipos, ícones e emblemas. Os gráficos vetoriais permitem que haja logos fáceis de editar, além de produtos impressos de alta qualidade (cartões de visita, folhetos, catálogos, folhetos, calendários, etc.). A popularidade do formato vetorial é explicada pelo número de vantagens que ele oferece:

– A imagem vetorial (ou qualquer parte dela) pode ser facilmente editada. Para fazer isso, a imagem é dividida em formas geométricas mais simples que podem ser ajustadas sem perda de qualidade.

– Os logotipos vetoriais e outras imagens gráficas são perfeitamente escaláveis, ou seja, mantêm a sua qualidade durante a edição (desenho, rotação, compressão, etc.).

– Imagens vetoriais ocupam muito pouco espaço em disco.

– Os editores gráficos modernos são hábeis em combinar elementos gráficos e texto, o que é particularmente importante ao projetar logotipos vetoriais ou materiais impressos.

Além disso, as imagens vetoriais podem se adaptar perfeitamente à resolução da tela ou do dispositivo de impressão para garantir a mais alta qualidade do produto final.

Formatos vetoriais

Hoje, as imagens vetoriais estão disponíveis em mais de 10 formatos. Originalmente desenvolvido para propósitos de editores de imagem populares, esses formatos têm prós e contras em termos de criação de logotipo. A seguir estão os formatos vetoriais mais populares.

O PDF é um formato popular desenvolvido pela Adobe Systems Incorporated para exibir materiais impressos (logotipos vetoriais), apresentações e documentos. É particularmente útil para salvar arquivos que contêm gráficos e texto. Um logotipo em PDF possui um conjunto interno de fontes. Além disso, as ferramentas PostScript permitem adicionar links, animações e sons ao seu arquivo de logotipo. Os elementos gráficos em PDF ocupam pouco espaço e são exibidos corretamente em diferentes dispositivos e sistemas. Além disso, o formato PDF permite uma ampla variedade de opções de impressão.

PDF

O SVG foi desenvolvido para gráficos vetoriais bidimensionais e geralmente é usado em páginas da web. Baseado em XML, esse formato pode apresentar imagens, texto e animação. Os arquivos SVG são abertos nos editores de imagem e de texto. No SVG, os elementos gráficos são perfeitamente escaláveis e eles mantêm a sua alta qualidade, mesmo durante a edição. Este formato é ideal para criar ilustrações baseadas na Web e editar arquivos.

SVG

Desenvolvido pela Adobe Company, o EPS é compatível com todos os editores populares (Illustrator, Photoshop, CorelDraw, GIMP, etc.). Ele suporta uma ampla gama de ferramentas para editar e processar logotipos vetoriais e outras imagens sem perda de qualidade. Os arquivos EPS são amplamente utilizados na indústria de impressão profissional.

EPS

O formato AI é um pouco menos popular e foi desenvolvido especificamente para o Adobe Illustrator. Embora tenha algumas limitações, é compatível com todos os principais editores de imagem. Estável e confiável, o formato AI fornece uma ótima qualidade de imagem, mesmo quando a imagem é redimensionada.

Ai

O formato CDR foi desenvolvido exclusivamente para arquivos Corel Draw e não é compatível com outro software de edição de imagens. Lembre-se de que os arquivos CDR criados nas versões mais recentes do Corel Draw não podem ser abertos nas versões anteriores do programa. A melhor coisa sobre o formato CDR é que ele preserva os efeitos e parâmetros especiais dos objetos.

CDR

De todos os formatos listados, SVG e PDF são os mais adequados para imagens e gráficos que serão impressos, como logotipos. Criados com serviços online avançados, os arquivos SVG e PDF podem ser usados para uma variedade de finalidades (design de site, impressão, etc).

Design de logo em vetor

Confira alguns logotipos impressionantes criados por nossos usuários no Logaster. Com o Logaster, você pode salvar e baixar seus designs em SVG e PDF, entre outros formatos populares.

Design de logo em vetor
Design de logo em vetor
Design de logo em vetor
Design de logo em vetor

Maneira simples e rápida de criar logotipos vetoriais

Maneira simples e rápida de criar logotipos vetoriais

Se você precisar de um logo em formato de vetor, poderá criá-lo usando um programa de edição de imagens ou contratar um designer profissional. Se você escolher a primeira opção, precisará de um conjunto de habilidades especiais e um pouco de imaginação. Se você optar por um designer, prepare-se para cavar fundo no seu bolso, pois os serviços dos designers não são baratos. No entanto, o Logaster oferece uma solução muito mais conveniente e simples.

Cadastre-se no Logaster para obter acesso a uma ampla variedade de ferramentas eficazes que ajudarão você a criar projetos corporativos inteligentes. Após o pagamento, você poderá fazer o download do seu logo recém-criado em um dos formatos populares (PDF ou SVG). Como alternativa, você poderá salvar um logo em tamanho pequeno gratuitamente.

Pronto para começar?

Clique no botão “Criar” e faça um incrível logotipo vetorial em apenas alguns minutos!

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.