1. Como criar um cardápio para um café ou restaurante: dicas de designers
  2. Como criar um bom cardápio:

Basicamente, um cardápio é uma lista de refeições e bebidas disponíveis em um café, restaurante, bar, pub, etc. Junto com os nomes dos pratos, você também pode ver o preço e os pesos (em gramas). Criar o cardápio ideal é uma daquelas tarefas que parecem bastante simples. Mas você não pode simplesmente usar um design qualquer e esperar que seus clientes gostem. Você precisa criar um design elegante, desenvolver uma estrutura intuitiva, surpreender seus clientes com ofertas sazonais, experimentar novos ingredientes, etc.

Felizmente, estamos aqui para ajudá-lo com essa tarefa desafiadora. Para ter uma ideia clara do trabalho que teremos, vamos resumir o que é preciso fazer:

  • Fazer uma tabela com os nomes dos seus pratos. Verifique se a comida que você está oferecendo está alinhada com o conceito geral do seu negócio;
  • Dividir a lista em seções (sopas, pratos principais, pizza, bebidas, sobremesas, etc.)
  • Desenvolver um design conveniente;
  • usar programas especiais (offline e online) para criar um menu;
  • fazer o download do cardápio finalizado em vetor ou PSD e o envie para a sua gráfica preferida. Não esqueça de pedir um número suficiente de cópias.

Como criar um cardápio para um café ou restaurante: dicas de designers

Agora que descrevemos o que precisará ser feito, passemos a algumas recomendações que facilitarão as coisas para você e aumentarão as suas vendas.

Simplicidade

Um bom cardápio deve ser simples. Um cardápio com muitas páginas e imagens pode confundir um cliente e até fazê-lo perder o apetite. Esta é a última coisa que você quer, certo? Tente evitar incluir as fotos da sua comida. Além de desorganizar o cardápio, elas também podem confundir o cliente, não o deixando entender exatamente o que será servido. Em vez de uma foto, liste os ingredientes de cada prato.

Source: Meg Lewis

Embora possa parecer surpreendente, muitas opções de escolha nem sempre é uma coisa boa. Ofereça 4 a 5 opções para cada seção, seja uma sopa, prato principal ou sobremesa. Não se esqueça das porções extras que o cliente poderá pedir (bacon, manteiga, mel, crepes, etc.).

A regra do triângulo de ouro

O termo “triângulo de ouro” refere-se a três áreas do cardápio que são as primeiras a atrair a atenção dos clientes:

  • centro. Ao abrir o cardápio, o cliente primeiro olha para a parte central da página. É um ótimo lugar para as ofertas especiais.
  • canto superior direito. É aqui que a maioria dos restaurantes coloca a seção de pratos principais.
  • canto superior esquerdo. Após olhar o canto superior direito, o olho humano se move para o canto superior esquerdo. É aqui que você costuma encontrar pratos de entradas que contribuem muito para a receita do restaurante.

A fonte é importante

Em um design, onde o texto desempenha um papel crucial, é preciso prestar atenção especial à escolha do tipo de fonte. A tipografia errada pode dificultar a leitura dos nomes dos pratos.

Para evitar o caos em suas páginas de menu, os designers consumados recomendam o uso de não mais que 3 fontes simples. A tipografia é uma parte importante da identidade do seu restaurante. O único caso em que você pode usar fontes complexas é quando seu local possui um design sofisticado (era vitoriana, Provence, etc.). Além disso, não ignore outros aspectos da tipografia, como espaçamento entre as letras.

Idioma

Como você se sentiria se estivesse vendo um cardápio sem entender uma palavra? Se o seu restaurante é popular entre estrangeiros, traduza seu cardápio para diferentes idiomas (ou pelo menos para o inglês). Esta é uma maneira não-verbal de dizer que você recebe todas as nacionalidades em seu café. Além disso, esta é uma ótima maneira de se beneficiar do marketing boca a boca!

Descrições curtas vs. longas

Quando se trata de um cardápio, até pequenos detalhes (como o tamanho das frases) são importantes. Se você escrever várias frases curtas seguidas de uma longa, o espectador se concentrará na última. Ao mesmo tempo, entre várias descrições longas, o espectador prestará atenção nas frases curtas.

Pense sobre o comprimento das descrições de seus pratos. Experimente parágrafos longos e curtos para encontrar a melhor solução.

Evite símbolos de moeda

Evite usar os símbolos de moeda (€, £, $, R$) com seus preços. Um símbolo de moeda afeta a percepção do cliente no nível subconsciente, fazendo-os pensar que o restaurante está interessado apenas em fazer você esvaziar os seus bolsos. Atualmente, um número crescente de restaurantes segue essa regra e não há necessidade de você se fazer diferente!

O cardápio como investimento

Pense no seu cardápio como um empregador que vende seus produtos e serviços. Um cardápio é uma das primeiras coisas que estabelece uma conexão emocional entre o cliente e seu restaurante.

Source: Greg Dlubacz

Todo café ou bar também precisa de um site para promover seus serviços. Contudo, em vez de um site, você pode criar contas de mídia social e publicar o seu cardápio para o seu público ver. Essa é uma ótima maneira de atrair clientes no Facebook, Instagram, TripAdvisor, Yelp, etc.

Como criar um bom cardápio

As principais maneiras de criar um cardápio são:

  • а) serviços online;
  • b) editores gráficos (Photoshop, etc.);
  • c) designers.

Qual método escolher depende de quanto tempo e dinheiro você tem. Se você possui um café pequeno e aconchegante, dificilmente poderá contratar um designer profissional. Felizmente, você tem outras opções! Por exemplo, o MustHaveMenus, um serviço especializado em design de cardápio, custa $99 por página. Temos que admitir, é bastante caro! Vamos nos concentrar nas opções mais baratas, como serviços online e editores gráficos.

Geradores de cardápio online

Se você não tem nenhuma experiência em design de cardápio ou não tem orçamento para um designer profissional, não há razão para desistir. Afinal de tudo, estamos em 2019! Na internet, você pode encontrar serviços online inteligentes (gratuitos e pagos) que podem fazer todo o trabalho para você! Esses serviços oferecem tudo o que você precisa para criar um cardápio bonito: modelos personalizáveis, fontes, paletas de cores e muito mais. Confira nossa pequena lista dos melhores geradores de cardápio!

iMenuPro

iMenuPro

O iMenuPro é uma plataforma inteligente que permite criar facilmente um cardápio imprimível sem nenhuma habilidade de design. Como Funciona? Oferece centenas de modelos personalizáveis adequados para restaurantes e cafeterias de qualquer estilo. Você pode adicionar imagens e logos dos serviços e editá-los diretamente no iMenuPro. Através da interface de arrastar e soltar, o IМenuPro pode ser usado até mesmo por uma criança!

Preço: $15/mês.

Canva

Canva

O Canva é um fabricante de cardápio especializado que o deixará sem palavras. Com seus modelos prontos, você só precisará adicionar as fotos e descrições de seus pratos. Além disso, você pode escolher entre uma variedade de fontes, filtros, opções de formatação, etc. O lado forte do Canva é que ele permite que você trabalhe no cardápio onde quer que você esteja. Ao usar os aplicativos para Android, iPhone e iPad, você tem a oportunidade de editar seu design em qualquer lugar e a qualquer hora!

Preço: grátis.

Menugo

Menugo

Este serviço incrivelmente simples será o seu melhor ajudante na criação de um cardápio inteligente para o seu restaurante. O Menugo oferece uma coleção de modelos de cair o queixo, divididos por tipo de restaurante, tema, etc. Que tal um cardápio vegetariano ecológico? Ou um design bela para cupcakes? Ou um tema espanhol?

Preço: o Menugo tem dois planos. Se você não tem nada contra marcas d’água, pode usar o Plano Gratuito. Se você comprar o Plano Ilimitado por $9, receberá um menu imprimível sem marcas d’água. Além disso, você poderá usar 200 modelos e ferramentas de personalização.

MustHaveMenus

MustHaveMenus

O MustHaveMenus é uma plataforma versátil que pode cuidar de todo o processo de design do cardápio, da criação de um esboço à impressão. Escolha o modelo adequado, insira as informações, personalize seu design e faça o download. Fácil, não é? Além disso, o MustHaveMenus possui uma equipe de designers experientes que criarão um cardápio profissional adaptado a todos os seus requisitos. Naturalmente, este serviço custará mais, portanto, verifique os preços antecipadamente.

Preço: $29/mês (gerador online) e $99/página (designers).

Adobe Spark

Adobe Spark

O Adobe Spark é uma plataforma de muitos talentos e o design do cardápio é um deles. Fique à vontade para escolher e personalizar seu modelo, experimentar fontes modernas, fazer upload de imagens do seu computador ou serviços em nuvem e muito mais. O Adobe Spark está aí para facilitar a sua vida!

Preço: grátis.

Tutoriais em vídeo do Photoshop

O design do cardápio é um importante canal de comunicação entre os clientes e o restaurante. Um cardápio tem o poder de encantar seus convidados ou arruinar a primeira impressão. Com esses guias em vídeo, você poderá criar um bom cardápio do qual terá muito orgulho!

Cardápio para um café ou padaria

Confira este vídeo para aprender como criar um cardápio  para um café ou padaria aconchegante.

Como fazer um cardápio de restaurante no Photoshop

Assista a este tutorial para se tornar um profissional na criação de um ótimo cardápio para o seu restaurante.

Como criar um panfleto do seu cardápio no Photoshop

Neste vídeo, você aprenderá como criar um design profissional de panfleto.

Flyer do cardápio

Precisa de um cardápio de apenas uma página para o seu restaurante fast food? Confira este guia em vídeo intuitivo!

Panfleto de duas folhas para o cardápio

Assista a este guia passo a passo para criar um folheto duplo no Photoshop.

Resumindo

Um cardápio é muito mais do que um folheto contendo as informações sobre seus pratos e bebidas. Ele é um importante canal de comunicação entre você e seus clientes. Além disso, é uma poderosa ferramenta de marketing que pode promover seu restaurante todos os dias, sem investimentos extras. Seu cardápio deve fazer com que seus clientes queiram retornar ao seu restaurante e recomendá-lo aos amigos. Sim, todas essas funções são realizadas por algumas pequenas folhas de papel! A criação de um cardápio não deve ser levada na brincadeira, principalmente se você estiver dando os primeiros passos no setor de hospitalidade. Você precisa fazer muito esforço para tornar o cardápio um lado forte do seu restaurante ou bar. Neste post, abordamos algumas ideias criativas de design de cardápio e falamos sobre as maneiras mais baratas de obter um belo folheto. A menos que você ainda não esteja sobrecarregado de informações, convidamos a dar uma olhada em alguns modelos inspiradores.

Esses modelos são adequados para qualquer tipo de instalação, seja um restaurante, café familiar, padaria, bar, etc. Confira e inspire-se!

exemplos de menus
exemplos de menus
exemplos de menus

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.