Nicho: Vendas online
Projeto: More Than Loops – loja de roupas online
Função: Estrategista, fundador e CEO
Segmentação Geográfica: Global

Ali Al Majed é o fundador e proprietário da More Than Loops, uma loja online que vende roupas da moda. Nesta entrevista ele conta a história por trás do lançamento da loja do zero e da sua primeira venda. Ali também compartilha algumas dicas bastante úteis para os empreendedores. Se sua ambição é abrir uma loja online, aprender com a experiência de alguém em primeira mão é a melhor ajuda que você pode obter.

Como você teve a ideia de abrir uma loja online?

Em 2018 eu estava desempregado. Enquanto navegava pelo Facebook, me deparei com um anúncio do Shopify e fiquei viciado na ideia de lançar minha própria loja. Passei horas me educando sobre o assunto. Três meses depois, minha loja estava em funcionamento e eu fiz minha primeira venda. Eu nunca trabalhei nesse campo antes, mas foi interessante explorá-lo.

Como você encontrou os melhores fornecedores para sua loja?

O mais legal do Shopify é que ele o vincula a fornecedores chineses que trabalham no mesmo nicho que você. Optei por fazer parceria com vários fornecedores confiáveis, especializados em roupas para homens, mulheres e crianças.

Quantas pessoas você teve que contratar para lançar e gerenciar a loja?

Honestamente, eu fiz tudo sozinho. Criei um site e o preenchi com conteúdo. Eu adicionei fotos e vídeos. Também fiz (e continuo fazendo) a contabilidade. Foi um processo lento e desafiador, porque eu tive que aprender tudo do zero. Além disso, se você quer estar no topo, precisa conhecer todos os meandros do marketing online.

Como você promove o seu negócio?

Atualmente, estou promovendo minha loja no Instagram e no Facebook. Além disso, o boca a boca está fazendo um ótimo trabalho. Os anúncios do Facebook desempenham um papel importante na divulgação de meus produtos, permitindo que eu alcance um público em todo o mundo.

Com seus clientes provenientes de diferentes fusos horários, como você otimiza o atendimento ao cliente?

Os chatbots são de grande ajuda para responder às perguntas que os usuários possam ter. Além disso, os clientes podem entrar em contato conosco a qualquer momento – é para isso que serve a página “Entrar em contato”. Também estou usando a ferramenta Ping da Shopify para postar notícias e atualizações nas mídias sociais. 

Qual foi a sua primeira venda e como você se sentiu? Como você organizou a entrega?

Tudo começou com um anúncio que eu coloquei no Facebook. Quando acordei no dia seguinte, estava lá! A primeira encomenda do meu primeiro cliente! Eu me senti alegre e motivado. Eu queria fazer todo o possível para não ocorrer nenhum problema. Entrei em contato com o fornecedor para informar o endereço de entrega. Também assegurei que o produto fosse enviado o mais rápido possível. O cliente ficou muito satisfeito com a entrega e forneceu um ótimo feedback que eu passei para o fornecedor. Me senti ótimo em receber o feedback positivo.

Os erros podem ajudar a empresa a evoluir e permitir que o proprietário veja o que funciona e o que não funciona. Quais erros devem ser evitados ao abrir uma loja online?

  • Você deve conhecer seus fornecedores e os tipos de produtos que está vendendo.
  • Você deve saber como seus produtos são fabricados, como são enviados e quanto tempo leva o envio.  
  • Você deve conhecer seus produtos com a palma da sua mão para poder responder às perguntas de seus clientes. 

 Não espere resultados rápidos, caso contrário corre o risco de perder algumas etapas realmente importantes ao longo do caminho. Aproveite o tempo para crescer e nutrir seus negócios. Tente aproveitar o processo e aprender o máximo que puder. Eventualmente, isso ajudará você a fazer sua primeira venda. E por último, mas não menos importante. Seja um especialista em seu nicho e não procure atalhos.

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