Como Abrir uma Empresa Online: Dicas Práticas e Exemplos Criativos

  1. 3 Razões para a Sua Empresa Ter Uma Presença Online
  2. O Que Você Precisa para Ficar Online: Ferramentas Essenciais
  3. Como Colocar Online Diferentes Esferas de Negócios

Você consegue imaginar cortar o cabelo, fazer uma sessão de fotos ou uma visita a um restaurante tudo online? Em 2020, isso se tornou uma realidade e ajudou centenas de empresários a superar a crise. Hoje, qualquer tipo de negócio que queira se manter lucrativo e se adaptar facilmente a condições instáveis precisa de uma plataforma online. Neste artigo, iremos explicar detalhadamente como colocar o seu negócio online.

3 Razões para a Sua Empresa Ter Uma Presença Online

Em 2020, devido à pandemia e à crise global, os hábitos de consumo mudaram drasticamente. Devido ao lockdown de muitos negócios e ao isolamento social, até mesmo as pessoas mais conservadoras tiveram que comprar bens e serviços pela Internet. Isso foi evidenciado pelas estatísticas fornecidas:

  • De janeiro a junho de 2020, o número de visitas a sites de comércio varejista aumentou sem precedentes – de 16,07 bilhões para quase 22 bilhões por mês: nos anos anteriores, não houveram tais aumentos, mesmo durante os períodos de férias.
  • Os dados da varejista britânica Waitrose mostraram que hoje 77% dos consumidores compram pelo menos parcialmente os produtos que precisam online, ante 61% no ano passado.
  • De acordo com a pesquisa de marketing da Adobe, o crescimento das compras online também não diminuíram a medida que as restrições à quarentena diminuíram. Assim, 54% dos consumidores afirmaram que continuarão a comprar online “num futuro previsível”.

As empresas que conseguiram se ajustar rapidamente ao novo modelo de comportamento do cliente e melhorar sua experiência foram as mais bem-sucedidas. Isso foi especialmente verdade para micro e pequenas empresas que são particularmente sensíveis a quaisquer flutuações de mercado. Vamos destacar três razões principais para ficar online:

  1. Para manter o lucro. Não é possível vender em uma loja física na rua? Mantenha o seu lucro oferecendo aos seus clientes compras online como alternativa.
  2. Para fortalecer a conexão emocional. Em tempos difíceis, um negócio vencedor é aquele que é flexível e que pode atender às necessidades das pessoas por conforto, estabilidade e segurança. Cuidar dos clientes afetará a sua atitude futura em relação à marca.
  3. Para expandir o seu público-alvo. Um negócio online permite que você interaja com o mundo e se mantenha em contato com seu público-alvo sem que eles se esqueçam de você.

O Que Você Precisa para Ficar Online: Ferramentas Essenciais

As principais preocupações dos empreendedores que nunca trabalharam online são quanto tempo levará a transição e o que eles precisarão. Vamos explicar tudo passo a passo.

Quanto Tempo Vai Levar

Você pode começar a vender na Internet em duas semanas. Obviamente, o tempo depende dos detalhes do negócio, mas uma recomendação geral é a seguinte: comece com uma plataforma online simples, uma solução minimamente viável, e aperfeiçoe ela à medida que o tempo passa. Isso ajudará você a não perder um tempo valioso e nem a deixar de se comunicar com seus clientes.

Quais Ferramentas Você Vai Precisar

Vamos falar sobre o que é essencial e como melhorar o seu modelo online.

Um site ou uma loja online

Claro, você pode vender em marketplaces externos (Amazon, Etsy, etc.), mas ter o seu próprio site é uma oportunidade de operar de acordo com as suas próprias regras, mostrar personalidade e se promover na Internet. Para criar um site, você precisará seguir alguns passos simples.

1. Escolhendo a Forma de Criar um Site

Você tem duas opções: contratar um web designer ou criar um site do zero por conta própria. Até mesmo iniciantes podem criar um site do zero, basta escolher um construtor de sites online para criar um site usando modelos prontos. Podem ser plataformas populares como o WordPress, o Wix, o Tilda ou o Shopify (o último é adequado apenas para lojas online).

2. Registrar um Nome de Domínio

Este nome deve ser exclusivo e igual ao nome da empresa. Note que os nomes de domínio mais populares já estão ocupados – isso se aplica particularmente ao domínio internacional mais popular que utilizam a opção .com. Nesse caso, tente outra extensão, como .net, .info ou um domínio regional (.br para o Brasil, .us para os EUA etc.).

3. Crie o Conteúdo do Site

Lembre-se de que a plataforma deve ser amigável. Para começar, pense no seguinte:

  • Descrição e preços do produto. Tente descrever os recursos com o máximo de detalhes possível, respondendo a todas as perguntas que os clientes possam ter.
  • Fotos e/ou vídeos de alta qualidade. Dedique um tempo para uma sessão de fotos: tire fotos e vídeos de produtos com boa iluminação, de vários ângulos, para que os compradores possam vê-los claramente antes de fazer um pedido. Se você oferece serviços, faça um vídeo para descrevê-los.
  • A seção “Sobre nós”. Você não deve se gabar de suas realizações, é melhor explicar como você pode ajudar as pessoas.
  • Condições de pagamento e entrega (você encontrará mais sobre isso abaixo).
  • Informações de contato. Podem ser quaisquer formas convenientes de comunicação: telefones, e-mail, links para mídias sociais.
  • Identidade da marca. Logotipos, cores da empresa e fontes ajudarão o seu negócio a ser reconhecido e lembrado. Para desenvolver rapidamente uma identidade corporativa, use o gerador online do Logaster para obter dezenas de opções de design de logotipo, cores e fontes com base no nome da marca.

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4. SEO Personalizado

A otimização de SEO é a tarefa de garantir que os clientes encontrem seu site nos motores de busca. Para fazer isso, faça uma lista de palavras-chave pelas quais seus produtos são pesquisados e as inclua nos títulos do seu textos, no corpo dos textos e nas descrições das fotos.

Gestão de Pagamentos e Entrega

Para começar a vender online, você deverá ser capaz de aceitar pagamentos de clientes e enviar mercadorias para eles. Aqui estão algumas coisas a considerar:

  • oferecer vários métodos de pagamento online para a conveniência dos clientes;
  • pense em como você vai entregar a mercadoria: pelo correio, por transportador ou por conta própria;
  • especifique as políticas de reembolso: dentro de que prazo é possível devolver bens inadequados e entregar o dinheiro de volta.

Estratégia de Promoção

Com as ferramentas básicas descritas acima, você já poderá começar a vender online. A próxima tarefa é tornar seu negócio visível na Internet e atrair o maior número possível de clientes. Para isso, recomendamos o uso dos seguintes canais:

  • Redes sociais. Concentre-se em uma ou duas plataformas que sejam mais adequadas para o seu negócio: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok, Pinterest. Anuncie que você está disponível online, forneça um link para o site, publique postagens regularmente, interaja com seu público-alvo e atraia-os para a sua loja online.
  • E-mail. Se você tem uma base de clientes para fazer e-mail marketing, então envie um e-mail a todos os seus clientes e lhes conte sobre os serviços online que você oferece.
  • Blog. Uma das maneiras de se comunicar com seu público-alvo é manter um blog com dicas e artigos úteis. Você está envolvido com design de interiores? Então dê dicas sobre reformas e decoração de apartamentos. Você é cozinheiro ou tem um restaurante? Compartilhe receitas simples. Publique em suas redes sociais os links dos seus artigos para atrair clientes potenciais para o seu site.
  • Recomendações. Para aumentar o seu público, estabeleça parcerias com empreendedores com um público-alvo semelhante e anuncie uns aos outros (por exemplo, você vende refeições e parceiros vendem talheres).
  • Análise. Não se esqueça de analisar a eficácia da sua promoção. Quais canais atraem mais gente, quais ferramentas são mais eficazes, quais estratégias os concorrentes usam, como mudam as tendências de mercado.

Seja flexível, mantenha contato com o seu público-alvo e busque novas ideias criativas para despertar o interesse deles.

Como Colocar Online Diferentes Esferas de Negócios

As empresas se adaptam à presença da Internet de diferentes maneiras: vender produtos é fácil, enquanto fornecer alguns tipos de serviços requer engenhosidade. No entanto, sempre há uma maneira: durante a quarentena de 2020, cortar cabelos, sessões de fotos e até conserto de eletrodomésticos online se tornaram populares! Vamos lhe dar alguns exemplos criativos.

Café / Restaurante / Bar

Aqui estão as formas tradicionais e inovadoras de trabalhar online:

  • Aceite pedidos por telefone, redes sociais ou Internet e os entregue aos clientes.
  • Implemente o serviço de pague e leve: os clientes fazem pedidos online ou por telefone e vão apenas buscar pessoalmente. Por exemplo, a Starbucks lançou um novo formato digital – Starbucks Pickup: seu cappuccino agora pode ser pedido por meio de um aplicativo e retirado na loja sem você precisar sair do carro.
Starbucks Pickup

● Compartilhe as receitas de pratos populares. Assim, o Burger King lançou a campanha “Quarantine Whopper” na França e contou como preparar um de seus hambúrgueres clássicos (Whopper) em casa e incentivou as pessoas a compartilharem os resultados nas redes sociais. Dessa forma, a ligação emocional com a marca é fortalecida.

Quarantine Whopper

●     Organize jantares online. Acerte o horário, ofereça-se para “reservar” mesas online, entregue refeições para as pessoas e organize um jantar coletivo no Zoom: você pode conversar e fazer perguntas sobre comida, negócios e clientes.

um jantar coletivo no Zoom

Treinamento de idiomas

O ensino pode ser feito online, levando em consideração as seguintes nuances:

  • Se você ministra aulas particulares, faça isso na plataforma online. Lembre-se de que os alunos devem se sentir tão confortáveis quanto offline, portanto, cuide para ter uma conexão de alta qualidade.
  • Se você organiza estudos para escolas no exterior, entre em contato com seus parceiros estrangeiros e descubra como eles se adaptaram às novas condições. Informe detalhadamente aos seus clientes sobre todas as oportunidades, como cursos online.

Fonte: UGEM

Loja

Sua tarefa é fazer com que as pessoas sintam que a compra de produtos regulares, roupas ou outros bens online sejam tão convenientes quanto em uma loja física:

  • Crie um site com navegação fácil, categorias de produtos e fotos de alta qualidade.
  • Anuncie produtos nas redes sociais: pode ser publicidade direcionada, transmissões ao vivo, postagens úteis, vídeos do YouTube e muito mais.
  • Cuide da entrega no prazo e da política de reembolso.

Agência de viagens

Embora o setor de viagens tenha passado pela situação mais difícil durante a crise, isso não é motivo para desistir e evitar a comunicação com os clientes. Aqui está o que você pode fazer:

  • Venda passeios aos lugares que as pessoas podem ir, fornecendo informações detalhadas sobre segurança e outras nuances da viagem.
  • Promova o turismo doméstico: fale sobre os pontos turísticos locais, lugares atraentes, culinária e entretenimento.
  • Mostre que você se preocupa com as pessoas: informe-as regularmente sobre a situação turística no mundo, inspire, publique notícias relevantes e dicas úteis.
  • Faça excursões online sobre lugares que ainda não estão disponíveis para viagens. Isso permitirá que você ampare os seus clientes e promova seus serviços a longo prazo.

Conclusões

Ficar online é uma nova oportunidade para atrair clientes, expandir os serviços e aumentar a receita. Para se manter competitiva em um ambiente volátil, uma empresa deve ser flexível, responder às mudanças do mercado e às necessidades de seu público-alvo.

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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