Vantagens e desvantagens do formato PDF

Falamos brevemente sobre este formato no artigo “Formatos de arquivo de imagem – JPEG, PNG, SVG, PDF”. Agora vamos analisar os prós e contras dele com mais detalhes.

O formato PDF foi desenvolvido pela equipe da Adobe Systems. O objetivo dos desenvolvedores era criar um formato que pudesse ser exibido e aberto da mesma forma em qualquer dispositivo.

O PDF é frequentemente associado ao “escritório sem papel” e usado para impressão e design de inúmeros materiais, como logotipo e logomarca.

Vantagens e desvantagens

Prós:

– popularidade de formatos. O PDF pode ser aberto em qualquer dispositivo com qualquer sistema operacional exatamente da mesma forma em que foi criado;

– fácil de visualizar. Frequentemente o Adobe Acrobat Reader já vem pré-instalado em seu computador e é totalmente gratuito;

– o PDF ocupa pouco espaço no disco rígido, pois suporta vários algoritmos de compactação de imagem;

– o usuário pode personalizar as configurações de segurança, por exemplo, proibir a impressão ou edição. O formato permite o uso de assinaturas eletrônicas para determinar a autenticidade do documento.

Contras:

– editar arquivos PDF não é grátis;

– é mais fácil editar arquivos em outros formatos do que em PDF, porque os arquivos PDF devem ser editados em programas especiais;

– é difícil trabalhar com texto em arquivos PDF, porque eles são percebidos como uma imagem.

Como usar o PDF

O formato PDF é usado para armazenamento e transmissão de informações textuais e gráficas na Internet. Ele pode ser criado a partir de diversos programas e não exige um criador especial.
O PDF é excelente para ser usado em objetivos corporativos. Por exemplo, para criar uma lista de preços ou criar um contrato.

Categorias: Formato do Arquivo