O conteúdo:

  1. Passo 1: Identificar as qualidades do produto
  2. Passo 2: Conhecer seus clientes
  3. Identify your sales channels
  4. Select the right packaging
  5. Select the right wrapping
  6. Consult your brandbook
  7. Add the necessary information
  8. Don’t confuse your customers
  9. Think about where your packaging will be coming from
  10. Plan your budget

Como criar um design de embalagem que vende

A embalagem do produto é uma de suas principais ferramentas de marketing. Ela ajuda os clientes a identificar o produto e a marca em geral. Uma embalagem atraente, exclusiva e memorável pode aumentar as vendas de uma maneira incrível. Neste post, mostraremos como criar uma embalagem de produto eficaz em 10 passos simples.

 

Passo 1: Identificar as qualidades do produto

Não é possível criar uma boa embalagem sem conhecer o produto. Faça uma lista das principais características do seu produto: peso, número de itens, temperatura de armazenamento, condições para o envio e outras informações importantes.

Use essas qualidades como um ponto de referência para trabalhar na sua embalagem. Com base nessas informações, você pode descrever as tarefas que a sua embalagem deve resolver. Por exemplo, ela deve ser resistente a mudanças de temperatura, proteger o produto contra danos, etc.

 

Passo 2: Conhecer seus clientes

Tire um tempo para analisar o seu público-alvo e criar a persona do seu cliente. Qual a idade média dos clientes e onde eles trabalham? Onde eles costumam comprar o seu produto? Quanto eles estão preparados para pagar por ele? Como eles descartam a embalagem? Essas e outras perguntas são cruciais para entender o seu público.

Se uma embalagem fosse uma pessoa, certamente teria muitas peculiaridades. Entre outras coisas, ela deve chamar a atenção do cliente, fornecer informações sobre o produto, ser ergonômica e ecológica, etc. Além disso, deve convencer o cliente de que ele esteja fazendo a escolha certa ao comprar o produto. É muita responsabilidade!

 

Passo 3: Identificar os seus canais de vendas

Faça uma lista de todos os pontos de venda que você está usando: supermercados, quiosques de rua, lojas online, seu próprio site, etc. Em relação a cada um desses canais de vendas, pense em como seu produto será armazenado, se estará facilmente acessível aos clientes, etc.

Store Shelves

Visualize a aparência do seu produto embalado sozinho e ao lado de seus concorrentes. Por exemplo, você pode descobrir que seu produto é muito grande para caber na prateleira do supermercado. Dessa forma, você pode detectar os pontos fracos e melhorá-los antes de gastar muito dinheiro em embalagens.

Se você pretende vender o seu produto online e offline, é necessário ajustar a sua embalagem para diferentes ambientes. Em uma loja física, o cliente pode pegar seu produto e examiná-lo por todos os lados. Os compradores online não têm essa oportunidade. Isso significa que você precisa criar uma embalagem bonita e elegante que ficará bem nas fotos. Deverá ser impossível de resistir!

 

Passo 4: Escolher a embalagem certa

Uma garrafa, bolsa de tecido, caixa de papelão ou alguma outra coisa? Sua embalagem depende do produto que você está fabricando, como vai vendê-lo e quem é seu público-alvo. Além disso, é importante lembrar que a sua embalagem deve ser mais barata do que o seu produto.

Packaging
Packaging

Escolha várias opções e compare-as por diferentes critérios. Devemos admitir que esta é uma tarefa muito desafiadora. A embalagem escolhida pode ficar muito cara para produzir ou muito frágil para ser enviada. Se você não tiver certeza sobre qual material escolher, consulte um designer profissional.

 

Passo 5: Escolha o invólucro certo

Existem três tipos de envólucros: envólucro externo, envólucro interno e embalagem. Falamos sobre a embalagem na próximas etapa. Agora é hora de decidir se você precisa fornecer proteção extra aos seus produtos.

O invólucro externo é o que o cliente vê. Por exemplo, é uma caixa de papelão ou saco de papel com o produto dentro.

Outer Packaging

O invólucro interno serve para preservar as qualidades do produto. Por exemplo, você pode embrulhar um livro com um filme, envolver um copo de porcelana com serragem ou embrulhar um conjunto de maquiagem com papel colorido.

Inner Packaging

Dependendo dos seus canais de vendas, pode ser necessário dois tipos de envólucros ou apenas um. De qualquer forma, essa questão precisa ser bastante pensada. Diferentes tipos de envólucro não devem se sobrepor nas funções que executam.

 

Passo 6: Consulte o seu manual de marca

Depois de decidir sobre o tipo de embalagem e envólucro, você precisará se concentrar no design. Se o seu produto fizer parte da sua marca existente, é provável que você já tenha um manual de marca que contenha todas as fontes, cores, padrões, imagens, enfim, a definição de todos os componentes que devem ser utilizados. Certifique-se de fornecer essas informações valiosas ao designer que está trabalhando na sua embalagem. Se, no entanto, você estiver desenvolvendo uma nova marca, pense sobre a aparência do seu novo produto antes de contratar um designer.

Brand Book

Como criar um logo para embalagem?

Um logotipo na embalagem é uma ótima maneira de tornar a sua marca mais reconhecível. O Logaster possui uma enorme coleção de modelos de logotipo e editor intuitivo. Experimente!

 

Passo 7: Adicionar as informações necessárias

As informações exibidas na embalagem geralmente incluem o nome e a imagem de um produto, slogan da empresa, logotipo da empresa, etc. Além disso, cada país tem seus requisitos quanto às informações que devem estar presentes na embalagem. Pode ser um código de barras, certificações de qualidade, data de validade e similares. Você pode colocar alguns dados em adesivos especiais. Nesse caso, você deve encontrar o local apropriado para esse adesivo, para que ele não cubra outras informações importantes.

 

Passo 8: Não confunda os seus clientes

A embalagem deve fazer com que o cliente entenda facilmente o que está dentro. Por exemplo, uma garrafa de suco de frutas para crianças não deve parecer uma bebida energética. Caso contrário, não chamará a atenção dos pais. Tenha cuidado com as imagens que você está usando na embalagem. Devem ser as melhores para ilustrar o produto interno. Além disso, verifique se suas imagens ficam bem em 3D. Não é incomum que uma imagem que pareça ótima em 2D perca seu charme quando impressa em uma embalagem que é de três dimensões.

 

Passo 9: Pense na origem da sua embalagem

Se você mesmo fará a embalagem, prepare-se para responder a uma série de perguntas importantes, por exemplo, quais materiais você vai usar? Você tem o equipamento necessário? Se for uma boa ideia terceirizar essa parte do trabalho, descubra quais requisitos o contratado escolhido pode prestar. Por exemplo, pergunte qual formato é necessário para criar os modelos de embalagem. Pode ser .ai (Adobe Illustrator), .psd (Photoshop), PDF ou EPS. Dessa forma, você estará preparado e evitará surpresas desagradáveis.

 

Passo 10: Planeje o seu orçamento

O custo de produção da embalagem é algo que você precisa pensar desde o estágio de design. Esses custos se enquadram em duas categorias principais:

  • Os custos não recorrentes têm a ver com o trabalho realizado pelo designer, desde o desenho até a visualização em 3D.
  • Custo por unidade refere-se a quanto custará você embalar cada unidade do seu produto. Inclui o custo de materiais, salários dos empacotadores, etc.

Feito! Agora, após um trabalho completo de preparação, você pode fornecer ao designer escolhido as especificações detalhadas.

Para concluir, vamos recapitular os fatos essenciais. Uma boa embalagem é a que:

  • Está de acordo com as características do produto
  • Atende às expectativas dos clientes
  • Adapta-se aos seus canais de vendas
  • Diz claramente ao cliente o que está dentro
  • Fornece informações sobre o produto
  • Distingue seu produto entre a concorrência
  • Está alinhada com o manual de marca
  • É mais barato de fabricar do que o próprio produto.

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