Como criar um logo de fotografia: dicas inteligentes

1. Como deve ser um logotipo de fotografia?
2. Métodos para criar uma logomarca profissional
3. Como escolher o ícone certo
4. Como escolher as cores certas
5. Como escolher a fonte certa
6. Como organizar os elementos do logo da maneira certa
7. Mais dicas úteis
8. Conclusão

Uma logomarca corporativa é obrigatória para qualquer empresa. Se você quer ser um profissional respeitado em seu nicho, é preciso dedicar esforços para projetar a identidade da sua marca. Tratando-se do ramo de fotografia, um logotipo pode dizer muito sobre suas habilidades artísticas e conhecimentos. Ele pode ajudar seus clientes em potencial a entender a sua abordagem fotográfica, obter insights sobre seu estilo e sua assinatura.

Ao mesmo tempo, é crucial entender que a identidade demarca não define suas habilidades fotográficas. Você pode investir muito dinheiro na criação de uma identidade de marca fenomenal, mas isso não fará com que seu negócio prospere, a menos que suas habilidades fotográficas estejam no mesmo patamar. Antes de promover sua marca, certifique-se de que você e seus clientes estejam satisfeitos com a qualidade do seu trabalho. Afinal, sua experiência é a base da sua marca.

1. Como deve ser um logo de fotografia?

A indústria fotográfica é um campo altamente competitivo, com uma infinidade de profissionais talentosos dispostos a se destacar da multidão. É aqui que o branding entra em ação. Se a sua habilidade fotográfica está no mesmo nível que seus concorrentes, o seu branding poderá destacar o seu negócio e ser a diferença entre o fracasso e o sucesso.

Como você já deve saber, o logo é o elemento central da identidade de marca. O que faz com que um logo de fotografia seja bom? Em primeiro lugar, ele deve informar ao público sobre o seu nicho (fotografia de casamento, retratos, etc.) e delinear o seu estilo artístico.


2. Métodos para criar uma logomarca profissional

Os métodos e ferramentas para criar um logo são muitos. O problema é como escolher aquele que atende as suas necessidades. Infelizmente, não existe uma solução única para todos. Você pode escolher projetar o seu logo por conta própria. Mas é preciso conhecer o Photoshop com a palma da sua mão! Se este for seu caso, então deixe de lado os limites e estereótipos e permita que a sua inspiração guie você. Você é um artista. A maneira mais fácil é criar um logo com o seu nome nele. Procure na internet fontes gratuitas (FontSpace, MyFonts, etc.) e escolha aquela que mais reflete a sua personalidade. Se você colocou na cabeça que quer uma combinação de marca, pode adicionar um ícone minimalista e elementos gráficos simples ao seu logo.

Por outro lado, existe o risco de você acabar com um design que não goste! Seria uma pena perceber que você desperdiçou horas de trabalho duro.

Para garantir que isso não ocorra, você pode contratar um designer freelancer ou um estúdio de design para fazer o trabalho. Serviços de design custam dinheiro, mas pelo menos você terá a certeza de que seu futuro logo estará em boas mãos. A coisa mais importante para se ter em mente neste caso, é que o prestador de serviço escolhido não sabe nada a seu respeito e da sua marca. Tire um bom tempo para conversar com o seu designer e explicar o emblema que você gostaria de ter. Esteja preparado para falar sobre todos os detalhes.

Se o tempo não é um fator crucial para você, é possível realizar um concurso de design. Centenas de designers compartilharão a visão deles para o seu emblema e você escolherá o vencedor (ou tantos quantos o seu orçamento permitir).

E por último, mas não menos importante. Os serviços para criar logo online. Eles são uma alternativa valiosa a todos os métodos acima. Usando um criador de logotipo inteligente, você poderá criar um logotipo personalizado sem marcas d’água, usar ideias de design interessantes e admirar exemplos inspiradores.

3. Como escolher o ícone certo

Na maioria das vezes, os fotógrafos colocam seu nome verdadeiro ou apelido em seu emblema por um motivo. De todos os tipos de logos, o logotipo é o que melhor fica quando usado como marca d’água. Ao mesmo tempo, não é incomum que os fotógrafos prefiram logos mais sofisticados com imagens, formas gráficas, efeitos visuais, etc.

Ao fazer a escolha, considere não apenas suas preferências pessoais, mas também seu nicho (esportes, natureza, vintage, fotografia aérea, etc.). Nos logotipos de fotógrafos de casamento, você pode ver geometria elegante, inscrições refinadas, pequenos detalhes, etc. Se você estiver fotografando eventos esportivos, escolha fontes volumosas e cores fortes. Cada fotógrafo escolherá os elementos de design que ressoam com seu público.

Ao trabalhar no conceito do seu logo, pense em como seu emblema ficará nas suas fotos como marca d’água. Seja uma imagem ou uma palavra, seu emblema não deverá tirar a atenção da foto. Certifique-se de que sua marca d’água seja sutil e discreta. Além disso, seu logo deve ficar bem em seu site.

Qual ícone escolher? Obviamente você não vai errar ao usar itens relacionados à fotografia, como uma câmera, lente, filme, etc. Nas mãos adequadas, até mesmo a imagem mais padrão pode se transformar em uma obra de arte memorável. Por exemplo, brincar com degrades e espaços negativos é sempre uma boa ideia.

Pronto para criar um logo para o seu negócio de fotografia? Então, saiba que você não estará sozinho! O Logaster está aqui para ajudar. Para criar um logo com o Logaster, insira o nome da sua marca. O serviço fornecerá dezenas de amostras de logos relacionados à fotografia.

Você pode pesquisar ícones por palavras-chave e categorias. Escolha o seu ícone favorito e edite-o, se necessário.


4. Como escolher as cores certas

Ao escolher a paleta de cores certa para o seu emblema, você deverá ter muito cuidado. Pense nos matizes mais comuns em suas fotografias e escolha uma cor correspondente.

Alguns fotógrafos preferem ir pelo seguro usando cores preto e branco em seus logos. De fato, um logo preto e branco, ficará muito bom como marca d’água. Recomendamos fortemente que considere esta opção, a menos que tenha uma ideia melhor para o seu emblema.

No site do Logaster, você poderá escolher o matiz ideal a partir de uma paleta de cores impressionante. Nós apostamos que você ficará surpreso com a nossa coleção de cores!


5. Como escolher a fonte certa

A fonte é o elemento de design principal em qualquer logo, independentemente do tema. Escolher uma fonte é muito importante, então escolha sabiamente. Se você é especialista em fotografia preto e branco, use uma tipografia simples, mas elegante, sem muitos detalhes. Se, no entanto, você fizer fotos de animais de estimação ou crianças, sinta-se à vontade para experimentar com fontes escritas à mão.

Independentemente do seu nicho, verifique se a tipografia escolhida será clara e fácil de ser percebida. Coloque o seu logo em uma das suas fotos e veja se você consegue lê-lo. Uma fonte pode parecer boa em um site, mas ficar ilegível em uma fotografia.

Novas fontes surgem a cada dia. Como não se perder neste oceano de variedades? Dê preferência para as fontes clássicas, porém modernas, como Garamond ou Futura. Fontes clássicas intemporais e elegantes podem adicionar peso à sua identidade de marca.

A seguir, vamos resumir as principais regras para escolher a fonte correta:

1. Fique longe de fontes requintadas com pequenos arabescos, curvas, etc. Embora visualmente atraente, elas podem tornar o seu logo ilegível.

2. Certifique-se de que a fonte escolhida funcione bem com o seu ícone. Combine um ícone massivo com uma fonte volumosa, como a After Disaster, Europe, etc.

3. Sempre coloque a praticidade na frente da beleza. Uma fonte bonita, mas ilegível pode arruinar todos os seus esforços criativos. Certifique-se de que a tipografia é igualmente fácil de ler em diferentes superfícies e contextos.


6. Como organizar os elementos do logo da maneira certa

Nunca subestime o poder de organizar os elementos do logo de maneira inteligente. Lembre-se de que um logo só pode ter um elemento central. Se você decidiu destacar o nome da sua marca, seu ícone e cores não devem desviar a atenção do espectador da(s) palavra(s). Além disso, você precisa ajustar a distância entre diferentes elementos.

Como os logos de fotografia costumam ser usados ​​como marcas d’água, recomendamos o uso de um layout horizontal. É a melhor opção, pois é discreto e ocupa pouco espaço.

Com as ferramentas de edição do Logaster, você pode personalizar o tamanho e a disposição dos elementos do logo, bem como, ajustar a distância entre eles.

7. Mais dicas úteis

As cores são uma ferramenta poderosa de design que deve ser usada com muita cautela. Não exagere usando muitos tons. É difícil não se deixar levar por uma infinidade de tons esplêndidos em paletas de cores modernas. Então, mantenha a cabeça fria e atenha-se a 2 ou 3 tons que funcionam bem juntos. Ao mesmo tempo, o seu emblema não deve confiar apenas nas cores para a completa eficácia. Verifique seu o seu logo também ficará bem em preto e branco.

Entre os formatos raster e vetor, prefira o último. Ao criar um logo em vetor, você terá uma imagem de alta definição que poderá ser impressa em fotos, banners, etc., sem perder a qualidade.

Não fique tentado a copiar as ideias de seus concorrentes. Lembre-se de que a exclusividade é o bem mais valioso da sua identidade de marca.

8. Conclusão

Aqui está um pedaço de sabedoria para todos os fotógrafos aspirantes por aí. Nunca pare de mover-se para frente e sempre melhore a qualidade de suas obras de arte. Embora o branding seja ótimo, a sua habilidade é o que mais lhe valorizará.

Quando se trata de design de logos, o gerador de logos Logaster é o especialista número 1. Seja você novato ou profissional, o Logaster pode lhe ajudar com a tarefa de criar um logotipo de fotografia inteligente. Tudo que você precisa é de um pouco de inspiração! Crie seu próprio logo agora seguindo nossas diretrizes!

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