Help Our Team & All Ukrainians to Protect Own Home Donate

Por que criar um site no WordPress?

  1. O WordPress nos maiores sites da web
  2. Por que escolher o WordPress?
  3. Mais dicas sobre o WordPress

Você já deve ter ouvido falar que o WordPress (WP) é o melhor gerenciador de conteúdo na web. De fato, este CMS (Content Management System) alcançou alta popularidade entre os usuários nos últimos anos, o que se deve principalmente à praticidade que oferece para gerenciamento de sites através de um sistema intuitivo que permite criar websites do zero sem o conhecimento de programação.

Por que criar um site no WordPress

E não é só especulação ou achismo de alguns… Em pesquisa recente do site W3Techs, o WP aparece como a plataforma para sites mais famosa do mundo, com 58,9% de fatia do mercado.

Porcentagem de Uso das Plataformas de Sites Mais Famosas do Mercado

Em ordem, Joomla, Drupal, Magento e Blogger seguiram o WordPress na pesquisa sobre as plataformas de site mais famosas do mercado.

Outro motivo pelo qual o WP não pode ser ignorado é a quantidade de resultados no Google. As menções à plataforma passam de 1 milhão e meio neste, que é o buscador mais acessado da web mundial.

Pesquisa google

Pesquisa no site Google realizada em 23/11/2017.

O WordPress nos maiores sites da web

Devido à alta capacidade de ser personalizável ao máximo, o WordPress não é utilizado apenas para blogs ou sites pequenos. Grandes empresas também apostam na plataforma para seus sites, portais, e-commerces e outras páginas web. Exemplo disso é o site da CNN Politics, feito e gerenciado pelo WP*. Também podem ser citados os sites da Ford, da Coca-Cola na França, da Rolling Stones e até da Revista Time!

DICA*: para descobrir se algum site que você conhece é feito em WordPress, utilize a ferramenta gratuita WordPress Theme Detector!

Por que escolher o WordPress?

Além dos motivos citados, outro que faz com que o WordPress seja o preferido de quem vai desenvolver um site é que permite a instalação de novos recursos e funcionalidades diversas. Através dos chamados plugins, o WP pode se transformar no tipo de site que você desejar.

O que são plugins?

Além de agregar funções, os plugins podem ainda modificar funcionalidades, como os que ajudam na otimização do site para que ele apareça em ordem mais privilegiada em mecanismos de busca, em decorrência de palavras-chave que o identifique. São os plugins para SEO (Search Engine Optimization).

Instalando um plugin.

Existem algumas maneiras de instalar um plugin, que pode ser pelo próprio painel do WordPress, com pesquisa pelo nome de determinado plugin, ou ainda fazendo upload para a plataforma. Outro modo é instalando de forma manual pelo acesso ao FTP (file transfer protocol).

Onde encontrar plugins para WordPress?

Podem ser encontrados alguns plugins para WordPress no site Ferramentas Inteligentes, que, além de descrever para que serve cada plugin, também mostra as notas e os comentários que alguns usuários deixaram para eles. Assim, fica mais fácil escolher o melhor para você em determinado momento.

Mais dicas sobre o WordPress

Se você quer mais dicas para criar um site em WordPress poderoso, deve aproveitar a oportunidade de baixar gratuitamente o e-book sobre o WordPress que está disponível para download. Ele dá dicas sobre plugins e outros elementos para WordPress (como brushes e patterns), além de ensinar truques bem legais de edição que provavelmente você ainda não conhece. Garanta o seu e-book com dicas para WordPress aqui!

Artigo escrito por Kary Subieta,
produtora de conteúdo do Ferramentas Inteligentes

Atualizado Posted inComo
author_image

Especialista líder em SEO no Logaster. Estuda o surgimento e o crescimento de marcas online promissoras. Sabe como atrair novos clientes e compartilha com satisfação a sua experiência com o público.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.