Conteúdo:

  1. Requisitos gerais
  2. Flyers e panfletos: principal diferença, escolha de papel e fonte, criação de modelos
  3. Impressão em sacolas
  4. Crachás e formas de prendê-los
  5. Cartões de visita: tipos, formatos, técnicas de impressão e armazenamento, requisitos gerais para templates
  6. Banners: tipos, técnicas de impressão, arranjos de pré-impressão
  7. Criando uma brochura

Requisitos gerais

Nos últimos 7 anos criando logos e outros elementos de branding para pequenas empresas, obtivemos estatísticas decepcionantes: a maioria dos empreendedores não tem ideia sobre os requisitos técnicos para impressão. Dessa forma, é comum que as informações localizadas perto da borda de um cartão de visita ou de um panfleto sejam simplesmente cortadas na hora da impressão, as fontes e as cores não correspondem ao plano original e as imagens ficam desfocadas.

Para garantir que seus investimentos em impressão não sejam desperdiçados, tenha em mente quais são requisitos mais comuns para os templates – arquivos enviados para impressão:

  1. Formatos: .tiff, .ai, .eps, .indd, .pdf, .psd, .svg. Outros formatos não terão as características exigidas para uma impressão de alta qualidade.
  2. Modelo de cores: sempre crie seus templates no formato CMYK. A conversão de RGB para CMYK não fornecerá o resultado desejado – as cores do produto final serão diferentes daquelas planejadas originalmente.
  3. Resolução: use 300 dpi para impressão regular e 200 dpi para formato amplo.
  4. Dimensões: nunca coloque informações importantes a menos de 4 mm das bordas do produto final. Adicione 2 mm à largura e altura para evitar cortar partes importantes.
  5. Tamanho do arquivo (peso): não deve exceder 250 Mb. De preferência até 50 Mb.
  6. Fontes: sempre as converta em curvas.
  7. Produtos frente e verso: é necessário mais de um template. Um para cada lado.

Flyers e panfletos: principal diferença, escolha de papel e fonte, criação de modelos

Flyers e panfletos são as formas mais acessíveis de distribuir informações offline.

A principal diferença entre eles está na funcionalidade. Os flyers são distribuídos principalmente durante eventos de promoção e campanhas publicitárias. Eles também são usados como bilhetes de entrada para vários eventos ou vales de desconto. Os panfletos têm a intenção de informar o cliente sobre algo: eles aumentam o reconhecimento da marca e informam sobre novos produtos ou serviços.

Eles também são distribuídos de forma diferente: os flyers são distribuídos principalmente para clientes já existentes ou potenciais, enquanto os panfletos são colocados em estandes de informações, zonas de pré-elevador ou distribuídos por caixas de correio.

Formatos de flyers:

  • Mini-flyer 74х105 mm (А7) ou 100х100 mm;
  • Flyer Euro 210 x 100 mm;

Flyers

Formatos de panfleto:

  • 105х148 mm (mini, А6);
  • 148х210 mm (compacto, А5);
  • 210×200 mm (Euro, quadrado 2);
  • 210х297 mm (padrão А4);
  • 297х420 mm (pôster А3).

Postcards

Postcards

Em alguns casos, o tamanho grande de um panfleto dá ao empreendedor uma falsa esperança: parece que você poderá adicionar muitas informações por tudo, incluindo preços, certificados, descrição do produto com fotos, bem como grandes blocos de informações de contato. No entanto, os principais requisitos para um panfleto, incluindo percepção fácil e reconhecimento da marca, não correspondem a essas expectativas. Em outras palavras, tente destacar o mais importante, resuma bastante o texto e crie um design brilhante para o anúncio.

O tipo de papel mais popular para panfletos é o papel esmaltado com densidade de 130 g/m2 e nenhum revestimento extra. Para economizar dinheiro, papel offset com densidade de 80 g/m2 pode ser usado para impressão em grande escala. No entanto, os panfletos premium são impressos em cartolina com densidade de 200-450 g/m2.

Paper Type

Para fazer com que o seu panfleto se destaque entre centenas de outros semelhantes, basta usar a técnica de revestimento híbrido, a estampagem, o acabamento UV ou até mesmo a técnica de laminação de veludo.

Lamination

Os flyers são geralmente impressos em papel revestido com brilho de 90-130 g/m2, o que garante uma imagem profunda e brilhante. O papel denso de 150-250 g/m é raramente usado devido ao alto custo, enquanto o papel denso de 300-450 g/m2 é usado principalmente para imprimir ingressos para eventos, almoços de negócios ou fóruns.

O processo de criação de templates para a impressão é idêntico para flyers e panfletos:

  • Adicione 2 mm ao tamanho do template nos dois lados para evitar o corte da sangria.
  • Posicione os elementos importantes de design (texto, logotipo, fotos) a 4-5 mm de distância da borda do produto final
  • Se o seu produto tem frente e verso, você precisará de dois arquivos, um para cada lado
  • Escolha o modelo de cores CMYK
  • Escolha uma resolução de 300 dpi
  • Envie os arquivos para impressão em formato vetorial após converter fontes em curvas.

Não é recomendável usar o Word ou o Paint para criar o design da sua publicidade e imprimir os flyers ou panfletos em uma impressora doméstica. Ao tentar economizar dinheiro, você irá prejudicar a imagem geral da sua empresa, já que a primeira impressão será criada logo depois do possível cliente ver a qualidade e a estética dos materiais promocionais.

Impressão em sacolas

Se os clientes estão comprando em sua loja, uma boa ideia é ter sacolas com a sua marca para eles levarem. Os clientes consideram isso como um sinal de cuidado, enquanto o branding é uma ferramenta de publicidade eficiente, adequada para empresas locais e internacionais.

Dependendo das metas de negócios, as gráficas de impressão oferecem os seguintes tipos de sacolas para impressão em estilo corporativo:

  • Sacola de plástico “top-shaped”
  • Sacola “em formato de banana” com pegas reforçadas e reforço inferior
  • Sacola de papel ou plástico com alça
  • Sacola de papel kraft;
  • Bolsa de correio com bordas adesivas autoadesivas para o envio de documentos

Bags design

Principais requisitos para os templates:

  • modelo de cores CMYK;
  • resolução não inferior a 300 dpi;
  • Formato vetorial: .cdr, .ai, .eps, .pdf e fontes convertidas para curvas;
  • Sem efeitos de bitmap, degrade, transparência, sombra, suavização, etc.
  • contornos fechados.

Os sites das gráficas de impressão geralmente têm templates prontos de todos os tamanhos possíveis disponíveis, das sacolas plásticas até as de papel kraft, para que você possa criar seu próprio design. Se você já tem o seu logo e os outros elementos da identidade visual da sua empresa prontos, o processo de impressão levará de 30 a 40 minutos.

Crachás e formas de prendê-los

No mundo científico – conferências, mesas redondas, seminários – os crachás são usados para identificar participantes e organizadores. Os negócios assumiram essa tradição com um objetivo diferente: evitar referências desagradáveis como “Estimado” e “Me desculpe”, além de ajudar os clientes a identificarem colegas capazes de ajudar na solução de problemas.

Para garantir que um crachá não esteja apenas realizando uma função informativa, mas também de construção de imagem, ele deve exibir o nome e o logotipo da empresa, além das cores corporativas.

There are three types of badges:

  1. Papel
  2. Plástico
  3. Metal

Name tag

Crachás de papel são usados durante eventos de grande escala por serem baratos e produzidos de forma relativamente rápida. As informações sobre a pessoa podem ser impressas ou escritas em um campo designado. A forma e o tamanho dependem das capacidades técnicas de uma gráfica e a camada superior pode ser fosca ou brilhante.

Os crachás de metal e plástico são mais caros e, portanto, usados para identificação interna dos funcionários.

Os crachás podem ser prendidos com um alfinete, um ímã ou um cordão. No entanto, alfinetes e ímãs não são realmente práticos, por isso recomendamos o uso de cordões, que também podem vir com o crachá.. A técnica de sublimação é usada para impressão e a identidade corporativa pode ser adicionada em ambos os lados do cordão.

Cartões de visita: tipos, formatos, técnicas de impressão e armazenamento, requisitos gerais para templates

O cartão de visita é o tipo mais popular de produto de marca que é impresso.

Aqui estão os cinco principais formatos de um cartão de visita:

  • Euro – 85х55 mm;
  • Padrão – 90х50 mm ou 90х55 mm;
  • Dobrado – 180х50 mm ou 90х100 mm com dobra horizontal ou vertical;
  • Quadrado – 90 x 90 mm.

Business Card Dimensions

Business Card Dimensions

O material padrão para cartões de visita é um papel fosco ou brilhante com densidade de 350 g/m2. Os cartões Elite são impressos em cartolina, papel com textura, papel ultra branco, papel metalizado ou papel de alta densidade de pelo menos 450 g/m2.

Para revestimento superior, pode-se usar laminação fosca, aveludada ou lustrosa, acabamento UV ou híbrida.

Principais técnicas de impressão de cartões de visita:

  • Serigrafia – é um método acessível de impressão de cartões de visita de 1 a 3 cores simples, sem meio tom e degrades;
  • Impressão digital – adequada para pequenas e médias tiragens
  • Impressão offset – para modelos com qualquer grau de complexidade, começando com 500 cópias.

Você pode realmente imprimir cartões de visita de baixo custo usando sua própria impressora de escritório. No entanto, você precisa comprar um papel denso, tinta profissional e cortá-los com cuidado. É mais fácil contratar profissionais capazes de lidar com essa tarefa mais rapidamente e com melhor qualidade.

Requisitos para os templates de cartão de visita:

  • Adicione 2 mm à largura necessária e à altura do arquivo para evitar cortar partes importantes.
  • Nunca coloque informações importantes a menos de 4-5 mm das extremidades do produto final
  • As gráficas aceitarão apenas formatos vetoriais: .cdr, .ai, .eps, .indd, .pdf;
  • Modelo de cores CMYK;
  • Resolução de 300 dpi;
  • Um template para cada lado

Recomendamos que você aprenda as seguintes siglas: 4+0 significa impressão colorida em um lado; 4+4 significa impressão colorida nos dois lados.

  • Você está na fase de criar um template de cartão de visita? Leia o artigo sobre tamanhos e formas de cartões de visita aqui
  • Clique aqui, caso precise de inspiração para criar um design exclusivo de cartão de visita.

Banners: tipos, técnicas de impressão, arranjos de pré-impressão

A impressão em tecido de banner é considerada como alto padrão em publicidade exterior e usada para fazer banners, aranhas (banners X), letreiros de loja, cartazes, etc.

O tecido do banner é feito de material emborrachado com densidade de 440-510 g/m2. Dependendo do processo de fabricação, pode ser fundido ou laminado. O primeiro é mais popular devido a durabilidade e elasticidade – você não verá dobramentos e cores ficarem brilhantes duas vezes mais.

A impressão em formato grande em filme autoadesivo é mais barata do que em um banner, mas não é tão amplamente usada. Estandes de exposição, placas, sinalização, escudos, cartazes – estes são os exemplos mais populares do uso de filme autoadesivo.

Os banners são impressos em impressoras de grande formato, com a largura do papel variando de 295 milímetros à 5 metros, utilizando técnicas de impressão por laser ou transferência térmica ou foto.

É altamente recomendável contratar um designer profissional para criar o modelo para um banner, a fim de escolher a resolução adequada (360 – 1440 dpi), definir a área de sangria, de corte, etc e salvar o arquivo em formato vetorial. A maneira mais fácil é encontrar um designer é em um site de freelancers, onde você pode conferir o seu trabalho, ler opiniões, ver ranking, etc.

Banner

Criando uma brochura


Uma brochura é um pequeno artigo impresso para informação e publicidade, contendo de 5 a 8 páginas, fixado por cola,
grampo ou espiral.

Aqui está a diferença entre uma brochura e um livreto

  • Um livreto inclui uma única folha de papel dobrada várias vezes
  • Um livreto não é tão informativo quanto uma brochura, cobrindo apenas fatos importantes
  • Um livreto é usado apenas para publicidade, enquanto uma brochura se trata tanto de informação quanto de publicidade.

Exemplos de brochuras:

  • manual do usuário;
  • especificações técnicas
  • programa de eventos;
  • catálogo de produto.

Brochure

Dependendo das metas e do orçamento, pode-se imprimir tanto brochuras coloridas quanto em preto e branco. O material também pode ser diferente: os itens para distribuição em massa são impressos em papel offset com densidade de 80 g/m2, mas o papel fosco revestido de densidade 90-130 g/m2 é considerado padrão. As brochuras para eventos de negócios ou segmento de luxo podem ser impressas em papel pesado com densidade de 250 a 400 g/m2 ou em cartolina de designer.

Formatos de brochura:

  • Euro – 99х210 mm;
  • 105х148 mm (А6);
  • 148х210 mm (А5);
  • 210х297 mm (А4).

Programas para criação de brochuras:

  • Scribus;
  • FinePrint;
  • Microsoft Office Publisher.

Brochure

Além de programas especializados, você também pode usar editores gráficos como o Adobe Photoshop, o CorelDRAW e o InDesign. A opção mais fácil (e às vezes até mais barata) é contratar um designer profissional, que fará esse trabalho mais rápido e com melhor qualidade, comparando com o empregador sem experiência no uso de editores gráficos.

Flyers, panfletos, cartões de visita, sacolas, crachás, banners e brochuras são os principais tipos de produtos impressos destinados a fornecer informações e publicidade. Sem dúvida, existem muitos outros tipos de produtos de marca, mas a lista oferecida aqui é mais que suficiente para realizar uma campanha de marketing bem-sucedida para um produto, loja ou serviço, alcançando a maior parte do público-alvo.

Use elementos de estilo corporativo, coloque a sua marca em seus produtos e itens impressos, compartilhe este artigo com amigos e que o número de seus clientes satisfeitos e felizes aumente muito!

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