Como, Design, Logos

Design de Logotipo Vintage e Retrô: Dicas e Inspiração

O estilo retrô, caprichoso e imprevisível, já emprestou a sua identidade singular para logotipos, móveis, roupas de grife, veículos e muito mais. Se você está com dificuldades em encontrar um bom conceito para o seu logo, considere criar um logo retrô ou vintage. Arabescos e ornamentos vintage se assemelham a padrões feitos à mão que darão um toque único à sua marca. Intrigado? Leia mais para descobrir sobre esta elegante solução de design!

Embora sejam dois conceitos diferentes, os estilos vintage e retrô têm muita coisa em comum. Os designers de hoje em dia definem o termo “retrô” como tudo que está entre os anos 1920 a 1970. A opinião comum diz também que os icônicos anos 60 foram o auge da “época dourada”. Ao usar técnicas retrô e vintage em suas obras, os designers fazem referência à época única caracterizada por tendências revolucionárias e cheias de significados e importância. Nos dias atuais, a arte é a única maneira de voltar àquele tempo maravilhoso.

Retro

Se você acredita que o estilo retrô e a personalidade da sua marca podem andar de mãos dadas, não hesite em explorar esta oportunidade! Existem várias maneiras de usar técnicas de design old-school para destacar todas as qualidades do seu negócio.

Os círculos e os padrões mais complexos estão no topo da lista das formas geométricas usadas nos símbolos retrô. Quanto aos ícones, busque na Internet por representações incomuns de foguetes, robôs, TVs e geladeiras antigas, óculos gatinho, discos de vinil e carros antigos. A lista só vai aumentar! Se você precisar de mais ideias, assista filmes feitos naquela época. Com certeza você ficará imerso no espírito dos anos dourados.

Vintage

Temos certeza de que o vintage também nunca sai de moda. Como qualquer outra tendência atemporal, o vintage vem e vai constantemente. Sempre que se pensa que o estilo já era, se testemunha uma nova onda dele ao redor do mundo. Embora criar um logotipo que seja fora do comum sem a ajuda de um designer profissional seja uma tarefa difícil, você deve tentar criar o seu! Com as nossas orientações e ajuda, será possível fazer um logo criativo por conta própria!

Pegue uma caneta e anote nossas dicas e instruções para criar o seu próprio símbolo retrô ou vintage.

1. Se concentre nas formas geométricas (círculos, quadrados, triângulos, retângulos, octógonos, etc.);

2. Escolha as cores apropriadas. No design gráfico, o estilo vintage é caracterizado por tons claros e leves. Dê atenção especial para tons de bege, cinza claro, marrom e verde. Se a personalidade da sua marca exigir o uso de cores mais saturadas (vermelho, azul, laranja, etc.), tente deixá-las mais suaves quanto possível. Já nos logotipos de estilo retrô você pode encontrar cores mais vibrantes, além de ser bastante frequente o uso de vermelho, marrom, azul e verde;

3. Fontes. Um logo vintage significa uma tipografia artística. Não é por acaso que os desenhistas de fontes já criaram vastas coleções de fontes retrô e vintage. Isso quer dizer que existem por aí muitas opções interessantes de tipografia para o seu logotipo!

4. Use ruído. Faça com que o logotipo tenha um visual antigo e gasto adicionando um toque de ruído ao design.

5. Brinque com texturas, degradês e camadas. Efeitos extras em um logo retrô, como dilatação, reflexo, etc., farão com que o design se destaque e pareça menos formal. Mas cuidado, não se empolgue muito. Os efeitos visuais devem estar em harmonia com a fonte e o ícone escolhido.

Aqui estão alguns exemplos de logos retrô e vintage:

 

Peak Baggin Patch Badge by Andrew Miller; Popcorn Out by Szende Brassai; Smoke Badge Tee-Jarrett Arant

Peak Baggin Patch Badge by Andrew Miller; Popcorn Out by Szende Brassai; Smoke Badge Tee-Jarrett Arant

Homefront Crossfit – Final emblem by Emir Ayouni; John J. Bondurant by Kemal Sanli; Terrain by Josh Warren

Homefront Crossfit – Final emblem by Emir Ayouni; John J. Bondurant by Kemal Sanli; Terrain by Josh Warren

Explore Badge by Andrew Berkemeyer; Retro Car Logo by gurhan canturk; Schu-Shine Inn by Sean Heisler

Explore Badge by Andrew Berkemeyer; Retro Car Logo
by gurhan canturk; Schu-Shine Inn by Sean Heisler

Quais tipos de negócio são os maiores fãs dos logotipos vintage e retrô? Há um monte deles: cafés hipsters, gastro pubs, empresas de transporte, empresas de construção e locação, estúdios de gravação, lojas de roupa, barbearias. Caso a sua empresa seja uma empresa familiar, fazer uso de um emblema retrô será a melhor maneira de dizer que você respeita a tradição e valoriza as suas raízes.

O criador de logos Logaster pode surpreender com a pequena, porém muito bem curada, coleção de imagens retrô e vintage para que você possa criar belos modelos de design para seu negócio. Veja a galeria Logaster para inspiração e tente criar o seu próprio logotipo agora mesmo. Nós esperamos que isso lhe ajude a ter novas e criativas ideias!

About Olga Mikhavchuk

No information is provided by the author.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *