1. História e Significado do Logo
  2. A Evolução do Logo

A marca do Homem-Aranha se tornou uma das mais famosos e seu quadrinho um dos mais vendidos da Marvel. Ele é reconhecido graças ao seu símbolo marcante no peito. Esse símbolo já mudou várias vezes ao longo das décadas.

História e Significado do Logo

Homem-Aranha (Peter Parker) apareceu pela primeira vez na capa da revista Amazing Fantasy em 1962. Ele foi o primeiro super-herói adolescente. Conta a história que Peter era um órfão criado por seu tio e tia. Quando virou o Homem-Aranha, ele precisou fazer malabarismo para levar a vida comum de estudante e combater o crime.

Os superpoderes do Homem-Aranha são a velocidade e a agilidade extraordinária, sexto sentido, a capacidade de subir em superfícies íngremes e atirar a teia. Visualmente, a imagem do seu logo é representada por uma aranha negra, simbolizando proteção, força, flexibilidade e mistério.

A primeira imagem do super-herói foi criada pelos artistas Stan Lee e Steve Ditko. Eles colocaram o emblema no peito de Peter. Uma imagem contrastante em vermelho e preto do personagem era acompanhada por uma rede estilizada que se tornou outro elemento de marca junto com a aranha. Essa paleta de cores é a utilizada pelos designers até hoje. A exceção foram algumas breves experiências com combinações de preto e branco e preto e azul.

O logo sempre permaneceu só em forma de imagem, sem nenhum texto. Em diferentes adaptações para o cinema, o nome do herói foi exibido em várias tipos de fontes, nenhuma solução definitiva foi encontrada até o momento.

A Evolução do Logo

A Evolução do Logo

Nos primeiros dias de sua existência, o logotipo foi desenhado de diferentes maneiras. Às vezes, as pernas do inseto eram retas, às vezes, eram dobradas. Na maioria das vezes, elas surgiam do meio do corpo, embora as pernas das aranhas reais cresçam entre a cabeça e o abdômen.

Em 1966, quando o artista John Romita entrou no processo, o emblema tornou-se mais homogêneo. O corpo foi estreitado, as pernas curvadas da mesma forma e colocadas paralelas uma à outra. Além disso, o preto foi substituído pelo azul. No início dos anos 70, o símbolo mudou novamente: o corpo ficou mais estreito e os membros foram retratados em forma de um leque.

No início dos anos 80, Randy Schuller, um fã de filmes do Homem-Aranha, ofereceu uma nova versão do logotipo. A Marvel Company que publicou os quadrinhos comprou a ideia e os designers a deram vida. O super-herói usava um traje preto com uma aranha branca no peito. O símbolo se desenvolveu aumentando de tamanho e ocupando a maior parte da parte superior do traje. As pernas da aranha se enrolaram em volta de Peter.

Essa imagem se tornou uma das mais incomuns e memoráveis da história da marca. No entanto, ela não durou muito tempo. Quatro anos depois, eles retornaram a paleta de preto e vermelho do personagem e modificaram a forma de seu mascote novamente. E, em 1994, os designers introduziram pela primeira vez uma aranha vermelha cereja com pernas anormalmente longas. Então o inseto ficou ainda maior e a amplitude das pernas aumentou.

No início dos anos 2000, as experiências com o logotipo continuaram: de um filme para outro, os designers variavam a forma do corpo do inseto e o comprimento das pernas. Muitos deles se inspiraram nos primeiros anos do personagem, quando a imagem da aranha era a mais naturalista.

Logo do Homem-Aranha

Nos últimos 20 anos, o inseto já teve mandíbulas como um animal carnívoro e a sua imagem foi hiperbolizada e depois esquemática. Ultimamente, os designers retornaram o emblema do herói à sua forma natural.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.