Como, Design

Como Criar um Logotipo para Sua Equipe de Esportes e Por Que Você Precisa de Um

Logos esportivos
Todo fã verdadeiro de algum time ou equipe de esportes deve reconhecer as cores e o logotipo da sua equipe preferida de longe. Estes são dois dos elementos mais importantes da identidade visual da equipe. Os logos, no entanto, são mais complicados de serem criados. Saber como fazer um logotipo de equipe esportiva é um trabalho difícil, especialmente para quem não é designer.

Quero dizer, por onde é preciso começar?

Para ajudá-lo com esta importante parte da identidade visual de sua equipe, publicamos abaixo um procedimento passo a passo para você seguir a fim de criar o seu logo.
Vamos falar sobre a razão de você precisar de um logotipo, como ele ajudará a sua equipe e, por fim, passaremos pelo passo a passo para criar um logo. Você também está animado como nós estamos? Então, mãos a massa.

Por que a sua equipe de esportes precisa de um logotipo

Antes de começarmos a fazer um logo, vem a questão sobre o motivo e a importância em criar um logotipo de equipe esportiva. Você realmente precisa de um? Não é apenas um truque? Afinal, o nome da sua equipe deve ser o suficiente, certo? Acontece que um logotipo de equipe de esportes é mais do que apenas uma “coisa legal”. Por várias boas razões.

Ele lhe dá uma identidade

O logotipo de equipe não existe apenas para aparecer nas tabelas do campeonato ou ser impresso em mercadorias. Além disso, ele é peça fundamental da identidade da sua equipe, seja para jogadores, sócios do clube e fãs. Independentemente do time que você tem – futebol, hóquei, equipe de cybersport de CS ou Dota, o logotipo ajudará a promover ela.

Como a bandeira de um país, o logotipo da equipe pode evocar muitas emoções poderosas. Pode dar às pessoas uma sensação de pertencimento e união, e assim criar fidelidade e apoio. Nada mal, não é?

Ele faz você parecer profissional

No entanto, seu emblema não serve apenas para comunicar o espírito de equipe para quem é de dentro do clube, mas também para passar uma imagem de profissionalismo para quem é de fora. Um logotipo de equipe bem projetado mostra compromisso e mostra que sua equipe é séria. Afinal, todas as equipes profissionais têm um. Mesmo se você não estiver nas ligas profissionais, comunicar o que você é o fará mais forte como time, oponentes e patrocinadores. E isso nunca será algo ruim.

Ele faz você ser reconhecido e lembrado

Muitas pessoas que vão para um país estrangeiro acabam visitando pelo menos um restaurante familiar de fast food. Isso ocorre porque essas empresas gastaram consideráveis ​​quantidades de dinheiro e tempo em seu marketing para se tornarem reconhecidas.

Rápido, pense em uma rede de fast food que você gosta! As possibilidades são de que você lembrou do logotipo deles sem qualquer esforço. Seguindo esta mesma linha, o logotipo da sua equipe irá fornecer aos outros um ponto de reconhecimento e o ajudará a se destacar da multidão. Por sua vez, isso faz com que você seja mais reconhecido quando alguém pensar em se juntar a sua equipe ou patrociná-la.

Se convenceu? Bom, então vamos a parte boa.

Como criar um logotipo de equipe esportiva em 10 etapas

Tudo bem, agora que nós sabemos a razão, vamos seguir em frente.

1. Brainstorm

O primeiro passo é encontrar uma direção aproximada para o design do logotipo. Para isso, é importante pensar sobre o que você quer comunicar. Eu mencionei que o logotipo da equipe de esportes é sobre identidade? Sim? Bem, agora é a hora de repensar a sua.

Então, o que você deseja transmitir com o seu logotipo? Qual será a sua principal mensagem? Quais valores você quer transmitir para as pessoas?
Ter uma resposta a estas perguntas fornece diretrizes para o resto do processo. Também ajuda a pensar nos pontos de conexão, como o nome da sua equipe, apelidos, seu local de treino e outras coisas que as pessoas podem associar com você.

2. Pesquise por Exemplos Existentes

Além disso, é muito importante possuir pontos de referência externos e inspiração concreta para o design do logotipo de equipe esportiva. Felizmente, a era da Internet torna isso extremamente fácil. Basta fazer uma pesquisa de imagem no Google por “logotipos de equipe de nomedoseuesporte” (por exemplo, logotipos de equipe de rugby) e/ou procurar sites de design de logotipo para inspiração:

  • Logo Gala
  • Logo Moose
  • LogoLounge
  • Dribble
  • DeviantArt

Você pode usar a pesquisa do site procurando por termos como “logotipo de equipe de …”, “logotipo da equipe de esportes”, “[seu esporte]” e consultas semelhantes para melhores os resultados. Ao olhar os exemplos, seus fluídos criativos fluirão e ajudarão a criar ideias de design mais sólidas.

Para restringir o seu conceito, pense em questões como:

  • O que você gosta e gostaria de imitar?
  • Como você pode melhorar as ideias existentes e ser diferente?
  • Quais elementos você gostaria de usar e quais você definitivamente quer ficar longe?

Veja o máximo de exemplos que você precisar até ter uma boa ideia para qual direção você quer seguir. Quando você estiver pronto, é hora de avançar para o próximo passo. Apenas uma pequena observação: Embora seja muito bom se inspirar em outros logotipos da equipe, não copie o design deles. Isso acabará completamente o propósito de criar a sua própria identidade.

Também reunimos alguns exemplos de logotipos interessantes de times e clubes. Mais exemplos de logotipos você pode encontrar aqui.
logos esportivos

3. Pense Sobre os Diferentes Tipos de Logos

Durante a pesquisa, você descobrirá rapidamente que existem diferentes tipos de logotipos. Alguns são imagens ou símbolos abstratos enquanto outros são baseados em fontes e letras. Você também descobrirá que os logos das equipes esportivas geralmente são uma mistura de ambos.

Ter apenas o seu nome escrito em seu logo não possui o poder de associação e significado emocional do que uma imagem ou ícone. Sendo assim, você provavelmente fará algo bem legal seguindo os exemplos de outras equipes e criando o seu próprio design. No entanto, se você tiver uma ideia diferente de tudo, não deixe de experimenta-la.

4. Dê uma Olhada nas Fontes das Equipes Esportivas

O estilo e tipo da fonte usada é uma parte importante de um logotipo. Um elemento sólido do design do logo. Não é algo tão simples quanto parece e é por isso que é uma boa ideia fazer alguma pesquisa antes sobre este tema. Felizmente, temos algumas coleções legais de fontes para equipes esportivas à nossa disposição:

Além disso, você também pode encontrar tipos de fontes específicas para esportes buscando no google “fonte [seu esporte]”.

Adicionalmente, você pode encontrar aqui uma seleção de ótimas fontes de logotipo.

Além de usar uma fonte existente, há também a possibilidade de criar uma fonte personalizada, como muitas equipes profissionais fazem:

logotipos de fontes personalizadas

No entanto, você não precisa fazer nada excessivamente chamativo. Também é possível criar logotipos com tipos de fontes já bem estabelecidos.
Como em tudo, a fonte que você escolher dependerá de suas próprias preferências e objetivos.

5. Comece a Rascunhar

Quando você sente que já tem uma boa ideia na cabeça é hora da parte divertida. É hora de colocar a caneta no papel. Não se preocupe se você não é supertalentoso, não se trata de criar o produto final, mas de colocar no papel uma ideia geral.

Atualmente existem muitos serviços online onde você pode criar um logotipo em alguns minutos. O Logaster é um dos melhores serviços para isso. Basta inserir o nome da equipe e o programa gerará muitos modelos de logotipos. Além disso, você pode procurar ícones para o seu logo através das palavras-chave, por exemplo: estrela, coroa, asas, bola, etc.

logos esportivos

Anote e desenhe tantas ideias quanto quiser, não precisa se censurar. A quantidade é algo bom neste ponto, você pode se concentrar na qualidade mais tarde. Brinque um pouco, seja criativo e veja o que acontece. Além disso, concentre-se mais na forma do que na cor. Afinal, você provavelmente incorporará as cores da sua equipe no seu logotipo, então você não precisa ficar super pensando nisso.

Vale ressaltar também que um bom logotipo precisa funcionar muito bem em preto e branco quanto colorido. Afinal, ele terá que se ajustar e sair bem em muitos tipos diferentes de mídia, desde cartazes coloridos enormes até a fotocópias monocromáticas de documentos. Então não pegue suas canetinhas ainda.

6. Refine as suas ideias

Durante as etapas acima, a visão sobre o seu logotipo deve ter ficado muito mais clara e você deve ter uma série de ideias diferentes na mesa.

Agora é hora de separar o joio do trigo e refinar o seu conceito. Para reduzir o número de opções, dê uma conferida nas ideias que você teve e verifique o seguinte:

  • Adequação – Ele está comunicando bem o que você faz? As pessoas podem entender qual é o esporte que você pratica.
  • Simplicidade – O logotipo é excessivamente complicado ou confuso?
  • Diferenciação – Você está imitando o logotipo de outra pessoa? O logotipo é fácil de ser lembrado?
  • Tangibilidade – O logotipo pode ser entendido sem problema?
  • Atemporalidade – Ele será reconhecível nos próximos anos?

Todos os itens acima são características de bons logotipos. Use eles para classificar os seus conceitos de logotipo e assim descubra aquele que se destacará. Além disso, ouça seus sentimentos. É natural sentir atração por algumas ideias mais do que outras e, muitas vezes, existem boas razões para isso. Se você puder, reduza as opções até um máximo de três conceitos.

7. Reflita e Peça Opiniões

Se você não tiver certeza de qual caminho seguir ou se encontra “preso” durante o processo de criação, então é uma boa ideia dar um passo atrás. Criar um logotipo é um processo. Ao dar um tempo e se afastar um pouco do trabalho, você permite que as ideias germinem e dá espaço para elas amadurecer naturalmente. Além disso, peça por muitas opiniões. Falar com os outros gera novas ideias e insights que você talvez não pudesse imaginar sozinho.

Além disso, inclua os membros da sua equipe no processo de criação. Será uma ótima maneira de manter todo mundo envolvido. Ao permitir que eles votem os seus favoritos e contribuam, você cria uma identidade de equipe ainda mais forte.

8. Escolha o Seu Favorito

Tudo bem, agora você deve ter chegado ao ponto em que você deve tomar uma decisão. Se ainda não está satisfeito com nenhuma das ideias, pode ser hora de começar de novo.

Depois de estabelecer um conceito, é hora de desvendar os detalhes do seu produto final. Um dos aspectos mais importantes durante a fase de refinamento é ver o que pode ser retirado. Uma das mais importantes partes do design do logotipo é simplifica-lo. Os logotipos mais simples são os que são mais bem lembrados ​​e também são mais fáceis de reproduzir em diferentes versões.

9. Faça a Versão Final do Logotipo

Como eu disse no início, seu logotipo representará a sua equipe para o resto do mundo, então você não quer que ele transmita só metade do que você faz.

Se você criou um logotipo usando um serviço online, então tudo é simples. Selecione a versão final dos elementos, a cor e faça o download deles. Se não, encontre um designer profissional, a quem você possa confiar a tarefa de criação do logotipo com base em seus rascunhos e esboços. Ele ajudará a aperfeiçoar a sua ideia e removerá tudo o que é desnecessário. Além disso, ele criará o seu logotipo em formato digital para que você possa usá-lo facilmente para vários fins. Porém, tenha em mente de que os serviços de um designer profissional não são baratos.

10. Comece a Usar o seu Logotipo Novo

É isso mesmo, você conseguiu! Parabéns! Você criou uma parte importante da identidade visual da sua equipe. No entanto, além de comemorar, o mais importante é que você realmente comece a usar o seu logotipo imediatamente.

Coloque ele em todos os lugares importantes, como suas jaquetas, camisas, no boletim informativo do clube, papelaria e, o mais importante, no site da sua equipe.

Pronto para Criar o Logotipo da Sua Equipe Esportiva?

O logotipo é a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas quando falam sobre um time ou equipe esportiva. Ao criar seu próprio logotipo, você cria um estilo único para a sua equipe e faz dela mais reconhecida entre fãs, oponentes e patrocinadores.

Somente participando ativamente do processo de desenvolvimento, você poderá criar um logotipo que caracterizará a sua equipe de maneira realista e se tornará parte integrante da sua cultura e estilo.

Mas se você não é um design gráfico profissional, esteja preparado para o fato de que você terá que trabalhar duro. Mas existem boas notícias também: um gerador de logotipos como o Logaster irá ajudá-lo a criar um logotipo excelente em poucos minutos.

About d.leiba@logaster.com

No information is provided by the author.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *