Help Our Team & All Ukrainians to Protect Own Home Donate

O Simbolismo Oculto no Logo de Round 6

A temporada de estreia de Round 6 na Netflix não chamou atenção apenas pelo recorde de audiência, mas também pela forte marca visual que apresentou. No auge da popularidade da série, seus símbolos visuais foram usados até mesmo por gigantes como Heineken, Domino’s e Pepsi.

  1. Contexto e Significado
  2. Fonte
  3. Cores
  4. Geometria
Heineken Squid Game
Pepsi Squid Game

A Netflix já está trabalhando duro na próxima temporada. Recentemente, os fãs puderam desfrutar de um  teaser que trouxe uma prévia daquilo que está por vir. Enquanto a segunda temporada está sendo filmada, vamos conferir o que tornou a marca de Round 6 tão cativante e como você pode aplicar as mesmas técnicas para criar uma imagem visual excepcional para a sua empresa. 

Contexto e Significado

Feita na Coreia do Sul, Round 6 estreou em Setembro de 2021 na Netflix. Apenas um mês após o lançamento, a série de TV virou o programa mais assistido da plataforma de streaming. Milhões de pessoas assistiram aos 456 competidores disputando um prêmio de 40 milhões de dólares.   

O nome do programa, que em seu título original (Squid Game) significa “jogo da lula”, é uma referência a uma popular brincadeira infantil que Hwang Dong-hyuk, o criador e diretor do drama, costumava brincar quando era pequeno. O jogo da lula é um jogo de ataque contra defesa jogado em uma área previamente demarcada no chão pela criançada. Pelo nome, não é difícil adivinhar que o campo de batalha se assemelha a… uma lula gigante! O campo é composto por uma variedade de figuras geométricas, como quadrados, círculos e triângulos. Essas formas geométricas definiram eventualmente a identidade visual da série de TV.

O programa apresenta um logo com inspiração geométrica e usa as cores branco e rosa para o texto e o preto para o fundo. Na versão coreana do emblema, as letras são organizadas em diferentes níveis – uma dica da hierarquia rígida que permeia o jogo. (Entraremos nesse assunto na seção abaixo)

Squid Game Logo Korean

O logotipo em inglês apresenta um texto linear, assim como o utilizado no Brasil, mas ainda assim permanece fiel ao conceito original. O nome da série está escrito com letras geométricas e ocupa duas linhas. 

Origem: dribble

Fonte

Há várias coisas que fazem com que a fonte simples e assimétrica fique na nossa cabeça. 

  • A geometria é uma delas. Por exemplo, o círculo dentro da letra Q, um triângulo na letra A e um quadrado na letra E, todos em um tom de rosa luminescente.
  • Linhas alongadas em algumas letras.
  • Equilíbrio entre elementos nítidos e arredondados.  
Squid Game Logo En

Dica: Você não precisa necessariamente usar uma fonte sofisticada que impressiona os espectadores com seu design complexo. Aprimorado com cores realçantes ou assimetria, até mesmo uma fonte de aparência simples pode fazer com que sua marca se destaque.

Cores

Round 6 conta com duas cores principais em sua identidade visual: rosa e verde. Os designers que trabalharam no programa optaram por essa combinação atraente por um motivo. O rosa e o verde são cores complementares que se encontram em lados opostos do círculo cromático. A paleta de cores altamente contrastante enfatiza as diferenças entre os personagens – o que reflete a metáfora fundamental da narrativa.

Squid Game Wallpaper

Rosa é a cor predominante no drama. Esse tom pode ser encontrado literalmente em todos os lugares. Os guardas usam macacões rosa, algumas letras do logotipo são pintadas de rosa e assim por diante. Essa cor, assim como as pessoas que a usam, determina as regras. Por um lado, um tom frio de rosa está associado ao romantismo e à infância. Por outro, essa cor também é capaz de evocar sentimentos de tensão e ansiedade.  

Pink Squid Game

Verde é a cor usada pelos trabalhadores. Significa tranquilidade, confiança e vitalidade. 

Green Squid Game

A combinação de rosa e verde é uma metáfora que pode ser interpretada como “sistema vs. humanos” ou “morte vs. vida”. Quando o dinheiro entra na narrativa, a cor amarela se une à paleta de cores já existente.   

Dica: Você deseja chamar a atenção do cliente e demonstrar confiança através do visual da sua marca? A maneira ideal para alcançar esse objetivo é usar tons que estão em lados opostos no círculo cromático. Com o construtor de marca do  Logaster é muito fácil gerar uma combinação de cores contrastante para a sua identidade visual. Basta inserir o nome da sua marca e escolher um esquema de cores impressionante que vai deixar qualquer pessoa boquiaberta!

Tenha uma paleta de cores profissional para a sua marca com apenas alguns cliques!

O Logaster exibirá dezenas de esquemas de cores para você. Escolha o seu preferido e faça bom uso!

Geometria

Os ícones geométricos são a espinha dorsal da identidade visual única pelo qual Round 6 é conhecido. Eles lembram o público sobre a ideia principal por trás da série e podem ser vistos em todos os lugares, desde as máscaras usadas pelos guardas aos vários acessórios utilizados no programa e, claro, em seu logo. 

Shapes in Design
Origem: peppersquare

Os três ícones – quadrado, triângulo e círculo – refletem a estrutura hierárquica do ambiente em que os competidores se encontram.

  • O quadrado representa os supervisores, a equipe mais poderosa do show. Os indivíduos que usam máscaras com formas quadradas supervisionam outros jogadores. A escolha dessa forma geométrica para essa equipe foi clara, pois o quadrado representa liderança, pensamento racional, poder e persistência. Logos que apresentam quadrados são frequentemente usados por marcas que se esforçam para transmitir conhecimento (Microsoft) ou qualidade premium (Givenchy).
  • O triângulo pode ser visto nas máscaras dos soldados armados cuja função é aplicar as regras do jogo e seguir as ordens dos supervisores. Um triângulo simboliza consistência, firmeza, pragmatismo e autoconfiança. Todas essas qualidades compõem um retrato bastante preciso dos capangas do programa. Triângulos são uma opção frequente para marcas que valorizam força, energia e realização de metas, por exemplo, Adidas e Delta Airlines.
  • O círculo é o símbolo da equipe de trabalhadores da série, a menos poderosa. Círculos são tradicionalmente associados à versatilidade, constância e conformidade. Na trama, o círculo é a figura geométrica “mais fraca” que obedece ao quadrado dominante e ao triângulo consistente. Um círculo é frequentemente utilizado em logos de marcas que querem transmitir união, cordialidade e paz, por exemplo, Jogos Olímpicos e NASA.  

Dica: A geometria simples é uma ferramenta eficaz para o visual de uma marca. Além de serem minimalistas e fáceis de lembrar, as formas geométricas tradicionais evocam associações previsíveis no público-alvo. Para seu logo, use uma figura geométrica que caracteriza as qualidades, os valores ou os objetivos da sua marca.  

Conclusão

A marca apresentada em Round 6 ou Squid Game (na versão inglesa) é um excelente exemplo de como uma identidade visual aparentemente simples pode deixar uma impressão indelével ao ser ousadamente criativa e consistente. Vamos resumir as três lições que uma empresa como a sua pode aprender com a marca usada pela icônica série de TV coreana. 

  1. Defina a mensagem que você deseja comunicar ao seu público por meio da identidade da sua marca. O que é a sua empresa? O que faz com que ela se destaque da multidão? Quais qualidades ou valores você deseja transmitir? As respostas a essas perguntas serão a base para criar a identidade de sua marca. 
  2. Escolha a geometria, as paletas de cores e a tipografia que melhor transmitem a ideia por trás de sua empresa. Use a simplicidade e o minimalismo como o seu norte. Se pretende realçar as caraterísticas únicas da sua empresa, encontre uma forma inteligente de destacar elementos específicos do seu design.  
  3. Não se esqueça de usar a sua nova identidade visual em todos os pontos de contato com o cliente. Aplique ela em seus cartões de visita, assinaturas de e-mail, uniforme de trabalho etc. Tudo deve estar em harmonia para transmitir a mesma mensagem e contar uma história consistente sobre a sua empresa.
author_image

Especialista em marketing de conteúdo no Logaster. Conhece de A à Z os negócios e compartilha com prazer seu conhecimento com outras pessoas. Apaixonada por histórias de sucesso de marcas famosas. Faz entrevistas com os principais clientes do Logaster.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.