Nicho: Direito empresarial;
Projeto: Escritório de advocacia “Right Decision”
Função: Estrategista, fundadora e diretora
Geografia: Rússia

Em que ponto de sua carreira um advogado percebe que possui experiência suficiente para iniciar o seu próprio negócio? Tivemos uma conversa muito esclarecedora com Natalia Besedina, fundadora de um bem-sucedido escritório de advocacia, o “Right Decision”. Perguntamos a Natalia como ela teve a ideia de embarcar nessa jornada empreendedora, como encontrou seus primeiros clientes e que potencial de crescimento uma empresa de advocacia possui.

Quando é a hora certa para considerar a ideia de iniciar um negócio jurídico? 

Os negócios jurídicos têm a ver com reputação. É o principal fator que garante lucros consistentes. Você pode alegar ser capaz de ganhar qualquer caso, mas isso dificilmente é possível na vida real. Você precisa explicar ao cliente – ajustando seu discurso à personalidade dele – que o seu objetivo não é necessariamente vencer o caso, mas proteger os interesses dele. Juntamente com a experiência profissional, esse tipo de trabalho requer também muita experiência pessoal. 

Sem a experiência necessária, iniciar um negócio jurídico é um empreendimento arriscado. Obviamente, você pode registrar uma empresa alguns meses após a sua formatura. Mas quem confiará em um novato de 20 e poucos anos? Não me interpretem mal. Não vejo mal em começar a planejar seus negócios desde a universidade. Mas quando se trata de abrir um escritório de advocacia, você precisa ter uma sólida experiência profissional e ser maduro como pessoa.


«Não haverá ninguém para culpar. Você terá que responder por seus erros»

Se falamos de um novato na Rússia, um advogado deve ter pelo menos 5 anos de experiência no setor para ser considerado confiável e profissional. No entanto, não é suficiente para iniciar um negócio. Devido à legislação em constante mudança, cinco anos não são suficientes para desenvolver um bom entendimento das leis e normas existentes. É essencial acompanhar as mudanças diárias na legislação e regulamentação. Afinal, o sistema jurídico é onde a criação e a aplicação da lei se reúnem.

Enquanto na Rússia não temos a jurisprudência, a prática judicial aplicável e sua generalização pelos Tribunais Supremos e Constitucionais afetam diretamente a proteção dos direitos de indivíduos e empresas. Para um advogado, estudar a prática da aplicação da lei é crucial para trabalhar em tribunal. Na Rússia, o princípio do contraditório é um dos fundamentos da lei processual. O desconhecimento da legislação ou das práticas de aplicação da lei torna impossível escolher o recurso certo.

A capacidade de escolher o recurso certo entre uma variedade de opções é o que distingue os verdadeiros profissionais. Afinal, o sucesso comercial de um negócio jurídico depende de suas decisões e escolhas.

Como você teve a ideia de começar o seu próprio negócio? 

Estou prestes a lhe contar uma coisa muito curiosa. Eu tive essa ideia aos 40 anos, depois de ser rejeitada por vários empregadores. Pode ser que a minha idade e o meu extenso currículo tenham assustado as pessoas. Durante uma das entrevistas, me disseram que eu seria incontrolável!

Então pensei que abrir meu próprio escritório de advocacia era a melhor maneira de cumprir minhas ambições e meu esforço por liberdade e independência. Uma empresa é como uma criança: você a dá à luz, a alimenta, ensina como andar e viver neste mundo. Com a educação certa, acabará dando certo. Meu “bebê” tem 5 anos e não me arrependo de ter embarcado nessa jornada.

Especialista ou genérico – qual é o mais valorizado?

Embora uma especialização seja fundamental, voto pela versatilidade. Não acredito que uma pessoa não possa saber de tudo. Você pode muito bem – se você se concentrar em uma área específica do direito. Há uma exceção, porém. A julgar pela minha própria experiência e pela dos meus colegas de trabalho, ser um profissional no direito penal e civil é extremamente difícil. Esses dois campos são fundamentalmente diferentes em termos de estrutura legal e recursos processuais. 

Veja o meu exemplo. Trabalho em direito civil há 17 anos. Tenho uma profunda experiência com casos administrativos. Não aceito casos criminais porque eles exigem uma experiência totalmente diferente daquela que você adquire enquanto se envolve em defesa civil e administrativa. É um mundo totalmente diferente. Na universidade, nos perguntaram se gostaríamos de dedicar nossas carreiras ao direito penal ou civil. Nossa escolha afetou nosso currículo e estágio. Meu conselho a todos os estudantes de direito é escolher a área do direito em que você deseja se concentrar. Se você continuar adiando essa decisão poderá ser tarde demais – você corre o risco de perder o seu diploma. É por isso que muitos graduados em direito têm que assumir outros empregos não relacionados à advocacia.

Quais ferramentas de publicidade você recomendaria para empresários iniciantes?

Meus primeiros clientes foram meus familiares e conhecidos. É possível dizer que eu pratiquei bastante no meu círculo interno. Mas tudo bem. Você não passa tanto calor pelos seus erros. (risos) Então meus clientes começaram a me recomendar para a família e amigos deles. Foi quando vi os primeiros benefícios da propaganda boca a boca. Para minha empresa, ela continua sendo a ferramenta de promoção mais eficaz até o momento. Eu também penso muito nos mapas do Google e Yandex. Essas são ótimas ferramentas para ajudar as pessoas a encontrar o seu escritório.

Quais são as despesas para iniciar um negócio jurídico?

Primeiro é preciso construir o chamado “colchão de segurança”. A soma de que estamos falando deve ser de pelo menos 150.000 rublos. Dessa forma você estará preparado para todos os tipos de força maior, como um aumento no aluguel ou a necessidade de comprar itens extras. O mercado é muito instável. Se você ficar sem papel ou o computador falhar, a responsabilidade é toda sua. Os clientes não ficarão sentados esperando que você resolva seus problemas. 

Registrar uma empresa e concluir todas as formalidades também custa dinheiro.

Outra questão importante é escolher um banco confiável que aceite pagamentos de clientes em tempo hábil e preciso. Estou muito feliz com minha escolha do Alpha Bank. Fiz parceria com eles há 5 anos. 

Você também precisará de um sistema contábil para impostos e outros tipos de relatórios. Quanto às despesas postais, você precisará incluí-las no custo do seu serviço ou criar um item de despesa separado. 

A partir de 2020, as pequenas empresas na Rússia serão obrigadas a ter um sistema de caixa online. As empresas têm 36 meses para pagar pelo equipamento e sua manutenção obrigatória. O custo é a partir de 30.000 rublos.

Escolher o local certo para o seu escritório é crucial. Você precisará ter cuidado com os centros de negócios. Se um centro de negócios tiver um acesso restrito, seus clientes poderão ter problemas para entrar em contato com você. Deixe-me falar também sobre o atendimento ao cliente. Você precisará mostrar a um cliente que ele é importante. As pessoas vêm até nós com os seus problemas e a nossa tarefa é criar um ambiente acolhedor para que se sintam à vontade. Por exemplo, é uma prática comum oferecer chá ou café a um cliente para que ele melhore o humor antes de discutir o assunto. 

Móveis e consumíveis também incorrem em custos. Você não pode ficar sem um cofre (ou um armário de metal) para guardar as cópias originais dos documentos. Quando se trata de informações e documentos confidenciais, a segurança é um fator crucial. Seus clientes precisam poder confiar os dados pessoais deles para você.

Outra coisa que você não pode ignorar é a marca. Um logotipo é a essência da sua imagem profissional e publicidade inteligente. Confiei na experiência do Logaster e não me arrependo nem um pouco. Toda vez que olho para o meu logo, eu adoro o que vejo! Eu o uso em nossos cartões de visita e no site corporativo.

Todos os anos, agradeço aos meus fiéis clientes, oferecendo a eles nossos produtos de marca, como calendários, cadernos, etc, com nossos dados de contato e lista de serviços. Também promovo meu negócio online.

Embora o código de vestuário seja uma parte importante de qualquer ambiente corporativo, o papel dele nos negócios jurídicos é enorme. Um advogado bem vestido demonstra respeito pelo cliente e pelo tribunal. Tenho dificuldade em imaginar um advogado de bermuda e chinelo!

Ao planejar seu orçamento futuro, adicione outros 5.000 rublos por mês para transporte, seja um táxi, transporte público ou seu próprio carro.

Qual é o potencial de crescimento de um escritório de advocacia?

Qualquer empresa aspirante tem um potencial de crescimento sem fim. Bem, não é realmente interminável, mas você entende o que quero dizer! (risos) Tudo depende das ambições do proprietário e das necessidades da sociedade. Clientes – e não o proprietário – são o poder principal que impulsiona um negócio. Se as pessoas continuarem procurando você, você atrairá cada vez mais profissionais para trabalhar nos casos que chegam. Nesse cenário, sua empresa e você, como líder, crescerão verticalmente. Como alternativa, você pode escolher o crescimento horizontal, expandindo os seus conhecimentos em diferentes domínios e participando ativamente do tratamento dos casos de seus clientes.


«Não vejo nada de errado em começar a planejar o seu negócio desde a universidade. Mas quando se trata de abrir um escritório de advocacia, você precisa ter uma sólida experiência profissional e ser maduro como pessoa»

Você nos ajudará a elaborar um checklist para aqueles que considerarem iniciar o seu próprio negócio jurídico?

Embora não exista uma solução única, podemos tirar algumas sugestões proveitosas da conversa de hoje. É importante lembrar que, ao registrar sua empresa junto às autoridades fiscais, o proprietário e o diretor assumem a responsabilidade por sua operação. Se você questiona sua capacidade de assumir esse tipo de responsabilidade, nem deve começar. Não haverá ninguém para culpar. Você terá que responder por seus erros.

Você poderia compartilhar conosco três regras fundamentais para orientar os empreendedores iniciantes em seu nicho?

A primeira e mais importante é ter experiência profissional e de vida. Além disso, você precisa ter uma forte determinação para abrir sua própria empresa. E, por último, mas não menos importante, você precisa construir um colchão de segurança para que você seja capaz de se manter em caso de emergência.  

Se você seguir essas regras, poderá construir um negócio próspero e crescente.

Resumimos os pontos destacados na entrevista e elaboramos uma lista de despesas para os empresários iniciantes:

  • Colchão de segurança (orçamento de emergência para cobrir despesas imprevistas
  • Escolhendo o tipo de propriedade e registro comercial
  • Software: acesso a bancos de dados, sistemas contábeis, suporte técnico, etc.
  • Aluguel de escritório, móveis, cofre (ou armário de metal) para documentos, equipamentos
  • Consumíveis (artigos de papelaria, água, etc.)
  • Manutenção do escritório
  • Publicidade
  • Transporte

Esperamos que você tenha achado esta entrevista informativa e esclarecedora. Sinta-se à vontade para fazer perguntas à Natalia ou compartilhar a sua história na seção de comentários abaixo.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.