Nicho:Cursos online
Projeto: Curso de inglês online no eeteaching.ru
Função: Estrategista-chefe, fundador e diretor
Geografia: Rússia

Os cursos online são amplamente utilizados para treinamento corporativo, aprimoramento de carreira, autodidática, estudo de idiomas estrangeiros e desenvolvimento de hobbies. Segundo as estatísticas, em 2015, os cursos online geraram mais de 107 bilhões de dólares em lucros globalmente. A conclusão de um curso online pode se tornar um ótimo complemento para seu currículo ou portfólio, ajudar você a iniciar seu próprio negócio, aumentar sua confiança, etc.

Entrevistamos Ekaterina Trofimova, que criou o site eeteaching.ru de cursos de inglês online. Confira Ekaterina falando sobre as habilidades fundamentais, mercado-alvo, potencial de crescimento, capital inicial e outras questões.

Ekaterina, que conjunto de habilidades é necessário para iniciar um negócio como o seu? É necessário ter certificações específicas?

Os cursos online podem ser diferentes e cada empreendedor pode ter seus objetivos e estratégias. Só posso falar da minha experiência. Sou uma professora de inglês certificada. Tenho uma experiência vasta de ensino em universidades, faculdades e centros internacionais de idiomas. Para mim, tudo começou quando eu trabalhava em casa como freelancer, dando aulas via Skype. Pouco a pouco, comecei a me envolver cada vez mais. Em uma plataforma freelancer, conheci uma pessoa que criou um site para o meu projeto futuro. Foi assim que tive a ideia de desenvolver minha própria marca e transformar minhas lições em algo maior.

Qual desses formatos de ensino você está usando? Você pode dizer se algum funciona melhor que os outros?

Estamos usando diferentes formatos com base nas necessidades de cada cliente. Podemos fazer aulas online, mesmo via smartphone. Ainda não temos um curso totalmente automatizado, mas estamos trabalhando nisso. Os formatos devem variar porque um idioma estrangeiro é um meio de comunicação. A única maneira de aprender a falar inglês é… falando ele.

Na maioria dos casos, os cursos online consistem em três níveis:

  • Nível 1: Processo automatizado. Os usuários acessam o site, baixam as informações de que precisam, fazem as tarefas de casa e as enviam ao professor. Há muita pouca comunicação entre o aluno e o professor.
  • Nível 2: inclui as atividades do nível 1. Além disso, o professor se comunica com os alunos através de bate-papo online, respondendo suas perguntas, corrigindo erros, etc.
  • Nível 3: inclui as atividades dos níveis 1 e 2. Além disso, o professor realiza videoconferências, comunicando-se com os alunos ao vivo.

Quais despesas vêm com a abertura de uma escola de idiomas online?

Os investimentos financeiros estão presentes em absolutamente qualquer negócio. Obviamente, está ao seu alcance minimizar suas despesas iniciais. Quanto a mim, confiei em minha intuição e emoções. Primeiro de tudo, você precisa de um site. Embora você possa configurar um site em uma hospedagem gratuita, os bancos insistem que você tenha uma hospedagem paga com um serviço de aquisição da Internet. Os bancos tendem a ter longas listas de requisitos. Você precisa ter uma página de checkout, colocar anúncios. Eu também queria um logo, então aqui estou.

Dizem que o boca a boca é a melhor maneira de promover um negócio. O que você recomendaria para os empreendedores promissores? Quem foram seus primeiros alunos?

O boca a boca realmente funciona. No entanto, os profissionais não confiam nesse tipo de publicidade porque é difícil de gerenciar. No site, você pode ler os comentários e responder a eles. Ser capaz de trabalhar com clientes – especialmente aqueles que estão descontentes com o serviço – é de importância crucial.

Para mim, era importante ser notada. Eu queria ter uma marca, logotipo, slogan, coisas assim. Algo simples, mas memorável e moderno. Trabalhando online, você não pode convidar clientes em potencial para conhecer o seu escritório, onde pode mostrar o que pode fazer. A única opção é criar uma forte presença nas mídias sociais, espalhar uma palavra sobre o seu projeto, fazer algo de graça. Quanto aos meus primeiros clientes, eu os procurava em sites freelancers. Você pode até fazer acordos de trocas lá. É muito conveniente.

Qual é o potencial de crescimento do nicho de cursos online?

Infinito. A Internet oferece muitas oportunidades, cursos, ferramentas, aplicativos para professores e alunos! Com esses recursos à sua disposição, você pode fazer literalmente qualquer coisa.

Sonha em ter o seu próprio negócio online?

Comece a construir a sua marca! Digite o nome da empresa e escolha a categoria “Educação e Ciência”

Que conselho você daria para aspirantes a professores que trabalham em seu nicho?

Não desista. Se você está com dificuldades, precisa ler, educar-se, se matricular em um curso, etc. Atualmente, não faltam cursos para empreendedores iniciantes, incluindo aqueles que desejam iniciar seus cursos online.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.