Help Our Team & All Ukrainians to Protect Own Home Donate

Super-heróis como Marcas: Lições Importantes para Sua Empresa

O que os super-heróis e o marketing têm em comum? Se você olhar bem de perto, verá que todo super-herói tem suas características únicas, assim como uma marca, como aparência, logotipo, caráter, missão e assim por diante. Você dificilmente confundirá o Super-Homem com o Homem-Aranha ou o Batman com o Thor, certo? Continue lendo para descobrir como você pode usar os super-heróis para criar uma imagem atraente para sua empresa. 

  1. 10 Super-heróis e Suas Marcas
  2. A arte do marketing dos super-heróis
  3. Super-heróis do passado
  4. Co-branding dos super-heróis
  5. Conclusão

10 Super-heróis e Suas Marcas

Como toda marca de sucesso, um super-herói tem os seguintes elementos: 

  • história de fundo (como eles vieram a possuir seu superpoder);
  • missão (pelo o quê eles lutam);
  • público-alvo (grupo de pessoas por quem lutam ou ajudam);
  • posicionamento (sua imagem na mente das pessoas é feita de aparência, traços pessoais, valores, comportamento, etc.).
Super-heróiHistória de fundoMissãoPúblico-alvoPosicionamento
BatmanQuando criança, Bruce Wayne testemunhou o assassinato de seus pais e decidiu vingar a morte deles. Ele passou anos dominando as artes marciais. Depois, começou a usar uma roupa de morcego e a lutar contra criminosos. Lutar pela justiça e erradicar o malCriminosos Como as ações de Batman são direcionadas aos vilões, a sua imagem é misteriosa, sombria e amedrontadora. Essas características são transmitidas através do emblema do morcego. Serve como um ótimo símbolo visual para a luta entre o bem e o mal. 
Super-homemO super-homem nasceu no planeta chamado Krypton. Quando bebê, ele foi enviado à Terra e adotado por fazendeiros americanos que o chamaram de Clark. O menino desenvolve superpoderes que ele teve que esconder. Lutar por um mundo melhor, por valor e justiça Pessoas que sofreram injustiça e opressãoClark Kent é um clássico “mocinho” que ama a humanidade e está disposto a sacrificar sua própria vida pela paz e segurança. A característica distintiva do super-homem é seu traje azul com a capa vermelha e o famoso logo em forma de S no peito.
Homem-aranhaPeter era um órfão de pais e foi criado por sua tia e tio. Depois de ser picado por uma aranha, o menino adquiriu poderes sobrenaturais, como força incomum e habilidade de escalar paredes. Lutar por justiçaPessoas comuns que foram injustiçadasO primeiro super-herói que misturou a vida de estudante universitário com a de combatente do crime. O logo de Peter – uma aranha preta – representa velocidade, agilidade e mistério. 
Homem de FerroTony Stark herdou uma grande empresa de fabricação de armas de seu pai. Enquanto estava no Vietnã, Tony foi gravemente ferido e capturado pelas forças inimigas. No campo de prisioneiros, Tony conheceu um professor de física. Juntos, eles inventaram um traje de ferro que ajudou Tony a escapar e o tornou quase invulnerável. Após essa virada em sua vida, Tony mudou seus hábitos, decidindo se dedicar a tornar o mundo um lugar melhor. Acabar com todas as guerrasTerroristas e outros criminososTony Stark é um super-herói ousado e imprudente com uma mente brilhante. O que o diferencia de uma pessoa comum é a sua armadura que o dá superpoderes. Tony está constantemente modernizando e melhorando seu traje para poder enfrentar novas ameaças e desafios. 
Mulher-maravilhaDiana nasceu na ilha de Themiskyra Um lugar sagrado, recebido de presente pelas amazonas dos deuses gregos. Quando o avião de Steve Trevor caiu na ilha, Diana cuidou dele e partiu com ele para o “mundo dos homens”, determinada a lutar pelos direitos das mulheres. Lutar pela liberdade e igualdade das mulheres FeministasA imagem da Mulher-maravilha está intimamente ligada ao movimento feminista. A Mulher-Maravilha representa força, coragem, respeito e ajuda mútua entre as mulheres. A qualidade única que a diferencia de outros super-heróis é que ela prefere resolver os conflitos de uma forma não violenta. 
FlashO nome “Flash” refere-se a vários super-heróis. Um deles é o estudante Jay Garrick. Durante um experimento fracassado em um laboratório de faculdade, ele acidentalmente respirou partículas radioativas. Como resultado, o jovem ganhou a habilidade de se mover a uma velocidade super-rápida. Lutar por justiça e igualdadePessoas que precisam de proteçãoA habilidade única do Flash reside em sua velocidade incrível que desafia as leis da física. Esse superpoder se traduz no traje vermelho do personagem. O vermelho está intuitivamente associado à energia e ao movimento. A imagem impressionante do Flash é aprimorada com um logo em forma de relâmpago.
Tartarugas Ninjas  As tartarugas ninjas formam uma equipe de quatro tartarugas mutantes que vivem em um esgoto de Nova York e são treinadas em artes marciais sob a orientação de um sábio sensei rato. Combater o crimeMal globalO que difere Leonardo, Rafael, Michelangelo e Donatello de outros super-heróis é como eles trabalham bem em equipe. A unidade deles é o que os torna uma força invencível. As imagens heróicas das tartarugas contrastam fortemente com suas personalidades e hábitos “humanos”. Seu amor por gírias e pizzas com coberturas incomuns é conhecido por todos os leitores de quadrinhos! Para facilitar a distinção entre as tartarugas, elas usam bandanas de cores diferentes. 
Capitão AméricaNo início dos anos 1940, Steve Rogers – um jovem magricelo que queria lutar contra Hitler – tentou se alistar no Exército dos Estados Unidos, mas foi rejeitado. Porém, ele foi convidado a participar de um projeto militar secreto. Steve recebeu uma injeção do soro do Super Soldado que o tornou extremamente forte. Lutar contra o fascismo e o terrorismo; fornecer segurança nacionalInimigos dos EUAForte e destemido, o Capitão América é um personagem patriota clássico que está sempre pronto para ajudar os necessitados. O super-herói veste um traje vermelho e azul que remete às cores da bandeira americana. Ele carrega um escudo extremamente forte que pode ser usado como arma.  
ThorDescendente dos deuses escandinavos, Thor é filho de Odin, o governante de Asgard, e Gaia, a deusa de Midgard. A lenda diz que Odin baniu Thor para a Terra, tirando seus poderes divinos.Ajudar os humanos e o povo de Asgard Fraco e vulnerávelO fato de esse super-herói ser filho do deus principal da mitologia nórdica o torna bastante ambíguo. Thor pode ser facilmente identificado por sua altura e músculos enormes. 
CoringaO passado do Coringa é um mistério. Alguns especulam que o Coringa e sua gangue estavam roubando uma fábrica de produtos químicos usando capuzes vermelhos. Atacado por Batman, ele caiu em um reservatório com ácido. Após o incidente, ele enlouqueceu, ganhou um sorriso perturbador que acabou se tornando a sua marca registrada.Cometer homicídio em massaVítimas inocentesO Coringa é o arqui-inimigo do Batman. Este vilão tem uma mente própria e única. O Coringa é incrivelmente astuto e espirituoso. Ele tem um bom conhecimento de química, engenharia e armas. 

Lições para as empresas. Ao trabalhar na identidade da sua marca, sempre considere o seguinte:

  • personalidade;
  • vantagens competitivas;
  • público-alvo;
  • identidade visual.

Não sabe por onde começar? Use o gerador de identidade visual do Logaster para criar o visual certo para sua marca. O Logaster cria várias opções de logo, paletas de cores e fontes personalizadas para a sua marca. Tudo o que você precisa fazer é selecionar os elementos que capturam a personalidade da sua empresa da maneira mais precisa! 

Crie uma identidade de marca matadora com poucos cliques!

Digite o nome da sua empresa para obter dezenas de logos, esquemas de cores e fontes profissionais.

A arte do marketing dos super-heróis

Um estudo que analisou pesquisas do Google revelou que o super-herói mais popular é o Homem-Aranha, enquanto o supervilão predileto das pessoas é o Thanos. Vamos ver por que o público ao redor do mundo gosta desses e de outros personagens dos quadrinhos. . 

Homem-aranha

spider-man

O Homem-Aranha é frequentemente apresentado nas histórias em quadrinhos, filmes, videogames e programas de TV. Ele pode ser visto em uma variedade de mercadorias, desde crachás e canecas até roupas. Em 2018, o jogo Homem-Aranha: Miles Morales se tornou o videogame de super-heróis mais vendido da história dos Estados Unidos, vendendo mais de 20 milhões de cópias. O novo filme do Homem-Aranha, “Homem-Aranha: No Way Home”, está programado para chegar às telonas no final de 2021.

Thanos 

Thanos-marvel-comics

Com seu nome inspirado em Thanatos, o deus grego da morte, Thanos se tornou o vilão mais famoso de todos os tempos. Este personagem marcante pode ser visto na icônica franquia de filmes Vingadores (Avengers, em inglês), bem como, em outros projetos da Marvel, incluindo desenhos animados, videogames e brinquedos.   

Snowflake and Safespace

Em 2020, a Marvel apresentou Snowflake, protagonista da nova história em quadrinhos “New Warriors”. Snowflake é um super-herói não binário que tem um irmão gêmeo chamado Safespace. 

snowflake-and-safespace

Cunhadas pela comunidade da Internet, as palavras “snowflake” e “safespace” estão relacionadas à luta pelos direitos das minorias. Os fãs de histórias de quadrinhos não ficaram satisfeitos com os nomes dos personagens, pois acharam que ficou parecendo uma zombaria de um problema sério. É possível que a Marvel tenha sido intencional ao provocar o público, na esperança de criar um burburinho em torno da próxima série de TV.

Lições para as empresas. Ao lançar um novo produto, pense em como você irá promovê-lo on-line e off-line. Use o perfil de seu cliente padrão como orientação para as suas ações de marketing. 

Super-heróis do passado

Nem todos os super-heróis foram promovidos com tanto vigor como, por exemplo, o Homem de Ferro ou o Batman. É por isso que alguns deles acabaram caindo no esquecimento. 

Stardust, o Supermago

Stardust

Criado em 1939, Stardust, comandou a cena dos super-heróis durante a “Idade de Ouro” dos quadrinhos. Em vez de evitar crimes, o Supermago esperava que os criminosos infringissem a lei para só então lidar com eles. Ao longo das décadas seguintes, os criadores fizeram várias tentativas para reinventar o super-herói da velha guarda, o que resultou em suas aparições ocasionais em quadrinhos e no filme “A Liga dos Cavalheiros Extraordinários”. 

O Oitavo Homem

8-man

O Oitavo Homem (8-Man) é um personagem apresentado em uma série de TV japonesa de mangá e anime da década de 1960. Elogiado como o primeiro personagem ciborgue japonês, O Oitavo Homem era um policial que tinha a capacidade de se transformar em outras pessoas. Ele usava seu superpoder mágico para combater o crime. Especula-se que O Oitavo Homem serviu de protótipo para o famoso Robocop.

Lições para as empresas. Se o seu produto acabou sendo um fracasso, aprenda com seus erros e invente um novo. 

Co-branding dos super-heróis

Reunir super-heróis produz um grande efeito sinérgico. O mundo viu vários exemplos de co-branding em quadrinhos, videogames e, é claro, em filmes. Aqui estão alguns dos filmes onde podemos ver os super-heróis da DC e da Marvel unidos:

  • “Batman vs Superman”: Batman, Super-Homem, Mulher-Maravilha;
Batman-vs-Superman
  • “Esquadrão Suicida”: Harley Quinn, Coringa, Batman, Flash, Pistoleiro;
Suicide-Squad
  • “Liga da Justiça”: Mulher-Maravilha, Batman, Superman, Flash, Aquaman, Cyborg;
Justice-League
  • “Vingadores”: Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Viúva Negra, Hawkeye. 
Avengers-Logо

O co-branding traz muitos benefícios para as empresas que colaboram entre si:

  • aumenta a base de clientes;
  • aumenta a reputação;
  • aumenta a receita.

Lições para as empresas. Encontre um ou vários parceiros de negócios com um público-alvo semelhante e pense em como você pode colaborar para benefício mútuo. 

Conclusão

Se você pensar bem, os super-heróis são como grandes marcas. Cada um deles é único, instantaneamente reconhecível e fácil de lembrar. Ao criar sua própria marca, pense em seu super-herói favorito. Você com certeza encontrará qualidades, valores e características visuais distintas que pode pegar emprestado para fazer seu negócio se destacar!

author_image

Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.