Os Prós e Contras das Franquias

Se você está sentindo um pouco de insegurança em começar seu próprio negócio do zero, talvez seja interessante considerar a abertura de uma franquia. Uma franquia é um modelo de negócio no qual uma pessoa ou empresa (franqueado) adquire o direito de usar o nome comercial e o sistema de negócios de outra pessoa ou empresa (franqueador). Basicamente, o franqueado recebe uma marca facilmente reconhecível e um modelo de negócio pronto que já comprovou a sua eficácia com o tempo. Parece algo bom, certo? No entanto, como qualquer modelo de negócios, as franquias têm seus pontos fortes e fracos. Neste artigo, vamos examinar os dois lados da moeda de abrir uma franquia. Vamos lá! 

  1. O que é uma franquia?
  2. Tipos de franquias
  3. Como os franqueadores controlam seus franqueados
  4. Ter uma franquia é o negócio certo para mim?
  5. 3 Franquias Super Interessantes

O que é uma franquia?

Os exemplos de sucesso de empresas franqueadas são muitos. Desde cadeias de fast food populares (Domino’s, Dunkin ‘Donuts, Baskin-Robbins) e lojas de roupas (Zara, 7-Eleven) até a hotéis (Marriott, Hilton, InterContinental). Conforme já falado acima, a franquia se refere a um acordo em que o franqueador licencia o franqueado para usar seu modelo de negócios em troca de uma taxa de royalties. 

O modelo de negócios de franquia tem um histórico comprovado de sucesso em vários setores, incluindo lojas de varejo, agências de viagens, academias, oficinas de conserto de automóveis, salões de beleza, etc. 

Pelo fato de o franqueador possuir um negócio de sucesso, ele presta consultoria ao franqueado e fornece informações únicas e valiosas sobre como administrar seu negócio. O franqueado aprende como contratar e treinar novos funcionários, desenvolver uma campanha de promoção inteligente, encontrar fornecedores confiáveis, construir relacionamentos com clientes e parceiros de negócios e muito mais. Esteja preparado para que todos os aspectos do seu negócio sejam regulamentados pelo franqueador. Como recompensa pelas informações disponibilizadas, o franqueador recebe um percentual da renda mensal do franqueado (pagamento de royalties).

Tipos de franquias

As franquias vêm em todos os formatos e tamanhos. Tem caras e baratas. O modelo de franquia escolhido depende de seu setor, estratégia de marketing, orçamento e alguns outros fatores. Vejamos os quatro principais tipos de franquias. 

  • Franquia de empregos. Opte por este modelo se deseja abrir uma lavanderia, agência de viagens, oficina mecânica, serviço de limpeza doméstica, etc. Este é o tipo de franquia mais barato porque requer um investimento inicial baixo. Na maioria das vezes, você só precisa comprar alguns equipamentos básicos para colocar seu negócio em funcionamento. Além disso, esse tipo de negócio pode ser facilmente gerenciado por apenas uma pessoa.
  • Franquia de produtos. Ao utilizar este modelo, o franqueado distribui um produto com a marca do franqueador. Franquias voltadas para produtos são comuns entre grandes empresas que lidam com carros, máquinas, equipamentos, peças de reposição, eletrodomésticos, computadores, etc. 
  • Franquia de formato comercial. Esse tipo de franquia é a primeira escolha entre redes de restaurantes, academias e varejistas de roupas. Nesse caso, o franqueado tem todo o sistema pronto para operar o negócio e divulgar o produto ou serviço. 
  • Franquia de investimento. Nesse caso, o franqueado investe dinheiro no negócio do franqueador, na expectativa de obter o retorno do investimento. Esse tipo de franquia é característico de redes de hotéis e restaurantes. 

Como os franqueadores controlam seus franqueados

O controle de qualidade é uma das características cruciais de uma franquia. Você deve ter notado como os restaurantes McDonald’s em todo o mundo têm cardápios, uniformes de funcionários e até mesmo o design de interior de seus restaurantes idênticos (ou quase idênticos). Na verdade, a gigante do fast food garante que todos os seus franqueados cumpram seus padrões de qualidade. Essa exigência é válida não apenas para o McDonald’s, mas também para qualquer franqueador. 

Todos os franqueados precisam fazer cursos especiais nos quais aprendem a administrar o negócio da franquia. No caso do McDonald’s, o curso de treinamento cobre um amplo espectro de aspectos de negócios, desde o armazenamento de alimentos até a comunicação com o cliente e o tamanho de hambúrgueres. 

Todas as diretrizes de identidade da marca (paletas de cores, padrões, logos, etc.) são descritas em um livreto especial chamado “brandbook” conhecido também como “Manual de Marca”. Se você está disposto a montar ou investir em uma franquia, isso não será possível sem um brandbook! Com o Logaster, criar um brandbook profissional e de boa aparência é moleza. Economize tempo e dinheiro tirando proveito de toda a experiência do Logaster!

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Ter uma franquia é o negócio certo para mim?

A franquia tem seus benefícios, mas também tem seus riscos. Se você for um empreendedor iniciante, cuja experiência empresarial é limitada, certifique-se de pesar cuidadosamente todos os prós e contras antes de comprar uma franquia. 

Prós:

  • Comprar uma franquia é menos custoso do que começar o próprio negócio do zero.
  • Você receberá um modelo de negócio pronto com linhas de produtos, modelo financeiro, estratégia de marketing, etc.
  • Você terá uma marca reconhecida com uma base de clientes leais.
  • Você pode se beneficiar de todo o conhecimento de uma empresa experiente.
  • Você terá uma base sólida de clientes e fornecedores.
  • Você recebe uma consultoria profissional sobre marketing e vendas.

Contras:

  • A franquia possui liberdade e flexibilidade de negócio limitadas. 
  • Os problemas do franqueador automaticamente serão também os seus problemas.
  • Escolher um franqueador fraco ou não confiável pode arruinar os seus esforços.

Antes de abrir uma franquia, faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • Tenho experiência e habilidade suficientes para iniciar meu próprio negócio? Ou me sinto mais confortável pegando emprestado as ideias e práticas do negócio de outra pessoa?
  • Tenho capital inicial suficiente? Quanto dinheiro posso gastar? 
  • Que quantidade de liberdade e criatividade nos negócios desejo para mim? Prefiro tomar minhas próprias decisões ou preciso de orientação constante?
  • O que eu quero alcançar? Ficarei contente em ter uma pequena renda estável ou pretendo ser reconhecido globalmente?

3 Franquias Super Interessantes

Escolher uma franquia boa e confiável é uma tarefa difícil. Antes de tomar essa importante decisão, colete o máximo possível de informações sobre o possível franqueador. Use tanto fontes oficiais quanto não oficiais. Visitar os pontos de venda do franqueador, consultar corretores de franquia e ler depoimentos de clientes na Internet é apenas uma pequena parte do que você pode fazer. Em sua pesquisa, descubra as respostas para as seguintes perguntas:

  • Quanto custa comprar uma franquia (taxa única de franquia)?
  • Que outros custos estão associados à compra de uma franquia (equipamento, folha de pagamento, aluguel, etc.)?
  • Quanto é o pagamento mensal de royalties?
  • Qual suporte e assistência será fornecido pelo franqueador?
  • Quais padrões e diretrizes eu serei obrigado a seguir por contrato?
  • Qual a popularidade dos produtos ou serviços do franqueador?
  • Quem são meus concorrentes?
  • O que posso aprender com outros franqueados dentro do meu nicho?

Ficou um pouco inseguro em qual franquia escolher? Não se preocupe! A Franchise Direct montou uma lista das melhores franquias do mundo para 2021. Vamos ver as 3 melhores franquias deste ranking. (Spoiler: todas elas são empresas de fast food!)

McDonald’s

O maior franqueador de fast food do mundo leva muito a sério o cumprimento dos mais altos padrões de qualidade. Seus futuros gestores recebem treinamento especial nas ditas Universidades de Hambúrguer. Atualmente, existem 8 campus em todo o mundo, incluindo Moscou, Sydney e Tóquio. E parece que entrar em Harvard é mais fácil do que tentar entrar no programa da Universidade do Hambúrguer. Não é loucura?

Os representantes do McDonald’s fornecem a cada franqueado um consultoria detalhada e suporte abrangente. Já os franqueados são obrigados a seguir os padrões da empresa como, por exemplo, preparo do alimento, embalagem, atendimento ao cliente e outros aspectos. 

Investimento inicial: $464.500 a $ 2,3 milhões

KFC

O contrato da franquia KFC permite que os franqueados usem as marcas registradas, práticas comerciais, formatos de negócios e outros ativos intelectuais da empresa. Cada franqueado deverá participar de um programa de treinamento para aprender mais sobre a marca KFC e aprimorar as suas habilidades. Além disso, a KFC oferece empréstimos comerciais para os franqueados que não podem arcar com os custos iniciais. 

Investimento inicial: $ 1,4 a 2,8 milhões 

Burger King

O contrato da franquia do Burger King dá ao franqueado o direito de produzir e vender os icônicos hambúrgueres usando as marcas registradas, nomes de marcas, design, equipamentos, paletas de cores e outros ativos exclusivos da empresa. Para obter sinal verde para abrir um restaurante do Burger King, você primeiro precisa se inscrever no programa de treinamento da franquia do BK. 

Investimento inicial: $ 333.100 a 3,4 milhões

Considerações finais

A decisão de comprar uma franquia não deve ser tomada de maneira leviana. As franquias possuem seus benefícios e limitações. Por um lado, você obtém uma marca estabelecida com uma imagem reconhecível e processos de negócios bem ajustados. Por outro lado, você tem que comprometer a sua liberdade empresarial ao ter que seguir os padrões rigorosos impostos pelo franqueador. Antes de dar um salto para a franquia, faz sentido fazer algumas pesquisas e identificar as oportunidades de franquia que você pode pagar. Além disso, examine cada um de seus franqueadores em potencial. Lembre-se de que escolher um franqueador integral e confiável será metade do seu sucesso! 

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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