Help Our Team & All Ukrainians to Protect Own Home Donate

7 Benefícios de uma VPN para os Profissionais de Marketing

Existe uma ampla gama de ferramentas que todo o profissional de marketing utiliza diariamente para realizar o seu trabalho. Hoje vamos falar de uma opção que não é muito popular para quem trabalha com otimização de SEO e marketing digital, talvez até seja desconhecida para a grande maioria, contudo, ela é de um enorme valor para a qualidade e segurança do seu negócio. Estamos falando da VPN.

O que você precisa saber sobre a rede VPN

O que é VPN? Trata-se de uma rede virtual privada (significado de Virtual Private Network do inglês) que cria uma conexão criptografada (um túnel) entre seu computador ou celular e a Internet. 

Desta forma, você pode utilizar esta conexão segura para acessar a intranet ou a rede interna da sua empresa se você estiver em outro lugar. Assim, todo o tráfego entre os dois pontos fica protegido, pois não será acessível para ninguém além de você através da Internet pública.

Túnel VPN. Imagem: AT&T Business

Para criar esta rede, você precisa instalar em seu computador, celular ou tablet, um programa que é bastante fácil de configurar. Os programas de VPN podem ser grátis ou pagos e estão disponíveis nas mais diferentes versões tanto para Windows ou Mac, quanto para Android ou iPhone.

Ao utilizar um serviço de VPN, você poderá se conectar em um servidor localizado em qualquer lugar do mundo para navegar pela Internet. Sendo assim, se você se conectar a um servidor na Inglaterra, será como se você estivesse lá no Reino Unido acessando sites e apps. 

Parece algo meio nerd, não é?

Mas vejamos a seguir como uma VPN pode ser algo mais amigável e beneficiar o seu trabalho no mundo do marketing digital.

Descobrir quem está melhor classificado organicamente nos mecanismos de pesquisa

Com o crescimento de conteúdos geolocalizados, utilização de cookies e outros recursos como rastreadores, fica difícil para um profissional de marketing digital ver o resultado das pesquisas do Google da mesma forma que o consumidor vê. 

Digamos que a sua empresa está localizada em Porto Alegre, mas você tem um cliente em São Paulo, os resultados listados serão diferentes dependendo de onde você está fazendo a pesquisa.

Com a VPN é possível criar uma conexão com um servidor localizado em São Paulo para navegar e descobrir quais sites aparecem nos primeiros lugares quando uma busca pela palavra-chave desejada é feita naquela cidade.

Aperfeiçoar a estratégia de Link Building

Outra forma de melhorar a sua estratégia de SEO com a VPN é quando você quer determinar qual site é o melhor para inserir um link. Às vezes, você está pesquisando artigos em sites grandes, de enorme autoridade, em busca do lugar ideal para linkar o seu conteúdo. Contudo, muitos destes sites, principalmente os de notícias e afins, bloqueiam o conteúdo depois de um ou dois acessos.

Ao usar a VPN você será capaz de acessar estes sites de diferentes lugares, deixando o conteúdo sempre acessível para concluir a sua pesquisa e análise.

Evitar a censura e desbloquear conteúdo restrito

Alguns sites e serviços estão disponíveis apenas para determinados países. Por outro lado, você também pode estar em um país ou região que não permita ou censure o acesso a conteúdo externo. 

Com a VPN é possível contornar esta situação mascarando a sua localização. Basta usar o serviço para você se conectar a um servidor localizado em uma região que nos permita a navegação privada, anônima e livre de bloqueios.

Viajar e trabalhar de qualquer lugar do mundo

Hoje em dia, trabalhar de home office não é nenhuma novidade. Contudo, a questão da segurança das conexões sempre é uma preocupação constante. 

Ao utilizar um serviço de VPN, podemos acessar com segurança de forma criptografada e confiável a rede interna da nossa empresa ou da empresa de um cliente de qualquer parte do mundo. Isso permite que você viaje para o lugar que quiser e ainda trabalhe sem a preocupação de que seus dados ou recursos sejam comprometidos por hackers.

Imagem de Dan Nelson no Pixabay

Analisar a sua concorrência

Fazer uma análise detalhada de seus concorrentes é crucial para o seu negócio. Apenas saber o que eles oferecem não basta, é preciso saber como eles oferecem os serviços para os clientes.

Essa análise pode ficar comprometida se você estiver fazendo seus estudos se baseando em apenas um local ou região. Seus concorrentes podem estar se posicionando e operando de diferentes formas dependendo de onde o público-alvo está.

Usando uma VPN, qualquer tipo de serviço de rastreamento de sites será bloqueado e isto eliminará ruídos ou falso-positivos da sua análise. 

Mais importante ainda, você poderá conectar em servidores que estão em locais variados para navegar e verificar quais palavras-chaves e tipos de anúncios seus concorrentes estão utilizando naquela região – evitando que você fique para trás.

Criar anúncios de qualidade

Segundo o próprio Google, uma empresa obtém uma receita média de R$ 1,50 a R$ 3,00 para cada real investido em seu serviço de anúncio Google Ads. Portanto, os anúncios pagos são um dos principais meios de aumentar a conversão de um site.

Porém, antes de entrar com tudo no mundo dos anúncios, é fundamental saber o que funciona melhor para cada nicho e em cada local onde o seu anúncio será vinculado.

Ao utilizar a VPN, você poderá descobrir quem está pagando mais pelas melhores posições e quais são os textos utilizados em seus anúncios, além de entender como está o mercado local em relação à concorrência.

Manter seus dados seguros enquanto você navega

Às vezes você precisa usar a Internet pública ou a rede de algum outro lugar desconhecido (que você não sabe quem está administrando) para enviar ou receber informações ou acessar seu e-mail. Ao simplesmente ativar um serviço de VPN, você protegerá a sua privacidade e evitará ataques de hackers e roubo de dados enquanto navega.

Conclusão

A segurança virtual é algo muitas vezes negligenciado por todos nós. Parece que é algo que apenas os profissionais da tecnologia da informação se preocupam. Contudo, é essencial para a segurança da sua empresa, pensar cada vez mais em meios de proteger a sua privacidade e os seus dados sensíveis, pois os números de ataques cibernéticos e vazamento de dados não param de aumentar.

Utilizando um serviço de VPN, você une o útil ao agradável, pois além de proteger a si mesmo enquanto navega, o serviço te permite aprimorar ainda mais a estratégia de marketing digital e de SEO da sua empresa e de seus clientes.

Você não precisará mais adivinhar o que o seu público-alvo vê ao pesquisar palavras-chaves, poderá entender melhor como chegar ao topo do ranking das pesquisas de forma orgânica e como gerar anúncios de maior qualidade que se comuniquem com os valores e necessidades dos clientes em potencial.

Atualizado Posted inGeral
author_image

Editor de blog e especialista em marketing de conteúdo na Logaster. Especialista em web marketing e branding. É capaz de explicar conceitos complexos com simplicidade. Os artigos da Natalia contêm diretrizes bastante úteis sobre como criar uma marca de sucesso e promovê-la online.

Pacote Completo de Identidade de Marca

Use o criador de logotipo Logaster para lançar rapidamente sua marca. Digite o nome da sua empresa e receba um pacote de branding profissional em 60 segundos! Experimente, é fácil!

Pelo menos 3 caracteres de comprimento.