O que é um domínio e como escolher o melhor nome de domínio?

Índice:
O que é um nome de domínio?
Por que um nome de domínio é tão importante?
Como encontrar o domínio ?
Geradores de nomes de domínio
Como verificar a disponibilidade?
Onde comprar um nome de domínio?
Como registrar um nome de domínio?

Se você está começando a estabelecer a sua presença online, poderá encontrar vários termos técnicos confusos. Mesmo com muitas informações disponíveis na Internet, você pode ter dificuldade em entender o significado desses termos. O problema é que especialistas em tecnologia, que escrevem tutoriais e diretrizes, não se preocupam em explicar noções-chave, supondo que seus leitores já conheçam o básico.

Felizmente, nós podemos ajudar. Embora você não precise ser um técnico de informática para fazer um site, a compreensão dos termos básicos de TI fará com que você se sinta mais confiante e ajude a evitar más escolhas.

Antes de mergulhar no artigo, aqui está outro aspecto importante de seu branding que merece atenção. Se você estiver procurando por um logo, favicon ou outros elementos de identidade da marca, não deixe de conferir o gerador de logos online do Logaster.

Com o Logaster, você pode criar um emblema eficaz que destacará a sua marca do seus concorrentes. O melhor de tudo é que você não precisa ser um profissional de tecnologia para criar designs atraentes para os olhos de seus clientes. Siga o link e confira por conta própria!

O que é um nome de domínio?

Para acessar um site, o usuário deve digitar o nome do domínio do site na barra de endereços. Outra maneira de acessar o site é digitando o endereço IP dele. Um endereço IP é um número de identificação que os computadores usam para se comunicar uns com os outros. A maioria dos endereços IP tem esta aparência: 123.457.69.043. Para usuários comuns, memorizar longas cadeias de números é uma tarefa difícil. É aqui que entram os nomes de domínios criativos que são curtos e fáceis de serem lembrados.
Um nome de domínio consiste em duas partes: um nome de site e um domínio de nível superior (TLD).
Por exemplo, o nome de domínio logaster.com tem .com como seu TLD. Há uma variedade de TLDs, cada um com suas próprias aplicações. Dê uma pesquisada e tire tempo suficiente para decidir qual extensão é a certa para você.

Por que um nome de domínio é tão importante?

Ter o seu próprio endereço na web oferece vários benefícios para você como um empreendedor online. Vejamos alguns dos fatores mais importantes que são fundamentais para o sucesso da sua empresa.

URL Permanente

Um nome de domínio é um local permanente de residência do seu site corporativo na web. Com o passar dos anos, a sua empresa pode se submeter a várias alterações, como a troca de hospedagem, a revisão da identidade da marca ou o relançamento da estratégia de marketing, mas o seu endereço de URL permanecerá com você nos próximos anos. Seus clientes sempre saberão onde encontrá-lo online. Isso transforma um nome de domínio em um recurso valioso de longo prazo.

Reconhecimento da marca

Sem um nome de domínio, destacar-se em um mercado superlotado pode ser difícil, se não impossível. Evite seguir o caminho mais fácil usando o domínio de outra empresa (por exemplo, minhamarca.lojavirtual.com.br).

Existe o risco de que a marca, que lhe ofereceu uma lar online, possa roubar seu brilho, chamando a atenção de seus clientes. Além disso, os navegadores da web terão dificuldade em memorizar seu endereço de URL. Como você pode ver, um nome de domínio pode beneficiar ou prejudicar o seu negócio.

Confiança e Confiabilidade

Registrar o seu próprio endereço na web é uma maneira de informar aos clientes que você está fazendo negócios de acordo com a lei. Primeiro, isso pode criar uma imagem corporativa forte e transmitir confiança para os clientes em potencial. Em segundo lugar, é uma ótima maneira de posicionar a sua empresa como autoridade em seu setor e grande participante do mercado.

Além disso, ter seu próprio endereço URL com palavras-chave tem o poder de melhorar o seu desempenho em SEO. Isso não significa, no entanto, que você precisa criar um domínio de correspondência exata (EMD) que corresponda precisamente aos termos de pesquisa que você deseja classificar. Embora os EMDs não sejam tão importantes, ainda é bom usar palavras relevantes relacionadas à marca em seu endereço da web.

Nós orientaremos você no processo de escolha do nome de domínio correto. Vamos dar uma olhada no que é preciso considerar e nas potenciais armadilhas para ao criar um nome de domínio.

Como encontrar o domínio para o seu blog ou site?

Ao criar um URL para o seu blog/site, lembre-se de que isso será um compromisso de longo prazo. Você pode fazer muitas alterações em seus negócios ao longo dos anos, mas o nome do seu domínio se manterá ligado à sua empresa por um longo período. Seu endereço na web é um importante elemento de identidade de marca com o qual seus clientes e parceiros irão associá-lo. Perceber isso acrescenta responsabilidade e torna a escolha ainda mais difícil.

Tecnicamente, mudar o nome do seu domínio é bem fácil, só que isso terá um enorme impacto na sua marca. Você terá que crescer e promover o seu blog ou site a partir do zero novamente. Se você já tem um website estabelecido que gera tráfego consistente, a mudança para outro domínio é a última coisa que você vai querer fazer. Ele irá jogar pelo ralo todos os seus esforços de SEO já realizados. Dito isso, a sua tarefa é criar um bom endereço de URL que permaneça relevante e se adapte à sua empresa ao longo dos anos. Falar é fácil, né? Quando se trata de escolher um endereço da web, não há receitas de bolo para serem seguidas. Porém, existem algumas orientações que você pode achar útil.

Use palavras-chave. Seu endereço web deve incluir palavras relevantes que capturam a essência de sua empresa e descrevam os seus produtos ou serviços. Ao analisar a sua URL, seus clientes em potencial devem ser capazes de adivinhar o que encontrarão em seu website antes mesmo de abri-lo. Por exemplo, se você vende antiguidades ou coleciona obras de arte, pode considerar lançar seu projeto em www.antiguidades.com.br ou www.colecionaveis.com. Um nome criado sem significado pode afugentar os usuários, resultando em um grande afundamento de tráfego.

Crie um nome fácil de ser lembrado. Seu nome de domínio deve ficar na mente dos seus clientes. Se os usuários tiverem dificuldade para lembrar o seu endereço da Web, você corre o risco de perder muito tráfego. Além disso, com uma URL memorável, é mais provável que as pessoas compartilhem com seus amigos e colegas.

Crie um nome curto. Seu URL não deve ter mais de 10 caracteres. Quanto mais curto o nome, mais fácil é lembrar (veja acima). O problema é que URLs concisas não estão mais disponíveis. Ainda assim, você deve evitar nomes de domínio comprido, por exemplo, estenomededominioehmuitoruim.com.br. Ao inserir uma longa sequência de caracteres na barra de endereço, o usuário poderá cometer algum erro e acabar em um site aleatório ou uma página não existente.

Se você conferir os 100 sites e blogs mais populares, o URL mais longo deles contém 17 caracteres.
Essas estatísticas mostram a importância de escolher um nome de domínio sucinto.

Idealmente, seu URL deve incluir de 6 a 14 caracteres. Quanto menos, melhor. Como já mencionado, nomes de domínio curtos não estão mais disponíveis, e alguns deles são revendidos a preços insanos. Se você não encontrar um URL curto, crie um nome que tenha a ver com a sua marca, pelo menos.

Use hifens, se necessário: Às vezes, pode ser uma boa ideia utilizar hifens (-) para separar palavras em seu URL. Se www.nomededominio.com já tiver sido usado, tente www.nome-de-dominio.com. Usar um hífen pode melhorar a legibilidade e a percepção visual do seu endereço da web. Suas classificações de pesquisa também podem se beneficiar dessa abordagem.

Crie um nome fácil de escrever. Certifique-se de que seu público-alvo não terá problemas para inserir seu URL na barra de endereço. É muito importante que os usuários digitem seu nome de domínio logo na primeira vez. Além disso, um URL fácil de escrever pode ter um efeito enorme no reconhecimento da sua marca.

Foque na sua localização. Se a sua empresa é segmentada para alguma determinada região ou país, considere refletir a localização geográfica em seu URL (por exemplo, comprelivros.com.br ao invés de comprelivros.com).

Escolha uma extensão popular: escolha um domínio de nível superior. O TLD mais popular é, sem dúvida, o .com. Ao ouvir sobre um site aleatório, as pessoas pensam automaticamente sobre ele como “nomededominio.com”. Se a extensão .com já estiver ocupada, tente usar .net ou .org.

Dê seu toque de criatividade. Nomes de domínio de uma palavra são frequentemente utilizados. Você pode ver isso como um problema ou uma oportunidade crucial para se destacar da multidão. Faça a sua criatividade fluir, pois você terá que trabalhar muito para criar uma nova palavra para o seu URL. Felizmente, existem várias maneiras de fazer isso. Você pode combinar duas palavras (YouTube), criar uma frase (Six Apart), brincar com partes de palavras diferentes (Microsoft), modificar uma palavra (Flickr), adicionar um prefixo ou sufixo (Shopify) ou até inventar uma nova marca palavra (Odeo).

Aqui estão alguns geradores de nomes de domínio úteis para estimular a sua inspiração

Business Name Generator – Uma ferramenta grátis do Shopify para a criação de nomes de empresas.


NameStation – Oferece URLs disponíveis com base na palavra-chave escolhida.


Domaintyper – Aqui você poderá verificar instantaneamente a disponibilidade do seu nome de domínio selecionado.


Domain Pigeon – Mostra nomes de domínio registrados por outros usuários. Uma poderosa fonte de inspiração!


Domainr – Digite uma palavra-chave e essa ferramenta fornecerá uma longa lista de URLs, tanto as disponíveis quanto as já em uso.


Depois de escolher o nome de domínio correto, o próximo passo é descobrir se ele está disponível!

Como verificar a disponibilidade?

Encontrou o URL perfeito que atende às suas necessidades? Bom! Contudo, ainda pode ser cedo para comemorar. Agora você precisa descobrir se pode usar essa opção para suas contas de mídia social. Além disso, verifique se o URL escolhido não está sendo usado por outra marca.

Para construir uma identidade de marca forte, seu site oficial e as páginas de mídia social devem ter o mesmo nome. É uma maneira infalível de tornar a sua marca mais memorável e reconhecível. Além disso, facilita que os clientes em potencial pesquisem a sua empresa em várias plataformas.
Para evitar ser processado por violação de direitos autorais, evite nomes de domínio que já foram registrados como marcas registradas.

Como você verifica se o seu URL escolhido está disponível?

A maneira mais fácil de fazer isso é usar o Knowem. Esta ferramenta permite que você pesquise a disponibilidade da URL em redes sociais populares e no banco de dados do USPTO.
Se o seu nome de domínio já estiver sendo usado, não desanime. Use a sua imaginação para criar uma nova opção que possa ser ainda melhor que a original!


Onde comprar um nome de domínio? Os principais registradores de nomes de domínio.
Você provavelmente sabe que o GoDaddy é a escolha número um para aqueles que desejam registrar um novo nome de domínio. Mais de 14 milhões de usuários já confiaram nessa plataforma com mais de 63 milhões de URLs.

Além disso, a GoDaddy oferece um pacote de serviços adicionais, incluindo hospedagem na web. Para obter um nome de domínio gratuito da GoDaddy, certifique-se de usar o nosso código promocional!
O NameCheap é outra plataforma amigável que ganhou seu lugar no mundo dos registradores de domínios. Com o NameCheap, você pode registrar um novo domínio, transferir um domínio, obter um pacote de privacidade para proteger as suas informações pessoais e muito mais.

Como registrar um nome de domínio?

Depois de encontrar o melhor URL para o seu site, corra para garanti-lo antes que alguém o faça.

Etapa 1: escolha um registrador.
Atualmente, a opção de registradores de nomes de domínio é enorme. Se você se sentir perdido, tente pedir recomendações aos seus amigos e colegas. As chances são de que eles já estão usando uma plataforma que oferece uma excelente combinação de preços e atendimento ao cliente.

Evite registradores emergentes ou desconhecidos dos quais você não conhece nada a respeito. Escolha empresas confiáveis com uma reputação já estabelecida. Quando se trata de seu URL, você não poderá correr nenhum risco.

Etapa 2: Envie as suas informações pessoais.

Ao registrar seu URL, você é obrigado a inserir suas informações pessoais, incluindo seu nome, número de telefone, endereço de e-mail e endereço para correspondência. Lembre-se de que seus dados pessoais serão publicados no diretório público da Internet do Whois, permitindo que qualquer pessoa pesquise seus dados registrados. Para se proteger contra spammers e hackers, você pode tornar seus dados privados, porém, isso terá um pequeno custo. Alguns registradores removem seus dados do banco de dados público gratuitamente.

Como alternativa, você pode fornecer seu nome comercial e endereço empresarial em vez de seus dados pessoais.

Etapa 3: escolha um provedor de hospedagem.

O registro de URL é apenas metade do caminho. Agora você precisará desenvolver seu site (se ainda não o fez) e encontrar um provedor de hospedagem adequado.

Aqui estão alguns serviços de hospedagem respeitáveis que valem a pena considerar:

Namecheap.com
Bluehost.com

Considere criar um logo e um favicon para o seu site. Você pode ter um design impressionante em apenas cinco minutos!

Bem, é isso aí! Espero que essas dicas tenham sido úteis para você escolher o endereço URL ideal para o seu blog ou site.

Categorias: Sem Categoria