1. O que é identidade de marca?
  2. O que é uma identidade de marca eficaz?
  3. Do que é composta a identidade da marca?
  4. Como criar uma identidade de marca inteligente

Assim como as suas opiniões, os seus hábitos e as suas crenças formam a sua personalidade única, a identidade da sua marca é o “ingrediente secreto” que fará a sua empresa se diferenciar entre os vários concorrentes.

O que é identidade de marca? O que isso tem em comum com o design? Como criar uma identidade de marca memorável que fará a diferença para o seu negócio? Neste artigo, abordaremos essas e outras questões importantes. 

O que é identidade de marca?

A identidade da marca refere-se ao design visual exclusivo criado para dar vida a empresa aos olhos de seus clientes e parceiros.  

A identidade da marca geralmente é confundida com a marca. Branding refere-se a técnicas e métodos de marketing usados para criar uma marca única. 

Vamos dar um exemplo para entender as diferenças entre esses dois termos. Imagine que você é um adolescente que estuda todos os dias. Você quer que seus colegas de escola pensem que você é legal. Você quer ser convidado para festas. Você quer que os outros respeitem sua opinião. No entanto, você não pode forçar outras pessoas a pensar que você é legal. Você precisa trabalhar duro para criar uma determinada imagem que seja atraente para outras pessoas.

Por exemplo, você precisa assistir a canais que estão na moda no YouTube, conhecer os memes mais recentes, praticar esportes e assim por diante. Já o branding refere-se a todos esses esforços para criar a imagem certa.

Além disso, você precisa cuidar da sua aparência. Isso pode significar ter que comprar um novo par de Adidas que metade da escola sonha em ter, arrumar o cabelo de uma maneira nova, tornar-se o capitão de um time de futebol da escola, etc.  

Todos esses itens tangíveis (tênis, estilo de cabelo, participação em equipes) compõem sua identidade. 

Agora vamos voltar ao mundo dos negócios. A sua identidade de marca torna sua empresa reconhecível e memorável. Ajuda os clientes a identificarem instantaneamente a sua empresa. Além disso, a identidade da marca cria um forte vínculo emocional entre você e outros participantes do mercado, cria as associações certas com seus produtos e serviços, constrói sua base de clientes e aprimora a percepção da sua marca.

O que é uma identidade de marca eficaz?

Vamos dar uma olhada nos principais blocos de construção de uma identidade corporativa.  

Tipografia

O mundo das fontes e letras é gigante. Para chegar até a fonte ideal, vamos dividi-las em quatro categorias principais.  

  • As fontes com serifa (por exemplo, Times New Roman, Garamond) têm pequenos “pés” no final de cada caractere. Esses são tipos clássicos que representam confiabilidade, lealdade e tradições.  
  • As fontes sem serifa (por exemplo, Helvetica, Franklin Gothic) têm uma sensação mais suave e moderna.  
  • Fontes manuscritas (por exemplo, Allura, Pacifico) imitam um texto escrito. (Por que eles se deram ao trabalho de nos ensinar a escrever lindamente na escola?) Se sua marca vende itens ou produtos luxuosos para mulheres, você não pode errar com uma fonte dessa categoria.
  • Fontes decorativas compõem um grupo especial de tipos de letra. Cada uma dessas fontes tem características únicas, seja uma forma incomum, sombras ou elemento manuscrito. Se você está sonhando com uma identidade de marca espetacular, escolha uma fonte decorativa e deixe que ela fale por si só!  
Tipografia

Lembre-se de que uma fonte não é apenas um conjunto de letras e dígitos escritos de uma certa maneira. É uma solução de design que tem voz. Um tipo de letra se tornará uma representação visual da sua marca, portanto, escolha ela com sabedoria. 

Paleta de cores

Agora vamos para a paleta de cores. A primeira coisa a entender aqui é que cada tom tem suas conotações e significado emocionais. Seria estúpido não usar uma ferramenta tão poderosa para promover o seu negócio! Ao misturar cores diferentes, você pode moldar a maneira como os clientes percebem sua marca.

Paleta de cores

Dê uma olhada no significado oculto por trás das sete cores do arco-íris e de alguns outros tons.

  • Vermelho fala sobre paixão e emoções. Se você é uma marca ousada e enérgica, não deixe de pintar seu logo e outros designs da sua marca de vermelho. Você não vai se arrepender!
  • Laranja é outra cor poderosa que emana vibrações amigáveis. As empresas usam laranja com menos frequência que vermelho, portanto, seu emblema certamente se destacará!
  • Amarelo é a cor do sol. Esta cor se traduz em alegria e felicidade. Se você se posicionar como uma marca inclusiva e acessível, o amarelo não poderá faltar no logotipo da sua empresa!  
  • Verde é, sem dúvida, o tom mais versátil da paleta do arco-íris. Essa tonalidade é uma ótima opção para qualquer marca, independentemente de sua indústria. No entanto, se sua empresa tem a ver com meio ambiente ou finanças, é absolutamente necessário incorporar o verde à sua paleta de cores!
  • É difícil encontrar uma pessoa que não ache os tons de azul atraentes. O azul é um código de cores estabelecido para solidez e estabilidade. É a escolha ideal para criar confiança com seus clientes, afiliados e parceiros.  
  • A violeta está associada ao luxo, à realeza e à exclusividade. Essa sombra magnífica é uma escolha comum entre as empresas que trabalham no segmento premium.   
  • O rosa é tradicionalmente associado à delicadeza e feminilidade. Se o seu público-alvo consistir principalmente de mulheres, considere incluir o rosa na sua paleta de cores. Além disso, esse tom delicado é amado por empresas que produzem ou vendem itens de luxo.
  • O marrom é um convidado raro nos logotipos. Se você escolher essa cor, sua identidade de marca não passará despercebida! Além disso, o marrom apresenta o poder por trás do seu negócio.
  • O preto é uma maneira infalível de criar uma imagem sofisticada, atraente e misteriosa. A melhor coisa sobre esse tom é que ele combina bem com qualquer cor. 

Forma

Além de fontes e cores, outro elemento importante é a geometria. As formas geométricas têm o poder de melhorar a impressão que você deseja causar ao seu público. Por exemplo, ao olhar para um emblema em forma de círculo com linhas suaves e um logo quadrado, você experimentará emoções diferentes e pensará em coisas diferentes. 

Forma

Ao criar um logo, é necessário considerar conotações emocionais que acompanham diferentes figuras geométricas.

Formas circulares (circulares, ovais) comunicam calor e criam uma atmosfera acolhedora. É uma ótima opção para empresas que desejam mostrar a seus clientes que se preocupam com eles. Além disso, cantos arredondados e linhas fluidas emanam feminilidade e elegância. 

Formas geométricas com ângulos retos ou agudos (quadrado, retângulo, triângulo) estão associadas à força, estabilidade e confiança. 

Linhas retas também têm seu próprio significado. Linhas verticais representam masculinidade e poder, enquanto linhas horizontais transmitem serenidade e delicadeza.

Do que é composta a identidade da marca?

Vamos descobrir o que exatamente na prática uma “identidade de marca”. Abaixo listamos os principais elementos da identidade da marca. 

Logo

Não será exagero dizer que o logo é o elemento chave da identidade da sua marca. Ao trabalhar no seu emblema corporativo, observe as seguintes diretrizes. 

  1. Seu logo deve ser simples e minimalista.
  2. Evite usar várias cores e fontes. Isso distrairá o espectador e fará com que seu design pareça amador.
  3. Esqueça as tendências, a não ser que você queira que seu logo se torne irrelevante dentro de um ano. 
  4. Seu logo deve atender aos padrões do seu ramo de atividade. (Se você optar por ignorar as soluções de design estabelecidas e seguir seu próprio caminho, faça isso com cuidado.)
  5. Seu logo deve causar uma forte impressão e ficar na memória das pessoas.

É bom criar várias versões do seu logo para depois escolher a melhor opção. Para poder aproveitá-lo em diversos meios, você deve ter seu logo em diferentes formatos (raster e vetor) e tamanhos. Além disso, é sempre bom ter uma versão do logo em preto e branco também. 

Cartões de visita

Se você pretende expandir seus negócios, definitivamente você precisará de cartões de visita com aparência profissional. Um cartão de visita original amplia a impressão que você causou em seus clientes e parceiros em potencial. Seu cartão de visita deve ter um design minimalista e conter apenas informações cruciais sobre sua empresa. Soluções de design arrojadas não são bem-vindas aqui.

Papel timbrado

O papel timbrado é um dos principais elementos da identidade de marca. Este documento é usado para proposições de vendas, pedidos, formulários e outras correspondências comerciais. O papel timbrado com o logotipo da empresa é uma poderosa ferramenta de promoção. Não é incomum que um cliente ou parceiro em potencial tenha um primeiro contato com a sua empresa com seu papel timbrado. 

E-mails

O e-mail continua sendo um canal de comunicação amplamente usado. Como você faz para destacar seus e-mails comerciais entre centenas de outras mensagens? Pense em qual objetivo você está buscando alcançar com seu e-mail. Para criar um vínculo com um destinatário, você precisa ser amigável, educado e acolhedor. Verifique se o seu e-mail é direto e fácil de ler. Se, por exemplo, você deseja informar seu público sobre sua nova linha de roupas, é recomendável adicionar algumas fotos para atrair seus clientes.

Embalagens

Se você estiver produzindo itens tangíveis, verifique se eles têm uma embalagem apropriada. A embalagem certa pode causar boa impressão em seus clientes e incentivá-los a fazer novas compras. Não perca a oportunidade de mostrar sua identidade de marca de maneira inteligente e discreta!

Como criar uma identidade de marca inteligente

Há mais de uma maneira de criar uma identidade de marca bonita e cativante para o seu negócio. Você pode encontrar um designer freelancer experiente, contratar um estúdio de design ou usar criadores de logo online. Vamos falar de cada método, um por um.

Estúdio de design

É uma ótima opção para empresas de médio e grande porte com grandes orçamentos.

Prós:

  • Designers profissionais.
  • Vasta gama de estúdios.

Contras:

  • Dispendioso;
  • Longos tempos de espera

Designers freelancers

Se você tem um orçamento curto, pode contratar um designer freelancer. Pesquisar e encontrar um designer cujo preço caiba no seu orçamento é uma tarefa factível. Além disso, não faltam sites freelancers onde você pode encontrar facilmente a pessoa certa para o trabalho.

Prós:

  • Grande escolha de designers
  • Logo de alta qualidade (se o seu designer tiver experiência)

Contras:

  • É difícil encontrar um designer profissional que trabalhe por uma pequena taxa.
  • O designer pode aceitar seu pagamento antecipado e desaparecer.
  • Você pode não gostar do design.

Serviços online

Se você está apenas começando ou tem um negócio em expansão, considere usar um criador de logo online. Tente criar uma bela identidade de marca com o Logaster. Confira quais designs o Logaster pode oferecer (logotipo, cartão de visita, papel timbrado, envelope, favicon):

Logaster

Prós:

  • Fácil de usar
  • Você pode criar vários designs com apenas alguns cliques
  • Preço baixo (o logotipo de tamanho pequeno está disponível gratuitamente)
  • Você pode editar e baixar seus designs a qualquer momento
  • Os designs estão disponíveis nos formatos vetorial e raster.

Escolha o método que melhor se adapte às suas necessidades e comece a trabalhar na identidade da sua marca! 

Palavras finais

A identidade da marca pode ajudá-lo a se destacar da multidão e apresentar a sua empresa ao seu público-alvo. Para obter um estilo visual impactante, prepare-se para investir muito tempo e um certo dinheiro no desenvolvimento de uma identidade de marca exclusiva. Não há dúvida de que seus esforços acabarão sendo recompensados! Se você já tem algumas ideias para sua futura imagem visual, não hesite e comece a trabalhar nela o quanto antes!

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