Lucro, Custo-benefício e Fidelidade dos Clientes: Por que Você Precisa Tirar Proveito do White Label

  1. Como funciona o White Label?
  2. Benefícios do White Label
  3. Quem e como usar o White Label  
  4. Os Melhores Ramos de Atividade para White Label
  5. Resumindo

Como você pode minimizar os custos ao desenvolver um novo produto? Como você atende às necessidades dos clientes e difunde o reconhecimento da sua marca? Se você está se perguntando essas e outras questões, o modelo de parceria conhecido como “White Label” pode ser a sua solução. Este artigo contará quem pode se beneficiar com esse modelo de negócio (spoiler: literalmente qualquer pessoa) e como o integrar perfeitamente ao seu negócio. 

Como funciona o White Label?

O White Label é um modelo de negócio entre empresas que é altamente escalável. Funciona da seguinte forma: a Empresa A (Provedor) produz um produto ou serviço e a Empresa B (Revendedor) o vende com a sua própria marca para um cliente final.

O nome “White Label” tem origem na indústria musical. Antigamente, discos promocionais eram enviados para as estações de rádio e lojas de música em um estado inacabado. As capas ou rótulos (label) vinham totalmente em branco (white). Os revendedores e distribuidores precisavam desenhar a capa por conta própria, dependendo de como as músicas eram aceitas pelo público.

White Label

Hoje em dia, este modelo de negócio é utilizado amplamente em todos os tipos de negócios, tanto online quanto offline. Aqui estão alguns exemplos:   

  • itens vendidos pelas redes de supermercados com suas próprias marcas;
  • cartões de pagamento que os bancos maiores emitem para os menores;
  • cupons de desconto e ofertas de cashback;
  • links de afiliados em blogs e fóruns;
  • venda cruzada de serviços digitais.

O White Label é altamente personalizável. Ao comprar uma licença White Label de um fornecedor, você terá a liberdade de colocar a sua marca nos produtos e serviços oferecidos por este fornecedor, personalizando até mesmo as cores e os padrões visuais. O resultado disso é que na mente de seus clientes esses produtos serão inevitavelmente associados à sua própria empresa. Mas lembre-se de que você está comprando um produto pronto, cujas características técnicas você não pode alterar ou mesmo fazer pequenos ajustes técnicos. Dito isso, é fundamental encontrar um fornecedor confiável que ofereça produtos de qualidade.

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O modelo White Label funciona com a monetização tipo CPA (custo por ação). Você é pago por cada cliente que utilizar o produto ou serviço oferecido pelo fornecedor. Pode ser um valor fixo por cliente ou uma porcentagem do valor do pedido. 

Benefícios do White Label

Por que fazer uma parceria de White Label é melhor do que desenvolver do zero um produto você mesmo? Confira os 5 principais benefícios que o modelo White Label tem a oferecer! 

1. Economiza tempo e dinheiro

Não é nenhum segredo que criar um produto exige muito tempo, dinheiro e recursos humanos. Além disso, se o produto que deseja criar é algo novo para você, prepare-se para fazer pesados investimentos em pesquisa, desenvolvimento e treinamento de funcionários. Nesse caso, faz todo o sentido adquirir uma solução pronta e concentrar seus esforços em promovê-la junto ao seu público-alvo.

2. Renda passiva

Com um fornecedor sólido e uma estratégia de marketing de qualidade, o White Label poderá gerar uma receita extra estável, exigindo poucos esforços da sua parte.  

3. Fidelidade do cliente

Pense em quais produtos e serviços seus clientes podem achar úteis e lhes ofereça algo irrecusável. Não deixe o seu público esperando. Caso contrário, você corre o risco de perdê-los para os seus concorrentes. Ao atender às necessidades de seu público e propor soluções para todos os problemas que eles possam ter, você fortalecerá a lealdade de seus clientes e maximizará o valor de sua marca. 

4.Aumentar seu ranking nos resultados de pesquisas 

Fazer marketing de um novo produto requer que a sua classificação nos mecanismos de pesquisa aumente. Dessa forma, você matará dois coelhos com uma cajadada só. Uma campanha de SEO inteligente é uma maneira infalível de atrair novos clientes e adicionar autoridade ao seu site.  

5. Aprimorar o design do seu site

Faz sentido dedicar uma página separada em seu site ao produto White Label com a sua marca. Uma página completamente dedicada e bem desenvolvida causa uma impressão melhor do que banners que costumam irritar os usuários e distrair a atenção deles. 

Quem e como usar o White Label  

Quais marcas podem se beneficiar com o White Label? A boa notícia é que o modelo White Label se adapta a todos os tipos de negócios, desde agências de mídia de massa até a lojas online e agências de viagens. Para capitalizar sobre a White Label, seu site deve atender a dois critérios principais.

1. O assunto do seu site deve estar alinhado (ou pelo menos tocar no assunto) ao serviço de White Label que você vai oferecer. Pergunte a si mesmo qual o valor que você poderá gerar ao seu público-alvo.

Se você tiver um site que fale sobre carros, por exemplo, certifique-se de publicar conteúdo que os proprietários de carros possam achar interessante. Se você está monetizando seu blog de viagens, pode ser uma boa ideia adicionar um serviço que permita que seus visitantes pesquisem passagens aéreas, encontrem parceiros de viagem ou reservem acomodações. Ao mesmo tempo, promover um salão de beleza em um site sobre finanças dificilmente será uma boa ideia. Isso parecerá fora de contexto e afastará clientes em potencial.

A única exceção a essa regra são os sites de mídia de massa ou fóruns que atraem diferentes tipos de público. Estes tipos de sites são ótimas plataformas para promover cupons de desconto, ofertas de cashback, códigos promocionais e outras ofertas que são ótimas para chamar a atenção dos usuários.

2. Seu produto deve atender às necessidades e caber no orçamento de seus clientes em potencial. Faça parceria com marcas que têm públicos-alvo semelhantes ao seu. Se você tem como público-alvo os jovens, faria sentido trabalhar com marcas mais acessíveis e econômicas. Se, no entanto, você se especializar em produtos premium, busque um provedor de White Label do mesmo nicho. Quanto mais precisamente você atender às necessidades do seu público-alvo, maior será a probabilidade de seus clientes fazerem a primeira compra e voltarem para comprar mais. 

Depois de encontrar um fornecedor ideal, você precisará tirar o máximo de proveito desta oportunidade de negócio. Aqui estão duas coisas cruciais que você precisa fazer: 

1. Preparar o seu site. Garanta que o novo produto tenha a exposição que necessita. Dedique um tempo para preparar o seu site e as suas páginas nas redes sociais. Aumente seu público, adicione conteúdo atraente e melhore seu SEO. Se o seu site tem um bom fluxo de tráfego e uma boa classificação nos resultados de busca, não demorará muito até que o seu produto White Label comece a gerar receita. 

2. Desenvolva uma estratégia de promoção. Como revendedor, você precisa cuidar de todo o plano de marketing. Encontre uma maneira sutil e discreta de apresentar seu novo produto ao seu público: publique links em sua página inicial (cabeçalho, menu, texto principal etc.), escreva novos artigos para seu blog, promova o produto nas redes sociais, etc.

Os Melhores Ramos de Atividade para White Label

Como citado anteriormente, o modelo WL pode ser usado com sucesso em uma variedade de indústrias. Vamos nos concentrar nos cinco principais setores onde as parcerias WL são especialmente comuns. Olhe com atenção! Você pode encontrar o seu setor entre os listados abaixo!

Software

ShieldApps

A empresa de software ShieldApps oferece 10 produtos de White Label personalizáveis, incluindo programas antivírus para PC e Android, widgets, utilitários de limpeza para Windows, ferramentas de segurança online e muito mais.

Para o seu programa de softwares White Label, a ShieldApps usa um slogan atraente: “Our Technology, Your Brand”, que em português significa “Nossa Tecnologia, Sua Marca”. As soluções de WL da empresa são 100% capazes de transformar a marca do produto, o que significa que você pode colocar seu nome nelas, bem como usar toda a sua identidade visual (paletas de cores, ícones, fontes criativas, etc.). É uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento e a autoridade da sua marca.

Branding

Logaster

O criador de logotipo Logaster permite que você crie uma identidade de marca profissional online em questão de minutos. Talvez seus clientes estejam interessados em um serviço como este. Se for o caso, você pode adicionar a ferramenta do Logaster em seu site. Colocando a marca da sua empresa e as suas próprias informações de contato, o construtor online de identidade visual ficará com sua cara e parecerá que foi você mesmo que o desenvolveu!

Dê aos seus clientes acesso fácil a uma marca profissional!

O White Label do Logaster é uma grande oportunidade de oferecer valor extra aos seus clientes e monetizar o seu site!

Finanças

SatchelPay

A SatchelPay oferece uma vasta gama de soluções de fintech para revendedores e afiliados. Ao optar pelo programa WL da SatchelPay, as empresas podem obter acesso a meios de pagamento de última geração e infraestrutura de TI de ponta. Além disso, cada usuário WL obtém uma licença para fornecer serviços financeiros em 31 países da UE. 

Utilitários e serviços domésticos

 Methodia

A empresa Methodia oferece uma licença WL completa que permite a você vender um amplo espectro de serviços domésticos, incluindo serviços de gás e eletricidade, telefonia, TV, água, manutenção e muito mais. A empresa dá suporte total aos seus clientes e cuida de todos os processos, permitindo que você foque exclusivamente nas vendas e no marketing. 

Viagem

Amadeus

A Amadeus oferece um aplicativo móvel conveniente para todas as agências de viagens. Entre outras coisas, os usuários podem criar e modificar rotas de viagem, receber notificações sobre atrasos de voos e acessar informações sobre taxas de câmbio, previsões do tempo, etc. 

Resumindo

O White Label é um modelo de parceria benéfico cuja popularidade está se espalhando cada vez mais rápido. É uma grande oportunidade de ganhar dinheiro para empresas que não têm recursos para desenvolver um produto próprio. No entanto, como qualquer modelo de negócios, ele tem pontos fortes e fracos. Veja quais são estes dois lados da mesma moeda!

Pros:

Ao usar o WL, você pode:

  • ampliar a sua linha de produtos e serviços oferecidos;
  • cortar custos com desenvolvimento de produtos;
  • aumentar a receita;
  • aumentar suas vantagens competitivas;
  • aumentar a visibilidade da sua marca;
  • conquistar novos clientes.

Contras::

Por outro lado, o modelo WL tem também as suas desvantagens: 

  • Você não tem permissão para fazer alterações no software do produto. 
  • Você precisa preparar seu site para receber o novo produto. 
  • Você precisa investir tempo, dinheiro e ter novas ideias para promover o novo produto.  
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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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