Design, Logos

Belos Logotipos de Empresas: 25 Logos das Marcas Mais Famosas do Mundo e Suas Histórias

A identidade visual de um logotipo pode fazer uma marca se destacar ou passar completamente despercebida pelos olhos de um consumidor exigente. Ao longo da história de uma única empresa, vários logotipos servem como indicadores de valores, lealdade e união.

Muitas vezes, um logotipo significa a presença de um produto ou movimento que conhecemos. Quando você vê o arco dourado do McDonald’s, você pensa em Big Mac e batata frita. Quando você vê o logotipo da BMW, você pensa em um belo carro. Quando você vê o logotipo do Google, você pensa em pesquisar coisas online. Porém, a principal missão de um logotipo é desencadear em você sensações sobre a empresa e sobre o que eles oferecem.

Não foi uma tarefa fácil, mas selecionamos o que acreditamos ser os 25 logotipos das marcas mais icônicos do mundo e, além disso, contamos a história por trás de cada logotipo. Em alguns casos, o designer que criou o logo não foi divulgado e, em outros, existem vários designers, além de vários fundadores. Para certas empresas, não foi possível incluir cada um dos logotipos que elas já tiveram ao longo de sua existência, mas destacamos os mais importantes. Nuances a parte, a história do logotipo da sua marca favorita é uma aventura em uma história visual em que nós todos, involuntariamente, fazemos parte. Divirta-se!

Nike

Ano de Fundação da Empresa: 1964
Ano Apresentação do Logo: 1971
Designer do Logo: Carolyn Davidson (1971), Nike (1978, 1985, 1995)
Fundadores da Empresa: Bill Bowerman, Philip Knight
história do logotipo Nike
Fundada primeiramente como Blue Ribbon Sports, uma empresa de importação, a Nike não entrou em vigor até 1971, quando a empresa expandiu para a produção de seus próprios calçados esportivos. O emblemático ícone da Nike foi escolhido sem muito entusiasmo pelo co-fundador Philip Knight, que disse: “Eu não amo, mas vai ganhar força dentro mim”.
Carolyn Davidson, que na época recebeu apenas U$ 35 por seu trabalho, foi inspirada pela deusa grega da vitória, Nike, para criar o ícone “Swoosh” que implicava movimento e velocidade. Quando atualizou o logotipo em 1978, a Nike optou por uma fonte mais pesada e com todas as letras maiúsculas, além de reposicionar um pouco o ícone Swoosh. O Swoosh acabou se tornando uma das imagens mais emblemáticas do mundo, tanto que em 1995, a empresa escolheu retirar o nome da marca do design original, deixando o Swoosh como o único símbolo da empresa.

Coca-Cola

Ano de Fundação da Empresa: 1886
Ano Apresentação do Logo: 1886
Designer do Logo: Frank Mason Robinson (1886), Lippincott & Margulies (1969), Desgrippes Gobe & Associates, Turner Duckworth.
Fundador da Empresa: John Pemberton
história do logotipo Coca-Cola
O logotipo da Coca-Cola foi criado por Frank Mason Robinson, contador de John Pemberton, usando a fonte Spencerian, que era o principal estilo de caligrafia formal na época. Em 1890, a empresa reestruturou o logotipo para deixa-lo mais complexo, apresentando formas espirais e algo que parecia ser cerejas penduradas no C’s de “Coca-Cola”. Claro, este logotipo não vingou, e até hoje ainda vemos o design de Frank Mason Robinson em todos os produtos da Coca-Cola. É uma das marcas mais reconhecidas do mundo.

Ford

Ano de Fundação da Empresa: 1903
Ano Apresentação do Logo: 1903
Designer do Logo: Childe Harold Wills (1909)
Fundador da Empresa: Henry Ford
história do logotipo Ford
A Ford Motor Company era na verdade a terceira empresa automobilística de Henry Ford. A primeira delas foi a falência. A segunda, que virou a Cadillac, ele pediu demissão. O logotipo original da Ford Motor Co. era um círculo embelezado com a localização e o nome da empresa. Foi alterado para a elipse oval azul em 1927 com o lançamento do Modelo A.

Apple

Ano de Fundação da Empresa: 1976
Ano Apresentação do Logo: 1976
Designers do Logo: Ronald Wayne (1976), Rob Janoff (1977), Landor Associates (1984), Apple (1998-2013)
Fundadores da Empresa: Steve Jobs, Steve Wozniak, Ronald Wayne
história do logotipo Apple
O logotipo da Apple começou com um design complexo criado pelo co-fundador, Ronald Wayne, inspirado pela descoberta da gravidade de Isaac Newton, incorporando a citação de Wordsworth, “Newton… uma mente sempre viajando através de estranhos mares de pensamento… sozinho” e apresentando as palavras “Apple Computer Co.” Instruído por Steve Jobs a substituir o complexo design por algo que não fosse “muito fofo”, Rob Janoff criou o logotipo de 1977 na forma de uma maçã nas cores do arco-íris e a palavra “apple”. A ideia era apelar para os jovens e destacar a capacidade única do computador de reproduzir cores. O logotipo de 1977 também já contava com a agora icônica “mordida” na maçã, que foi colocada lá para distinguir a ilustração de uma cereja.
Em 1984, coincidindo com o lançamento do Apple Macintosh, a empresa decidiu simplificar o logotipo para uma maçã solitária, sem a palavra que o acompanhava. A partir de 1984, a empresa fez vários pequenos ajustes no design do logotipo, modificando cores e sombreamento, contudo, nunca se afastou do agora mundialmente famoso símbolo distintivo da empresa.

Pepsi

Ano de Fundação da Empresa: 1893
Ano Apresentação do Logo: 1898
Designer do Logo: Gould & Associates (1965), Landor Associates (1996), Arnell (2009)
Fundador da Empresa: Caleb Bradham
história do logotipo pepsi
Caleb Bradham, o fundador da empresa, esboçou o design que viria a se tornar o logotipo da empresa. O design foi alterado poucas vezes até 1962, quando a palavra “cola” foi descartada, ficando apenas Pepsi. O logotipo era a palavra “Pepsi” em negrito estampado sobre uma tampa de garrafa vermelha, branca e azul em segundo plano. O logotipo foi modernizado 5 vezes de 1971 a 2005, cada vez se tornando mais elegante e bem definido.

Mercedes-Benz

Ano de Fundação da Empresa: 1926
Ano Apresentação do Logo: 1902
Designer do Logo: Gottlieb Daimler (1909), Henrion Ludlow Schmidt (1989)
Fundadores da Empresa: Karl Benz, Gottlieb Daimler
história do logotipo Mercedes
O logotipo original da DMG (Daimler Motors Corporation), introduzido em 1902, não apresentava a agora emblemática estrela de três pontas, mas sim um logotipo com a palavra “Mercedes” em oval. Mercedes era um nome de produto selecionado pela DMG, inspirado no nome da filha do fundador Gottlieb Daimler. Sete anos depois, em 1909, a Daimler registrou uma estrela de três pontas e quatro pontas como marca registrada da empresa. A estrela de três pontas acabou sendo selecionada como o símbolo para as ambições de Daimler para a motorização “na terra, na água e no ar”, e a partir de 1910, todo veículo DMG tinha uma estrela 3D de três pontas adornando a grade do radiador. Em 1916, a estrela de três pontas foi cercada por um anel, formando o conceito atual do logotipo da Mercedes-Benz. No entanto, entre 1916 a 1921, o logotipo apresentou um anel interno, que circundava o logotipo “Mercedes”. A estrela de prata, agora icônica, com um simples anel ao seu redor, foi introduzida em 1921, para substituir o design de 1916. Em 1926, após a fusão da DMG e da Benz & Cie. que criou a marca atual, Mercedes-Benz, a empresa introduziu um logotipo que era uma junção dos logotipos das duas empresas. O design de 1926 incorporou a estrela de três pontas da DMG na coroa de louros do logotipo do Benz. As palavras “Mercedes” e “Benz” foram colocadas ao redor do círculo interno, que agora englobava a estrela. Este logotipo ficou presente de 1926 até 1996, quando voltaram para o design elegante e simplificado de 1921 da DMG, chegando a forma atual do logotipo.

McDonald’s

Ano de Fundação da Empresa: 1940
Ano Apresentação do Logo: 1940
Designer do Logo: Jim Schindler
Fundadores da Empresa: Richard McDonald, Maurice McDonald
história do logotipo McDonalds
Quando o McDonald’s surgiu, a empresa era chamada de “McDonald’s Famous Barbeque”, daí o logotipo de 1940 que apresentava o nome da empresa com duas linhas paralelas enfatizando o “Famous”. Em 1948, a empresa foi renomeada para “McDonald’s Famous Hamburgers”, e de 1948 a 1953, o logotipo da empresa apresentava um desenho levemente assustadora de um cozinheiro. Em 1953, o McDonald’s introduziu o Speedee como mascote da franquia, que permaneceu até 1960, quando os Arcos Dourados foram apresentados. Stanley Meston, o homem por trás dos arcos dourados, projetou os dois arcos dourados que formavam um “M” com um traço que cruzava os arcos conforme o projeto arquitetônico dos restaurantes do McDonald’s.
Em 1968, a empresa simplificou o “M” e escreveu a palavra “McDonald’s” em preto, criando um esquema de cores quase semelhante ao Dia das Bruxas, que ficaria em uso até 1983. Em 1983, o logotipo foi transformado no que agora é associado à maior cadeia de restaurantes fast food de hambúrgueres do mundo. Em cima de um fundo vermelho, a escrita tornou-se branca e os arcos voltaram a ser totalmente dourados. Em 2003, a frase “amo muito tudo isso” foi adicionado abaixo do “M” dourado, um slogan que foi traduzido para várias línguas e passou a ser distribuído em toda as embalagens e restaurantes da empresa. A reestruturação “Forever Young” de 2006 apresentou o logotipo mais simplificado de todos os tempos, um “M” dourado simples e emblemático que é o símbolo mundialmente conhecido da empresa até hoje.

Levi’s

Ano de Fundação da Empresa: 1850
Ano Apresentação do Logo: 1890’s
Designer do Logo: Landor Associates (1969)
Fundador da Empresa: Levi Strauss
história do logotipo Levis
O logotipo da Levi’s existe atualmente em duas formas: o logo branco simples em um fundo vermelho e o logo com dois cavalos, que remonta à base da empresa em 1886. O logotipo com dois cavalos é, até hoje, usado nos patches das calças jeans da Levi’s, na sua forma original, pois tem a intenção de demonstrar a força do jeans da Levi’s. No entanto, a agora igualmente emblemática etiqueta vermelha da Levi’s, surgiu apenas em 1936, quando a marca tentou distinguir os seus jeans. Em 1967, a Levi’s introduziu o logotipo Batwing, que foi projetado por Walter Landor & Associates, e que, ao longo dos anos, tornou-se o símbolo da própria marca. Em 2011, a Levi’s removeu o escrito branco do logotipo ficando apenas a forma vermelha de fundo.

Burger King

Ano de Fundação da Empresa: 1954
Ano Apresentação do Logo: 1954
Designer do Logo: Sterling Brands
Fundadores da Empresa: James McLamore, David R. Edgerton
história do logotipo Burger-King
Sendo a segunda maior cadeia de fast food de hambúrguer do mundo, o logotipo do Burger King é tão reconhecido quanto os “Arcos Dourados” do McDonald’s. Depois de começar com um logotipo simples em 1954, a empresa apresentou no ano seguinte um logotipo mais complexo com um personagem, o Burger King, sentado no topo de um hambúrguer. Apesar do personagem do Rei permanecer em uso até hoje nas propagandas da marca, o logotipo enfrentou uma monumental evolução em 1969 com a introdução do design das duas partes do pão divididas. Agora, instantaneamente reconhecível, o design Bun Halves (Metades do Pão) de 1969 continua a ser um elemento-chave na imagem da marca Burger King. Passando por duas atualizações na década de 1990, o logotipo de “Bun Halves” de 1998 incorporou um anel azul abrangente e acrescentou dimensionalidade àquele ainda usado pela marca hoje.

Google

Ano de Fundação da Empresa: 1998
Ano Apresentação do Logo: 1998
Designer do Logo: Sergey Brin (1997, 1998), Ruth Kedar (2000, 2010)
Fundadores da Empresa: Larry Page, Sergey Brin
história do logotipo Google
O logotipo do Google foi concebido em 1997 por Sergey Brin, um dos fundadores da empresa, usando o programa gráfico GIMP. Foi uma versão nada polida do atual logotipo, com o ponto de exclamação para imitar o logotipo do Yahoo!. Introduzido em 2000, o logotipo mais elegante do Google reformulado po Ruth Kedar (sem ponto de exclamação) permaneceu em uso pela empresa até 2010. O logotipo de Kedar ganhou credibilidade instantânea ao longo dos 11 anos de seu uso, tornando-se um dos logotipos mais icônicos de todos os tempos. Em 6 de maio de 2010, o Google lançou o seu logotipo mais atual, destacando um “O” ligeiramente mais alaranjado com sombras mais sutis, contudo, o resultado final não se afastou muito do design original de Ruth Kedar. Em 2015, a empresa apresentou seu mais recente logotipo no momento.

Warner Bros.

Ano de Fundação da Empresa: 1918
Ano Apresentação do Logo: 1923
Designer do Logo: Saul Bass (1972)
Fundadores da Empresa: Albert Warner, Harry Warner, Sam Warner, Jack Warner
história do logotipo Brosers
O agora emblemático logotipo em forma de escudo da Warner Bros. já estava presente desde o início, de uma forma ou de outra. O logotipo da Warner Bros. foi apresentado pela primeira vez em 1923 e destacava uma imagem do estúdio em cima das letras “WB” formando um escudo. A imagem do estúdio permaneceu até 1929, quando o logotipo foi simplificado e ficou apenas com as inicias “WB” distorcidas para se adequar à forma do escudo com as palavras “Warner Bros. Pictures Inc.” acima e “Presents” abaixo. Por um curto período, de 1936 a 1937, a Warner Bros. apresentou o “Zooming Shield” que retirava todas as palavras do logotipo e apresentava somente o escudo com as iniciais. Em 1937, o logotipo foi atualizado para uma versão 3D e foi mantido até 1948, após a introdução das telas em cor.
O logotipo de 1937 também apresentava uma faixa por cima do escudo que dizia “Warner Bros. Pictures Inc.” e a palavra “Presents” abaixo do escudo. A faixa permaneceu como um elemento de design chave do logotipo da empresa e está em uso até hoje. De 1948 a 1967, a Warner Bros. usou o “WB” em 3D dourado sobre um escudo azul com a borda também dourada. O escudo foi ampliado, e as cores foram destacas para aparecer melhor nos novos filmes coloridos. Em 1967 houve uma mudança dramática no logotipo da empresa, após a aquisição da Seven Arts. Esse logotipo foi usado de 1967 a 1970, tornou-se contrastantemente angular e simples, com as palavras “Seven Artes” adicionadas.
Em 1970, a Kinney National Company adquiriu a Warner Bros – Seven Arts, e novamente revitalizou o logotipo, desta vez, adicionando o escrito “A Kinney National Company” com audácia sobre o escudo WB. Em 1972, a Warner Bros. usou um logotipo muito parecido com o logotipo de 1948. No entanto, um logotipo radicalmente diferente, criado pelo designer gráfico Saul Bass, foi revelado no mesmo ano e passou a ser usado pela empresa até 1984. O “W” estilizado com três traços com cantos arredondados era drasticamente mais simples do que os logotipos anteriores da Warner Bros. Em 1984, o escudo WB retornou com o dourado e o azul de 1948, embora com cores mais ousadas e um acabamento mais limpo e polido do que antes. Entre 1984 e 2013, o logotipo da Warner Bros. foi refinado um pouco mais, embora a empresa não se manteve longe do design de 1984. Nos últimos anos, o logotipo seguiu a tendência de se modificar de acordo com a produção de cada filme, então houve muitas variações na cor e desenho, contudo, a forma original do escudo dourado e azul de 1948 ainda permanece.

IBM

Ano de Fundação da Empresa: 1911
Ano Apresentação do Logo: 1888
Designer do Logo: Paul Rand (1956, 1972)
Fundador da Empresa: Charles R. Flint
história do logotipo ibm
O logotipo da IBM foi apresentado pela primeira vez em 1924, quando a Computing-Tabulating-Recording Company foi renomeada para International Business Machines. A alteração de CTR para a IBM foi a tentativa da empresa de se modernizar. Por tanto, o primeiro logo com a marca IBM foi apresentado em 1924 e era uma versão atualizada do logotipo da CTR de 1911. O complexo e entrelaçado design do logo da CTR foi substituído por letras em negrito de “International Business Machines”, configurado de maneira a imitar um globo, enfatizando o “Internacional” da IBM. Em 1947, com a modernização da tecnologia da empresa, o logotipo com o globo foi substituído pela escrita “IBM”, que continua sendo o símbolo da empresa até hoje. Em 1956, Paul Rand transformou o logotipo esboçado em um sólido “IBM” preto para transmitir estabilidade e equilíbrio. Em 1972, a Rand voltou a atualizar a imagem de solidez e estabilidade para uma imagem de “velocidade e dinamismo” (que foi transmitir com um logotipo listrado).

NASA

Ano de Fundação da Empresa: 1958
Ano Apresentação do Logo: 1958
Designer do Logo: James Modarelli (1959, 1992), Danne & Blackburn (1974)
Fundador da Empresa: Governo dos EUA
história do logotipo NASA
O primeiro logotipo da NASA remonta aos idos de 1959, quando o Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica se transformou na NASA, que possui três logotipos: as insígnias da NASA (o “meatball”), o logotipo da NASA (o “worm”) e o selo da NASA. O selo foi aprovado pelo presidente Eisenhower e posteriormente modificado pelo presidente Kennedy.

Microsoft

Ano de Fundação da Empresa: 1975
Ano Apresentação do Logo: 1975
Designer do Logo: Scott Baker (1987)
Fundadores da Empresa: Bill Gates, Paul Allen
história do logotipo Microsoft
O primeiro logo da Microsoft foi apresentado em 1975 e permaneceu em uso até 1979. O logotipo de 1975 foi projetado seguindo tendências contemporâneas e é um logotipo que foi descrito como “groovy”. Em 1980, a Microsoft afastou-se do formato mais complexo do logotipo para criar um logotipo mais angular e elegante com a escrita “Microsoft” e que deixava toda a palavra em uma linha reta. 1982 surgiu o “blibbet”, o logotipo da Microsoft que apresentava um “O” em um formato mais complexo, uma característica que ganhou seus próprios adoradores e que, quando aposentado, foi bastante lamentado em 1987. O emblemático logotipo atual da Microsoft que veio a substituir o blibbet em 1987 permanece em uso até hoje. O simples logo “Pacman” de 1987 foi desenhado por Scott Baker. Este logotipo caracterizava um corte no “o” antes do “s”, que deveria simbolizar a velocidade. A Microsoft liderou o setor de tecnologia na década de 1990 e no início dos anos 2000, permitindo que este simples logotipo, não muito distintivo, alcançasse o status icônico.

Adidas

Ano de Fundação da Empresa: 1920
Ano Apresentação do Logo: 1949
Designer do Logo: Adi Dassler (1949), Käthe e Adi Dassler (1971), Peter Moore (1997)
Fundador da Empresa: Adi Dassler
história do logotipo Adidas
O logotipo da adidas foi projetado e criado pelo fundador, Adi Dassler, que usou as três listras no calçado adidas, tornando a empresa reconhecível instantaneamente. As listras não mudaram muito ao longo dos anos, apenas mudaram de forma. Nos anos 60, Käthe e Adi Dassler criaram o logotipo “Trefoil” como marca adicional da adidas para ser usado em roupas. Mais tarde, ele tornou-se o símbolo corporativo da empresa. Em 1997, a Adidas apresentou as três barras inclinadas como o design de seu novo logotipo corporativo. A ideia é simbolizar uma montanha que representa desafios e metas as serem alcançadas.

Starbucks

Ano de Fundação da Empresa: 1971
Ano Apresentação do Logo: 1971
Designer de Logo: Terry Heckler (1971, 1987, 1992), Lippincott e Starbucks Global Creative Team (2011)
Fundadores da Empresa: Jerry Baldwin, Gordon Bowker, Zev Siegl
história do logotipo Starbucks
Em 1971, enquanto buscavam por inspiração para o seu logotipo, os fundadores da Starbucks tropeçavam em uma gravura nórdica do século XVI, que continha a agora famosa sereia de duas caudas. Terry Heckler foi recrutado para projetar o logotipo do então “Starbucks Coffee, Tea, and Spices”, incorporando a sereia nua em um desenho complexo que mostrava a cauda e uma coroa. Heckler foi convidado novamente para atualizar e censurar o design do logotipo em 1987, no momento da fusão entre Giornale e Starbucks. Em 1992, Heckler voltou a revisar o logotipo e criou a versão icônica atual – e mais censurada ainda – que possui uma sereia mais reservada e sorridente com sua cauda e uma simples coroa. Baseadas no design de Heckler em 1992, as últimas revisões ocorreram em 2011. A equipe de design removeu o círculo externo do logotipo, mantendo apenas a ilustração da sereia. Ainda retirou o preto do fundo e manteve apenas a tradicional cor verde da Starbucks. A jogada arrojada de confiar apenas na imagem da sereia reflete o status icônico da marca, alcançado através de 40 anos de trabalho desde a sua fundação.

Volkswagen

Ano de Fundação da Empresa: 1937
Ano Apresentação do Logo: 1939
Designer do Logo: Franz Xaver Reimspiess (1938), Meta Design (2007)
Fundador da Empresa: German Labour Front
história do logotipo volkswagen
O logotipo da Volkswagen foi resultado de um concurso de logotipos realizado no escritório da Porsche. O vencedor foi Franz Reimspiess, que aperfeiçoou o motor do Beetle na década de 1930. O logotipo era preto e branco e continha as letras VW estrategicamente centralizadas, bem como, um desenho estilizado da suástica em forma de ventoinha devido ao regime de Hitler. O segundo logotipo também era em preto e branco, mas não continha mais a suástica e parecia mais uma roda ou engrenagem do que uma ventoinha ou radar. Após a Segunda Guerra Mundial, os britânicos assumiram a empresa de automóveis e a renomearam para Beetle e, naturalmente, o logotipo mudou também. Eles mantiveram o VW, mas se livraram do design do círculo, que era inspirado pela bandeira nazista. Nenhuma outra empresa de automóveis queria assumir a fábrica da Volkswagen, então a empresa foi devolvida ao governo alemão. O logotipo mais recente usa as cores azul e cinza, contrastando com os logotipos preto e branco do passado da empresa.

Visa

Ano de Fundação da Empresa: 1970
Ano Apresentação do Logo: 1958
Designer do Logo: Greg Silveria (2006)
Fundadores da Empresa: Dee Hock, Bank of America
história do logotipo VISA
O primeiro logotipo apareceu no mesmo ano que a empresa foi fundada e continha a palavra VISA inserida no meio de duas linhas (azul no topo e um amarelo milho na parte inferior). O design original durou até 1982, quando a empresa escolheu um esquema de cores mais visível e uma fonte mais reconhecível, com a palavra “Visa” no mesmo tom de azul e um pequeno sinal de verificação amarelo no lado esquerdo da letra “V.” O novo logotipo foi incorporado na empresa em 2006 e, em 2014, todos os cartões, propagandas, materiais promocionais e outros serviços da empresa usavam este novo logo.

Shell

Ano de Fundação da Empresa: 1907
Ano Apresentação do Logo: 1900
Designer do Logo: Raymond Loewy (1971)
história do logotipo Shell
Fundadores da Empresa: Royal Dutch Petroleum Company, “Shell” Transport & Tranding Company Ltd.
O logotipo da Shell sempre foi, de fato, uma concha, tornando-se menos realista com cada revisão de design. Em 1900, o design era simplesmente uma imagem em preto e branco de uma concha, que durou até 1948, quando as cores vermelha e amarela foram adicionadas. O design não se afastou mais muito das cores e forma do logo original, com o nome da empresa se movendo ao redor e para dentro do logotipo à medida que os anos se passaram. O logotipo mais recente omite o nome da empresa, contudo, ele realmente já não é mais necessário.

LEGO

Ano Empresa Fundada: 1932
Ano Apresentação do Logo: 1934
Designer do Logo: não divulgado
Fundador da Empresa: Ole Kirk Christiansen
história do logotipo LEGO
O logotipo de 1932 foi apresentado apenas como a escrita “LEGO”. Em 1936, a empresa homenageou sua cidade natal, Billund, na Dinamarca, também empregando um logotipo simples. Também em 1936, a LEGO adicionou cor ao seu logotipo, representando o nome da empresa e ficando semelhante a caixa de um de seus brinquedos. Em 1950, a LEGO voltou-se para um logotipo mais simples, que integrou o nome da empresa dentro de um círculo e apresentava a escrita “Billund Danmark” em um anel externo.
Três anos depois, em 1953, a LEGO revelou o logo com letras bolhas brancas que se tornou marca registrada deles e que permanece em uso até hoje. Em 1959, a palavra “System” em amarelo foi adicionada abaixo do nome da marca, enquanto “LEGO” recebeu um contorno preto mais pesado para chamar a atenção. Em 1973, a palavra “System” foi retirada e a palavra “LEGO” obteve mais uma borda amarela além da preta. O logotipo atual da LEGO vem sendo usado desde 1998 e é uma imagem que traz felicidade a milhões de crianças em todo o mundo.

Hewlett-Packard Company (HP)

Ano de Fundação da Empresa: 1939
Ano Apresentação do Logo: 1939
Designer do Logo: Landor Associates (1999), Liquid Agency (2008)
Fundadores da Empresa: Bill Hewlett, David Packard
história do logotipo hp
O logotipo da Hewlett-Packard nasceu em 1939 e permaneceu praticamente inalterado até os dias de hoje. Em 2011 houve uma conversa de que iriam modernizar o logotipo com linhas angulares colocadas em ângulos espelhando o “h” e a “p”, mas nada aconteceu. Então, a Hewlett-Packard usa o logo arredondado com o “h” e “p” até hoje. Diz o ditado, “se não estiver quebrado, não conserte”, portanto, este deve ser o motivo pela qual o logotipo tornou-se tão icônico desde o início. Em 2016, o logotipo foi alterado e agora representa quatro linhas, que simbolizam as letras “HP”.

Gap

Ano de Fundação da Empresa: 1969
Ano Apresentação do Logo: 1969
Designer do Logo: Laird & Partners (2010)
Fundadores da Empresa: Donald Fisher, Doris Fisher
história do logotipo Gap
O logotipo original da Gap era simplesmente o nome da empresa escrito e ficou em uso de 1969 e 1986. Só então foi adicionada a icônica caixa azul. Em 2010, a Gap tentou fazer uma mudança em seu logotipo adicionando uma pequena caixa azul por trás do texto em Helvetica, porém, causou indignação através das diversas mídias sociais. Eventualmente a Gap retornou ao logotipo com a caixa azul.

Canon

Ano de Fundação da Empresa: 1937
Ano Apresentação do Logo: 1934
Designer do Logo: não divulgado
Fundadores da Empresa: Takeshi Mitarai, Goro Yoshida, Saburo Uchida, Takeo Maeda
história do logotipo canon
O logotipo original da empresa de câmeras japonesa, Seiki Kogaku Kenyudho, era uma representação da deusa budista da misericórdia, Kannon, que foi então simplificado para a forma estilizada em texto do nome da sua primeira câmera, Kwanon. Após o sucesso comercial em 1935, a empresa iniciou a produção em grande escala e mudou o nome da marca para a Canon e decidiu criar um logotipo mais moderno. Em 1956, o logotipo foi redesenhado para aquele que todos nós conhecemos atualmente.

BMW

Ano de Fundação da Empresa: 1916
Ano Apresentação do Logo: 1916
Designer do Logo: Franz Josef Popp
Fundador da Empresa: Franz Josef Popp
história do logotipo BMW
A Bayerische Motoren Werke GmbH (Bavarian Motor Works, também conhecida como BMW) resultou de uma fusão entre a fabricante de motores de aeronaves Gustav Flugmaschinenfabrik e a Rapp-Motorenwerke em 1916. O emblemático disco da BMW desenvolveu-se a partir de uma combinação do disco da Rapp-Motor, que apresentava uma silhueta negra de um cavalo e da bandeira do estado bavariano, que possui um design azul e branco quadriculado. Desta forma, nasceu o logotipo da BMW. Circundado por um disco preto e com quadrantes em azul e branco em seu centro. Após a Primeira Guerra Mundial, seguindo o Tratado de Versalhes, a BMW suspendeu a produção de motores de aeronaves e se direcionou para a produção de motocicletas e automóveis. O disco da BWM não mudou drasticamente desde a sua primeira aparição em 1917, embora a alteração mais definitiva tenha ocorrido em 2000, quando o design foi revisado para dar um efeito 3D ao logotipo.

Audi

Ano de Fundação da Empresa: 1909
Ano Apresentação do Logo: 1910
Designer do Logo: Lucian Bernhard, Prof. Arno Dresscher, Meta Design
Fundador da Empresa: August Horch
história do logotipo Audi
O primeiro logotipo da Audi foi projetado no estilo Art Nouveau e permaneceu em uso desde a fundação da empresa até 1932. Em 1932, surgiram quatro anéis entrelaçados, que hoje em dia qualquer um pode reconhecer, quando a Audi se juntou à DKW, Horch e Wanderer para cortar custos em uma recessão. Os anéis simbolizavam a unidade das quatro empresas, que agora faziam parte da preocupação da Auto Union AG. Em 1965, a preocupação foi renomeada Audi, e então foi absorvida pelo Grupo Volkswagen. Para o seu 100º aniversário em 2009, a Audi redesenhou o seu logótipo, dando-lhe um aspecto mais bonito e refinado.

Mais exemplos de logotipo profissional você pode encontrar aqui.

About d.leiba@logaster.com

No information is provided by the author.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *