Como

Como criar um favicon para o seu site. Guia passo a passo de A a Z

Сonteúdo

1. Favicon: o que é?
2. Por que o favicon é importante?
3. Como criar um favicon?
4. Onde posso usar o favicon?
5. Como instalar um favicon em seu site?

Independentemente do nível de conhecimento que você possui, algumas coisas são muitas vezes negligenciadas durante o desenvolvimento de um site.

Um exemplo perfeito é o favicon do site. Você sabe o que é isso? Você usa ele efetivamente?

Favicon: o que é?

Um favicon é um pequeno ícone para o site que varia entre 16 × 16 ou 32 × 32 pixels de tamanho, normalmente contém o logo de sua empresa, a primeira letra da marca ou uma imagem que reflete o tipo de negócio ou o tema do site.

Qué-es-un-favicon

Por que o favicon é importante?

As funções do favicon são as seguintes:

– Branding.
– Identificação do site pelo usuário (usabilidade).
– Dar aparência profissional ao site.

A seguir vamos detalhar um pouco mais estes principais benefícios.

Reconhecimento da marca

Um favicon para blog ou site é algo como uma identificação do mesmo. Conforme mencionado na introdução, ele ajuda os usuários a reconhecerem facilmente o seu site entre os tantos outros. Também ajuda o usuário a encontrar o seu site de forma rápida quando utiliza o histórico de navegação, resultados de pesquisa do Google.

Quer se trate do histórico de navegação, resultados de pesquisa no Google ou da lista de favoritos de sites no seu navegador, esse ícone para o seu site ajuda o usuário a encontrar e acessar o seu site facilmente.

Favicon_001

Credibilidade

Os usuários tendem a julgar os vendedores de produtos e serviços na Internet através do profissionalismo do seu site. Se você não possui um favicon (os motores de busca exibem o site sem ele e com um ícone de documento em branco), isso pode facilmente levar à perda de credibilidade, especialmente quando as pessoas o comparam com os concorrentes.

Visitas repetidas

Já se sabe que as pessoas respondem melhor às imagens do que ao texto. Agora, suponhamos que um visitante do seu site tenha tido pressa de visitá-lo pela primeira vez e decidiu adicioná-lo aos favoritos para retornar mais tarde. Suponha que esta pessoa mais tarde decida visitar ele novamente procurando ele em sua lista favoritos. Você terá sorte se o ícone do seu site for reconhecido. Por exemplo, reconhecido como a notável e única letra G do Google. Se não houver nenhum ícone, seu site pode ser excluído da lista de favoritos do usuário.

Ele economiza tempo do usuário

O ícone do site poupa o tempo necessário para o usuário identificar um site em seus favoritos, histórico ou outros locais onde o navegador adiciona esta identificação rápida. Isso torna a vida mais fácil para o visitante.

Benefícios de SEO

Se o seu site tiver um ícone desse tipo, ele será mais visível nos resultados da pesquisa em comparação com aqueles sem, portanto, você poderá atrair mais visitantes.

Como criar um favicon?

Há muitas ferramentas que você pode usar para criar um favicon em alguns minutos. Se você não possui habilidades de design ou não sabe como fazer isso, tente criar um online usando o Logaster.

Siga estas etapas para criar ele:

Passo 1. Acesso o Logaster e pressione “Criar favicon”

img_395

Passo 2. Crie um logo

O Logaster é um gerador de logo online, que também é um gerador favicon, contudo, primeiro você precisa criar um logotipo. O Logaster irá oferecer o favicon que você precisa com base no seu logotipo. Mas não se preocupe, não leva muito tempo e nem exige esforço.

img_396

Passo 3. Insira o nome do seu site (ou empresa) e escolha o tipo de negócio

img_397

Passo 4. Escolha o logo que você gosta

Depois que todas as informações necessárias são fornecidas, o Logaster irá gerar várias dezenas de logotipos.

img_398

Como escolher o design certo?

Em primeiro lugar, você deve entender que o logo que servirá como base para o ícone do seu site pode ser imperfeito. Pois o nosso objetivo é criar um ícone de site e o logotipo pode ser modificado mais tarde.

O ícone do logotipo é frequentemente usado como um favicon. Se você quiser selecionar uma cor diferente ou fonte, você pode editar os elementos de design (fonte, cor, texto) na etapa 3 da criação do logo. Saiba como editar o logotipo aqui.

img_399

Passo 5. Escolha o design necessário

O Logaster gera dezenas de belos favicons prontos para usar. Selecione o design de favicon preferido. A opção de visualização vai permitir que você veja como ele ficará no site.

img_400

Se for necessário mudar algo, você pode editar o seu logo, pois os favicons são baseados nos logotipos.

Para encontrar inspiração, você também pode visitar um dos seguintes sites ou procurar um favicon tumblr:

The Favicon Gallery

Fresh Favicons

Passo 6. Faça o download do favicon

Você pode comprar o favicon pelo preço $9,99 ou comprar um pacote de design que inclui – além do favicon – logotipo, cartão de visita, envelope e papel timbrado. Saiba como comprar o BrandKit aqui.

img_403

Depois de pago, o favicon estará disponível para download nos formatos .ico e .png.

Como instalar favicon no seu site-1

Onde posso usar o favicon?

Você pode usar:

– Online;
– Em dispositivos móveis. O usuário pode adicionar um ele à tela inicial do seu dispositivo (como um favorito)
– Android, IOS, Windows Phone etc.; – Aplicativos para PC / Mac.

Como instalar um favicon em seu site?

Depois que você criou o ícone, a instalação dele no servidor não leva mais do que alguns minutos e é realizada em duas etapas. Você precisa acessar o diretório raiz do seu site e o editor de texto para alterar o código HTML do site.

Passo 1.

É necessário enviar o arquivo favicon.ico ao servidor. Para fazer isso, você precisa baixar e instalar um cliente ftp, por exemplo, o FileZilla.

Em seguida, insira seu login e senha e envie o arquivo. Veja mais instruções detalhadas sobre como enviar o arquivo aqui.

Passo 2.

Agora você precisa editar a página HTML do seu site para fazer com que os navegadores encontrem a imagem. Na janela do programa de FTP, procure e baixe o arquivo index.html ou header.php do servidor.

Antes de editar o código, certifique-se de fazer uma cópia de segurança dos arquivos para poder recuperá-lo em caso de erro.

Abra o arquivo index.html em um editor de texto – Notepad, Notepad++, Sublime Text.

Como instalar favicon no seu site-3

Se o seu site contiver um HTML puro, insira um código especial na seção de HEAD do arquivo index.html.

Como instalar favicon no seu site-2

O código pode ser copiado na página do favicon no site do Logaster.

img_404

Se você usar o WordPress, insira o seguinte código na seção HEAD do arquivo header.php.

Quando terminar, envio o arquivo de volta ao servidor para a pasta onde você o pegou. Pronto! Por favor, recarregue a página para ver o favicon.

A maioria dos navegadores modernos são inteligentes o suficiente para saber como encontrar o arquivo, mesmo sem este código, mas somente em casos em que a dimensão da imagem seja de 16 × 16 pixels, o nome de arquivos seja favicon.ico e ele esteja armazenado no diretório raiz do seu site.

Esperamos que este artigo forneça algumas informações úteis que o ajudarão a criar um favicon tornando o seu site mais bem-sucedido e atraente.

 

About Olga Mikhavchuk

No information is provided by the author.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *