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Como Criar um Site Incrível de Fotografia

Qual a melhor maneira de um fotógrafo divulgar seus trabalhos? O problema com as mídias sociais é que elas fazem cortes, comprimem e prejudicam a qualidade das imagens. É por isso que os fotógrafos profissionais precisam de seu próprio site para poder exibir seu portfólio da melhor maneira possível. Continue lendo para descobrir como criar um site de fotografia distinto e como o divulgar na Internet.

  1. Escolha o construtor de site de fotografia correto
  2. Passos simples para construir um bom site de fotografia
  3. Como atrair visitantes para o seu site

Escolha o construtor de site de fotografia correto 

Vamos começar este guia com uma boa notícia! Você não precisa de conhecimento em programação para fazer um site. Com os construtores de sites modernos de hoje em dia, você pode criar facilmente uma plataforma online simples, porém visualmente envolvente. Vamos dar uma olhada em três construtores de sites populares que oferecem modelos prontos para serem usados e uma variedade de recursos extras.

Wix

Crie um site do zero ou escolha entre 500 modelos profissionais prontos. Você pode procurar pelos modelos buscando por temas específicos: casamento, paisagem, comida etc. A plataforma oferece vários efeitos visuais e recursos, incluindo fundo de vídeo, paralaxe, animações, etc. Além disso, os usuários podem se beneficiar da otimização para dispositivos móveis, dicas inteligentes de SEO e serviços de análise. 

Outros recursos incríveis do Wix que os fotógrafos certamente acharão úteis são o Wix Bookings e o Wix Photography. Sincronizando com o Google Calendar, o Wix Bookings permite que seus clientes reservem e paguem por uma sessão de fotos com apenas alguns cliques. Já o Wix Photography, permite que você edite as suas imagens e as proteja com uma senha.

Quanto custa? A partir de $8,5/mês.

Format

O Format é outra plataforma versátil para a construção de portfólios de fotografia profissional. É a sua melhor chance de criar um site visualmente impressionante e compatível com dispositivos móveis que carregue em milissegundos. O serviço permite que você carregue fotos diretamente do Adobe Lightroom e Capture One. Além disso, o Format pode ajudá-lo a construir uma loja impressionante para vender suas obras-primas online.

Quanto custa? A partir de $7/mês. É possível testar gratuitamente por 14 dias.

SmugMug

Se você quer criar um site de fotografia espetacular, não vai se decepcionar com o SmugMug. A plataforma apresenta um conjunto impressionante de recursos, como armazenamento online ilimitado, opção de fazer agendamento online, proteção por senha para fotos, loja online, etc. Além disso, o SmugMug oferece integração com vários editores de fotos profissionais e sites de banco de imagens (Picxy, Adobe Lightroom, Photerloo), permitindo que os fotógrafos carreguem imagens diretamente a partir deles.

Quanto custa? A partir de $7/mês. É possível testar gratuitamente por 14 dias.

Passos simples para construir um bom site de fotografia

A estrutura de um site é basicamente uma lista de páginas que o compõem. A estrutura do seu site deve ser simples, direta e fácil de navegar.

1. Página inicial

A página inicial é a página principal do seu site que cria a primeira impressão da sua marca. Ao configurar sua página inicial, não deixe de pensar nas seguintes questões

Quem é você e o que você faz?

Sua página inicial deve dar ao seu público uma compreensão instantânea do seu negócio. Para que os visitantes reconheçam a sua marca, a sua página inicial deve conter os seguintes elementos.

  • Título e subtítulo. Fale ao seu público sobre você, sua especialização em fotografia, experiência e vantagens competitivas. 
  • Imagens. Escolha uma ou várias fotos que demonstrem suas habilidades da melhor maneira.
  • Logo. Um logo é um símbolo visual crucial do seu negócio que reflete a personalidade da sua marca. Com o gerador de logos do Logaster, você pode criar um logo brilhante com o mínimo de esforço!

Precisa de um bom logo para o seu site de fotografia?

Insira o nome da sua empresa e escolha o seu ramo de atividade para que nosso criador de identidade visual de marca gere dezenas de logos personalizados para o seu site!

Que conteúdo os usuários podem encontrar em seu site?

Adicione um menu intuitivo ao topo do seu site para permitir que os usuários encontrem as informações certas de forma rápida e fácil. Se você está buscando um design minimalista, pode ser uma boa ideia usar um menu “hambúrguer”. Este tipo de menu se parece com um pequeno ícone com três linhas horizontais. Quando você clica ou toca no ícone, ele se abre em um menu.

Como os usuários podem entrar em contato com você?

Adicione links para suas redes sociais, bem como, seu número de telefone e e-mail de contato. Seus clientes em potencial poderão escolher o método de contato mais adequado para eles.

2. Portfólio

Seu portfólio é, sem dúvida, a coisa mais importante em seu site. Sua tarefa é criar um portfólio atraente que causará uma boa impressão em seus clientes em potencial e demonstrará suas habilidades e talentos.

  • Seu portfólio deve ter uma estrutura clara. Organize suas fotos em categorias por gênero ou tema, por exemplo, casamento, retrato, rua, etc. 
  • Não sobrecarregue seu portfólio, enviando todas as fotos que você possui. Adicionar 20 a 30 fotos a cada categoria é o suficiente. 
  • Personalize seu portfólio. Os construtores de sites permitem que você adicione imagens de fundo e seções de grade de fotos.

3. Página sobre você

Adicione uma foto sua e escreva um pequeno texto contando aos visitantes do seu site sobre você como pessoa e profissional. Evite listar todas as suas realizações e condecorações: dificilmente isso ajudará você a se relacionar com o seu público. Em vez disso, fale sobre como você aborda seu trabalho, o que o faz se destacar da concorrência, quais gêneros de fotografia são seus favoritos, etc.

4. Termos

Forneça a seus clientes potenciais as seguintes informações.

  • Como você cobra por uma sessão de fotos?
  • O que está incluso no custo (duração da sessão de fotos, número de fotos, serviços de edição de fotos)?
  • Quanto tempo leva para editar fotos?
  • Quais outros serviços relacionados você oferece? Pode ser um aluguel de estúdio fotográfico, serviços de maquiagem e cabelo, book de fotos, etc.

5. Depoimentos de clientes

A prova social é um fator importante que afeta a decisão de um cliente na hora de contratar um determinado fotógrafo. Publique os logos de marcas famosas com as quais você já trabalhou. Compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos, valorizando-os com uma ou várias fotos.

6. Contato

Adicionar seus contatos ao cabeçalho do seu site não é suficiente. Você precisa criar uma página dedicada com sua agenda de trabalho e métodos de contato. Além disso, adicione as seguintes funcionalidades:

  • formulário para contato;
  • formulário de agendamento online;
  • formulário de pagamento online.

7. Seções opcionais

Dependendo de seus objetivos e interesses, você pode aprimorar o seu site com mais seções, como:

  • blog de fotografia;
  • loja online para vender fotos, predefinições e outros produtos.

Como atrair visitantes para o seu site

Agora que lançou seu site, você precisa direcionar o tráfego para a sua nova plataforma. Vamos ver como fazer isso.

SEO

Se feito de maneira inteligente, a otimização para motores de busca (SEO) pode levar seu site ao topo das pesquisas do Google e aumentar a visibilidade de seu negócio.

  • Faça uma lista de palavras-chave que seus clientes em potencial usarão para pesquisar por seus serviços e produtos no Google. Insira as palavras-chave em títulos, textos e meta tags em seu site. Além disso, não se esqueça de criar as alt tags das imagens para que os usuários possam pesquisar você não apenas por palavras, mas também por fotos.
  • Crie uma conta no Google Meu Negócio. Uma conta GMB é um perfil gratuito da sua empresa que aparece nas páginas de pesquisa do Google e em outros serviços do Google. Esta ferramenta é essencial para empresas que operam em uma área geográfica específica. Se um usuário que está procurando um fotógrafo morar perto de você, o Google recomendará sua empresa para eles com base na sua vizinhança.
  • Reduza o tamanho de suas fotos. Fotos e vídeos pesados tendem a tornar o seu site mais lento, o que afeta muito a classificação nos motores de pesquisa como o Google. É por isso que você precisa redimensionar suas fotos para que carreguem mais rápido.
  • Otimize seu site para dispositivos móveis. Os usuários de celulares são responsáveis por mais de 50% do tráfego online. Escolha os construtores de sites que permitem construir uma plataforma compatível com dispositivos móveis.  

Redes sociais

Direcionar o tráfego de e para suas páginas de mídia social é uma ótima maneira de melhorar seu alcance online.

  • Adicione o link do seu site à sua biografia no Twitter, Instagram e outras redes sociais. Publique postagens promovendo o conteúdo do seu site. Crie histórias no Instagram onde você incentiva seus seguidores a visitar seu site. 
  • Cadastre-se no Pinterest e fixe fotos vinculadas ao seu site. Adicione um botão de compartilhamento do Pinterest nas fotos do seu site.

Conclusão

Para criar um site visualmente atraente para fotógrafos, você não precisa gastar uma fortuna com um web designer profissional. Você pode realizar essa tarefa por conta própria, seguindo estas etapas simples:

  • escolher um construtor de site com boas funcionalidades;
  • criar uma estrutura de site simples;
  • preencher seu site com conteúdo de alta qualidade;
  • desenvolver uma estratégia de divulgação.
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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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