Como Criar um Site Incrível de Fotografia

Qual a melhor maneira de um fot√≥grafo divulgar seus trabalhos? O problema com as m√≠dias sociais √© que elas fazem cortes, comprimem e prejudicam a qualidade das imagens. √Č por isso que os fot√≥grafos profissionais precisam de seu pr√≥prio site para poder exibir seu portf√≥lio da melhor maneira poss√≠vel. Continue lendo para descobrir como criar um site de fotografia distinto e como o divulgar na Internet.

  1. Escolha o construtor de site de fotografia correto
  2. Passos simples para construir um bom site de fotografia
  3. Como atrair visitantes para o seu site

Escolha o construtor de site de fotografia correto 

Vamos começar este guia com uma boa notícia! Você não precisa de conhecimento em programação para fazer um site. Com os construtores de sites modernos de hoje em dia, você pode criar facilmente uma plataforma online simples, porém visualmente envolvente. Vamos dar uma olhada em três construtores de sites populares que oferecem modelos prontos para serem usados e uma variedade de recursos extras.

Wix

Crie um site do zero ou escolha entre 500 modelos profissionais prontos. Voc√™ pode procurar pelos modelos buscando por temas espec√≠ficos: casamento, paisagem, comida etc. A plataforma oferece v√°rios efeitos visuais e recursos, incluindo fundo de v√≠deo, paralaxe, anima√ß√Ķes, etc. Al√©m disso, os usu√°rios podem se beneficiar da otimiza√ß√£o para dispositivos m√≥veis, dicas inteligentes de SEO e servi√ßos de an√°lise. 

Outros recursos incr√≠veis do Wix que os fot√≥grafos certamente achar√£o √ļteis s√£o o Wix Bookings e o Wix Photography. Sincronizando com o Google Calendar, o Wix Bookings permite que seus clientes reservem e paguem por uma sess√£o de fotos com apenas alguns cliques. J√° o Wix Photography, permite que voc√™ edite as suas imagens e as proteja com uma senha.

Quanto custa? A partir de $8,5/mês.

Format

O Format √© outra plataforma vers√°til para a constru√ß√£o de portf√≥lios de fotografia profissional. √Č a sua melhor chance de criar um site visualmente impressionante e compat√≠vel com dispositivos m√≥veis que carregue em milissegundos. O servi√ßo permite que voc√™ carregue fotos diretamente do Adobe Lightroom e Capture One. Al√©m disso, o Format pode ajud√°-lo a construir uma loja impressionante para vender suas obras-primas online.

Quanto custa? A partir de $7/m√™s. √Č poss√≠vel testar gratuitamente por 14 dias.

SmugMug

Se você quer criar um site de fotografia espetacular, não vai se decepcionar com o SmugMug. A plataforma apresenta um conjunto impressionante de recursos, como armazenamento online ilimitado, opção de fazer agendamento online, proteção por senha para fotos, loja online, etc. Além disso, o SmugMug oferece integração com vários editores de fotos profissionais e sites de banco de imagens (Picxy, Adobe Lightroom, Photerloo), permitindo que os fotógrafos carreguem imagens diretamente a partir deles.

Quanto custa? A partir de $7/m√™s. √Č poss√≠vel testar gratuitamente por 14 dias.

Passos simples para construir um bom site de fotografia

A estrutura de um site √© basicamente uma lista de p√°ginas que o comp√Ķem. A estrutura do seu site deve ser simples, direta e f√°cil de navegar.

1. P√°gina inicial

A p√°gina inicial √© a p√°gina principal do seu site que cria a primeira impress√£o da sua marca. Ao configurar sua p√°gina inicial, n√£o deixe de pensar nas seguintes quest√Ķes

Quem é você e o que você faz?

Sua p√°gina inicial deve dar ao seu p√ļblico uma compreens√£o instant√Ęnea do seu neg√≥cio. Para que os visitantes reconhe√ßam a sua marca, a sua p√°gina inicial deve conter os seguintes elementos.

  • T√≠tulo e subt√≠tulo. Fale ao seu p√ļblico sobre voc√™, sua especializa√ß√£o em fotografia, experi√™ncia e vantagens competitivas. 
  • Imagens. Escolha uma ou v√°rias fotos que demonstrem suas habilidades da melhor maneira.
  • Logo. Um logo √© um s√≠mbolo visual crucial do seu neg√≥cio que reflete a personalidade da sua marca. Com o gerador de logos do Logaster, voc√™ pode criar um logo brilhante com o m√≠nimo de esfor√ßo!

Precisa de um bom logo para o seu site de fotografia?

Insira o nome da sua empresa e escolha o seu ramo de atividade para que nosso criador de identidade visual de marca gere dezenas de logos personalizados para o seu site!

Que conte√ļdo os usu√°rios podem encontrar em seu site?

Adicione um menu intuitivo ao topo do seu site para permitir que os usu√°rios encontrem as informa√ß√Ķes certas de forma r√°pida e f√°cil. Se voc√™ est√° buscando um design minimalista, pode ser uma boa ideia usar um menu “hamb√ļrguer”. Este tipo de menu se parece com um pequeno √≠cone com tr√™s linhas horizontais. Quando voc√™ clica ou toca no √≠cone, ele se abre em um menu.

Como os usuários podem entrar em contato com você?

Adicione links para suas redes sociais, bem como, seu n√ļmero de telefone e e-mail de contato. Seus clientes em potencial poder√£o escolher o m√©todo de contato mais adequado para eles.

2. Portfólio

Seu portf√≥lio √©, sem d√ļvida, a coisa mais importante em seu site. Sua tarefa √© criar um portf√≥lio atraente que causar√° uma boa impress√£o em seus clientes em potencial e demonstrar√° suas habilidades e talentos.

  • Seu portf√≥lio deve ter uma estrutura clara. Organize suas fotos em categorias por g√™nero ou tema, por exemplo, casamento, retrato, rua, etc. 
  • N√£o sobrecarregue seu portf√≥lio, enviando todas as fotos que voc√™ possui. Adicionar 20 a 30 fotos a cada categoria √© o suficiente. 
  • Personalize seu portf√≥lio. Os construtores de sites permitem que voc√™ adicione imagens de fundo e se√ß√Ķes de grade de fotos.

3. Página sobre você

Adicione uma foto sua e escreva um pequeno texto contando aos visitantes do seu site sobre voc√™ como pessoa e profissional. Evite listar todas as suas realiza√ß√Ķes e condecora√ß√Ķes: dificilmente isso ajudar√° voc√™ a se relacionar com o seu p√ļblico. Em vez disso, fale sobre como voc√™ aborda seu trabalho, o que o faz se destacar da concorr√™ncia, quais g√™neros de fotografia s√£o seus favoritos, etc.

4. Termos

Forne√ßa a seus clientes potenciais as seguintes informa√ß√Ķes.

  • Como voc√™ cobra por uma sess√£o de fotos?
  • O que est√° incluso no custo (dura√ß√£o da sess√£o de fotos, n√ļmero de fotos, servi√ßos de edi√ß√£o de fotos)?
  • Quanto tempo leva para editar fotos?
  • Quais outros servi√ßos relacionados voc√™ oferece? Pode ser um aluguel de est√ļdio fotogr√°fico, servi√ßos de maquiagem e cabelo, book de fotos, etc.

5. Depoimentos de clientes

A prova social é um fator importante que afeta a decisão de um cliente na hora de contratar um determinado fotógrafo. Publique os logos de marcas famosas com as quais você já trabalhou. Compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos, valorizando-os com uma ou várias fotos.

6. Contato

Adicionar seus contatos ao cabeçalho do seu site não é suficiente. Você precisa criar uma página dedicada com sua agenda de trabalho e métodos de contato. Além disso, adicione as seguintes funcionalidades:

  • formul√°rio para contato;
  • formul√°rio de agendamento online;
  • formul√°rio de pagamento online.

7. Se√ß√Ķes opcionais

Dependendo de seus objetivos e interesses, voc√™ pode aprimorar o seu site com mais se√ß√Ķes, como:

  • blog de fotografia;
  • loja online para vender fotos, predefini√ß√Ķes e outros produtos.

Como atrair visitantes para o seu site

Agora que lançou seu site, você precisa direcionar o tráfego para a sua nova plataforma. Vamos ver como fazer isso.

SEO

Se feito de maneira inteligente, a otimização para motores de busca (SEO) pode levar seu site ao topo das pesquisas do Google e aumentar a visibilidade de seu negócio.

  • Fa√ßa uma lista de palavras-chave que seus clientes em potencial usar√£o para pesquisar por seus servi√ßos e produtos no Google. Insira as palavras-chave em t√≠tulos, textos e meta tags em seu site. Al√©m disso, n√£o se esque√ßa de criar as alt tags das imagens para que os usu√°rios possam pesquisar voc√™ n√£o apenas por palavras, mas tamb√©m por fotos.
  • Crie uma conta no Google Meu Neg√≥cio. Uma conta GMB √© um perfil gratuito da sua empresa que aparece nas p√°ginas de pesquisa do Google e em outros servi√ßos do Google. Esta ferramenta √© essencial para empresas que operam em uma √°rea geogr√°fica espec√≠fica. Se um usu√°rio que est√° procurando um fot√≥grafo morar perto de voc√™, o Google recomendar√° sua empresa para eles com base na sua vizinhan√ßa.
  • Reduza o tamanho de suas fotos. Fotos e v√≠deos pesados tendem a tornar o seu site mais lento, o que afeta muito a classifica√ß√£o nos motores de pesquisa como o Google. √Č por isso que voc√™ precisa redimensionar suas fotos para que carreguem mais r√°pido.
  • Otimize seu site para dispositivos m√≥veis. Os usu√°rios de celulares s√£o respons√°veis por mais de 50% do tr√°fego online. Escolha os construtores de sites que permitem construir uma plataforma compat√≠vel com dispositivos m√≥veis.  

Redes sociais

Direcionar o tráfego de e para suas páginas de mídia social é uma ótima maneira de melhorar seu alcance online.

  • Adicione o link do seu site √† sua biografia no Twitter, Instagram e outras redes sociais. Publique postagens promovendo o conte√ļdo do seu site. Crie hist√≥rias no Instagram onde voc√™ incentiva seus seguidores a visitar seu site. 
  • Cadastre-se no Pinterest e fixe fotos vinculadas ao seu site. Adicione um bot√£o de compartilhamento do Pinterest nas fotos do seu site.

Conclus√£o

Para criar um site visualmente atraente para fotógrafos, você não precisa gastar uma fortuna com um web designer profissional. Você pode realizar essa tarefa por conta própria, seguindo estas etapas simples:

  • escolher um construtor de site com boas funcionalidades;
  • criar uma estrutura de site simples;
  • preencher seu site com conte√ļdo de alta qualidade;
  • desenvolver uma estrat√©gia de divulga√ß√£o.
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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gr√°ficos. Gerencia o conte√ļdo visual no site do Logaster. A paix√£o de Andriy √© a fotografia.

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