Como Criar um Logo Impressionante – Um Guia Completo

Achar que o logo de uma empresa representa nada mais que uma bela imagem é um equívoco perigoso. O verdadeiro poder de um logo é o significado e a mensagem que a sua aparência visual é capaz de transmitir. É por isso que quando você deseja criar um logo, sempre é preciso começar com uma análise completa do negócio e da marca. Este artigo é um tutorial detalhado ao estilo Faça Você Mesmo para todos que desejam projetar um logo criativo e visualmente atraente por conta própria. Guiaremos você em cada etapa da criação de um design elegante, vamos ensinar a transmitir significado por meio de imagens e símbolos, além de compartilhar com você ferramentas úteis para deixar a sua tarefa ainda mais fácil. 

Passo 1. Identifique a personalidade da sua marca

Um bom logo é aquele que transcende a personalidade única de sua marca. Se você ainda não tem certeza sobre o que sua marca representa e como ela se difere da concorrência, você precisa responder às seguintes perguntas: 

  • Por que você escolheu este nicho?
  • Qual é a história por trás da sua marca?
  • Quem é seu público-alvo?
  • Quais são os valores essenciais que guiam você?
  • Descreva a sua marca com três adjetivos. 
  • O que você deseja que seus clientes sintam ao interagir com a sua marca?
  • Qual é a sua principal vantagem sobre seus concorrentes?
  • Quais são os seus objetivos e missão?
Fonte: Yoga Perdana

Visualize as suas respostas da forma que melhor lhe convém. Uma maneira de fazer isso é montar um mapa mental. Um mapa mental contém as palavras-chave, ideias e associações que constituem a essência da sua marca. Você pode criar facilmente um mapa mental gratuito usando um serviço online dedicado, como o Mindmup, o Mapul, o Mindmeister e outros. 

Passo 2. Fazer a pesquisa

Sua próxima tarefa é aprender como representar a sua marca através dos meios visuais. Comece pesquisando:

  • a identidade visual da marca dos seus concorrentes imediatos;
  • a identidade visual das principais marcas do seu nicho;
  • os melhores trabalhos de designers freelancers para referência. Exemplos criativos podem ser encontrados no Dribbble, Behance e outras plataformas.
Fonte: Gert van Duinen

Nesta etapa, você precisa obter uma compreensão básica de como transmitir significado por meio de cores, fontes, geometria e imagens. Ao explorar os designs de outras empresas, dedique um tempo para examinar cada criação e modelo que chamam a sua atenção. Pergunte a você mesmo o seguinte:

  • Quais são os elementos de design que eu gosto e quais eu não gosto?
  • Quais técnicas o designer utilizou para traduzir a personalidade da marca e passar a mensagem certa? 
  • Quais destas práticas posso aplicar ao meu próprio design?

Crie um mood board no Pinterest com os melhores designs que você encontrou (ou você pode simplesmente salvá-los em uma pasta em seu computador.) Use essas obras de arte como fonte de inspiração durante suas sessões de brainstorming.    

Passo 3. Brainstorm de ideias

Desenhe as palavras-chave do seu mapa mental. Não importa se você faz isso em um pedaço de papel ou em um programa de edição gráfica. 

Quando se trata de brainstorm a regra é clara: desenhe todas as ideias que vierem à sua cabeça, mesmo aquelas que pareçam bobas ou irrelevantes. Desligue a lógica e deixe a criatividade fluir livremente! Lembre-se de que mesmo a ideia mais estranha pode se transformar em um design de sucesso.

Experimente duas abordagens diferentes:

  • Abordagem literal, ou seja, quando você interpreta os significados de forma direta. Por exemplo, a ideia de colocar um pássaro no logo do Twitter veio do verbo “tweet” (piar em inglês), enquanto o triângulo no emblema do Doritos imita o formato do salgadinho.
  • Abordagem metafórica, ou seja, quando o design conversa com o público por meio de associações e metáforas. Pense na seta “sorridente” no logo da Amazon ou no símbolo swoosh da Nike, que significa velocidade e movimento.

Aqui estão algumas dicas para tirar o máximo de seus esforços artísticos:

  • Para ideias e conceitos mais notáveis, use serviços online inteligentes, como o Logaster. Ao usá-lo, você só precisa inserir o nome de sua marca e setor de atividade para obter facilmente dezenas de opções de logos desenhados profissionalmente!

Escolha uma entre uma tonelada de ideias incríveis para o seu logo agora mesmo!

Selecione o modelo de logo que melhor reflete a sua marca e o personalize editando as cores, fontes e muito mais!

  • Envolva os seus colegas de trabalho. Quanto mais pessoas participarem de uma sessão de brainstorm, mais ideias surgirão à sua frente. E se você estiver se sentindo preso, seus companheiros de equipe certamente lhe darão uma nova visão das coisas!
  • Defina um prazo. Determine quantos esboços do seu logo você quer criar em, digamos, uma semana. 
  • Lembre-se de que você está criando esboços, não o design final. Não perca tempo e energia criando desenhos detalhados. Neste ponto, a sua tarefa é simplesmente esboçar suas ideias para não as esquecer. 
  • Faça uma lista das melhores ideias. Divida todos os designs à sua disposição em vários grupos, com base no tópico e na abordagem que você usou para criá-los. Identifique de 2 a 4 designs que você possa aprimorar e construir.

Passo 4. Escolha as cores, fontes e geometria ideais

Agora é hora de examinar os elementos de design individuais do seu logo. O fato é que cada cor, forma geométrica e tipo de letra expressa emoções específicas e envia uma mensagem particular para o público. É por isso que você precisa pensar muito sobre quais elementos de design incorporar ao seu logo.

Em nossa mente subconsciente, cada forma geométrica é associada a certas emoções. Por exemplo, um círculo representa gentileza e amizade, enquanto um triângulo emite vibrações energéticas e inspiradoras. Já o quadrado é tradicionalmente associado à confiabilidade e consistência. Para obter mais informações sobre as formas geométricas, clique aqui.

Fonte: George Bokhua

Cores. Azul, vermelho e preto são as três opções de cores mais comuns entre as grandes marcas. Vermelho é a cor da paixão, mas também representa a fúria. O azul traduz os sentimentos de confiabilidade e confiança. A paleta de cores em preto e branco é frequentemente vista como um sinônimo de luxo e elegância. A propósito, este artigo contém tudo o que você precisa saber sobre como escolher a cor certa para o seu design!

Fonte: Omnium

Fontes. O estilo das fontes está dividido em quatro tipos principais: fontes com serifa, sem serifa, fontes manuscritas e fontes decorativas. As fontes com serifa enviam fortes vibrações clássicas e retrô, enquanto suas contrapartes sem serifas trazem um ar de modernidade e minimalismo (você sabia que as principais empresas tendem a preferir fontes sem serifa a todas as outras soluções de tipografia?). As fontes manuscritas são a escolha nº 1 para empresas envolvidas em áreas criativas. Se você deseja enfatizar a personalidade única da sua marca, não há como errar com uma fonte decorativa elegante.

Fonte: Ilya Gorchaniuk 

Quer saber mais sobre como escolher as melhores fontes para a sua empresa? Confira esta entrevista feita pelo Logaster com um designer de fontes profissional!

Passo 5. Escolha o tipo do seu logo

Os logos vêm em três tipos:

  • Os logos baseados em texto (logotipos) incluem apenas o nome da empresa. Os logotipos dão ênfase visual ao estilo de fonte. Alguns bons exemplos são os logos da FedEx, Coca Cola, Google e Facebook.
  • Logos baseados em gráficos (logomarcas) contam com imagens, desenhos e outros gráficos em seu design. As logomarcas são usadas principalmente por empresas globalmente reconhecidas que não precisam mais exibir seu nome no símbolo de sua marca. Pense nos emblemas de gigantes como Shell, Pepsi, Nike e Apple.
  • As marcas de combinação representam uma fusão entre texto e gráficos. É, sem dúvida, o tipo de logo mais popular que existe. Alguns dos grandes nomes que optaram por uma marca combinada são Adidas, Microsoft, Unilever, Harley Davidson e Levis.

Não há estatísticas que mostrem qual tipo de logo é o melhor. Afinal, não existe uma solução padrão para todos os negócios. Tente optar pelo tipo de logo que melhor se adapta à sua marca.

Passo 6. Escolha os melhores logos

Agora você precisa listar os melhores designs de logo criados e jogar fora o resto. Compilamos uma lista de critérios para selecionar um emblema profissional.

  • Simplicidade. Um bom logo deve ser conciso e preciso. Deve fornecer uma compreensão instantânea do que a sua empresa faz. Fique longe de designs complexos que podem levar a interpretações ambíguas.
  • Marcante. Simplicidade não significa falta de personalidade. O seu logo deve ter um elemento (cor, forma geométrica, imagem, fonte, etc.) que chame a atenção e ajude o seu público-alvo a identificar o seu negócio.
  • Exclusividade. Observe os logos usados por seus concorrentes para ter certeza de que seu emblema se destaca entre eles. Seria uma pena se os clientes fizessem confusão entre o seu emblema e o de outra empresa – especialmente se vocês estão no mesmo nicho! 
  • Emocionalmente envolvente. Um emblema de alta qualidade deve refletir a essência da sua marca. Além disso, espera-se que repercuta entre o seu público-alvo e cultive afinidade com a sua marca. 
  • Intemporal. Ao utilizar em seu logo técnicas de design que estão em tendência, você corre o risco de acabar com um design que parecerá fora de moda com o passar dos anos. É uma boa prática criar um logo clássico que permaneça relevante ao longo dos anos. 
  • Dimensionável. O seu logo deve ficar bem em qualquer tipo de mídia. Um bom emblema deve permanecer perfeitamente legível em todos os tamanhos, seja quando aplicado em um favicon, ícone de aplicativo móvel ou em um outdoor. Além disso, seu design deve funcionar também quando aplicado em preto e branco. Não deixe de testar o seu design contra fundos claros e escuros. 
  • Versatilidade. Você não conseguirá testar corretamente seu logo apenas olhando para ele em um pedaço de papel ou na tela do computador. Aplique o seu logo sobre uma mídia ou material em que você vai usá-lo, por exemplo, cartões de visita, papel timbrado, etc. (A propósito, o gerador de logos do Logaster ajuda você a criar esses designs de marca e muito mais com  apenas dois cliques!) Além disso, tente criar uma versão animada do seu logo para seu site e plataformas sociais.

Passo 7. Peça opinião

Agora que você escolheu os melhores designs, é hora de obter feedback. Incentive as pessoas a opinarem sobre os designs escolhidos. Pergunte aos seus colegas de equipe, amigos, seguidores de mídia social, designers etc. o que eles acham. Além disso, pode ser uma boa ideia conduzir um grupo focal com clientes.

Fonte: Gert van Duinen

Pergunte às pessoas como elas percebem cada um dos designs, quais emoções ele evoca, quais informações ele comunica, se é fácil de ler, visualizar etc. Se você descobrir que a maioria das pessoas não entendeu a sua mensagem, descarte o logo. Lembre-se de que um bom logo deve ter um significado muito claro por trás dele.

Passo 8. Adicione os toques finais

Com base nas reações dos entrevistados, escolha o melhor design e dê o acabamento final nele. Siga esta lista de verificação rápida para não deixar nada para trás:

  • garanta que seu design seja legível em todos os tamanhos, formatos e cores; 
  • ajuste manualmente o espaço entre as letras (se o seu logotipo tiver texto);
  • garanta que o seu logo seja equilibrado e harmonioso;
  • salve o arquivo do logo em formatos vetoriais e raster (SVG, PDF, PNG, JPEG) para poder imprimi-lo e usá-lo online.

Resumindo

Não existe uma única abordagem para a criação de um logo. É por isso que você deve usar este tutorial como um apoio e o adaptar à sua situação única. Quando se trata de design de logo, não há lugar para pressa ou atalhos. Montar um emblema visualmente atraente envolve uma boa dose de pesquisa de mercado, pensamento estratégico e liberdade criativa. 

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Especialista em marketing no Logaster. Escreve sobre maneiras inteligentes de usar ferramentas web, plugins e editores gráficos. Gerencia o conteúdo visual no site do Logaster. A paixão de Andriy é a fotografia.

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